Estudo Mobilidade Elétrica em Portugal

JANEIRO 2019

. FICHA TÉCNICA 2 . SUMÁRIO EXECUTIVO 4 . CARACTERIZAÇÃO PARQUE AUTOMÓVEL 12 . COMPRA DO NOVO CARRO 33 . SEM CARRO ELÉTRICO 44 . COM CARRO ELÉTRICO 77 . O CARREGAMENTO 109 . APP 157 . RESULTADOS COMPARATIVOS 169 . CARACTERIZAÇÃO 174 2 Índice

METODOLOGIA OBJETIVOS Caracterizar o parque automóvel atual e perceber como poderá evoluir no futuro. Para os que não possuem veículo elétrico, conhecer as suas expetativas face aos mesmos. Para os que possuem veículo elétrico, conhecer o seu perfil de utilizador destes veículos. Identificar o interesse na nova App do ACP, de carregamentos e pagamentos de viaturas elétricas. A amostra telefónica recolhida é representativa da população portuguesa por género, idade por e região. Obteve-se uma amostra de 1200 indivíduos, dos quais 130 foram excluídos por não terem carta de condução (1070 amostra final da população). Obteve-se um reforço amostral de 480 condutores com veiculo elétricos, que foram analisados conjuntamente com os 24 resultantes da amostra aleatória. Estudo quantitativo com recurso a 2 metodologias: População Geral: Entrevistas telefónicas, através do sistema CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing Reforço amostral de condutores que possuem veículos elétricos: Entrevistas online, através do sistema CAWI – Computer Assisted Web Interview. O universo em estudo contempla residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês. 1.550 Erro amostral: ±2,54% Ficha técnica Assim, amostra total de condutores : 1550 (erro±2,54%) dos quais sem veículos elétricos: 1046 (erro±3,1%) e c/ veículos elétricos: 504 (erro±4,5%) ENTREVISTAS 3

SUMÁRIO EXECUTIVO

5 A penetração dos veículos elétricos entre a população é de 2,2% (margem erro de ±3,1%) 10,8% Sem carta de condução População 2,2% Com carro elétrico 97,8% Outras fontes de energia 89,2% Com carta de condução Penetração

) 97 96 99 98 3 4 1 2 18-34 35-44 45-54 55 e + 95 98 99 100 5 2 1 Classe A/B Classe C1 Classe C2 Classe D Sem carro elétrico Com carro elétrico Género Classe Social Região 97 98 3 2 Masculino Feminino 98 95 97 98 100 100 2 5 3 2 Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Idade Base: 540 Base: 530 Base: 264 Base: 116 Base: 290 Base: 244 Base: 116 Base: 40 Base: 294 Base: 328 Base: 364 Base: 84 Base: 242 Base: 170 Base: 198 Base: 460 6 Penetração veículos elétricos Maior penetração de veículos elétricos: Homens, mais jovens (18-44 anos), grande Porto e Centro e classe social mais alta (A/B)

CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE AUTOMÓVEL • Em Portugal, em média, existem 2 automóveis por agregado familiar. Homens, mais jovens, da classe mais altas (A/B) do Centro e com carro elétrico possuem, em média, mais viaturas. • Maioria conduz regularmente o próprio automóvel (78%). • Marcas francesas e alemãs no topo das preferências dos portugueses. • Quase metade do parque automóvel é composto por viaturas entre 12 e 3 anos (46%). Cerca metade adquiriu o seu carro a pronto pagamento (51%) • A maioria (67%) faz no máximo até 1000 km por mês. • Automóveis com combustíveis “verdes” ainda com pouco impacto no parque automóvel português (Diesel /Gasóleo + Gasolina 66%). • Cerca de 1 em cada 3 não pretende trocar/ comprar carro (33%) e 55% admite trocar/ comprar carro (mas a longo prazo) A COMPRA DE UM NOVO CARRO • Mais de metade optavam para um automóvel com sistema de combustão mais amigo do ambiente, sendo sobretudo a preocupação com o ambiente que promove a compra de carros elétricos. O preço e a autonomia são os principais entraves. Sumário executivo 7

SEM CARRO ELÉTRICO • A esmagadora maioria não possui carro elétrico (98%), sobretudo os mais velhos, das regiões Centro e Norte e da classe média (C1 e C2) • Para 34% os carros elétricos têm uma autonomia entre 201 e 400km, mas para se sentiram confortáveis a autonomia deveria ser superior a 401km (52%) • Quase metade aponta para uma duração de vida da bateriade um carro elétrico inferior a 9 anos (49%). Apesar da baixa autonomia e da pouca durabilidade das baterias associadas aos carros elétricos estes são vistos com menores custos de manutenção que ao carros a combustão (40%). • Quase metade assume dificuldade em encontrar locais para carregar automóveis elétricos (43%). Para 2 em cada 5 é difícil carregar automóveis elétricos em casa (41%). • Para a maioria (63%) é possível comprar um carro elétrico até 40.000€ mas aponta um teto máximo de 30.000€ para assumir a probabilidade de compra (55%). • Na possibilidade de compra de um carro elétrico, quase metade optaria por uma marca tradicional (46%), enquanto 24% optavam por uma nova marca. Tesla é a nova marca de carros elétricos preferida (21%). • 1 em cada 3 já pesquisou online sobre carros elétricos (32%) e 1 em cada 10 já fez um test-drive e/ou visitou um stand (9%), sobretudo homens, idades inferiores a 44 anos e das classes mais altas (A/B e C1). • Maioria assume que atualmente é mais barato circular com um veículo elétrico do que um movido a combustão (59%). • Divisão quanto à futura compra de um carro elétrico: 43% admite não comprar enquanto 47% admite comprar (ainda que a longo prazo) 8 Sumário executivo

COM CARRO ELÉTRICO • Apenas 2% possui carro elétrico, são sobretudo homens, os mais velhos, da região Centro e da classe alta (A/B). • Cerca de 3 em cada 4 são os responsáveis pelo carregamento e pagamento das despesas do carro elétrico (77%), sobretudo idades superiores a 35 anos, das classes mais altas (A/B e C1) de Lisboa e Sul. • BMW (13%) eRenault (10%) são as marcas no topo das preferências dos portugueses. • Grande maioria dos veículos elétricos têm menos de 5 anos (86%). Homens, idades superiores a 45 anos, classe A/B da região Centro são os que possuem à menos tempo (entre 1 e 2 anos). • Maioria efetua, em média, mais de 400km por mês com o veículo elétrico (59%) e faz viagens curtas (58%) e sendo pouco frequentes as viagens superiores a 90km. • Maioria faz entre 1 e 3 carregamentos semanais (65%) e gasta até 7€ por carregamento em casa (54%) e até 50€ mensais (58%). • A bateria de um em cada três automóveis elétricos tem capacidade entre 40KWh a 70KWh (32%) e a do carregador interno tem capacidade entre 7KWh a 22KWh (30%). Quase metade dos veículos elétricos possuem uma autonomia entre os 150Km e os 300Km (43%) e mais de metade (56%) demora mais de 3 horas a carregar. Sumário executivo 9

O CARREGAMENTO • O carregamento é mais frequentemente feito em casa, seguindo-se dos postos públicos e por último do trabalho. • O carregamento nos postos normais (PCN) é mais frequente que os restantes, sendo os menos utilizados os ultra rápidos (PCUR). • Ao escolherem o local para carregar os seus veículos, os condutores escolhem em primeiro pelo preço mais baixo (75%), localização (67%) e carregadores rápidos (+ potência) (54%). • Já a escolha do local é feita para 33% dos condutores através da App. 23% optam pelos locais que já conhecem e18% utilizam ocomputador de bordo. • Encontrar um posto de carregamento livre e em funcionamento é a principal dificuldade no carregamento em locais públicos (41%). Encontrar um posto de carregamento disponível é para 30% uma tarefa difícil. Maior dificuldade em encontrar um posto de carregamento nas pequenas cidades e vilas (55%) e nas áreas rurais (49%). O Alentejo é a zona considerada mais difícil para encontrar postos de carregamento (25%). 20% afirmam nunca ter sentido dificuldades em nenhuma zona dos país. • EDP e Galp Electric são os CEME mais utilizados (38% e 19% respetivamente). Cerca de 2 em cada 5 não tem contrato com um CEME. • Entender o preço que paga no comercializador pela eletricidade é para 30% uma tarefa difícil. • O pagamento com o cartão do comercializador de mobilidade elétrica é o método de pagamento mais utilizado (40%) • O preço é o critério mais importante na escolha de um CEME (51% referem em TOM e 79% no total das referências) seguido do número de postos de carregamento (46%) Sumário executivo 10

CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE AUTOMÓVEL

Em Portugal, em média, existem 2 automóveis por agregado familiar Homens, mais jovens, da classe mais altas (A/B) do Centro e com carro elétrico possuem, em média, mais viaturas. Q1 – Em sua casa, quantos automóveis existem? (%) Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1550 inquiridos 8 16 46 30 4 ou mais 3 2 1 Média = 2,1 + Número de automóveis no agregado familiar 12 Parque automóvel

Q1 – Em sua casa, quantos automóveis existem? (%) Nº de Automóveis no agregado familiar TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥ 55 anos Base: 1550 Base: 832 Base: 718 Base: 442 Base: 295 Base: 295 Base: 518 1 automóvel 30 27 33 20 27 27 42 2 automóveis 46 45 47 48 54 48 39 3 automóveis 16 18 14 20 11 19 14 4 ou mais automóveis 8 9 6 12 8 6 5 Média 2,1 2,2 2,0 2,3 2,0 2,1 1,8 Nº de Automóveis no agregado familiar TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1550 Base: 354 Base: 165 Base: 403 Base: 417 Base: 153 Base: 58 1 automóvel 30 24 36 27 33 37 31 2 automóveis 46 51 44 46 46 41 40 3 automóveis 16 18 10 18 15 14 16 4 ou mais automóveis 8 7 9 9 6 8 14 Média 2,1 2,1 2,0 2,2 2,0 2,0 2,1 Nº de Automóveis no agregado familiar TOTAL Sem carro eletrificado Com carro eletrificado A/B C1 C2 D Base: 1550 Base: 1046 Base: 504 Base: 595 Base: 459 Base: 408 Base: 88 88 1 automóvel 30 36 18 20 32 38 52 2 automóveis 46 43 53 51 45 44 31 3 automóveis 16 15 18 19 16 12 14 4 ou mais automóveis 8 6 11 10 7 7 3 Média 2,1 2,0 2,3 2,3 2,0 1,9 1,7 Parque automóvel 13

Maioria conduz regularmente o próprio automóvel (sem diferenciação entre sexo, idade, região e classe social) Q3 – Indicou que conduz regularmente um automóvel. Pode indicar quem é o proprietário desse automóvel? (%) 1 7 14 78 De um amigo/familiar que não vive comigo Da minha entidade patronal De um membro da minha família que vive comigo Próprio Propriedade do automóvel que conduz regulamente Parque automóvel 14 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1550 inquiridos

Q3 – Indicou que conduz regularmenteum automóvel. Pode indicar quem é o proprietário desse automóvel? (%) Proprietário do automóvel que conduz regularmente TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥ 55 anos Base: 1550 Base: 832 Base: 718 Base: 442 Base: 295 Base: 295 Base: 518 O próprio 78 79 77 65 78 81 87 Familiar com quem vive 14 11 19 27 10 10 9 Amigo/outro familiar 1 1 2 3 1 1 1 Entidade patronal 7 9 3 6 11 8 3 Proprietário do automóvel que conduz regularmente TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1550 Base: 354 Base: 165 Base: 403 Base: 417 Base: 153 Base: 58 O próprio 78 75 76 81 77 86 64 Familiar com quem vive 14 17 15 13 12 10 29 Amigo/outro familiar 1 1 --- 1 2 --- 3 Entidade patronal 7 7 10 4 8 3 3 Proprietário do automóvel que conduz regularmente TOTAL Sem carro eletrificado Com carro eletrificado A/B C1 C2 D Base: 1550 Base: 1046 Base: 504 Base: 595 Base: 459 Base: 408 Base: 88 88 O próprio 78 79 76 78 79 78 75 Familiar com quem vive 14 14 15 14 13 15 20 Amigo/outro familiar 1 1 2 --- 2 2 2 Entidade patronal 7 6 7 8 6 5 2 Parque automóvel 15

Marcas francesas e alemãs no topo das preferências dos portugueses (sem diferenciação entre sexo, idade, região e classe social) Q4 – De que marca é o automóvel que conduz com maior regularidade?(%) Marca do automóvel 11 10 8 6 6 5 5 5 5 4 4 26 Renault Peugeot Volkswagen Opel Citroen Ford Mercedes-Benz Toyota Fiat Audi Outras marcas BMW 4 Nissan Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1550 inquiridos Parque automóvel 16

Q4 – De que marca é o automóvel que conduz com maior regularidade?(%) Marca do automóvel que conduz com maior regularidade TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥ 55 anos Base: 1550 Base: 832 Base: 718 Base: 442 Base: 295 Base: 295 Base: 518 Renault 11 11 12 8 15 12 13 Peugeot 10 9 11 10 11 12 9 BMW 8 9 7 12 8 5 6 Opel 6 8 5 5 5 8 7 Toyota 6 6 6 4 4 4 9 Volkswagen 5 5 6 5 3 3 8 Mercedez-Benz 5 5 5 4 6 3 7 Citroen 5 4 6 5 3 6 5 Ford 5 6 4 7 3 6 4 Audi 4 5 4 6 5 4 2 Fiat 4 3 5 3 4 4 5 Nissan 4 4 4 2 3 6 4 Outras 26 26 25 27 29 26 22 Parque automóvel 17

Q4 – De que marca é o automóvel que conduz com maior regularidade?(%) Marca do automóvel que conduz com maior regularidade TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1550 Base: 354 Base: 165 Base: 403 Base: 417 Base: 153 Base: 58 Renault 11 14 11 9 13 7 14 Peugeot 10 9 8 14 11 3 10 BMW 8 5 9 7 12 7 3 Opel 6 6 6 8 5 7 7 Toyota 6 6 8 7 5 7 3 Volkswagen 5 5 7 6 4 8 --- Mercedez-Benz 5 6 10 3 5 5 3 Citroen 5 8 1 6 2 12 3 Ford 5 8 4 4 3 5 14 Audi 4 6 2 4 3 5 --- Fiat 4 2 5 3 6 3 9 Nissan 4 3 4 3 4 3 10 Outras 26 23 25 25 28 28 22 Parque automóvel 18

Q4 – De que marca é o automóvel que conduz com maior regularidade?(%) Marca do automóvel que conduz com maior regularidade TOTAL Sem carro eletrificado Com carro eletrificado A/B C1 C2 D Base: 1550 Base: 1046 Base: 504 Base: 595 Base: 459 Base: 408 Base: 88 88 Renault 11 13 9 10 12 11 21 Peugeot 10 12 7 10 8 13 14 BMW 8 5 13 12 5 7 --- Opel 6 7 4 6 4 10 2 Toyota 6 7 4 5 8 5 7 Volkswagen 5 7 3 3 10 4 7 Mercedez-Benz 5 6 5 6 6 4 --- Citroen 5 6 3 4 4 7 7 Ford 5 6 3 3 4 7 13 Audi 4 3 6 5 5 2 5 Fiat 4 5 2 4 4 6 --- Nissan 4 3 6 4 4 2 9 Outras 26 21 35 29 26 22 17 19 Parque automóvel

