Estudo Mobilidade Elétrica em Portugal

O CARREGAMENTO • O carregamento é mais frequentemente feito em casa, seguindo-se dos postos públicos e por último do trabalho. • O carregamento nos postos normais (PCN) é mais frequente que os restantes, sendo os menos utilizados os ultra rápidos (PCUR). • Ao escolherem o local para carregar os seus veículos, os condutores escolhem em primeiro pelo preço mais baixo (75%), localização (67%) e carregadores rápidos (+ potência) (54%). • Já a escolha do local é feita para 33% dos condutores através da App. 23% optam pelos locais que já conhecem e18% utilizam ocomputador de bordo. • Encontrar um posto de carregamento livre e em funcionamento é a principal dificuldade no carregamento em locais públicos (41%). Encontrar um posto de carregamento disponível é para 30% uma tarefa difícil. Maior dificuldade em encontrar um posto de carregamento nas pequenas cidades e vilas (55%) e nas áreas rurais (49%). O Alentejo é a zona considerada mais difícil para encontrar postos de carregamento (25%). 20% afirmam nunca ter sentido dificuldades em nenhuma zona dos país. • EDP e Galp Electric são os CEME mais utilizados (38% e 19% respetivamente). Cerca de 2 em cada 5 não tem contrato com um CEME. • Entender o preço que paga no comercializador pela eletricidade é para 30% uma tarefa difícil. • O pagamento com o cartão do comercializador de mobilidade elétrica é o método de pagamento mais utilizado (40%) • O preço é o critério mais importante na escolha de um CEME (51% referem em TOM e 79% no total das referências) seguido do número de postos de carregamento (46%) Sumário executivo 10

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