Revista ACP Dezembro 2020

52 Cartas Sócios Grito de revolta contra EMEL e CML Luís Guilherme Catarino, sócio 58882 Não sei se esta minha exposição terá algum resultado dada a prepotência do “príncipe” que reina em Lisboa. Em último caso, que seja ponderada a publicação deste grito de revolta de um morador de Lisboa. Um grito, porque a EMEL e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) põem e dispõem, no caso, da Praça de Espanha e zonas adjacentes, desprezando os moradores. Na Av. António Augusto Aguiar, os pouco lugares de estacionamento que existiam, ou junto à Gulbenkian e ao Centro de Arte Moderna, foram simplesmente suprimidos. No futuro prolongamento da Av. Columbano Bordalo Pinheiro para a área meramente residencial junto ao Rego, a avenida vai acabar com a paz da zona residencial, trazer movimento, ruído e poluição, mas sobretudo suprimir os lugares de estacionamento dos moradores. Frente ao Instituto Português de Oncologia (IPO), um tradicional caos para estacionamento, foram suprimidos lugares em prol de esplanadas e de espaços de feira - colocaram cubos coloridos no chão e tendas, decerto para quando alguns grupos ali acampam esperando pelos seus familiares internados no IPO. Em Sete Rios, suprimiram estacionamento dos residentes e dos utentes de serviços, em prol de paragens para as camionetas TST onde havia estacionamento de moradores - estacionam aí com a Carris, tornando o trânsito que já é infernal porque ali também desaguam a Ponte sobre o Tejo e o Eixo Norte-Sul um caos (todos os dias está lá a Polícia)... O excelente Parque de Sete Rios criado debaixo do Viaduto Norte-Sul, frente ao Jardim Zoológico (antes da pandemia estava tão cheio que criaram mais um estacionamento subterrâneo para o ZOO), e frente à estação dos Expressos que vieram da Av. Casal Ribeiro e Expo, e onde foram igualmente colocados carregadores para carros elétricos... Bom, o parque foi simplesmente vedado para servir de mero estacionamento temporário de carros rebocados pela EMEL ... EMEL que se transferiu do seu parque de sempre, 50 metros mais acima e também debaixo do Viaduto Norte-Sul, para ocupar o novo e moderno parque criado pela CML para estacionamento público (o antigo estacionamento da EMEL, que repito, se situa também debaixo do Eixo Norte-Sul atravessando a rua entre os dois, está às moscas, feio, abandonado e sem uso). Neste último caso, é escandaloso como a CML cria um parque excelente, com carregadores elétricos, com portagem de pagamento, muito necessário para apoio de quem apanha em Sete Rios o comboio, ou o Metro, ou as camionetas Expresso, ou as novas camionetas TST que vieram da Praça de Espanha, ou que se dirige ao Instituto de Oncologia, ou que pretende ir ao Zoológico (a modernização fora necessária porque antes da pandemia estava sempre a abarrotar) e a EMEL, três meses depois das obras pagas e destinadas aos cidadãos, sai do seu parque situado 50 metros adiante, faz novas obras vedando este parque e tapando entradas e os carregadores e ocupa-o a seu belo prazer. Como munícipe e residente, é desesperante que as reclamações à Câmara e à EMEL tenham respostas-tipo, que nunca assumem as vontades ou necessidades dos munícipes. Parece que o “príncipe” esclarecido e despótico reina na cidade a seu bel-prazer dispondo dela como coisa sua! Novas matrículas… Jaime Salinas de Moura, sócio 286159 Gostaria de dar a minha opinião sobre as novas matrículas dos automóveis, registados depois de 2020, com a alteração da disposição das letra e números. Até aqui, e uma vez esgotado o formato anterior, tornou-se necessário alterar a ordem dos mesmos. Mas há lacunas em que ninguém parece ter pensado. É um erro terem eliminado os traços entre os números e as letras. Até para a Polícia passa a ser um emaranhado de carateres quase ilegível, principalmente se tiverem que ! xar uma matrícula numa situação de emergência, ou de fuga de um automóvel. Outro erro foi terem eliminado a barra com o ano de fabrico e matrícula. Di ! culta a deteção de automóveis "suspeitos" de não terem a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) em dia. E, decorrente da possibilidade de qualquer chasso poder ter matrícula que devia ser apenas autorizada para viaturas de 2020 em diante, todos os Envie as suas cartas para [email protected]

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