15 46 26 13 2021-2023 2011-20202 2001-20102 Até 2000 Quase metade do parque automóvel é composto por viaturas entre 12 e 3 anos. Homens, idades entre 35 e 54 anos, da classe mais alta (A/B), de Lisboa e com carro elétrico possuem veículos mais recentes (2021 a 2023). Q5 – De que ano é o automóvel que conduz com maior regularidade? (%) Até 1990 Até 2000 2001-2010 2011-2020 2021-2023 39% Ano do Automóvel 20 Parque automóvel Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1550 inquiridos

Automóvel conduzido com maior regularidade TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥ 55 anos Base: 1550 Base: 832 Base: 718 Base: 442 Base: 295 Base: 295 Base: 518 Até 2000 13 14 11 11 5 9 20 Entre 2001-2010 26 24 29 23 22 27 31 Entre 2011-2020 46 45 47 53 51 44 39 Entre 2021-2023 15 17 12 13 21 19 10 Automóvel conduzido com maior regularidade TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1550 Base: 354 Base: 165 Base: 403 Base: 417 Base: 153 Base: 58 Até 2000 13 14 8 17 8 15 12 Entre 2001-2010 26 33 22 33 16 28 29 Entre 2011-2020 46 42 56 38 57 41 34 Entre 2021-2023 15 12 14 12 19 16 24 Q5 – De que ano é o automóvel que conduz com maior regularidade?(%) Automóvel conduzido com maior regularidade TOTAL Sem carro eletrificado Com carro eletrificado A/B C1 C2 D Base: 1550 Base: 1046 Base: 504 Base: 595 Base: 459 Base: 408 Base: 88 88 Até 2000 13 17 3 6 10 23 25 Entre 2001-2010 26 35 10 16 30 34 44 Entre 2011-2020 46 42 54 55 47 37 26 Entre 2021-2023 15 6 34 23 13 7 5 Parque automóvel 21

3 2 2 2 3 5 5 8 19 51 A pronto pagamento Credito Auto Como não fui eu a tratar não sei Financiamento Stands/Operadores de crédito automóvel Leasing Empréstimo Bancário não especializado Empréstimo amigo/ familiar Renting ALD – Aluguer de Longa Duração NS/NR Cerca metade adquiriu o seu carro a pronto pagamento, sobretudo os mais velhos, do Centro e Sul, classe média (C1 e C2) e sem carro elétrico Q7 – Pode indicar, por favor, qual foi a forma de aquisição do automóvel que conduz com maior regularidade? (%) Forma de aquisição automóvel 22 Parque automóvel Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1550 inquiridos

Forma de aquisição do automóvel que conduz com maior regularidade TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥ 55 anos Base: 1550 Base: 832 Base: 718 Base: 442 Base: 295 Base: 295 Base: 518 A pronto pagamento 51 51 51 44 49 43 62 Credito Auto 19 17 21 19 22 23 15 ALD – Aluguer de Longa Duração 2 2 1 1 2 2 2 Leasing 5 6 4 3 8 5 5 Renting 2 2 1 2 2 2 1 Financiamento Stands/Operadores de crédito automóvel 5 4 6 7 4 4 5 Empréstimo amigo/ familiar 2 3 1 3 1 2 1 Empréstimo Bancário não especializado 3 3 4 2 3 6 3 Como não fui eu a tratar não sei 8 9 8 16 5 7 4 Ns/Nr 3 3 4 3 2 5 3 Forma de aquisição do automóvel que conduz com maior regularidade TOTAL Sem carro eletrificado Com carro eletrificado A/B C1 C2 D Base: 1550 Base: 1046 Base: 504 Base: 595 Base: 459 Base: 408 Base: 88 A pronto pagamento 51 53 47 48 53 55 38 Credito Auto 19 20 18 20 19 18 23 ALD – Aluguer de Longa Duração 2 1 4 2 1 1 1 Leasing 5 3 9 8 4 3 2 Renting 2 1 3 4 0 1 0 Financiamento Stands/Operadores de crédito automóvel 5 5 6 6 5 3 7 Empréstimo amigo/ familiar 2 2 3 2 2 2 7 Empréstimo Bancário não especializado 3 4 3 3 3 4 2 Como não fui eu a tratar não sei 8 9 7 6 9 9 11 Ns/Nr 3 4 1 1 4 4 9 Q7 – Pode indicar, por favor, qual foi a forma de aquisição do automóvel que conduz com maior regularidade? 23 Parque automóvel

Forma de aquisição do automóvel que conduz com maior regularidade TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1550 Base: 354 Base: 165 Base: 403 Base: 417 Base: 153 Base: 58 A pronto pagamento 51 47 49 57 50 53 36 Credito Auto 19 20 20 17 16 28 22 ALD – Aluguer de Longa Duração 2 2 2 --- 3 1 --- Leasing 5 3 9 5 6 4 3 Renting 2 1 3 1 2 1 --- Financiamento Stands/Operadores de crédito automóvel 5 6 2 5 6 4 9 Empréstimo amigo/ familiar 2 2 2 3 1 2 --- Empréstimo Bancário não especializado 3 3 3 2 4 4 12 Como não fui eu a tratar não sei 8 13 8 5 8 2 16 Ns/Nr 3 3 1 5 4 1 2 Q7 – Pode indicar, por favor, qual foi a forma de aquisição do automóvel que conduz com maior regularidade? 24 Parque automóvel

Q9 – Quantos Km faz por mês com o automóvel que costuma conduzir com maior regularidade? (%) 8 4 6 15 34 33 Ns/Nr Mais de 3001 km Entre 2001 e 3000 km Entre 1001 e 2000 km Entre 201 e 1000 km Até 200 km Quilómetros mensais 25 A maioria (67%) faz no máximo até 1000 km por mês. Homens, idades entre os 35 e 44 anos, das classes mais altas (A/B e C1), de Lisboa e com carro elétrico são os que conduzem mais km mensalmente (mais de 1000 km) Parque automóvel Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1550 inquiridos

Q9 – Quantos Km faz por mês com o automóvel que costuma conduzir com maior regularidade? (%) Quilómetros mensais TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥ 55 anos Base: 1550 Base: 832 Base: 718 Base: 442 Base: 295 Base: 295 Base: 518 Até 200 km 33 26 41 37 23 28 37 Entre 201 e 1000 km 34 34 33 32 39 35 31 Entre 1001 e 2000 km 15 21 9 17 19 10 14 Entre 2001 e 3000 km 6 8 3 5 5 11 4 Mais de 3001 km mês 4 7 1 4 7 6 3 Ns/Nr 8 4 13 5 6 10 11 Quilómetros mensais TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1550 Base: 354 Base: 165 Base: 403 Base: 417 Base: 153 Base: 58 Até 200 km 33 36 30 35 29 35 28 Entre 201 e 1000 km 34 32 37 33 33 34 43 Entre 1001 e 2000 km 15 19 13 14 17 8 9 Entre 2001 e 3000 km 6 4 8 4 7 10 3 Mais de 3001 km mês 4 4 5 5 5 5 --- Ns/Nr 8 6 6 8 9 8 17 Quilómetros mensais TOTAL Sem carro eletrificado Com carro eletrificado A/B C1 C2 D Base: 1550 Base: 1046 Base: 504 Base: 595 Base: 459 Base: 408 Base: 88 88 Até 200 km 33 35 29 28 30 41 41 Entre 201 e 1000 km 34 32 37 35 35 29 34 Entre 1001 e 2000 km 15 13 20 16 18 12 7 Entre 2001 e 3000 km 6 5 8 10 3 4 --- Mais de 3001 km mês 4 5 3 5 5 3 2 Ns/Nr 8 11 2 6 7 10 16 26 Parque automóvel

Automóveis com combustíveis “verdes” ainda com pouco impacto no parque automóvel português Homens, menos de 44 anos, da classe mais alta (A/B), de Lisboa são os que mais possuem veículos elétricos. Q10 – E qual é o(s) combustível(eis) que o seu carro utiliza? (%) 27 Parque automóvel Fonte de energia Diesel /Gasóleo Gasolina Elétrico Hibrido Plug-in Gás/ GPL Híbrido 42 24 17 15 1 1 % Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1550 inquiridos

