Revista ACP junho

Nº 802 l JUNHO 2025 l PVP 2,50€ l Periodicidade Trimestral l Diretora Rosário Abreu Lima Pilotos ACP O orgulho de vestir o clube Vodafone Rally de Portugal Prova do ACP no Mundial até 2028 ACP Elétrico do Ano Vote e ganhe um Renault E-Tech elétrico

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AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 | 3 Editorial O elefante na sala Se uma mensagem não desperta interesse, não é relevante, é ignorada pelo público. O cérebro humano tem uma capacidade limitada de atenção e dá prioridade a informações que chamam a sua atenção de alguma forma. Esta teoria do desinteresse está devidamente estudada e parece servir de exemplo com o que estamos a viver em Portugal na sinistralidade rodoviária. O aparente desinteresse dos condutores pelos anúncios das inúmeras operações de fiscalização à condução com álcool, à velocidade, ao uso do telemóvel, entre outras, verifica-se no balanço final das mesmas. Apesar, e bem, dos avisos, continuamos alegremente a ser o país da União Europeia com maior insegurança rodoviária. A Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária está algures numa gaveta CARLOS BARBOSA PRESIDENTE DO AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL Apesar dos avisos, continuamos alegremente a ser o país da União Europeia com maior insegurança rodoviária. tantas vidas perdidas, estragadas, famílias desfeitas e custos tremendos para o erário público. Da parte do ACP, continuaremos a defender a segurança rodoviária, apresentando propostas concretas e efetivas para a redução da sinistralidade. E no que depender do clube, o elefante deixa a sala em paz. Em tempo de verão e férias, estamos ainda mais próximos de si. Na assistência em viagem, nos benefícios aos sócios e na literacia digital. Três prioridades que se diferenciam desde logo: no ACP, a assistência em viagem é à pessoa e não ao veículo; no ACP, os descontos fazem mesmo a diferença; no ACP não deixamos ninguém para trás. Desejo a todos umas férias retemperadoras, com viagens prudentes e seguras. Sem pressa de chegar nem manobras perigosas. • desde 2022 à espera de que alguém a ponha em prática até 2030, já que, por ironia, se chama “Visão Zero 2030”. E de facto parece mesmo haver visão zero para este problema. Antes de sair, o ex-responsável pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária traçou um panorama negro e, ao fim de seis anos em funções, chegou à conclusão de que a situação não pode ser revertida apenas com campanhas e fiscalização. E acrescento eu, falta, antes de tudo, vontade política, um rumo e uma estratégia. Entretanto, chegou um novo dirigente à ANSR, que fez saber da intenção de reduzir a taxa de álcool na condução, seguindo o exemplo de Espanha. Uma medida avulsa, seguramente com boas intenções, mas muito longe de resolver a situação. O Governo caiu, fizeram-se as eleições, e agora com um novo executivo, o elefante dança na sala, alimentado pelos números galopantes da sinistralidade rodoviária e notícias trágicas como há muito não se viam. Aqui chegados, é tempo de saber se finalmente vamos agir, com determinação e empenho para evitar Da parte do ACP, continuaremos a defender a segurança rodoviária, apresentando propostas concretas e efetivas para a redução da sinistralidade.

