AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2025 | 9 diversidade do setor e, acima de tudo, a facilidade com que se consegue trocar a carta de condução estrangeira por uma nacional. Um processo bastante simples e com poucos mecanismos de fiscalização de competências. Também em agosto de 2025, estavam registados quase 36 mil veículos afetos à atividade TVDE. A maioria ainda utiliza motorização a combustão, embora os veículos elétricos já representem uma parte relevante da frota (36% da frota). Quanto à antiguidade, verifica-se uma distribuição equilibrada, mas a fatia mais considerável da frota (17%) encontra-se na faixa entre os quatro e os sete anos, precisamente a idade máxima imposta às viaturas afetas ao serviço TVDE. Formação em cheque Desde dezembro de 2024, a formação de motoristas TVDE está sujeita a novas regras, com exames finais obrigatórios, critérios mais exigentes e separação entre entidades formadoras e operadores, para evitar conflitos de interesse. As alterações visaram reforçar a qualificação profissional, melhorar o serviço prestado e deram ao IMT maior importância: passou a supervisionar todo o processo. Apesar destas mudanças, todo o processo de formação continua a suscitar críticas pela sua falta de exigência, especialmente no que concerne aos requisitos iniciais. Atualmente para obter o certificado de motorista, é apenas necessário ter carta de condução da categoria B há mais de três anos (com averbamento no grupo 2), frequentar com aproveitamento um curso ministrado por entidade certificada pelo IMT, ser aprovado em exame teórico realizado pelo IMT ou por centro autorizado, apresentar registo criminal limpo e solicitar a emissão do certificado. O curso inicial tem duração mínima de 50 horas e pode ser feito parcialmente em e-learning. Inclui conteúdos sobre legislação, condução, regulamentação, comunicação, primeiros socorros e emergência. A formação deve ser renovada de cinco em cinco anos, através de um curso teórico de 8 horas. O próprio IMT admite que cerca de 30% dos candidatos reprova nos exames para motoristas, um número que, por si só, já revela falhas na Em agosto de 2025, estavam registados 35.958 veículos afetos à atividade TVDE. A maioria da frota ainda é composta por viaturas com motorização a combustão interna, representando 58,5% (21.035 veículos). Os veículos elétricos já são 36% da frota (12.946) e os híbridos 5,5% (1.977). No que respeita à idade dos veículos, a distribuição é relativamente equilibrada. Cerca de 10% têm menos de um ano, 13% estão entre um e dois anos, 14% entre dois e três, e 13% entre três Frota em expansão: mais veículos, nem todos mais verdes VEÍCULOS ATIVOS: 35.958 e quatro anos. As faixas com maior representatividade situam-se entre os quatro e os sete anos, com cada uma a representar aproximadamente 17% da FONTE: IMT frota. Estes dados evidenciam que, embora haja renovação, uma parte substancial da frota já ultrapassou os quatro anos de atividade.•
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