Sistema de combustão TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥ 55 anos Base: 1550 Base: 832 Base: 718 Base: 442 Base: 295 Base: 295 Base: 518 Gasolina 24 20 29 18 15 18 37 Diesel /Gasóleo 42 42 42 34 39 47 48 Gás / GPL 1 1 1 --- 1 --- 1 Elétrico 17 20 14 24 24 20 6 Híbrido Plug-in 15 17 14 23 20 14 7 Híbrido 1 --- 1 1 1 1 1 Sistema de combustão TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1550 Base: 354 Base: 165 Base: 403 Base: 417 Base: 153 Base: 58 Gasolina 24 25 21 23 20 31 41 Diesel /Gasóleo 42 45 42 46 36 44 28 Gás / GPL 1 2 1 1 --- --- --- Elétrico 17 15 18 16 21 15 21 Híbrido Plug-in 15 12 16 14 21 9 10 Híbrido 1 1 2 --- 1 --- --- Sistema de combustão TOTAL A/B C1 C2 D Base: 1550 Base: 595 Base: 459 Base: 408 Base: 88 Gasolina 24 15 21 35 48 Diesel /Gasóleo 42 31 47 50 48 Gás / GPL 1 --- 1 2 --- Elétrico 17 28 16 7 2 Híbrido Plug-in 15 25 14 5 2 Híbrido 1 1 1 1 --- Q10 – E qual é o(s) combustível(eis) que o seu carro utiliza? 28 Parque automóvel

Mais de metade dos que pretenderem trocar de carro admite fazê-lo entre 1 a 5 anos. Mulheres, mais velhos, das classes mais baixas (C2 e D), do Norte e do Sul são os que mais referem que não vão trocar de carro. Q12 – Dentro de quanto tempo, admite voltar a comprar/trocar o carro que conduz com maior regularidade? (%) 12 9 9 19 12 6 33 Ns/Nr Mais de 7 anos Entre 5 a 7 anos Entre 3 a 5 anos Entre 1 a 2 anos Este ano Não pretendo voltar a comprar carro/trocar o carro que conduzo 55 Admitem comprar/ trocar de carro Compra/ troca de automóvel 29 Parque automóvel Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1550 inquiridos

Compra/ troca de automóvel TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥ 55 anos Base: 1550 Base: 832 Base: 718 Base: 442 Base: 295 Base: 295 Base: 518 Não pretendo voltar a comprar 33 28 40 21 22 29 53 Este ano 6 6 6 6 4 5 7 Entre 1 a 2 anos 12 15 9 14 12 14 9 Entre 3 a 5 anos 19 22 16 23 28 20 10 Entre 5 a 7 anos 9 10 8 13 9 9 5 Mais de 7 anos 9 9 10 12 12 11 5 Ns/Nr 12 11 12 10 14 13 11 Compra/ troca de automóvel TOTAL A/B C1 C2 D Base: 1550 Base: 595 Base: 459 Base: 408 Base: 88 Não pretendo voltar a comprar 33 19 32 46 72 Este ano 6 7 7 4 --- Entre 1 a 2 anos 12 17 11 9 2 Entre 3 a 5 anos 19 26 19 11 7 Entre 5 a 7 anos 9 12 8 6 1 Mais de 7 anos 9 9 11 9 9 Ns/Nr 12 9 12 16 9 Q12 – Dentro de quanto tempo, admite voltar a comprar/trocar o carro que conduz com maior regularidade? 30 Parque automóvel

Compra/ troca de automóvel TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1550 Base: 354 Base: 165 Base: 403 Base: 417 Base: 153 Base: 58 Não pretendo voltar a comprar 33 39 35 36 23 41 28 Este ano 6 3 8 5 7 8 5 Entre 1 a 2 anos 12 9 12 13 15 9 14 Entre 3 a 5 anos 19 17 13 18 24 18 22 Entre 5 a 7 anos 9 8 11 10 7 10 14 Mais de 7 anos 9 11 12 6 10 8 14 Ns/Nr 12 13 10 12 14 6 3 Q12 – Dentro de quanto tempo, admite voltar a comprar/trocar o carro que conduz com maior regularidade? Parque automóvel 31

A COMPRA DE UM CARRO NOVO

Q13 – Se hoje tivesse de comprar um carro, qual o sistema de combustão que optava? Fonte de energia preferencial Elétrico Diesel/Gasóleo Híbrido Plug-in Gasolina Híbrido Gás / GPL Ns/Nr ? Próximo carro Mais de metade optava por um automóvel com componente elétrica Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1550 inquiridos 33

Sistema de combustão preferencial TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥55 anos Base: 1550 Base: 832 Base: 718 Base: 442 Base: 295 Base: 295 Base: 518 Elétrico 36 38 34 42 36 38 30 Diesel /Gasóleo 20 19 22 20 22 22 19 Híbrido Plug-in 15 15 15 18 21 12 12 Gasolina 15 15 14 10 7 16 21 Híbrido 8 8 8 6 9 9 9 Gás / GPL 3 3 3 2 3 3 3 Ns/Nr 3 3 3 1 2 --- 7 Sistema de combustão preferencial TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1550 Base: 354 Base: 165 Base: 403 Base: 417 Base: 153 Base: 58 Elétrico 36 32 38 35 40 31 48 Diesel /Gasóleo 20 25 14 25 14 27 9 Híbrido Plug-in 15 14 17 15 19 11 5 Gasolina 15 14 17 13 12 20 24 Híbrido 8 8 4 7 12 3 14 Gás / GPL 3 3 5 2 2 4 --- Ns/Nr 3 4 5 3 1 4 --- Q13 –Se hoje tivesse de comprar um carro, qual o sistema de combustão que optava? Sistema de combustão preferencial TOTAL Sem carro eletrificado Com carro eletrificado A/B C1 C2 D Base: 1550 Base: 1046 Base: 504 Base: 595 Base: 459 Base: 408 Base: 88 88 Elétrico 36 26 58 45 36 24 38 Diesel /Gasóleo 20 28 5 14 19 32 16 Híbrido Plug-in 15 10 26 22 15 9 --- Gasolina 15 20 3 8 12 24 30 Híbrido 8 10 4 8 10 7 6 Gás / GPL 3 3 2 2 4 3 2 Ns/Nr 3 4 1 2 4 2 9 Próximo carro 34

Q14 – E porque motivo prefere esse sistema de combustão? (%) 35 Próximo carro Elétrico 36 Preocupação ambiental/menos poluente 42 Por questões de economia 27 Veículos baratos 6 Outros 20 Diesel /Gasóleo 20 Outros 30 Gasta menos combustível 6 Combustível mais barato 35 Hábito 13 Híbrido Plug-in 15 Preocupação ambiental/menos poluente 12 Autonomia 7 Outros 37 Utiliza dois tipos de combustíveis 11 Gasolina 15 Híbrido 8 Gás / GPL 3 Preocupação ambiental/menos poluente 14 Por questões de economia 23 Hábito 13 Manutenção barata/menos problemas 9 Falta de postos de abastecimento 12 Por questões de economia 15 Gosta/acha melhor 8 Outros 36 Por questões de economia 35 Outros 19 Veículos baratos 11 É o futuro /inovação 5 Automóveis mais robustos 5 Veículos baratos 19 Combustível mais barato 14 Prático 9 Outros 54 Dois tipos combustível 11 Autonomia 10 Preocupação ambiental/menos poluente 16 Veículos baratos 28 Autonomia 7