4 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 AGENDA 26 DE JULHO PASSEIO Especial dia dos Avós 1 A 15 DE JULHO CONCURSO ACP Elétrico do Ano Receba todas as semanas a newsletter da Revista ACP Basta fazer a sua subscrição em acp.pt ou seguir o link no QR Code. SUMÁRIO 28 DE JUNHO EFEMÉRIDE Carocha Fest Evento celebra os 90 anos de um dos mais emblemáticos carros Conheça o Palácio Fronteira numa visita guiada pela Marquesa de Alorna Votação para a categoria Premium, a segunda das quatro a concurso 13 DE SETEMBRO ACP CLÁSSICOS Rally ACP Clássicos Prova vai percorrer as principais estradas de Mafra e Torres Vedras 18 DE JUNHO ACP GOLFE Circuito Semana O torneio vai disputar-se no Belas Clube de Campo 24 DE JUNHO ACP GOLFE Sunset ACP Golfe 3ª prova tem encontro marcado no Lisbon Sports Club 28 26 40 46 06 ACP na FIA Fiéis ao ACP Viagens O 1º carro de Silva Pires Unir idades Carlos Barbosa eleito para órgão executivo Quando uma casa liga gerações Sócios distinguidos pelo clube Circuitos exclusivos pelo mundo Jornalista recorda o Austin 850 que herdou da mãe PROPRIEDADE E EDIÇÃO Automóvel Club de Portugal,pessoa coletiva de utilidade pública nº 500700800 e matriculada na Conservatóriado Registo Comercial sob o mesmo número, com sede na Rua Rosa Araújo, 24-26, 1250-195 Lisboa SEDE DA REDAÇÃO Rua Rosa Araújo 24-26, 1250-195 Lisboa 213 180 100 / [email protected] DIRETORA Rosário Abreu Lima REDAÇÃO Francisco Costa Santos João Delfim Tomé José Varela Rodrigues Mário Leite de Vasconcellos Ricardo Paz Barroso EDIÇÃO GRÁFICA Inês Bento FOTOGRAFIA Interslide, Arquivo ACP, iStock DIRETOR COMERCIAL Tomaz Alpoim PUBLICIDADE Francisco Cortez Pinto Elizabette Caboz DIRETOR GERAL COMERCIAL Luís Figueiredo IMPRESSÃO Lidergraf | Sustainable Printing, com sede na Rua do Galhano, nº15, 4480-089 Vila do Conde TIRAGEM MÉDIA 181.000 exemplares PERIODICIDADE Trimestral O ACP é alheio ao conteúdo de publicidade externa. A sua exatidão e/ou veracidade é da responsabilidade exclusiva dos anunciantes e empresas publicitárias. ISSN 0870-273X Depósito Legal nº 2675/83 Nº de Registo ERC 100226 Estatuto editorial em acp.pt Nº 802 JUN 2025

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL SETEMBRO 2024 | 5 2 ANDARES O NOSSO CATÁLOGO É GRATUITO! Consulte o nosso catálogo, com atualizações frequentes, no conforto da sua casa e sempre que quiser. AVALIAÇÕES GRATUITAS A nossa visita de avaliação é essencial, gratuita e sem compromisso. Seja a norte ou a sul de Portugal, Açores ou Madeira. PLATAFORMA ELEVATÓRIA ELEVADOR DOMÉSTICO ELEVADOR DE ESCADAS Design discreto - Calhas encostadas na parede para ocupar o mínimo espaço quando o elevador está no outro andar. Design elegante - Cabine fechada com 2 metros de altura. Toque único para início de viagem. Para casas particulares até 2 andares Discreto e silencioso Moderno e seguro com ecrã digital e telefone Disponível em 3 tamanhos - Pequeno, Médio e Grande Não necessita de obras Sem contratos de manutenção obrigatória Anúncio publicado por LEVITA, Lda Lisboa: Estrada Consiglieri Pedroso, nº 71, Edifício D, 1º Frente, Queluz de Baixo, 2 730-055 Barcarena Guimarães: E.N. 105, Nº 3019 Nespereira GMR. 4835-517 Guimarães www.levita.pt / [email protected] Ao seu lado sempre! Chamada grátis 800 181 438 Ligue hoje e fale connosco TAL COMO VISTO NA TELEVISÃO

