58 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2025 No início do século XX, o Estoril atraía visitantes mesmo depois da época balnear, com a realização do Salão de Outono. Um certame onde se exibiam novidades em stands “todos eles demonstrações de bom gosto”, como referia o Diário de Lisboa E a edição de 1925 não foi exceção com a imprensa a destacar alguns stands de maior visibilidade como os da Empresa Electrica Limitada, Tapetes de Beiriz, Radio Lisboa, Aguas Minerais ou Fabrica da Cerveja Estrela. Era uma espécie de FIL num formato ainda muito rudimentar, também com algumas marcas de automóveis a marcarem presença. Caso da RollsRoyce, Packard, Studebaker ou Buick. Ainda no âmbito deste animado evento, realizou-se um Salão Automóvel, que motivou Sebastião de Sousa Teles, membro da direção do ACP, a realizar uma corrida automobilística que ficou conhecida como o I Circuito do Estoril. Organizado em apenas duas semanas e com um traçado desenhado à volta do parque do Estoril, a iniciativa contou com 18 participantes, alguns deles “os nossos melhores volantes já aureolados de grande fama” desejosos de voltar a exibir a performance dos seus carros. Não fosse a intensa chuva que se fazia sentir no dia da partida (10 de outubro), o circuito tinha prevista uma extensão de 15 km, correspondente a seis voltas ao parque do Estoril. I Circuito do Estoril foi há 100 anos Últimas Mas a organização viu-se obrigada a adiar a prova para o dia seguinte com apenas duas voltas ao parque num piso de tal forma enlameado pelo mau estado do tempo, que desafiava duplamente a destreza dos pilotos. Quem melhor deu provas de estar à altura daquele cenário adverso foi Carlos Eduardo Bleck ao terminar o circuito em 5m e 20s e uma média de 70 km/h, velocidade considerada excelente para a época.
RkJQdWJsaXNoZXIy Mjc2MDEwOQ==