Q15 – Qual a probabilidade de o próximo automóvel que comprar ser elétrico? (%) Q16 – Quais são os motivos porque não considera provável que o seu próximo automóvel seja elétrico? Q17 - Quais são os motivos porque considera provável que o seu próximo automóvel seja elétrico? Base: 640 36 • Muito caro • Pouca autonomia • Poucos locais de carregamento • Preço elevado das baterias • Falta de confiança • Demora nos carregamentos • Pouco informado • Outros motivos 48 24 11 9 8 7 6 14 • Menos poluente • Mais económico • Satisfação com o que tem • Desenvolvimento tecnológico • Desvalorização carros combustão • Irão existir restrições aos outros • Outro motivos 54 36 19 18 13 11 2 13 20 22 Não comprarei de certeza 1 É pouco provável que compre 2 Talvez compre 3 Comprarei de certeza 5 55% 42% Consideram provável que o próximo automóvel seja elétrico 22 É muito provável que compre 4 3 Ns/Nr Consideram improvável que o próximo automóvel seja elétrico Média =2,9 (num máximo de 5) Base: 856 20 Próximo carro É sobretudo a preocupação com o ambiente que promove a compra de carros elétricos O preço e a autonomia são os principais entraves Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1550 inquiridos

Probabilidade comprar elétrico TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥55 anos Base: 1550 Base: 832 Base: 718 Base: 442 Base: 295 Base: 295 Base: 518 Não comprarei de certeza 20 20 20 10 14 19 32 É pouco provável que compre 22 20 23 20 17 22 25 Talvez compre 22 22 23 25 29 19 17 É muito provável que compre 20 19 21 26 25 20 12 Comprarei de certeza 13 16 10 17 14 17 8 Ns/Nr 3 4 3 2 1 3 7 Media 2,9 2,9 2,8 3,2 3,1 2,9 2,3 Probabilidade comprar elétrico TOTAL Sem Carro Eletrificado Com Carro Eletrificado A/B C1 C2 D Base: 1550 Base: 1046 Base: 504 Base: 595 Base: 459 Base: 408 Base: 88 Não comprarei de certeza 20 29 --- 8 20 33 39 É pouco provável que compre 22 32 --- 16 20 31 25 Talvez compre 22 19 28 26 23 17 11 É muito provável que compre 20 11 37 27 22 8 11 Comprarei de certeza 13 3 34 21 12 6 7 Ns/Nr 3 5 1 2 3 5 7 Media 2,9 2,2 4,1 3,4 2,9 2,2 2,2 Q15 – Qual a probabilidade de o próximo automóvel que comprar ser elétrico? (%) 37 Próximo carro

Q15 – Qual a probabilidade de o próximo automóvel que comprar ser elétrico? (%) Probabilidade comprar elétrico TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1550 Base: 354 Base: 165 Base: 403 Base: 417 Base: 153 Base: 58 Não comprarei de certeza 20 18 23 22 13 33 24 É pouco provável que compre 22 27 12 23 20 22 17 Talvez compre 22 24 27 22 22 12 24 É muito provável que compre 20 16 17 19 25 20 21 Comprarei de certeza 13 9 18 11 18 11 10 Ns/Nr 3 6 2 3 2 3 3 Media 2,9 2,7 3,0 2,7 3,2 2,5 2,8 38 Próximo carro

Motivos para não comprar carro elétrico TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥55 anos Base: 640 Base: 330 Base: 310 Base: 130 Base: 90 Base: 122 Base: 298 Preço elevado 48 46 50 46 44 46 50 Pouca autonomia 24 25 23 30 27 15 24 Falta de locais de carregamento 10 11 10 13 4 20 7 Preço elevado das baterias 9 12 7 9 13 11 8 Falta de confiança 8 12 5 9 7 16 5 Demora nos carregamentos 7 7 6 8 7 5 7 Pouco informado 6 5 6 2 4 5 8 Outros motivos 14 15 14 11 7 20 16 Q16 – Quais são os motivos porque não considera provável que o seu próximo automóvel seja elétrico? Motivos para não comprar carro elétrico TOTAL Sem Carro Eletrificado A/B C1 C2 D Base: 640 Base: 640 Base: 142 Base: 182 Base: 260 Base: 56 Preço elevado 48 48 39 39 58 54 Pouca autonomia 24 24 25 32 20 16 Falta de locais de carregamento 10 10 5 14 12 4 Preço elevado das baterias 9 9 11 12 7 7 Falta de confiança 8 8 10 12 5 7 Demora nos carregamentos 7 7 10 10 3 4 Pouco informado 6 6 3 8 5 7 Outros motivos 14 14 18 10 16 13 39 Próximo carro

Q16 – Quais são os motivos porque não considera provável que o seu próximo automóvel seja elétrico? Motivos para não comprar carro elétrico TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 640 Base: 156 Base: 58 Base: 180 Base: 138 Base: 84 Base: 24* Preço elevado 48 56 55 48 42 35 50 Pouca autonomia 24 22 24 24 26 30 8 Falta de locais de carregamento 10 6 14 9 12 14 17 Preço elevado das baterias 9 12 14 13 3 5 8 Falta de confiança 8 10 7 10 4 10 8 Demora nos carregamentos 7 5 7 3 7 14 8 Pouco informado 6 9 --- 6 6 2 8 Outros motivos 14 8 24 10 26 10 17 * Base sem relevância estatística 40 Próximo carro

Motivos para comprar carro elétrico TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥55 anos Base: 856 Base: 471 Base: 385 Base: 302 Base: 203 Base: 165 Base: 186 Menos poluente 54 46 64 55 50 45 64 Mais económico 36 40 31 38 43 28 32 Satisfação com o que tem 19 21 15 15 28 26 9 Desenvolvimento tecnológico 18 18 16 20 17 20 13 Desvalorização carros combustão 14 15 11 15 14 12 12 Irão existir restrições aos outros 11 12 10 13 8 12 9 Outros motivos 2 --- 3 1 1 1 3 Q17 - Quais são os motivos porque considera provável que o seu próximo automóvel seja elétrico? Motivos para comprar carro elétrico TOTAL Sem Carro Eletrificado Com Carro Eletrificado A/B C1 C2 D Base: 856 Base: 358 Base: 498 Base: 442 Base: 261 Base: 127 Base: 26* Menos poluente 54 60 50 56 53 50 42 Mais económico 36 38 35 36 35 35 54 Satisfação com o que tem 19 1 31 25 14 9 4 Desenvolvimento tecnológico 18 8 25 20 15 15 8 Desvalorização carros combustão 14 10 16 17 12 7 8 Irão existir restrições aos outros 11 11 10 10 11 13 8 Outros motivos 2 3 --- 2 2 --- 8 41 * Base sem relevância estatística Próximo carro

Q17 - Quais são os motivos porque considera provável que o seu próximo automóvel seja elétrico? Motivos para comprar carro elétrico TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 856 Base: 176 Base: 103 Base: 210 Base: 270 Base: 65 Base: 32 Menos poluente 54 54 46 54 58 46 66 Mais económico 36 41 40 33 35 28 41 Satisfação com o que tem 19 19 17 13 23 25 13 Desenvolvimento tecnológico 18 16 15 14 21 20 22 Desvalorização carros combustão 14 16 14 13 11 20 13 Irão existir restrições aos outros 11 11 6 15 11 8 6 Outros motivos 2 1 2 3 1 3 --- 42 Próximo carro * Base sem relevância estatística

SEM CARRO ELÉTRICO

2,2% Com carro elétrico 97,8% Sem carro elétrico A esmagadora maioria não possui carro elétrico, sobretudo os mais velhos, das regiões Centro e Norte e da classe média (C1 e C2) Q10 – E qual é o(s) combustível(eis) que o seu carro utiliza? População Base: 1046 Base: 24* Base: 1046 Base: 1070 (amostra aleatória) 42% Têm amigos/familiares com carro elétrico 58% Sem amigos/familiares com carro elétrico Base: 438 Base: 608 *Base sem relevância Estatística 97,8% não tem carro elétrico Classe Social 25% 10% 27% 23% 11% 4% Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Região 22% 16% 19% 43% 18-34 35-44 45-54 55 e mais Sexo Idade Masculino 50% Feminino 50% 27% 31% 34% 8% A/B C1 C2 D Sem carro elétrico Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1070 (amostra aleatória) 44