6 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Entrevista “O ACP inspira confiança, tem bons serviços e um crescimento sustentado pela crescente oferta dirigida aos sócios” José António Silva Pires tem boas memórias do seu primeiro carro, que foi trocado quando começou a trabalhar como jornalista estagiário Qual foi o seu primeiro carro? Foi um Austin 850, azul, herdado da minha Mãe, cuja matrícula nunca esqueci: HL-90-46. Foi um carro que marcou a sua época… O Mini era uma moda e um dos carros de sonho da gente nova, mas havia opções mais de acordo com os meus sonhos, como o Cooper 1000 e o inesquecível Cooper S. Qual é a melhor recordação que guarda dele? As memórias são tantas… Mas não esqueço, por exemplo, ter mandado instalar um escape central sem “miolo”que o meu Pai mandou retirar. Teve-o durante quanto tempo? Meses depois, em outubro de 1971, entrei para a redação do Diário de Notícias e, mesmo com o vencimento de estagiário, decidi comprar um Austin 1000. É um jornalista com forte ligação ao mundo automóvel. O que mais o atrai no universo das quatro rodas? Os automóveis são uma paixão que dura para a vida. Continuo a vê-los como um objeto de liberdade e evasão e a surpreender-me com a evolução fantástica da indústria, acelerada pela eletrónica. E gosta de automóveis clássicos… Muito. E por via profissional tenho o privilégio de viajar no tempo e experimentar o prazer daquilo que foram sonhos de outros tempos. Estão a milhas dos carros de hoje, mas oferecem um prazer de condução inigualável. Que tipo de condutor se considera? Hoje, menos impaciente e nervoso. Deve ser da idade. Para si o ACP é sinónimo de… Confiança, bons serviços e crescimento sustentado pela crescente oferta dirigida aos sócios. Tenho uma ligação especial com o clube porque também chefiei a redação desta revista quando passou a mensal e também na dobragem da barreira dos 100.000 sócios. • Austin 850 desenhado por José António Silva Pires

8 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Mais do que um clube, uma identidade

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 | 9 Desde o primeiro automóvel que o ronco do motor desperta emoções e uma adrenalina a que só o desporto motorizado consegue dar razão. Uma verdade que acabou por estar na origem do ACP, quando o grupo de fundadores do clube organizou a primeira corrida da Península Ibérica, em 1902. Um ano depois nascia o ACP. O bichinho das corridas tem sido alimentado de geração em geração, e quando o hobby é rotina e há talento torna-se profissão. Dos mais consagrados, como Armindo Araújo ou Bianchi Prata, aos mais promissores, como Manuel Espírito Santo, o apoio do ACP aos seus pilotos não falta Dos ralis e todo-terreno (TT) à velocidade, em quatro ou duas rodas, o clube apoia atualmente 22 versáteis pilotos. Qual é o propósito? Fomentar o desporto motorizado e elevar os pilotos que melhor representam a ambição pela vitória, a ética, a excelência e a responsabilidade ao volante. A promoção do desporto automóvel está na génese do clube. Para assinalar o trabalho do Automóvel Club de Portugal no desporto motorizado, promovemos um encontro de todos os pilotos ACP. O pódio desta reunião foi a Sociedade de Geografia de Lisboa, edifício centenário onde o ACP foi fundado há 122 anos (ver página 18). Entre fotos e vídeos na Sala Portugal, na Sala da Índia e na Sala Algarve, todos foram partilhando histórias e experiências, num ambiente de fair-play. Vozes da experiência Aos 47 anos, Armindo Araújo é dos mais consagrados. Esteve em 176 ralis, foi sete vezes campeão nacional absoluto e duas vezes campeão do mundo de ralis de produção. Bianchi Prata aprendeu a andar de moto numa Mobylette e Armindo Araújo vence nos carros, mas prefere as motos ACP apoia atualmente 22 pilotos, de diferentes categorias. A promoção do desporto motorizado está na origem do clube

10 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Tema de Capa António Maio Armindo Araújo MODALIDADE: TODO TERRENO IDADE: 38 DESTAQUES DE CARREIRA: 8X CAMPEÃO NACIONAL TT E 22X CAMPEÃO NACIONAL NOUTRAS CLASSES MODALIDADE: RALIS IDADE: 47 DESTAQUES DE CARREIRA: 7X CAMPEÃO NACIONAL DE RALIS; 2X CAMPEÃO DO MUNDO DE RALIS – PRODUÇÃO Bernardo Pinheiro MODALIDADE: VELOCIDADE IDADE: 21 DESTAQUES DE CARREIRA: 2.º LUGAR NA LIGIER EUROPEAN SERIES (2023); 4.º LUGAR NO EUROPEAN LE MANS SERIES EM LMP3 (2024) Duarte Pinto Coelho MODALIDADE:VELOCIDADE IDADE: 18 DESTAQUES DA CARREIRA: CAMPEÃO NACIONAL DE KARTING (2020) Manuel Espírito Santo, Noah Monteiro, Pedro Perino e Duarte Pinto Coelho são os mais novos dos pilotos ACP. Procuram a glória na velocidade. Curiosamente, prefere as duas rodas.“A minha grande paixão são as motos”, afirma. Teve a primeira aos seis anos e chegou a ser vicecampeão nacional de enduro, na classe 50 cc, mas foi nos automóveis, a partir de 2000, que conheceu o sabor das grandes vitórias. Mantém a ligação com o ACP há 20 anos. José Pedro Fontes, 49 anos, também ele um dos mais experientes pilotos de ralis, sorri quando perguntam por episódios na cena automóvel.“As histórias que têm mais piada não posso contar”, brinca. Diz que nasceu numa “família de pilotos” e que teve “a sorte” de se tornar profissional.

