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ESTACIONAR JUNTO A PASSADEIRAS

A Revista ACP de outubro publicou um

artigo sobre as normas que regem o

estacionamento dos veículos de acordo

com o Código da Estrada (CE) que

determina que “estacionar a menos

de 5 metros antes das passagens

assinaladas para a travessia de peões é

proibido”. Dispenso-me de comentar o

critério do legislador que escreveu este

artigo no CE. Se a norma fosse aplicada

em Lisboa era impossível estacionar

sem praticar uma infração.

Porém, verifiquei que a CML tentou

resolver este problema na esquina da

Av. Luís Bívar com a Rua Tomaz Ribeiro,

pintando antes da passagem de peões

um marcador que indica o limite

do estacionamento permitido. Uma

medida inteligente e legítima porque

a CML tem autoridade para fazer

estas marcações de exceção, sem ir

contra o estabelecido no CE. Portanto,

senhor Vereador da Mobilidade mande

pintar estas marcas antes de todas as

passadeiras para travessia de peões

e assim resolve um problema grave

evitando que a EMEL continue a aplicar

coimas injustificáveis.

MANUEL NEVES E CASTRO

SÓCIO 33103

MARCAÇÃO DE PASSADEIRAS PERIGOSA

Venho dar conta de uma situação

que se passa em Miraflores, em

Lisboa, junto à esquadra da polícia. As

passadeiras para peões estão marcadas

junto a lugares de estacionamento

pago. Sucede que o condutor que vai

na sua faixa de rodagem tem uma visão

limitada dos peões que eventualmente

queiram atravessar a rua e se for

uma criança, nem a vê! Claro que a

prudência aconselha pouca velocidade

e olho de lince, mas julgo haver ainda

uma distãncia mínima estabelecida

entre passagens de peões e os lugares

de estacionamento. Em Miraflores

a ganância do lucro da Parques Tejo

ultrapassa o aceitável.

GUILHERMINA CAMPOS

SÓCIO 47138

COBRANÇA DE MULTAS

Há pelo menos seis anos que

percorro diariamente a Av. da India,

praticando sempre o mesmo padrão de

deslocamento e nunca fui notificado

por qualquer excesso de velocidade.

A partir de setembro de 2016 comecei

a receber notificações registadas pelo

radar fixo na Av. da India, junto ao CCB,

mas de uma forma que considero,

no mínimo desrespeitosa, que não

salvagurda a função pedagógica e de

segurança que a multa deve exercer

e a forma é a seguinte: em setembro

recebo notificações referentes a

maio e abril; em outubro recebo

nitificações de maio, março e fevereiro;

em novembro notificações de abril e

em dezembro notificações de junho.

Tenho pago e contestado todas as

coimas com os devidos argumentos

jurídicos por considerar ser uma

injustiça e completamente fora do

alcance do conceito da multa uma vez

que não leva o automobilista a corrigir

absolutamente nada da sua condução,

possibilitando ainda a continuidade de

infrações gratuitas para as quais não é

o condutor chamada a atenção senão

um ano depois, não deixando ao visado

qualquer meio de constestação num

momento relativamente próximo da

respetiva infração.

PEDRO SARMENTO

SÓCIO 30853

TRAÇOS CONTÍNUOS NAS AE’S

Interrogo-me sobre a marcação de

traços contínuos nas autoestradas, nas

zonas de entrada ou saída. Sendo certo

que em países europeus, por onde

tenho viajado, não se vislumbrarem tais

marcações, gostaria de saber qual a

sua utilidade nas nossas vias. Julgo que

quase todos os condutores portugueses

já se terão confrontado com esta

situação e que, na maioria dos casos,

terão verificado ser manifestamente

impossível cumprir a regra, a não ser

por abrandamento brusco da marcha.

Digo mesmo, que a sua existência e

consequente cumprimento é passível

de causar conflitos no normal fluxo de

trânsito, e até acidentes.

FRANCISCO FIDALGO

SÓCIO 58687

SINALIZAÇÃO INEXPLICÁVEL

Há algum tempo atrás a EN 118, entre

Porto Alto e Alcochete, foi alvo de

reparações. Depois de concluídas

tais melhorias ao nível do piso

e da sinalética, foram colocados

entre os km 16.5 e 29.6 sinais de

obrigatoriedade de ligar as luzes, iguais

aos avisos existentes nas entradas

dos túneis. Sendo que nesta estrada

não existe qualquer túnel, causa

alguma estranheza a colocação de tal

sinalética. Tenho procurado saber junto

de outros automobilistas se sabem a

razão de tal sinalização mas ainda não

encontrei resposta.

SILVESTRE PEDROSA

SÓCIO 32667

SEMÁFOROS INTERMITENTES

A rotunda que se encontra no final

do IC16, executada no âmbito dos

trabalhos do último troço da CRIL,

entre a Buraca e a Pontinha foi

inaugurada em novembro de 2011.

Após a respetiva abertura ao tráfego,

os semáforos instalados mantiveram-

se intermitentes. Em novembro de

2014 o referido troço foi finalmente

inaugurado mas com os semáforos

a continuarem intermitentes, apesar

do tráfego ter, entretanto, aumentado

exponencialmente. No mês seguinte,

a rotunda passou a chamar-se Praça

Dr. Mário Soares e se o número de

acidentes já ali era elevado, com a

abertura do IC16 aumentou de forma

significativa, sendo raro o dia em que não

ocorrem. No entanto, mais de dois anos

depois, os ditos semáforos continuam

incompreensivelmente intermitentes na

grande maioria das vezes.

ANTÓNIO RUIVO

SÓCIO 58989

54

MAR

I 2017