Para 34% os carros elétricos têm uma autonomia entre 201 e 400km, mas para se sentiram confortáveis a autonomia deveria ser superior a 401km (52%) Q19 – Na sua opinião, a maioria dos carros elétricos que estão disponíveis no mercado português têm uma autonomia de quantos Km? (%) Q19b – E qual seria a autonomia com que se sentiria confortável? (%) Autonomia que possuem os carros elétricos Autonomia que se sentiria confortável nos carros elétricos Menos de 50 Km De 51Km a 100 Km De 101 a 150 Km De 151Km a 200 Km De 201Km a 300 Km De 301Km a 400 Km De 401Km a 500 Km De 501Km a 600 Km De 601Km a 700 Km Mais de 700 Km Ns/Nr 7 6 9 16 18 10 4 1 1 28 1 5 4 6 8 11 14 15 6 17 13 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1046 Sem carro elétrico 45

Autonomia dos carros elétricos TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥55 anos Base: 1046 Base: 524 Base: 522 Base: 236 Base: 164 Base: 196 Base: 450 Menos de 50 Km --- 1 --- --- --- 1 --- De 51Km a 100 Km 7 8 6 3 5 12 7 De 101 a 150 Km 6 5 8 4 7 7 6 De 151Km a 200 Km 9 10 8 12 9 11 7 De 201Km a 300 Km 16 16 15 22 16 10 15 De 301Km a 400 Km 18 23 13 25 20 13 16 De 401Km a 500 Km 10 15 5 6 15 10 10 De 501Km a 600 Km 4 8 2 5 2 3 6 De 601Km a 700 Km 1 1 --- --- 1 --- 1 Mais de 700 Km 1 1 1 2 --- 1 --- Ns/Nr 28 14 43 21 26 31 32 Autonomia dos carros elétricos TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1046 Base: 258 Base: 110 Base: 282 Base: 240 Base: 116 Base: 40 Menos de 50 Km --- 1 2 --- --- --- --- De 51Km a 100 Km 7 9 7 4 7 10 10 De 101 a 150 Km 6 5 7 8 8 3 --- De 151Km a 200 Km 9 9 11 9 9 12 --- De 201Km a 300 Km 16 9 20 21 18 16 --- De 301Km a 400 Km 18 18 13 12 28 19 10 De 401Km a 500 Km 10 12 11 11 6 7 15 De 501Km a 600 Km 4 2 2 6 3 9 15 De 601Km a 700 Km 1 1 --- 1 1 --- --- Mais de 700 Km 1 2 --- 1 --- --- --- Ns/Nr 28 34 27 28 21 24 50 Q19 – Na sua opinião, a maioria dos carros elétricos que estão disponíveis no mercado português têm uma autonomia de quantos Km? (%) 46 Sem carro elétrico

Autonomia dos carros elétricos TOTAL A/B C1 C2 D Base: 1046 Base: 280 Base: 322 Base: 360 Base: 84 8 Menos de 50 Km --- --- --- 1 --- De 51Km a 100 Km 7 7 5 7 12 De 101 a 150 Km 6 11 4 6 2 De 151Km a 200 Km 9 9 10 9 2 De 201Km a 300 Km 16 11 23 14 12 De 301Km a 400 Km 18 21 20 14 14 De 401Km a 500 Km 10 9 14 8 2 De 501Km a 600 Km 4 4 4 6 5 De 601Km a 700 Km 1 --- 1 1 --- Mais de 700 Km 1 1 --- 1 5 Ns/Nr 28 28 18 34 45 Q19 – Na sua opinião, a maioria dos carros elétricos que estão disponíveis no mercado português têm uma autonomia de quantos Km? (%) Sem carro elétrico 47

Autonomia que se sentiria confortável nos carros elétricos TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥55 anos Base: 1046 Base: 524 Base: 522 Base: 236 Base: 164 Base: 196 Base: 450 Menos de 50 Km 1 --- 1 --- --- 1 1 De 51Km a 100 Km 5 3 8 5 4 9 4 De 101 a 150 Km 4 2 7 2 5 4 5 De 151Km a 200 Km 6 4 7 5 5 7 5 De 201Km a 300 Km 8 7 10 6 11 9 8 De 301Km a 400 Km 11 10 11 16 9 9 9 De 401Km a 500 Km 14 18 11 18 18 10 12 De 501Km a 600 Km 15 19 10 15 13 9 17 De 601Km a 700 Km 6 7 5 3 7 8 7 Mais de 700 Km 17 22 13 18 24 19 13 Ns/Nr 13 9 17 12 4 13 17 Autonomia que se sentiria confortável nos carros elétricos TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1046 Base: 258 Base: 110 Base: 282 Base: 240 Base: 116 Base: 40 Menos de 50 Km 1 1 2 --- --- --- 5 De 51Km a 100 Km 5 7 2 6 2 9 10 De 101 a 150 Km 4 8 5 4 3 --- 5 De 151Km a 200 Km 6 4 4 6 8 2 10 De 201Km a 300 Km 8 9 9 6 11 7 10 De 301Km a 400 Km 11 9 7 13 13 7 5 De 401Km a 500 Km 14 11 16 14 18 12 15 De 501Km a 600 Km 15 10 18 14 18 17 15 De 601Km a 700 Km 6 9 7 7 4 3 --- Mais de 700 Km 17 21 13 13 16 29 5 Ns/Nr 13 12 16 15 9 14 20 Q19b – E qual seria a autonomia com que se sentiria confortável? (%) 48 Sem carro elétrico

Autonomia que se sentiria confortável nos carros elétricos TOTAL A/B C1 C2 D Base: 1046 Base: 280 Base: 322 Base: 360 Base: 84 8 Menos de 50 Km 1 1 --- 1 --- De 51Km a 100 Km 5 4 1 8 14 De 101 a 150 Km 4 8 1 4 5 De 151Km a 200 Km 6 7 2 7 7 De 201Km a 300 Km 8 8 6 11 10 De 301Km a 400 Km 11 11 13 7 12 De 401Km a 500 Km 14 14 18 12 7 De 501Km a 600 Km 15 19 17 12 7 De 601Km a 700 Km 6 7 6 7 --- Mais de 700 Km 17 13 24 16 12 Ns/Nr 13 8 11 16 26 Q19b – E qual seria a autonomia com que se sentiria confortável? (%) 49 Sem carro elétrico

Quase metade aponta para uma duração inferior a 9 anos (49%), sobretudo homens, idades entre os 35 e os 44 anos e da região Sul. Q20 – Na sua opinião a bateria de um carro elétrico que seja comprado este ano terá uma vida útil de aproximadamente quantos anos? (%) 18 31 15 2 3 31 Até 5 anos Entre 5 e 9 anos Entre 10 e 14 anos Entre 15 e 19 anos Entre 20 ou mais anos Ns/Nr Duração de vida da bateriade um carro elétrico 50 Sem carro elétrico Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1046

Duração de vida da bateria de um carro elétrico TOTAL A/B C1 C2 D Base: 1046 Base: 280 Base: 322 Base: 360 Base: 84 Até 5 anos 18 22 16 17 19 Entre 5 e 9 anos 31 27 32 32 31 Entre 10 e 14 anos 15 15 19 12 10 Entre 15 e 19 anos 2 2 1 2 7 Entre 20 ou mais anos 3 2 4 3 --- Ns/Nr 31 31 28 33 33 Duração de vida da bateria de um carro elétrico TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1046 Base: 258 Base: 110 Base: 282 Base: 240 Base: 116 Base: 40 Até 5 anos 18 16 20 15 19 28 15 Entre 5 e 9 anos 31 36 25 28 28 38 35 Entre 10 e 14 anos 15 8 18 23 14 10 15 Entre 15 e 19 anos 2 4 2 1 2 --- 5 Entre 20 ou mais anos 3 4 4 4 2 2 --- Ns/Nr 31 33 31 30 36 22 30 Q20 – Na sua opinião a bateria de um carro elétrico que seja comprado este ano terá uma vida útil de aproximadamente quantos anos? (%) Duração de vida da bateria de um carro elétrico TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥55 anos Base: 1046 Base: 524 Base: 522 Base: 236 Base: 164 Base: 196 Base: 450 Até 5 anos 18 19 17 17 26 26 13 Entre 5 e 9 anos 31 36 25 37 34 23 29 Entre 10 e 14 anos 15 18 11 21 15 13 12 Entre 15 e 19 anos 2 2 2 4 1 4 --- Entre 20 ou mais anos 3 3 3 7 --- 3 2 Ns/Nr 31 22 41 14 24 31 43 51 Sem carro elétrico

