Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  8 / 52 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 8 / 52 Next Page
Page Background

8

portagens

|

classes

ASSOCIAÇÃO AUTOMÓVEL DE PORTUGAL

“A ACAP (Associação Automóvel de Portugal) entende

que o atual sistema de classes de portagens está

desatualizado. E isto quer pelo novo design dos

veículos quer pelas próprias imposições europeias

ao nível da proteção de peões (a Diretiva sobre

”Pedestrian Protection”). É necessário iniciar uma

discussão com vista à sua alteração.

A ACAP iniciou uma série de contactos - com a

Infraestruturas de Portugal e a associação que

representa as Concessionárias de Autoestradas

(APCAP) -, no sentido de criar condições para a revisão

do sistema. Mas terá de ser o Governo a reunir as

diversas entidades no sentido de se chegar a uma

conclusão sobre o assunto.

Consideramos, por uma questão de neutralidade,

que o critério mais indicado deverá ser o do peso

dos veículos, pois está diretamente relacionado com

o desgaste da via. Assim, a classe 1 aplicar-se-ia a

veículos ligeiros e a classe 2 a veículos com peso bruto

acima das 3,5 toneladas. Mas consideramos que o

processo deverá avançar por fases. Passar desde já

para uma solução intermédia alterando o atual critério

de 1,10 de altura para um valor que possa abranger

todos os veículos ligeiros. Esta alteração levaria a que

o aumento de tráfego compensasse os concessionários

em termos de receitas.”

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS CONCESSIONÁRIOS

DE AUTOESTRADAS DE PORTUGAL

"A definição de veículos ligeiros é questão prévia e

essencial para se começar a analisar este tema: Que

veículos deverão constar de uma classe ou de outra?

Quais os parâmetros distintivos? Que critérios utilizar

na diferenciação? Como se medem?

A definição das classes tarifárias consta dos decretos-

lei que definem as bases das concessões rodoviárias e,

por inerência, dos respetivos Contratos de Concessão.

E tem impacto no enquadramento contratual, pois é

um dos pressupostos com base nos quais as empresas

concessionárias elaboram os seus estudos económicos

que sustentam os modelos financeiros das concessões.

Acresce que os esquemas classificativos em vigor nos

países europeus não são uniformes e, para assegurar

igualdade de tratamento, está em curso na União

Europeia uma reflexão das bases de um novo sistema

classificativo, com possíveis novos parâmetros como as

variáveis ambientais.

Face às diversas questões que se levantam e

stakeholders envolvidos, não se tratará de um processo

imediato, sendo imprevisível neste momento a data de

aprovação de um futuro sistema classificativo."

AUTOMÓVEL CLUBE DE PORTUGAL

As portagens deviam ter apenas

duas classes: até 3,5 toneladas

e acima de 3,5 toneladas, como

acontece um pouco por toda a

Europa. Isso evitaria disparidades

como a de haver modelos de luxo

que pagam classe 1 e carros

utilitários que pagam classe 2.

GOVERNO

Segundo fonte oficial do Ministério

da Economia, “está a decorrer

um diálogo construtivo com os

construtores. Neste momento, os

trabalhos e o impacto financeiro

das alterações ainda não estão

devidamente calculados pelo que

ainda não poderemos fazer qualquer

esclarecimento adicional.”

REAÇÕES

Lisboa – Porto – A1

classe 1: 21,25€

Classe 2: 37,50€

+16,25€

Ponte 25 de Abril

Classe 1: 1,65€

Classe 2: 3,75€

+ 2,10€

Lisboa – Algarve – A2

Classe 1: 20,20€

Classe 2: 35,40€

+15,20€

Ponte Vasco da Gama

Classe 1: 2,65€

Classe 2: 6,10€

+ 3,45€