Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  7 / 52 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 7 / 52 Next Page
Page Background

portagens

|

classes

INTERPRETAÇÕES E EXCEÇÕES

Existem ainda algumas aplicações da lei de classifica-

ção de veículos que classificam automóveis praticamente

iguais com taxas diferentes. O impacto dos veículos na via

não se altera por diferenças mínimas de peso, daí que a

atual exceção de atribuição de classe 1 com Via Verde para

veículos com peso bruto superior a 2,3 toneladas (Mono-

volumes), possa levantar alguma controvérsia. Esta ex-

ceção foi criada pelo governo de Santana Lopes, há cerca

de uma década.

Outra situação excecional é a taxação de modelos iguais

em termos de dimensões, mas com a classe 2 a ser apli-

cada se o modelo possuir tração integral, sem que exista

maior altura no eixo dianteiro.

7

OPEL

“A diferenciação entre veículos mais leves e mais

pesados já não se pode fazer pela altura do capô e

o modelo das classes das portagens portuguesas

está há muito desfasado da realidade. Hoje em dia os

carros são mais altos e com inclinações de capô mais

pronunciadas, em função de regras de proteção de

peões cada vez mais exigentes.”

AUDI – VOLKSWAGEN – SKODA

“Esse critério está desatualizado, sobretudo quando

sabemos que a proteção de peões exige automóveis

com estruturas frontais cada vez mais elevadas.”

RENAULT – DACIA

“O critério da altura atualmente aplicado não tem

qualquer relação com o impacto real dos veículos na

via pelo que é absolutamente desadequado. E sê-lo-á

tanto mais quanto as normas europeias de proteção

de peões tendem a que os automóveis sejam cada vez

mais altos.”

HYUNDAI

“Com a tendência natural para aumentar a altura ao

solo dos veículos, nomeadamente por questões de

segurança (diretiva europeia de proteção de peões),

o número de modelos com esta limitação de altura

está a aumentar, o que provoca graves distorções no

mercado.”

NISSAN

“Numa altura em que a mobilidade sustentável ganha

novo fôlego em Portugal, seria importante a criação

de uma “Classe Zero” para veículos de Emissões Zero

e que significasse “custo zero” (ou quase) para estes

veículos.”

PEUGEOT CITROËN DS

"Consideramos que o atual sistema é um fator de

distorção do mercado e está desadequado face às

exigências de segurança e à realidade da indústria

automóvel. Defendemos a evolução das classificações

de portagem, designadamente alterando o critério

“peso” e alargando a Classe 1 a todos os veículos de

passageiros com peso bruto inferior a 3,5 toneladas."

PESO OU ALTURA?

O QUE DIZEM AS MARCAS

Mazda CX-5

com tração dianteira

classe 1

com tração 4x4

classe 2

Volvo XC 90

4x2 motor 2,0l e 190 cv

classe 1 com via verde

classe 2 sem via verde