Q21 – Em termos de manutenção quando comparamos um carro elétrico com um carro a combustão (diesel/ gasolina) qual deles diria exige mais custos de manutenção? (%) 52 Maiores custos de manutenção: carro elétrico ou a combustão Os carros a combustão exigem mais manutenção 40% Os carros elétricos exigem mais manutenção 29% Ns/Nr 24% Custos semelhantes 7% 7 40 29 24 Sem carro elétrico Apesar da baixa autonomia e da pouca durabilidade das baterias associadas aos carros elétricos estes são vistos com menores custos de manutenção. Mulheres, os mais jovens, região Centro e classes mais baixas (C2 e D) são quem mais referem maiores custos de manutenção dos carros elétricos. Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1046

Q21 – Em termos de manutenção quando comparamos um carro elétrico com um carro a combustão (diesel/ gasolina) qual deles diria exige mais custos de manutenção? (%) Maiores custos de manutenção: TOTAL A/B C1 C2 D Base: 1046 Base: 280 Base: 322 Base: 360 Base: 84 Carros a combustão 40 41 47 34 36 Carros elétricos 29 26 24 33 36 Ambos 7 10 7 7 2 Ns/Nr 24 23 22 26 26 Maiores custos de manutenção: TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1046 Base: 258 Base: 110 Base: 282 Base: 240 Base: 116 Base: 40 Carros a combustão 40 33 42 40 43 43 50 Carros elétricos 29 30 20 33 26 29 30 Ambos 7 9 11 4 8 7 5 Ns/Nr 24 27 27 23 23 21 15 Maiores custos de manutenção: TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥55 anos Base: 1046 Base: 524 Base: 522 Base: 236 Base: 164 Base: 196 Base: 450 Carros a combustão 40 50 31 42 50 44 34 Carros elétricos 29 24 33 39 24 21 28 Ambos 7 7 7 10 6 10 5 Ns/Nr 24 19 29 9 20 24 33 53 Sem carro elétrico

7Garantido 6Muito fácil 5Fácil 4Razoavelmente fácil 3Difícil 2Muito difícil 1Impossível Ns/Nr Quase metade assume dificuldade em encontrar locais para carregar automóveis elétricos, principalmente homens, com idade inferior a 54 anos, da região Sul e da classe média (C1 e C2). Q23 - Pensando no local onde mora e nos trajetos que percorre habitualmente, qual o grau de dificuldade que teria em encontrar um local onde pudesse carregar um veículo elétrico? (%) 21% 7% 10% 4% 43% 6% Têm dificuldade em encontrar um local para carregar um veículo elétrico na zona onde mora e nos trajetos habituais Dificuldade em encontrar onde carregar carro elétrico 27% 20% 5% 54 Sem carro elétrico Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1046

Q23 - Pensando no local onde mora e nos trajetos que percorre habitualmente, qual o grau de dificuldade que teria em encontrar um local onde pudesse carregar um veículo elétrico? (%) Dificuldade em encontrar onde carregar carro elétrico TOTAL A/B C1 C2 D Base: 1046 Base: 280 Base: 322 Base: 360 Base: 84 Impossível 6 3 6 8 12 Muito difícil 10 7 11 11 10 Difícil 27 26 29 27 19 Razoavelmente fácil 20 21 21 19 12 Fácil 21 21 18 22 26 Muito fácil 5 10 5 3 5 Garantido 7 10 7 5 7 Ns/Nr 4 1 3 6 10 Dificuldade em encontrar onde carregar carro elétrico TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1046 Base: 258 Base: 110 Base: 282 Base: 240 Base: 116 Base: 40 Impossível 6 6 4 7 5 10 10 Muito difícil 10 11 2 11 9 10 20 Difícil 27 26 20 25 28 40 10 Razoavelmente fácil 20 19 27 22 17 17 15 Fácil 21 22 24 23 18 12 25 Muito fácil 5 5 11 4 8 --- 5 Garantido 7 6 11 6 8 5 15 Ns/Nr 4 4 2 3 7 5 --- Dificuldade em encontrar onde carregar carro elétrico TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥55 anos Base: 1046 Base: 524 Base: 522 Base: 236 Base: 164 Base: 196 Base: 450 Impossível 6 6 7 9 2 6 7 Muito difícil 10 11 8 11 9 13 8 Difícil 27 29 24 25 33 28 24 Razoavelmente fácil 20 19 21 23 18 18 19 Fácil 21 19 23 13 20 26 24 Muito fácil 5 5 6 10 6 2 4 Garantido 7 7 7 7 12 7 5 Ns/Nr 4 4 4 2 --- --- 8 55 Sem carro elétrico

Para 2 em cada 5 é difícil carregar automóveis elétricos em casa, sobretudo mulheres, os mais jovens e regiões Lisboa e Sul. Q24 - Tendo por base a natureza da sua casa (vivenda, apartamento, com/sem garagem etc), qual o grau de dificuldade que teria para carregar um carro elétrico em sua casa? (através de uma tomada normal)(%) 41% Dificuldade em carregar carro elétrico em casa 7Garantido 6Muito fácil 5Fácil 4Razoavelmente fácil 3Difícil 2Muito difícil 1Impossível Ns/Nr 24% 14% 12% 5% 15% 14% 12% 4% Têm dificuldade em encontrar em carregar um veículo elétrico em casa 56 Sem carro elétrico Universo: Residentes em Portugal com carta de condução e sem carro elétrico que conduziram no último mês Base: 1046

Q24 - Tendo por base a natureza da sua casa (vivenda, apartamento, com/sem garagem etc), qual o grau de dificuldade que teria para carregar um carro elétrico em sua casa? (através de uma tomada normal)(%) Dificuldade em carregar carro elétrico em casa TOTAL A/B C1 C2 D Base: 1046 Base: 280 Base: 322 Base: 360 Base: 84 Impossível 15 17 17 13 10 Muito difícil 12 11 11 13 12 Difícil 14 12 14 15 21 Razoavelmente fácil 12 11 11 11 19 Fácil 24 22 19 31 19 Muito fácil 4 6 4 2 7 Garantido 14 19 20 8 2 Ns/Nr 5 2 4 8 10 Dificuldade em carregar carro elétrico em casa TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1046 Base: 258 Base: 110 Base: 282 Base: 240 Base: 116 Base: 40 Impossível 15 13 9 8 27 21 10 Muito difícil 12 9 5 12 15 14 15 Difícil 14 16 18 12 13 19 10 Razoavelmente fácil 12 13 9 13 7 16 10 Fácil 24 27 20 30 17 17 30 Muito fácil 4 5 5 3 4 2 5 Garantido 14 10 27 15 14 9 15 Ns/Nr 5 6 5 7 3 3 5 Dificuldade em carregar carro elétrico em casa TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥55 anos Base: 1046 Base: 524 Base: 522 Base: 236 Base: 164 Base: 196 Base: 450 Impossível 15 11 20 19 13 19 12 Muito difícil 12 11 12 17 6 11 11 Difícil 14 17 12 18 18 12 12 Razoavelmente fácil 12 11 12 8 12 13 12 Fácil 24 25 22 19 24 27 25 Muito fácil 4 5 3 8 1 2 4 Garantido 14 16 12 10 24 11 14 Ns/Nr 5 4 7 1 --- 4 10 57 Sem carro elétrico