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 | 11 Carpinteiro Albino Gonçalo Amaral MODALIDADE: RALIS IDADE: 53 DESTAQUES DA CARREIRA: 2X CAMPEÃO NACIONAL DE NOVAS ENERGIAS (2022 E 2023) MODALIDADE: TODO-TERRENO IDADE: 26 DESTAQUES DA CARREIRA: VENCEDOR DO RALLY-RAID PORTGUGAL — CLASSE RALLY 3 (2024) Gonçalo Guerreiro MODALIDADE: TODO-TERRENO IDADE: 24 DESTAQUES DA CARREIRA: 3X VENCEDOR DA BAJA PORTALEGRE 500 (2021, 2022 E 2024); CAMPEONATO NACIONAL SSV (2022) Guilherme Oliveira MODALIDADE: VELOCIDADE IDADE: 20 DESTAQUES DA CARREIRA: 2.º LUGAR NO EUROPEAN LE MANS SERIES EM LMP3 (2022) Em nome da segurança, mas também do desporto Há pontos em comum nas histórias dos pilotos. O gosto é transmitido pela família, o talento dita o percurso Passou por quase todas as disciplinas do desporto automóvel, mas confessa “manter uma grande paixão pelos ralis”, onde se estreou há quase 30 anos. Objetivos? “Em cada etapa da carreira há desafios diferentes. Agora estamos a ser desafiados pelos mais jovens e isso dá-me gozo”, responde o campeão nacional de ralis em 2015 e 2016. Há pontos em comum na história destes pilotos. A paixão tem raízes na família – responsabilidade de avós, pais ou tios – e o contacto com as máquinas e com as provas inicia-se muito cedo nas suas vidas. A predisposição dos mais próximos e o talento ditam o caminho. Miguel Barbosa é um exemplo disso. “O desporto automóvel é a minha paixão”, diz o campeão nacional de todo-terreno (TT) por oito vezes. Aos 47 anos, lembra que começou, precisamente, no ACP ao tirar a sua primeira licença para competir nos karts, quando o clube tinha competências de federação. Passou pela velocidade, onde foi campeão nacional duas vezes, e pelos ralis. Barbosa é também o responsável por Gonçalo Guerreiro ser piloto ACP. Aliás, é o mais recente piloto apoiado pelo clube. Aos 24 anos, Guerreiro já se distingue dos demais em TT. As três vezes que venceu a Baja Portalegre 500, a conquista do título nacional de SSV em 2022, e o segundo lugar no Rally Dakar Challenger de 2025 captaram a atenção do clube e dão garantias para o futuro deste jovem que compete na categoria T4. O sonho é o Dakar, mas Guerreiro sabe que o “caminho ainda é longo”. Luís Portela de Morais, com carreira em TT e no Rally-Raid partilha que esteve na primeira Baja Portalegre, em 1987,“quando estava na barriga da mãe" e, desde aí, está ligado ao desporto motorizado. Participou três vezes no Dakar e a ambição, além de ganhar,“é tentar ser um exemplo, ser melhor do que era no dia anterior”. O ACP, há mais de 25 anos, que contribui ativamente na criação de talento com o curso de formação karting, que muitas vezes é a porta de entrada para os mais jovens no mundo do desporto motorizado. O curso não só ensina a correr nas pistas como forma os pilotos em matéria de mecânica e interpretação dos regulamentos das provas. Formar e descobrir jovens talentos nacionais é um dos objetivos do ACP. O piloto Guilherme Oliveira é um dos exemplos. •

