Especial Vodafone Rally de Portugal 2022

Dos 27 modelos que fazem parte da história do Vodafone Rally de Portugal, há 10 que se destacam, numa seleção que será sempre subjetiva Com 55 anos de história, o Rally de Portugal foi atravessado por diversas gerações de carros. No leque dos 27 modelos que tiveram a honra de vencer a prova portuguesa, alguns tornaram-se verdadeiras lendas. O Lancia Delta (nas versões 4WD, Integrale, Integrale 16V e HF Integrale “Deltona”) foi o mais vitorioso de sempre na história do Vodafone Rally de Portugal. Cinco triunfos ajudaram a tornar o modelo num ícone da prova portuguesa e do WRC. Fiat 131 Abarth e Subaru Impreza também têm lugar cativo entre os carros mais bem-sucedidos da prova. Com cerca de 230 cavalos de potência, o 131 Abarth foi responsável por três das cinco vitórias de Markku Alen (1977, 1978 e 1981). OLanciaDelta, nas suas várias versões, édosmais vitoriosos emPortugal 10 carros emblemáticos –, servem para justificar as qualidades técnicas daquele modelo, que combinava um potente motor turbo com tração integral, um trunfo difícil de bater. Da mesma geração, o Lancia Rally 037 apaixonou e ainda apaixona os amantes dos ralis. Mesmo sem registo de qualquer vitória no Rally de Portugal – o melhor que conseguiu foram cinco pódios –, aquele que na altura foi apelidado do “o F1 de estrada” só não chegou mesmo mais longe por ter apenas duas rodas motrizes. E porque muito do passado do Vodafone Rally de Portugal foi “escrito” com a Lancia, também o Stratos HF não pode ser esquecido. Bastou um esclarecedor triunfo em 1976, pela mão de Sandro Munari, para tornar inesquecíveis as prestações e o som do seu motor V6 de 260 cv. Mais vitoriosos, Citroën C4 WRC (2007, 2009 e 2010 com Sébastien Loeb) e Volkswagen Polo WRC (2013, 2014 com Sébastien Ogier; 2015 com Jari-Matti Latvala), por três vezes subiram ao mais alto lugar do pódio. A completar a lista dos 10 carros que mais se destacaram na história do Vodafone Rally de Portugal, há ainda espaço para o Toyota Celica e o Mitsubishi Lancer Evo. Qualquer um dos modelos assegurou também três triunfos em Portugal. Já a história de sucesso do Subaru Impreza assume contornos diferentes. Começa por estar ligada ao Grupo A, quando Carlos Sainz somou a sua primeira vitória em Portugal, em 1995, com o Impreza 555 da Prodrive, passando depois pelos primeiros anos dos World Rally Car, com os triunfos de Colin McRae (1998) e Richard Burns (2000). Depois disso, o Impreza só voltou “à ribalta” em 2005, em modo “Grupo N”, com o sueco Daniel Carlsson a vencer essa edição no Algarve. Falar dos carros mais emblemáticos do Rally de Portugal sem falar do Audi Quattro seria “sacrilégio”. Três vitórias consecutivas – em 1982 com Michèle Mouton, que nesse rali passou a ser a primeira mulher a vencer no WRC, e em 1983 e 1984 com Hannu Mikkola Fiat 131 Abarth 32

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