Revista ACP Julho

15 ainda a tarifa do operador do posto de carregamento”. Os tarifários a praticar por cada um dos CEME são livres. Segundo o presidente da Mobi.e, o concurso resultou "num valor médio da tarifa máxima a cobrar pelos operadores durante os 10 anos da concessão de 0,086 €/kwh". Qual a situação da rede de carregadores em Portugal? Muitos utilizadores da rede deparam-se com postos desatualizados, avariados ou mesmo abandonados. Apenas um terço da rede está devidamente atualizada em termos tecnológicos e de potência. Apenas um terço da rede está atualizada em termos de potência e de tecnologia Segundo o site Electromaps, em Portugal existem 1657 pontos de carga. Nas grandes cidades, como Lisboa (311 postos), Porto (108 pontos), Coimbra (46 pontos) e Faro (99 pontos), a cobertura já é diversificada e cada vez mais descentralizada. Para o presidente da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), Henrique Sanchez, “os utilizadores de veículos não ficam tristes por pagar nos postos de carregamento normais da Mobi.e, porque sabemos que esta concessão vai melhorar o estado e qualidade da rede pública. Todos sabemos que ‘não há almoços grátis’ e que a qualidade da rede estava ficar muito má”. Em termos de cobertura das necessidades atuais, Henrique Sanchez estima que “neste momento devem circular cerca de 40 mil veículos elétricos e híbridos plug-in no País, pelo que o total de tomadas existentes são suficientes”. Compensa usar o elétrico? O líder da UVE faz as contas de forma pragmática, comparando os custos entre motores a gasolina, gasóleo e elétricos. Tendo por referência um percurso de 100 km, Henrique Sanchez afirma que, “tendo em conta os preços médios de energia e os consumos médios dos veículos, um ligeiro de passageiros a gasolina precisa de 12 euros para percorrer aquela distância; o gasóleo precisa de 9 euros e, se for elétrico, apenas 6 euros caso carregue a bateria num posto de carregamento rápido, que são os mais caros”. Sim, porque segundo as contas da UVE, “é possível baixar a despesa por 100 km num elétrico carregando em casa: apenas 3 euros”. Percorrer 100 km num carro elétrico custa seis euros usando os carregamentos rápidos Rede de postos de carregamento em Portugal. Fonte: mobi.e LEGENDA: < 10 POSTOS; 10 - 100 POSTOS; > 100 POSTOS

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