Especial Vodafone Rally de Portugal 2022

Chuvadeestrelas emPortugal nos 50anos doWRC Onde ver, oque fazer e como chegar às ZE Neutralidade carbónicana provadoACP

Na luta pela vitória absoluta, onde os carros da categoria Rally 1 serão naturalmente protagonistas, perfilam-se vários candidatos, mas com dois pesospesados da disciplina a sobressaírem: Sébastien Loeb e Sébastien Ogier. O facto de ambos os pilotos terem escolhido a prova portuguesa no seu calendário de participações pontuais, diz muito do estatuto do Vodafone Rally de Portugal. São100 inscritos emprova marcadapeloduelo Ogier-Loeb Em conjunto, os dois franceses registam sete triunfos na prova portuguesa (dois de Loeb e cinco de Ogier), currículo mais do que suficiente para que possam ser apontados como principais favoritos ao triunfo. Muitos candidatos à vitória Com a mira apontada para a vitória também partem as duplas da Toyota Gazoo Racing WRT, Kalle Rovanperä, atual líder do campeonato, após a vitória em dois dos três ralis já disputados (Suécia e Croácia) – e Elfyn Evans, vencedor da edição do ano passado do Vodafone Rally de Portugal, mas que esta época ainda anseia por um bom resultado, algo que a dupla do quarto Toyota GR Yaris, Takamoto Katsuta, também pretende alcançar. Expetativas elevadas tem também a equipa Hyundai Shell Mobis WRT, até pelo valor da sua tripla de pilotos que alinhará no Hyundai i20 N: Thierry Neuville, Ott Tänak (Campeão do Mundo em 2019) e Dani Sordo, que voltará a ser um dos pretextos para uma autêntica “invasão” espanhola de aficionados da modalidade. Do lado da M-Sport Ford WRT, para além de Loeb, também Craig Breen poderá ter uma palavra a dizer na discussão das primeiras posições, algo que os colegas de equipa aos comandos dos Ford Puma Rally 1 oficiais – Adrien Formaux, Gus Greensmith e Pierre Louis Loubet – pelo menos no campo teórico, terão mais dificuldade em fazer. Independentemente de quem seja o vencedor e de quem, adicionalmente, somar mais pontos na Power Stage, as emoções estão sempre garantidas. WRCVodafoneRally dePortugal arranca comfestadearromba Não só porque se trata de uma prova sempre de grande imprevisibilidade no que aos resultados diz respeito, mas também porque a variação das condições atmosféricas, a ordem de partida do primeiro dia e as escolhas de pneus, prometem ser decisivas e baralhar facilmente os resultados, numa prova que regista, desde já, um novo recorde de viaturas da categoria “Rally 1” à partida de uma prova do WRC, nada mais, nada menos, que 12! Tudo a postos para a 55ª edição da prova do ACP com recorde de inscritos e uma chuva de estrelas, atuais e históricas, para celebrar em grande os 50 anos do WRC. A juntar ao rol, a estreia dos novos carros híbridos em pisos de terra. VER LISTA DE INSCRITOS 3

Bilhetes A lojadoRally tambémestánoMar Shopping Programa Cero et rae de omnimolor susam, eum vendis debitio volore si ut apicid qui consequi ipsantius eossequam solescita si nam earupta tiumque et, tem acearis id et nam earupta tiumque et, tem aceossita tecese omnue volum as aperis mo molut eosanditas mo dende verionsequis est, utes si autem. Ut ad que nissequi dolorestia solupti del intemquam rerferum as sunt. Ximus eost vid magnis ut. 19 DE MAIO Quinta-feira 09:01 Shakedown (Paredes) 4.60 km 19:03 PE1 – SSS Coimbra 3.06 km 20 DE MAIO Sexta-feira 08:08 PE2 Lousã 1 12.35 km 09:08 PE3 Góis 1 19.51 km 10:08 PE4 Arganil 1 18.82 km 12:31 PE5 Lousã 2 12.35 km 13:31 PE6 Góis 2 19.51 km 14:38 PE7 Arganil 2 18.82 km 16:05 PE8 Mortágua 18.16 km 19:03 PE9 SSS Lousada 3.36 km 21 DE MAIO Sábado 07:38 PE10 Vieira do Minho 117.63 km 08:38 PE11 Cabeceiras Basto 1 22.37 km 09:54 PE12 Amarante 1 37.92 km 14:38 PE13 Vieira do Minho 2 17.63 km 15:38 PE14 Cabeceiras Basto 2 22.37 km 16:54 PE15 Amarante 2 37.92 km 19:03 PE16 SSS Porto/Foz 3.30 km 22 DE MAIO Domingo 07:08 PE17 Felgueiras 1 9.18 km 07:57 PE18 Montim 8.75 km 08:38 PE19 Fafe 1 11.18 km 10:08 PE20 Felgueiras 2 9.18 km 12:18 PE22 Fafe 2 [Power Stage] 11.18 km O Vodafone Rally de Portugal está mais perto de si também no Mar Shopping, onde é possível adquirir bilhetes ou merchandising oficial do evento. Se quer viver de perto as emoções do melhor rali do mundo pode adquirir bilhetes para as Super Especiais do Vodafone Rally de Portugal ou merchandising oficial do evento na loja física que está montada no 1.º andar do Mar Shopping, em Matosinhos, junto à saída do IKEA. O espaço, onde também é possível adquirir os Rally Pass para um acesso privilegiado ao evento, estará aberto todos os dias até 21 de maio, entre as 12h e as 22h. Se optar pela compra online, pode aceder à loja do ACP e consultar todos os produtos disponíveis. Nestas plataformas é possível, por exemplo, comprar bilhetes para o Shakedown em Baltar ou para a inédita Super Especial de Coimbra, ambos no dia 19 de maio, ou para a emblemática Super Especial de Lousada, a disputar no dia 20 de maio. COMPRAR RALLY PASS VISITAR LOJA RALLY 4

hyundai.pt Hyundai Portugal Preço Exclusivo Até 31/05/2022 21.900€* Hyundai i20 Edição limitada