Para a maioria (63%) é possível comprar um carro elétrico até 40.000€ mas aponta um teto máximo de 30.000€ para assumir a probabilidade de compra. Homens, idades inferiores a 44 anos, Lisboa e Centro e classe sociais mais altas (A/B e C1) são quem mais assume a probabilidade de compra num valor superior a 30.000€ Q25 – Na sua opinião é possível comprar um carro elétrico novo a partir de que preço? (%) Q26 – E para que a sua probabilidade de compra de um carro elétrico novo fosse grande qual teria de ser o preço do mesmo? (%) Valor a partir do qual é possível comprar um carro elétrico novo Entre 20.000 € e 30.000€ Entre 30.000 € e 40.000€ Entre 40.000 € e 50.000€ Entre 50.000 € e 60.000€ 60.000 € e 70.000€ Mais de 70.000€ Ns/Nr 36 27 9 4 2 1 21 Preço que deveria ter para que a probabilidade de compra fosse grande 55 14 4 1 1 1 24 58 Sem carro elétrico Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1046

Valor a partir do qual é possível comprar um carro elétrico novo TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥55 anos Base: 1046 Base: 524 Base: 522 Base: 236 Base: 164 Base: 196 Base: 450 Entre 20.000 € e 30.000€ 36 38 33 44 35 35 32 Entre 30.000 € e 40.000€ 27 30 25 33 40 28 20 Entre 40.000 € e 50.000€ 9 8 9 10 6 12 7 Entre 50.000 € e 60.000€ 4 6 3 4 4 3 6 60.000 € e 70.000€ 2 2 2 3 2 2 1 Mais de 70.000€ 1 1 1 1 4 2 -- Ns/Nr 21 15 27 5 9 18 35 Valor a partir do qual é possível comprar um carro elétrico novo TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1046 Base: 258 Base: 110 Base: 282 Base: 240 Base: 116 Base: 40 Entre 20.000 € e 30.000€ 36 39 38 34 31 36 45 Entre 30.000 € e 40.000€ 27 25 29 28 30 24 25 Entre 40.000 € e 50.000€ 9 7 5 13 9 5 -- Entre 50.000 € e 60.000€ 4 6 5 4 3 5 -- 60.000 € e 70.000€ 2 2 2 2 1 5 -- Mais de 70.000€ 1 2 -- 1 2 2 -- Ns/Nr 21 20 20 17 24 22 30 Q25 – Na sua opinião é possível comprar um carro elétrico novo a partir de que preço? (%) Valor a partir do qual é possível comprar um carro elétrico novo TOTAL A/B C1 C2 D Base: 1046 Base: 280 Base: 322 Base: 360 Base: 84 88 Entre 20.000 € e 30.000€ 36 33 37 35 40 Entre 30.000 € e 40.000€ 27 31 31 24 14 Entre 40.000 € e 50.000€ 9 12 7 7 7 Entre 50.000 € e 60.000€ 4 6 7 3 -- 60.000 € e 70.000€ 2 1 2 2 2 Mais de 70.000€ 1 1 1 2 -- Ns/Nr 21 16 14 27 36 59 Sem carro elétrico

Preço que deveria ter para que a probabilidade de compra fosse grande TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥55 anos Base: 1046 Base: 524 Base: 522 Base: 236 Base: 164 Base: 196 Base: 450 Entre 20.000 € e 30.000€ 55 54 56 62 61 66 44 Entre 30.000 € e 40.000€ 14 16 11 9 22 13 13 Entre 40.000 € e 50.000€ 4 6 2 8 1 3 4 Entre 50.000 € e 60.000€ 1 1 1 2 -- 1 1 60.000 € e 70.000€ 1 2 -- 1 -- -- 1 Mais de 70.000€ 1 2 1 3 1 1 1 Ns/Nr 24 19 29 16 15 15 36 Preço que deveria ter para que a probabilidade de compra fosse grande TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1046 Base: 258 Base: 110 Base: 282 Base: 240 Base: 116 Base: 40 Entre 20.000 € e 30.000€ 55 55 49 52 52 64 80 Entre 30.000 € e 40.000€ 14 15 9 15 16 10 5 Entre 40.000 € e 50.000€ 4 4 5 6 4 2 -- Entre 50.000 € e 60.000€ 1 1 -- 1 1 3 -- 60.000 € e 70.000€ 1 -- 4 1 1 -- -- Mais de 70.000€ 1 1 4 1 3 -- -- Ns/Nr 24 25 29 25 24 21 15 Q26 – E para que a sua probabilidade de compra de um carro elétrico novo fosse grande qual teria de ser o preço do mesmo? (%) Preço que deveria ter para que a probabilidade de compra fosse grande TOTAL A/B C1 C2 D Base: 1046 Base: 280 Base: 322 Base: 360 Base: 84 88 Entre 20.000 € e 30.000€ 55 54 56 55 55 Entre 30.000 € e 40.000€ 14 18 15 9 14 Entre 40.000 € e 50.000€ 4 6 6 2 -- Entre 50.000 € e 60.000€ 1 -- 1 1 5 60.000 € e 70.000€ 1 1 1 1 -- Mais de 70.000€ 1 1 2 1 -- Ns/Nr 24 20 19 32 26 60 Sem carro elétrico

Na possibilidade de compra de um carro elétrico, quase metade optaria por uma marca tradicional. Mulheres, mais jovens, do Sul e classe A/B são os que mais optavam por uma nova marca. Q27 – Se pudesse escolher sem ter de olhar aos preços, preferia escolher um carro elétrico produzido por uma marcas de automóveis tradicional, ou seja, uma marca que já produzia carros a combustão ou preferia um carro de uma nova marca que surgiu só para produzir carros elétricos, como por exemplo a Tesla que destas novas marcas é a mais conhecida? (%) A escolha do carro elétrico seria… 20 46 24 10 Preferia um carro elétrico de uma marca tradicional 46% Preferia um carro elétrico de uma nova marca de carros elétricos 24% É indiferente 20% Ns/Nr 10% 61 Universo: Residentes em Portugal com carta de condução que conduziram no último mês Base: 1046 Sem carro elétrico

Q27 – Se pudesse escolher sem ter de olhar aos preços, preferia escolher um carro elétrico produzido por uma marcas de automóveis tradicional, ou seja, uma marca que já produzia carros a combustão ou preferia um carro de uma nova marca que surgiu só para produzir carros elétricos, como por exemplo a Tesla que destas novas marcas é a mais conhecida? (%) Escolha de marcas para carros elétricos TOTAL Masculino Feminino 18-34 anos 35-44 anos 45-54 anos ≥55 anos Base: 1046 Base: 524 Base: 522 Base: 236 Base: 164 Base: 196 Base: 450 Preferia marca tradicional 46 45 46 37 46 50 48 Preferia marca nova 24 23 25 37 30 21 16 É indiferente 20 24 16 23 22 19 17 Não Sei / Não Respondo 10 8 13 3 1 9 19 Escolha de marcas para carros elétricos TOTAL Norte Grande Porto Centro Lisboa Sul Ilhas Base: 1046 Base: 258 Base: 110 Base: 282 Base: 240 Base: 116 Base: 40 Preferia marca tradicional 46 44 47 46 43 47 60 Preferia marca nova 24 23 22 22 25 33 20 É indiferente 20 19 18 23 22 12 10 Não Sei / Não Respondo 10 13 13 9 10 9 10 Escolha de marcas para carros elétricos TOTAL A/B C1 C2 D Base: 1046 Base: 280 Base: 322 Base: 360 Base: 84 88 Preferia marca tradicional 46 41 47 47 52 Preferia marca nova 24 27 24 22 21 É indiferente 20 24 22 16 14 Não Sei / Não Respondo 10 8 7 16 12 62 Sem carro elétrico

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