Revista ACP Dezembro

40 DEZ I 2017 Nem todos os sonhos se podem comprar, mas um Bentley pode. Desde que haja capital, eles estão disponíveis para serem encomendados com todos os pormenores e requintes que o cliente desejar. A paixão por automóveis é uma coisa, mas a devoção por um Bentley é outra. E se é verdade que o dinheiro tudo compra, também é verdade que, quem fabrica um automóvel como este, coloca sempre o mesmo empenho na sua conceção, seja qual for o modelo, a cor ou os pormenores encomendados. Em Crewe, a pouco mais de meia centena de quilómetros da “cidade do futebol” britânico, fabricam-se sonhos como o Continental, seja ele o mais recente GT, o Convertible ou o Flying Spur, ainda o imponente Mulsanne ou o SUV Bentayga. Na fábrica da Bentley também se respira história. E nem tudo girou só em torno dos automóveis. Motores de avião estiveram na linha de montagem inglesa, quando Rolls- Royce e Bentley estavam de mão dadas, contribuindo com o fabrico de motores para os famosos aviões de combate “Spitfire” para a 2ª Guerra Mundial. A vasta e rica história da fábrica de Crewe ganhou dimensões impensáveis durante o segundo conflito mundial, antes A FÁBRICA ONDE A MODERNIDADE AINDA É FEITA À MÃO Em Crewe, a sul de Manchester, a tecnologia de topo mistura-se com materiais nobres e trabalho manual especializado, onde cada carro é tratado com toda a deferência da Rolls-Royce separar a sua divisão aeronáutica e as instalações de Crewe se dedicarem especificamente ao fabrico e montagem de automóveis. Hoje conserva-se a traça das autênticas instalações e os velhos edifícios centrais continuam a contribuir para a história da Bentley com toda a devoção de uma marca que continua o seu caminho de exclusividade. No final dos anos 90, Bentley e Rolls-Royce separam-se, com a Bentley a passar a integrar o Grupo Volkswagen, e a Rolls-Royce partir para os domínios da BMW, uma situação que os irmãos Walter e Horace Bentley, estavam longe de prever nos primeiros anos do século XX. UM CARRO FEITO COM DEVOÇÃO Hoje tudo é diferente. Para revitalizar a Bentley, o Grupo Volkswagen fez forte investimento na unidade fabril de Crewe, onde agora laboram mais de 4000 trabalhadores, quando em 1938 existiam 400 funcionários. Existem diversos componentes que chegam à fábrica britânica provenientes de outras unidades fabris pertencentes ao grupo. Mas no complexo de Crewe é tudo montado com A paixão por automóveis é uma coisa, mas a devoção por um Bentley é outra

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