Onde ver oRally A Organização do Vodafone Rally de Portugal preparou várias Zonas Espetáculo (ZE) para que possa ver e sentir as emoções dos ralis em áreas amplas, devidamente preparadas para o efeito e sempre em segurança. As zonas espetáculoestão devidamente sinalizadas Estas Zonas Espetáculo do Vodafone Rally de Portugal já foram divulgadas e os respetivos acessos disponibilizados sob a forma de road books (ver links abaixo), bem como através de mapas e de sinalética própria claramente colocada no terreno. A par de sinalética adequada e facilmente compreensível, a cor VERDE continuará a assinalar os limites das áreas destinadas ao público nas várias Zonas Espetáculo. Na generalidade, o acesso às ZE do Rally de Portugal só será possível a partir de uma hora definida em cada caso, normalmente cerca de 5 horas antes da passagem do 1º concorrente, o que permitirá uma deslocação tranquila do público para o local do espetáculo. Colabore com a Organização: respeite as indicações dos militares da GNR e dos Marshals. Clique nos links baixo para localizar as ZE da sua preferência. É exclusivamente nestas áreas que poderá ver as estrelas do Mundial de Ralis em ação no Vodafone Rally de Portugal. Todas as restantes áreas são interditas ao público! > Onde ver? DIA 19 > Onde ver? DIA 20 > Onde ver? DIA 21 > Onde ver? DIA 22 MAPA INTERACTIVO 6

Coimbra temestreia Super Especial no Vodafone Rally de Portugal Para além da Cerimónia oficial de Partida, Coimbra vai contar pela primeira vez com uma Super Especial, que dá o mote para o arranque do WRC Vodafone Rally de Portugal A especial citadina de 3km realiza-se às 19h03 de 19 de maio, logo após a partida oficial do evento. O percurso foi delineado no perímetro urbano da margem esquerda do rio Mondego, entre a Avenida João das Regras, a Avenida Inês de Castro e a Avenida de Conimbriga, prometendo levar ao rubro milhares de espectadores. Será um final em apoteose para um vasto programa ao longo de todo o dia, que inclui também os populares Clássicos Desportivos. A nova Super Especial de Coimbra tem três zonas de espectadores e mais de quatro mil lugares de lotação: zona corporate (com o valor de 125 euros/ entrada), zona pública (com o valor de 30 euros/entrada) e ainda uma zona gratuita. A Câmara Municipal de Coimbra e a organização do WRC Vodafone Rally de Portugal desenharam uma política de compensação de emissões de CO2, que passa pela plantação de árvores e pela recolha seletiva de resíduos e o seu respetivo tratamento. 8

Emoções desaguamna Foz do Douro O regresso das máquinas e estrelas do WRC à “Porto Super Special Stage” promete um sunset memorável no É o regresso das máquinas do WRC aos arrumamentos em torno do icónico Forte de S. João Batista, na Foz do Porto. É o regressodasmáquinas do WRCaos arruamentos em tornodo ForteS. JoãoBatista O espaço conta com bancadas para o público com visibilidade para ecrãs gigantes, além de acesso a casas de banho e a pontos de venda de restauração e bebidas. A abertura de portas está marcada para as 14h00 e o programa da especial também inclui uma prova de Clássicos Desportivos, pelas 16h00, com a partida do primeiro concorrente do WRC agendada para as 19h03. Lousada volta a ter um papel importante no Vodafone Rally de Portugal, cabendo-lhe o papel de fechar o 1º dia, altura em que, percorridos os troços do Centro do País, começam a ficar mais os ritmos e prestações dos novos carros híbridos do WRC. A pista da Costilha em Lousada, já há muito habituada a ser palco de duelos do automobilismo mundial, proporciona aos pilotos uma oportunidade única de se defrontarem diretamente com os seus adversários em pistas paralelas, ao longo de 3,36 km. É desta forma sempre espetacular e marcante que termina o primeiro dia desta edição do Vodafone Rally de Portugal. Vodafone Rally de Portugal. A classificativa-espetáculo de 3,3 km encerra o programa de sábado. Os grandes duelos estão na Super Especial de Lousada 9

