A responsabilidade de se chamar Civic
levou a Honda a repensar o seu campeão
de vendas do segmento C, dotando-o
de uma dinâmica acima da média e de
performances que fazem lembrar os
tempos áureos, em que ter um Civic
era conduzir um automóvel repleto de
performances.
Parece que esse momento regressou
à produção em série da Honda, que
concebeu dois novos motores a gasolina
para o Civic. Um automóvel muito
dinâmico e mais sofisticado que a
geração anterior, mostra um design
desportivo, que é apadrinhado pelos
novos motores turbo a gasolina, que
garantem excelentes prestações. Um
bloco de apenas 1,0 litros VTEC Turbo
garante 129 cv de potência, enquanto
o 1.5 i-VTEC Turbo oferece 182 cv.
Tudo isto baseado na nova plataforma
desenvolvida de raiz pela Honda, para
proporcionar uma condução muito
envolvente, divertida mas segura. O
nível de potência dos novos motores
que acompanham o novo Civic nesta
fase de lançamento acaba por ser líder
na sua classe, considerando os 129 cv
para um pequeno motor 1.0 e os 182 cv
para um bloco de 1,5 litros. Por dentro
nota-se logo estar ao volante de um
Honda, embora exista mais espaço e
maior funcionalidade. O sistema Honda
Connect garante uma perfeita ligação
ao mundo e o novo sistema Honda
Sensing, de série para todos os modelos,
fornece uma segurança total. Produzido
no Reino Unido, o novo Honda Civic
pretende recuperar uma imagem mais
desportiva, garantindo ao mesmo tempo
a fiabilidade reconhecida aos seus
HONDA CIVIC
Portugal voltou a ser o palco escolhido
para a BMW proceder a mais uma das suas
apresentações internacionais. Desta vez
foi a sétima geração do Série 5, que levou
paisagens portugueses muito mais longe.
A evolução do novo Série 5 é nítida, bem
como o namoro descarado à gama superior
da marca e o intencional desafio a outras
propostas concorrentes. O novo Série 5
está ligado ao mundo, como convém nos
tempos que se aproximam, está dotado de
todas as tecnologias de ajuda à condução e
de segurança ativa e passiva e pronto para
disparar em direção à condução autónoma.
Comandando por gestos algumas das
funções práticas, o interior é dominado pelo
conforto e luxo num ambiente que admite
diferentes personalizações. O novo Série 5
está agora mais leve; a redução de peso é de
100kg, enquanto as emissões CO2 também
são reduzidas em 12%. Já disponível em
Portugal, o série 5 da BMW conta com dois
motores e a precisão das suas caixas de
velocidades. Já há preços para Portugal,
país onde o Civic espera uma excelente
aceitação, ainda por cima quando
a nossa fiscalidade poderá beneficiar
a opção de menor cilindrada.
O 1.0 i-VTEC de caixa de velocidades
manual estará disponível entre os
23.300€ e os 29.730, consoante os três
níveis de equipamento, enquanto
a opção com caixa automática CVT
poderá chegar aos 31.030€. O motor mais
musculado que irá animar o Civic, o 1.5
i-VTEC de 182 cv, estará disponível entre
os 31.070€ e os 36.010€.
motores a gasolina, o 530i e o 540i, ambos
com caixa manual ou automática, e ainda um
bloco diesel, o 520d, também este com opção
de transmissão automática de oito relações
e caixa manual de seis velocidades, sendo
esta a versão que deverá ter maior sucesso
em Portugal. Em março a BMW lança
as versões 530d, 530 e iPerformance,
que apresenta uma autonomia elétrica
anunciada de 45km, o 520d E¬cient
Dynamics e o topo de gama M550i xDrive.
38
MAR
I 2017