portagens
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classes
INTERPRETAÇÕES E EXCEÇÕES
Existem ainda algumas aplicações da lei de classifica-
ção de veículos que classificam automóveis praticamente
iguais com taxas diferentes. O impacto dos veículos na via
não se altera por diferenças mínimas de peso, daí que a
atual exceção de atribuição de classe 1 com Via Verde para
veículos com peso bruto superior a 2,3 toneladas (Mono-
volumes), possa levantar alguma controvérsia. Esta ex-
ceção foi criada pelo governo de Santana Lopes, há cerca
de uma década.
Outra situação excecional é a taxação de modelos iguais
em termos de dimensões, mas com a classe 2 a ser apli-
cada se o modelo possuir tração integral, sem que exista
maior altura no eixo dianteiro.
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OPEL
“A diferenciação entre veículos mais leves e mais
pesados já não se pode fazer pela altura do capô e
o modelo das classes das portagens portuguesas
está há muito desfasado da realidade. Hoje em dia os
carros são mais altos e com inclinações de capô mais
pronunciadas, em função de regras de proteção de
peões cada vez mais exigentes.”
AUDI – VOLKSWAGEN – SKODA
“Esse critério está desatualizado, sobretudo quando
sabemos que a proteção de peões exige automóveis
com estruturas frontais cada vez mais elevadas.”
RENAULT – DACIA
“O critério da altura atualmente aplicado não tem
qualquer relação com o impacto real dos veículos na
via pelo que é absolutamente desadequado. E sê-lo-á
tanto mais quanto as normas europeias de proteção
de peões tendem a que os automóveis sejam cada vez
mais altos.”
HYUNDAI
“Com a tendência natural para aumentar a altura ao
solo dos veículos, nomeadamente por questões de
segurança (diretiva europeia de proteção de peões),
o número de modelos com esta limitação de altura
está a aumentar, o que provoca graves distorções no
mercado.”
NISSAN
“Numa altura em que a mobilidade sustentável ganha
novo fôlego em Portugal, seria importante a criação
de uma “Classe Zero” para veículos de Emissões Zero
e que significasse “custo zero” (ou quase) para estes
veículos.”
PEUGEOT CITROËN DS
"Consideramos que o atual sistema é um fator de
distorção do mercado e está desadequado face às
exigências de segurança e à realidade da indústria
automóvel. Defendemos a evolução das classificações
de portagem, designadamente alterando o critério
“peso” e alargando a Classe 1 a todos os veículos de
passageiros com peso bruto inferior a 3,5 toneladas."
PESO OU ALTURA?
O QUE DIZEM AS MARCAS
Mazda CX-5
com tração dianteira
classe 1
com tração 4x4
classe 2
Volvo XC 90
4x2 motor 2,0l e 190 cv
classe 1 com via verde
classe 2 sem via verde