TOYOTA TOYOTA GAZOO RACING WRT Sébastien Ogier Idade: 38 País: França Embora mantenham os motores com 1.600 cc, turbo e 380 cavalos de potência, os novos modelos dispõem agora de um sistema híbrido plug-in com bateria de 3,9 kWh e um motor-gerador elétrico que fornece uma potência adicional, em aceleração, de 100 kW (135 cv), o que perfaz mais de 500 cavalos. O novo sistema recupera energia durante a travagem e pode ganhar até 80% da capacidade de carga em cerca de 20 minutos de carregamento durante as pausas no parque de assistência. Mas 2022 trouxe também um campeonato mundial baseado em combustíveis 100% sustentáveis, recorrendo a uma combinação de e-fuel e duas gerações de biofuel, para reduzir as emissões globais de CO2. A convicção geral é a de que o Mundial de Ralis é a plataforma certa para validar os novos combustíveis para a indústria automóvel. Forammantidos osmotores de1600 cc, turboe380 cv,mas agora trazemum sistemahíbridoplug-in combateria de3,9kWheummotor-gerador que fornece135 cv extra Em termos dinâmicos, os modelos continuam com a tração permanente às quatro rodas, mas perderam o diferencial central ativo, exigindo maior perícia ao volante. Também a caixa de velocidades reduziu para cinco velocidades. Os carros híbridos PRINCIPAIS CANDIDATOS Elfyn Evans Scott Martin Kalle Rovanpera Jonne Halttunen Takamoto Katsuta Aaron Johnston Benjamin Veillas 10

HYUNDAI HYUNDAI SHELL MOBIS WRT M.SPORT M-SPORT FORD WRT Ott Tanak Idade: 34 País: Estónia Thierry Neuville Martijn Wydaeghe Dani Sordo Candido Carrera Martin Jarveoja Sébastien Loeb Idade: 48 País: França Isabell Galmiche Gus Greensmith Jonas Andersson Craig Breen Paul Nagle Adrien Fourmaux Alexandre Coria 11

Juntos acumulam 17 títulos mundiais nos últimos 20 anos. Sebastien Loeb, num Ford Puma, e Sebastien Ogier, num Toyota GR Yaris, prometem luta intensa em Portugal, tal como já foi possível observar na prova de abertura desta temporada, em Monte Carlo, em que cada etapa foi disputada ao segundo, com Loeb a conquistar a vitória. Basta olhar para o palmarés dos dois franceses para perceber rapidamente que Portugal vai ter frente a frente os melhores pilotos de sempre. Começando por Loeb, o registo é impressionante: foram nove campeonatos do mundo seguidos, entre 2004 e 2012, somando até ao último Rally de Monte Carlo, em janeiro, um total de 80 vitórias em provas do WRC. Loeb vem a Portugal para tentar mais uma vitória, aliciado pelos troços de terra que caracterizam a prova do ACP. O francês regressou em 2020 e desde então tem feito apenas algumas provas do calendário. Loeb já conquistou80vitórias emprovas doWRC eagora tentamais uma Sebastien Ogier começou o seu domínio em 2013, mal Loeb saiu de cena e já tem o segundo melhor palmarés do Mundial de Ralis. Foram 6 campeonatos do mundo seguidos, entre 2013 e 2018, em 2019 o campeonato foi para Ott Tanak, mas 2020 e 21 voltaram a ser anos Ogier, que assim totalizou 8 campeonatos do mundo de ralis. É bem possível que Loeb aterre, em Portugal, aos comandos do seu próprio Os doismelhores domundo confrontam-seemPortugal helicóptero, determinado, como é hábito, a redefinir as fronteiras do possível. A tarefa não será fácil… nada que se compare a Monte Carlo, um terreno onde os dois Sébastien são, mesmo em part-time, de outro planeta. Loeb, por exemplo, só fez o Vodafone Rally de Portugal no Norte e Centro do país uma única vez, em 2019 (desistência). Publicamente, ninguém sabe ainda quantos ralis vai Ogier fazer este ano. Em janeiro, esteve a um passo de voltar a ganhar Monte Carlo e de bater Sébastien Loeb, até um furo no penúltimo troço abrir a porta para o seu ‘eterno’ rival. Doze antes, foi precisamente um duelo sem tréguas com Loeb que marcou a primeira vitória de Ogier no WRC, no Vodafone Rally de Portugal de 2010. Portugal vai ser o palco privilegiado para uma verdadeira batalha de condução entre os dois franceses. Ogier fez questãode regressar ao vodafoneRallydePortugal e testar oYaris empisode terra 12

14h00 / 15h00 15h00 / 15h45 15h55 / 17h10 17h25 17h40 17h45 / 18h30 19h03 Clássicos Desportivos (reconhecimentos a pé) PauloMartinho Clássicos Desportivos (Eliminatórias) Clássicos Desportivos (Finais) Clássicos Desportivos – Cerimónia de Pódio “WRC 50 anos” Desfile de viaturas WRC - (1ª série) 14h30 Abertura do Circuito ao público Super Especial de Lousada - Eurocircuito - 20maio +info: www.cm-lousada.pt

