Revista ACP março

27 Acreditamos que este ano será melhor para o setor automóvel, com um crescimento face ao ano anterior. Não voltaremos ainda aos valores habituais, mas pensamos que teremos já o início de uma recuperação. Naturalmente que estão em causa vários fatores, entre os quais algumas questões relacionadas com o fornecimento de viaturas devidos às limitações de produção, por questões já conhecidas que têm a ver com o fornecimento dos semicondutores e outras matérias-primas, mas acreditamos que a capacidade que as fabricas estão a desenvolver para superarem estas dificuldades, começarão a ter resultados. Vivemos num mercado onde o automóvel tem um espaço importante nas preferências dos portugueses e esperamos que, com toda a oferta que temos nas nossas marcas e as diferentes soluções de mobilidade, possamos também nós, como Grupo SIVA|PHS, crescer este ano. Volkswagen • Audi • Bentley • Lamboghini • Skoda • Seat • Cupra A situação pandémica e a crise dos semicondutores foram bastante desafiantes para o setor automóvel e o processo de retoma tem sido, consequentemente, longo. É expectável que este processo ainda se prolongue para 2022, acreditando que o segundo semestre seja de recuperação, finalizando o ano com algum crescimento face a 2021. No caso da Hyundai, temos sido uma marca menos afetada por esta crise, 2021 foi já um ano de um expressivo crescimento para a marca, que pretendemos renovar em 2022. Esse crescimento estará assente no potencial do nosso line up totalmente renovado e no contributo dos novos projetos que temos para 2022 na área da mobilidade flexível e venda online. Apesar dos condicionalismos dos semicondutores em 2021, devido à pandemia, a Toyota manteve-se líder mundial em vendas em 2021, pelo segundo ano consecutivo e número 2 na Europa. Em 2022, a expectativa é que se mantenham restrições no acesso aos semicondutores. No entanto, esperamos que seja um ano de consolidação de vendas em Portugal devido à expansão da gama de modelos eletrificados com a tecnologia híbrida e híbrida plug-in, com destaque ainda para a chegada do primeiro modelo EV da série bz (Beyond Zero – a nova submarca da Toyota). O bZ4X, que estreia a plataforma dedicada para 100% elétricos, vai buscar muito do saber acumulado de cerca de 25 anos de venda de modelos eletrificados, sendo uma aposta forte no mercado SUV de elétricos a bateria. Em 2022 A Renault Portugal, seguirá a implementação do plano Renaulution, apresentado há um ano, que transita o foco do volume para o valor. Num mercado que se espera continue a ser impactado pela pandemia e pela crise de fornecimento de semicondutores, manteremos a aposta no canal de vendas particulares e nas pequenas e médias empresas. Será também um ano marcado pelo lançamento de dois modelos importantíssimos no segmento C: o novo Renault Mégane E-Tech 100% elétrico e o novo Austral. Dois SUV que incorporam novas tecnologias a bordo seja em termos de motorizações, segurança (ADAS) e entretenimento e vida a bordo.

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=