É aí que tudo começa e acaba e onde os adeptos podem ver de perto os protagonistas do Vodafone Rally de Portugal. A entrada é gratuita e o pódio final está marcado para a marginal de Matosinhos, perto da famosa Rotunda da Anémona, também com acesso livre no domingo. O que ver Matosinhos tem históricas ligações ao mar: desde a forte atividade piscatória, passando pelas famosas praias, sem esquecer o Porto de Leixões — o segundo maior porto artificial do País —, a população cresceu com um pé na terra e com outro na mar. Uma forte referência arquitetónica, Matosinhos é casa de nomes como Álvaro Siza Vieira e Souto Moura, dando-lhe também um destaque visto e reconhecido anualmente por pessoas dos quatro cantos do mundo. Entre as obras a destacar, a Casa de Chá da Boa Nova, fortemente assente em pedras e com uma vista deslumbrante para o mar, as Piscinas de Maré de Leça e a integração do Metro de Superfície, que acrescenta um toque mais urbano e dinâmico a todo o município, são perfeitos exemplos. Gastronomia A gastronomia de Matosinhos é Ocentrodeoperações do VodafoneRallydePortugal Matosinhos acolhe o centro de operações e o parque de assistência das equipas, na Exponor, e também o pódio final junto à Rotunda da Anémona praticamente sinónimo de uma só palavra: peixe. Apanhado diariamente, e distribuído pelos vários restaurantes e mercados de venda, a variedade que encontrará é fruto do trabalho árduo dos pescadores, que tratam do peixe de uma forma ainda tradicional. 14

Oficialmente, os primeiros quilómetros em pisos de terra dos novos WRC vão poder ser vistos, no dia 19 de maio (quinta-feira), no Shakedown do Rally de Portugal que, mais uma vez, volta a realizar-se em Baltar/Paredes. No fundo, é o derradeiro teste que pilotos e equipas têm para definirem ou corrigirem as últimas afinações, com horário previsto entre as 09h01 e as 14h00. O que ver Castelos, quintas, moinhos, igrejas, mosteiros medievais e solares brasonados são alguns pontos de atração que este município oferece; pontos estes que emolduram uma paisagem onde o antigo O1º testeemterra éemParedes se mistura com o natural. E onde o natural se mistura com o moderno. Entre serras e vales banhados por rios e ribeiras de águas cristalinas, há em cada canto vestígios de tradições passadas, que, com o passar dos tempos, resistiram à aproximação dos centros urbanos. Gastronomia A gastronomia de Paredes assenta nos bons produtos da terra, nos animais criados de forma orgânica e familiar e nas tradições de vários anos na confeção dos pratos da região. Ao visitar os principais restaurantes, o cabrito assado com arroz de forno, feito num alguidar de barro, é um nome que sem dúvida se salientará no menu. 16

POWEREDBYPASSION SHAKEDOWN BALTAR - PAREDES 19 / 05 / 2022 08:00 BILHETES À VENDA EM: ACP Online CMParedes/Posto de Turismo Kartódromo de Baltar www.cm-paredes.pt siga-nos: RALLYDEPORTUGAL.PT AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL BALTAR AVILADODESPORTOAUTOMÓVEL

Os concorrentes iniciam o dia bem cedo enfrentando o já tradicional traçado da Especial de Lousã que se desenrola numa densa zona florestal. Aqui a progressão é muito técnica e seletiva, consagrando a naturalidade e a dureza do cenário beirão. O troço culmina com a espetacular descida composta por inúmeros ganchos, terminando às portas da vila da Lousã. O que ver Lousã destaca-se por paisagens naturais de cortar a respiração. São as alturas rodeadas de verde que constituem grande parte desta terra. Na vila da Lousã, a planície funde-se com a Serra. Já nos arredores, é indispensável conhecer o lado lousanense das Aldeias Os ganchos da Lousã da terra, genuínos, cultivados ou criados com os cuidados necessários, como são consequentemente tratados com sentimento e história. O conhecimento, a habilidade, a técnica, passados dos mais sábios para as novas mãos que trabalham a terra, são elementos fulcrais que se notam exclusivamente no sabor. Podemos encontrar com facilidade, tal como nas regiões vizinhas, o cabrito asado, os maranhos, as chanfanas, os peixes do rio e o bacalhau do mar – tudo ensopado num molho azeitado e acompanhado por um miolo macio. As sobremesas têm também o cunho local, com a tigelada e as papas de carolo a roubaram as principais atenções. do Xisto — Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal, garantia de um excelente roteiro pela natureza. Gastronomia A gastronomia da Lousã é rica, não só porque assenta em produtos oriundos 18

ECOS DA SERRA, CAMINHOS DE FUTURO cm-lousa.pt Património de natureza, história, gastronomia e lazer. Serra de todos os sonhos, onde do alto dos seus mais de mil metros se vê mais longe e se ouve mais de perto. Numa sintonia de Aldeias de natureza única, as memórias repetem-se e a arquitetura icónica de xisto fala mais alto. Escute por si. Visite a Lousã.

Ao quilómetro 3, os concorrentes intercetam a versão original de 2019, para se deliciarem num andamento mais rápido, por entre as cumeeiras serranas. As exigências do rápido percurso não deixarão margem para erros, nem contemplação das deslumbrantes paisagens. O já tradicional gancho do Sobral marca a descida final proporcionando um frissom adicional aos pilotos do WRC na mais longa especial do dia. O que ver Góis tem uma posição geográfica privilegiada, pois não só se situa no coração do Distrito de Coimbra, como é preenchido por paisagens naturais abençoadas: o Vale do Ceira, considerado por quem o visita como o "Vale Encantado", e o Rio Ceira, uma fonte de vida da região percorrida por águas frescas e cristalinas. Com um pé na Serra da Lousã e outro na Serra do Açor, os montes não ficam claramente em segundo plano. Esteéumtroçoqueexige enormeperíciapor parte dos pilotos Gastronomia A comida em Góis é naturalmente variada e tradicionalmente assente nos produtos vindo da natureza — da criação dos animais, dos castanheiros e das nogueiras que crescem com abundância. Esta profusão de verde faz com que a produção do mel seja um ponto forte para a região. Entre diversos tipos, destaca-se o mel de urze. Mas há mais: muitos enchidos, queijos de todos os feitios (especialmente de cabra e de ovelha), azeite a litros e licores à escolha AEspecial deGóis éamais longadodia Repetindo o início de 2021, a classificativa de Góis embrenha-se na estrada florestal densamente arborizada que exige toda a técnica por parte dos pilotos (e com moderação, claro). Como pratos característicos e tradicionais de Góis, há ainda a sopa de castanhas (muito usual nas aldeias da serra, devido à abundância do fruto), sopa seca à moda de Álvares, bucho recheado, cabrito assado no forno, chanfana, galinha corada, torresmos, arroz de sardinhas, papa de nabos com sardinha frita, tibornada (bacalhau com batatas a murro). E para adoçar a boca: arroz-doce, bolo de Góis e o bolo da Várzea. 20

www.cm-gois.pt

Arganil é tido como um dos pontos altos de sexta-feira e até do próprio Vodafone Rally de Portugal, a par de Fafe, no domingo, mas uma das novidades volta a ser o troço de Mortágua, que em 2021 regressou ao figurino da prova após 20 anos de ausência. O desafio passa por um seletivo percurso que goza de um irrepreensível e rápido piso junto aos eucaliptais tão característicos desta paisagem — onde o equilíbrio entre a velocidade e técnica apurada podem ditar diferenças significativas na classificação. Equilíbrioentre velocidadee técnicapodeditar diferenças Em 2021, a classificativa de Mortágua foi fatal para as aspirações à vitória do piloto belga Thierry Neuville, que ao embater num morro à saída de uma curva, capotou o seu Hyundai. O dia fecha com a pista da Costilha em Arganil eMortáguadãoo ritmoaodia Repetindo o início de 2021, a classificativa de Góis embrenha-se na estrada florestal densamente arborizada que exige toda a técnica por parte dos pilotos Lousada que, com os seus 3,36 km em pistas paralelas, proporciona enormes duelos do automobilismo mundial. O que ver O património de Arganil anda de mãos dadas com a história, com o culto e o natural. Paragens como a Capela de São Pedro, a Igreja da Misericórdia e o Santuário do Mont’Alto são de carácter obrigatório. Com a natureza como pano de fundo, o concelho de Mortágua tem no seu legado patrimonial a Igreja Matriz, em honra da Nossa Senhora da Assunção, o Pelourinho Manuelinho, o Santuário de São Salvador do Mundo, além dos diversos moinho, azenhas e espigueiros de madeira. Em Lousada podemos descobrir muitos monumentos e sítios onde a história, o património e o meio ambiente se conjugam e proporcionam perspetivas únicas e vivências culturais que caracterizam de forma singular o território deste concelho. Gastronomia Arganil é terra de sopas, com a canja de galinha à Serrana, a Aferventada, o caldo de Castanhas, as papas Laberças e a típica sopa Serrana a cativaram os olhares — e também o estômago — de quem passa pela região. Ligada à celebre Batalha do Buçaco, está um prato tradicional de Mortágua – a Lampantana. Confecionado com carne de ovelha e vinho e servido em caçoila de barro - peça do artesanato local – os seus “segredos” de tempero e textura foram sendo transmitidos de geração em geração. Em Lousada imperam o cabrito ou anho no forno e a sopa seca doce, mas a grande surpresa chega através do basulaque, um prato característico de Meinedo, que usa miúdos de carneiro e o bucho, galinha, presunto e salpicão. 22

A prova especial de classificação de Vieira do Minho tem este ano um início renovado após a partida do Santuário da Senhora da Fé. Os concorrentes vão serpentear a serra evitando excessos, tendo a Serra do Gerês como pano de fundo, servindo também de vigilante na progressão dos concorrentes. Depois de se cruzar o asfalto na zona da Serradela, o troço entra numa zona mais clássica da Serra da Cabreira com alguns saltos à mistura. Mas depois vem aqueles que é considerado por muitos como o mais bonito troço do Vodafone Rally de Portugal: Cabeceiras de Basto. O troçode Cabeceiras deBasto é consideradodosmais bonitos daprovaportuguesa O troço começa na Área de Lazer da Veiga e os primeiros onze quilómetros decorrem em estradas já conhecidas, onde a dureza do piso aliado à elevada exigência técnica ditará grandes diferenças. A progressiva subida inicial antevê toda a velocidade pura que se Do verdedoGerês àbelezade Cabeceiras deBasto, passandopor Amarante O que ver Rodeada pela Serra do Gerês e pela Serra da Cabreira, Vieira do Minho tem vindo a destacar-se entre os adeptos de turismo rural e aqueles que viajam à procura de experiências radicais. Em Cabeceira de Basto recomenda-se a enormidade arquitectónica do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, seguida de uma visita à Casa do Tempo e também uma passagem, bem perto dos troços do Vodafone Rally de Portugal, pelas aldeias da Cabreira, das quais Busteliberne e Moimenta são excelentes exemplos. Amarante, S. Gonçalo e Tâmega são nomes que não se podem dissociar com facilidade na cidade banhada pelo rio Tâmega. Gastronomia Em terras minhotas, não podemos deixar de referir o queijo e o mel, às quais se juntam o também tradicional cabrito no forno e a vitela barrosã. Dos muitos sabores a provar em Cabeceiras de Basto, destacam-se o cabrito e vitela assada, a posta barrosã e o bacalhau assado. Cabrito serrano assado, bacalhau à Zé da Calçada ou vitela maronesa. Estes são três dos pratos do mapa gastronómico de Amarante. atingirá na zona mais planáltica, onde a fantástica paisagem natural enquadrará os concorrentes. Antes de atingirem o final, perto de Busteliberne e já no concelho de Cabeceiras de Basto digladiar-se-ão com uma inclemente e vertiginosa descida. Desde 2015, o troço de Amarante continua a ser a PEC mais longa da prova com um total de 37,24 km. O percurso desta classificativa inicia-se em Mondim de Basto e utiliza em grande parte o antigo Marão, um clássico do Rally de Portugal dos anos 80. Sítios como o gancho do Fridão, a Ponte da Guiné e o gancho da Sapinha são percorridos novamente este ano como foram pela primeira vez, em 1969. 24

LEVADA DE V Í B O R A 41.571429905079185, -7.98487197449721 41.571429905079185, -7.98487197449721 PERCURSO LEVADA DE VÍBORA BARRAGEM DO OURAL PORTO O´LHO 41.56018545476622, -7.983256029064881

Após o regresso na edição de 2021, o Vodafone Rally de Portugal volta este ano novamente às estradas do Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras. O traçado é um autêntico carrossel florestal, intercalando zonas rápidas com passagens bastante exigentes do ponto de vista da condução. Um energético despertar bem cedo em Felgueiras, no último dia de competição. Apesar de conservar poucas zonas comuns à versão original criada em 1986, o troço de Montim concentra no seu piso rápido toda a intensidade do último dia de prova. Sendo um troço bastante curto, é suficientemente intenso para ditar abandonos inesperados: vale a pena lembrar o dia em que o piloto espanhol Carlos Sainz, em 1993, Ocarrossel doMontedeSanta Quitériaea lotariadeMontim viu o seu Lancia capotar, obrigando-o à desistência. Montim reforça assim a sua importância, caso a decisão do vencedor seja decidida nos últimos quilómetros do rali. O que ver Os principais pontos de atração turística de Felgueiras são vários, mas será inevitável começar uma visita à cidade pelo Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, ou pela Igreja Matriz. Mas já que aqui chegou através do Vodafone Rally de Portugal, nada como ir ao Santuário de Santa Quitéria e, quem sabe, rezar pela vitória do seu piloto preferido. Gastronomia Em Felgueiras manda o Pão de Ló de Margaride. Apesar disso, não há qualquer subserviência por parte de pratos como o Cabrito assado no forno a lenha ou o Bacalhau à Felgueiras, finalizados por umas Cavacas e Lérias. SantaQuitériaéum autêntico carrossel, com zonas rápidas epassagens exigentes ña condução 26

Os seus 11,18 km albergam os dois maiores cartões de visita da prova: o Confurco e a passagem no asfalto — sem esquecer o Salto da Pedra Sentada, que encerra o troço com chancela de ouro. A ambos os locais acorrem muitos milhares de pessoas, “em peregrinação”, para assistir à passagem da caravana do WRC. A festa começa na tarde anterior, quando se começam a juntar espectadores que guardam o melhor lugar para assistir à passagem dos carros, e dura até ao último concorrente passar pelo troço que será também palco da Power Stage. Apoteose preparada para Fafe Considerada “A Catedral dos Ralis em Portugal”recebe este ano as lendas do passado e os pesos pesados que lá vão ser consagrados cuidado, na Praia fluvial da Barragem da Queimadela. Para turismo religioso, sem dúvida a Igreja Matriz de Fafe, um edifício medieval que fica bem no centro da cidade, tendo sido reconstruído e ampliado no século XVIII. Gastronomia À mesa vai ser tratado como um verdadeiro minhoto, sem poder deixar de experimentar a vitela assada à moda de Fafe, o arroz de pato ou chanfana. O que ver Fafe é uma cidade do distrito de Braga localizada na região do norte de Portugal. Para surpresa de muitos esta cidade esconde mais do que aquilo que podem esperar, desde casas construídas em pedras a zonas verdes para poderem relaxar. A Casa do Penedo tornou-se um dos maiores ícones da região e fica bem perto do troço, mas também pode aproveitar o calor que se faz sentir para mergulhar, sempre com 28

Pilotos com títulos, e muitos navegadores e diretores de equipa honrarão a 50ª edição do WRC (Campeonato do Mundo de Ralis FIA), em Matosinhos, durante os cinco dias de celebrações que terão lugar na quarta ronda da competição, o Vodafone Rally de Portugal (19 a 22 de maio). Um conjunto de carros históricos estará em exibição no Parque de Assistência, na Exponor, com os fãs a terem também uma rara oportunidade de ver muitos deles em demonstrações nas super especiais, ao longo dos quatro dias do rali. Presentes na efeméride estarão Campeões do Mundo como Sébastien Loeb, Sébastien Ogier, Walter Röhrl, Ari Vatanen, Miki Biasion, Carlos Sainz, Marcus Grönholm, Petter Solberg e Ott Tänak, que, entre eles, acumulam 28 títulos. Históricos doWRC celebram os 50anos da competição O maior encontro de sempre de Campeões do Mundo de Ralis FIA tem lugar no WRC Vodafone Rally de Portugal, para celebrar o meio século do Campeonato do Mundo FIA de Ralis, num verdadeiro festival de estrelas O vice-presidente da FIA para o desporto Robert Reid, Luis Moya, Christian Geistdörfer, Tiziano Siviero, Timo Rautiainen, Derek Ringer, David Richards e Martin Järveoja estão entre os co-pilotos que marcarão igualmente presença. Walter Röhrl, Ari Vatanen, Miki Biasion e Carlos Sainz marcampresençaemPortugal A lista é reforçada pelas vencedoras da WRC Ladies' Cup, Louise-Aitken-Walker e Isolde Holderied, bem como pelas suas co-piloto Tina Thörner, e Christine Driano. Michèle Mouton e Fabrizia Pons, a única dupla feminina a ganhar uma prova do WRC, estará igualmente presente. Outros convidados incluem o presidente da FIA Mohammed Ben Sulayem, o director-geral do WRC Promotor Jona Siebel e o presidente do Automóvel Club de Portugal, organizador do Vodafone Rally de Portugal, Carlos Barbosa. Renault Alpine A110 Lancia Stratos 30

Cerca de 30 carros clássicos irão representar a história da WRC. Entre eles, destaque para o A110, o modelo que ganhou o primeiro rali do WRC (Rallye Monte-Carlo), com Jean-Claude Andruet. Igualmente presentes estarão também os “monstros” do Grupo B, onde se incluem o Audi Quattro S1, A1 e A2, um Lancia Delta S4 e um Peugeot 205T16. Para serem apreciados, outros carros também emblemáticos como o caso de um Lancia Stratos, um Ford Escort RS1800 e um Opel Ascona 400, a que se juntarão os mais recentes Toyota Corolla e Hyundai i20. Muitas destas preciosidades serão cedidas pelo Slowly Sideways Group, a organização encabeçada pelo fotógrafo do WRC, Reinhard Klein. Cercade30 clássicos vão estar presentes para ilustrar a históriadoWRC O WRC foi lançado em 1973 e, desde então, já visitou 35 países. Portugal foi anfitrião logo na temporada inaugural, com o evento português deste ano a marcar a 619ª ronda do campeonato. As celebrações iniciam-se com um jantar de gala no Parque de Assistência, na quarta-feira, 18 de maio, onde se esperam mais de 200 personalidades do WRC. Na quinta-feira à tarde, os carros históricos estarão em exibição na partida do rali, na cidade de Coimbra, com alguns deles a participarem em demonstrações dinâmicas na Super Especial “Coimbra”. Outras exibições e desfiles estão agendados para Lousada, sexta-feira ao final da tarde, e também para a super-especial “Porto-Foz”, sábado também ao final da tarde. campeonato tão especial”, disse Jona Siebel, diretor-executivo do WRC Promoter. “A listadehistóricos doWRC que vai aPortugal, tanto humanos comomecânicos, éde ‘deixar águanaboca’ e recorda-nos que temos umdesportomaravilhoso, emque temos agrande sortedeestar envolvidos”. Röhrl vai liderar uma caravana na classificativa de Fafe, no domingo, entre as duas passagens do rali. Recorde-se que Fafe agraciou o Rally de Portugal em 1973 e o salto Pedra Sentada está, até hoje, entre as imagens mais populares do campeonato. A celebração da efeméride dos 50 anos do WRC é organizada pelo WRC Promoter, detentor dos direitos comerciais do campeonato, e pela FIA, o órgão dirigente do desporto automóvel mundial. “Toda a gente tem as suas memórias das emoções do WRC e esta é uma oportunidade única e maravilhosa para aqueles que têm ajudado a tornar o “Mas isto também é para os fãs. A visualização e o som dos grandes carros de ontem, guiados nos troços, evocarão memórias de arrepiar para quem vai ter a oportunidade de os ver na estrada.” Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, referiu: “Desde a época inaugural, em 1973, o Campeonato Mundial de Ralis FIA tem proporcionado uma ação espetacular para as audiências globais. Tem apresentado os carros mais icónicos, locais históricos e pilotos e co-pilotos lendários, que têm assegurado um lugar especial na história do desporto motorizado.” “A FIA tem impulsionado continuamente a evolução no sentido desportivo e técnico: este ano não é exceção, com o WRC a introduzir a tecnologia híbrida, o combustível sustentável e medidas de segurança avançadas”. WRC foi lançadoem1973 e já visitou35países Opel Ascona 400 Audi Quattro 31

Dos 27 modelos que fazem parte da história do Vodafone Rally de Portugal, há 10 que se destacam, numa seleção que será sempre subjetiva Com 55 anos de história, o Rally de Portugal foi atravessado por diversas gerações de carros. No leque dos 27 modelos que tiveram a honra de vencer a prova portuguesa, alguns tornaram-se verdadeiras lendas. O Lancia Delta (nas versões 4WD, Integrale, Integrale 16V e HF Integrale “Deltona”) foi o mais vitorioso de sempre na história do Vodafone Rally de Portugal. Cinco triunfos ajudaram a tornar o modelo num ícone da prova portuguesa e do WRC. Fiat 131 Abarth e Subaru Impreza também têm lugar cativo entre os carros mais bem-sucedidos da prova. Com cerca de 230 cavalos de potência, o 131 Abarth foi responsável por três das cinco vitórias de Markku Alen (1977, 1978 e 1981). OLanciaDelta, nas suas várias versões, édosmais vitoriosos emPortugal 10 carros emblemáticos –, servem para justificar as qualidades técnicas daquele modelo, que combinava um potente motor turbo com tração integral, um trunfo difícil de bater. Da mesma geração, o Lancia Rally 037 apaixonou e ainda apaixona os amantes dos ralis. Mesmo sem registo de qualquer vitória no Rally de Portugal – o melhor que conseguiu foram cinco pódios –, aquele que na altura foi apelidado do “o F1 de estrada” só não chegou mesmo mais longe por ter apenas duas rodas motrizes. E porque muito do passado do Vodafone Rally de Portugal foi “escrito” com a Lancia, também o Stratos HF não pode ser esquecido. Bastou um esclarecedor triunfo em 1976, pela mão de Sandro Munari, para tornar inesquecíveis as prestações e o som do seu motor V6 de 260 cv. Mais vitoriosos, Citroën C4 WRC (2007, 2009 e 2010 com Sébastien Loeb) e Volkswagen Polo WRC (2013, 2014 com Sébastien Ogier; 2015 com Jari-Matti Latvala), por três vezes subiram ao mais alto lugar do pódio. A completar a lista dos 10 carros que mais se destacaram na história do Vodafone Rally de Portugal, há ainda espaço para o Toyota Celica e o Mitsubishi Lancer Evo. Qualquer um dos modelos assegurou também três triunfos em Portugal. Já a história de sucesso do Subaru Impreza assume contornos diferentes. Começa por estar ligada ao Grupo A, quando Carlos Sainz somou a sua primeira vitória em Portugal, em 1995, com o Impreza 555 da Prodrive, passando depois pelos primeiros anos dos World Rally Car, com os triunfos de Colin McRae (1998) e Richard Burns (2000). Depois disso, o Impreza só voltou “à ribalta” em 2005, em modo “Grupo N”, com o sueco Daniel Carlsson a vencer essa edição no Algarve. Falar dos carros mais emblemáticos do Rally de Portugal sem falar do Audi Quattro seria “sacrilégio”. Três vitórias consecutivas – em 1982 com Michèle Mouton, que nesse rali passou a ser a primeira mulher a vencer no WRC, e em 1983 e 1984 com Hannu Mikkola Fiat 131 Abarth 32

As emissões de carbono dos mais de 120.000 litros de combustível consumidos durante os quatro dias da prova serão compensadas através do programa de compensação carbónica da bp Portugal (programa de compensação carbónica da bp Portugal e www.bp.pt). O ACP estimou um consumo de mais de 120 mil litros de combustível – gasolina 98, gasolina WRC, gasóleo e jet fuel – para todos os veículos intervenientes na prova: carros de competição, organização, controlo, segurança, helicópteros, GNR e Bombeiros. A bp Portugal, através do seu programa de compensação carbónica, irá compensar as emissões de carbono calculadas do combustível consumido durante o WRC Vodafone Portugal através do bp Target Neutral. As emissões de carbono serão calculadas numa base Tank to Wheel, abrangendo apenas “Achievement of Excellence”, esta acreditação ambiental é obrigatória desde 2018 para todos os ralis do campeonato do mundo. As boas práticas ambientais sãoumamarcadaprova A redução de consumo de papel, comunicação ambiental e formação, prevenção de poluição do solo e da água, transporte e gestão integrada de resíduos sólidos, são os pontos auditados pela FIA para atribuir a certificação. o consumo do combustível durante a prova. O bp Target Neutral retirará a quantidade equivalente de créditos de carbono, gerados por projetos globais que reduzem as emissões, alguns dos quais contribuem para melhorar a vida de milhões de pessoas através de um melhor acesso à energia, saúde, educação e emprego. Os créditos de carbono provêm de projetos de redução de carbono, que são verificados de forma independente e, além de reduzirem as emissões de carbono, alguns contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As boas práticas ambientais são uma marca do WRC Vodafone Rally de Portugal que, detém, desde 2017, o nível máximo de acreditação ambiental por parte da Federação Internacional do Automóvel (FIA). Denominada WRCVodafoneRallydePortugal vai ver compensadas as emissões de carbono do consumodo combustível usado nos veículos duranteaprova. 34

É UMA MARCA PORTUGUESA

Os números doRally PLACAS SINALÉTICA CIMENTO PLÁSTICO 700 1.300 JERSEYS 10 mil VIATURAS ORGANIZAÇÃO 250 LUGARES DE BANCADA 14 mil POSTOS TRABALHO EXPONOR 500 VIATURAS CREDENCIADAS 7.500 TENDA 1.800 m2 REDE 50 km ESTACAS 16 mil GRADES BAIXAS 10 km GRADES ALTAS 5 km ROLO MANGA 140 km Eco Marshall 15 De forma a garantir a segurança e a proteção ambientail, preocupações fundamentais no Melhor Rally do Mundo Marshall 500 12.500 PESSOAS CREDENCIADAS SEGURANÇA E PROTEÇÃOAMBIENTAL 36

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=