12 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Tema de Capa Inês Grancha José Pedro Fontes MODALIDADE: RALIS IDADE: 40 DESTAQUES DA CARREIRA: CAMPEÃ NACIONAL DE RALIS (2016) MODALIDADE: RALIS IDADE: 49 DESTAQUES DA CARREIRA: CAMPEÃO NACIONAL DE RALIS (2015 E 2016) Luís Portela de Morais MODALIDADE: TODO-TERRENO IDADE: 37 DESTAQUES DA CARREIRA: 3.º LUGAR NO RALLY DU MAROC (2018) Manuel Espírito Santo MODALIDADE: VELOCIDADE IDADE: 21 DESTAQUES DA CARREIRA: 5.º LUGAR EUROPEAN LE MANS SERIES EM LMP3 (2024) Através dos pilotos, o clube também está presente nos ralis que promovem novas fontes energéticas Pilotos Todo-Terreno: Luís Portela de Morais (em pé), Gonçalo Guerreiro (em cima), Inês Ponte Grancha (sentada à esquerda), Miguel Barbosa, Maria Luís Gameiro (sentada na primeira fila à esquerda), e Telmo Pinão. Novas Energias Eduardo Carpinteiro Albino transporta-nos pela história do desporto motorizado. O pai, o histórico Carpinteiro Albino, ganhou o primeiro rali de Portugal e Eduardo mantém o legado.“Sempre estive ligado aos automóveis de várias maneiras”, afirma. Procurou o sucesso nos ralis, mas não foi além da categoria de “iniciados”. Seguiram-se anos como navegador de Miguel Barbosa numa equipa de TT, mas é nas novas formas de mobilidade que encontra o sucesso. Compete no Campeonato Nacional de Novas Energias, que promove fontes energéticas alternativas. Já venceu o campeonato por duas vezes. “A prova é muito interessante para divulgar as novas formas de mobilidade”, diz.

Consumo combinado (l/100km): 6,9. Emissões de CO2 em ciclo combinado (g/km): 156. A garantia de 7 anos sem limite de quilómetros da Hyundai é apenas aplicável aos veículos ligeiros de passageiros matriculados a partir de 1 de setembro de 2019, vendidos por um concessionário autorizado da rede Oficial Hyundai Portugal a um consumidor final, de acordo com os Termos e Condições constantes no Passaporte de Serviço. Híbrido | Híbrido Plug-in | Gasolina Novo Hyundai TUCSON. A sorte conduz-se. A vida é uma viagem surpreendente, mas agora está preparado para acelerar para o inesperado com toda a confiança. Porque independentemente do que o caminho lhe reserve, tem a sorte de poder contar com o design sofisticado, espaço interior redesenhado e tecnologia inteligente de última geração do novo Hyundai TUCSON. Não espere pela sorte. Conduza-a agora.

14 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Tema de Capa Maria Luís Gameiro Mariana Machado MODALIDADE: TODO-TERRENO IDADE: 46 DESTAQUES DA CARREIRA: CAMPEÃ NACIONAL DE PORTUGAL E ESPANHA EM TT (2023 E 2024) MODALIDADE: VELOCIDADE IDADE: 24 DESTAQUES DA CARREIRA: 1.º LUGAR NA LADIES CUP (2024) Martim Ventura MODALIDADE: TODO-TERRENO IDADE: 24 DESTAQUES DA CARREIRA: CAMPEÃO NACIONAL EM TT (2024); VENCEDOR DA BAJA PORTALEGRE (2024) Miguel Barbosa MODALIDADE: TODO-TERRENO IDADE: 47 DESTAQUES DA CARREIRA: 8X CAMPEÃO NACIONAL EM TT; 2X CAMPEÃO NACIONAL EM VELOCIDADE As pilotos ACP Maria Luís Gameiro e Inês Ponte Grancha estiveram na edição de 2025 do Rally Jameel, na Arábia Saudita, uma prova só para mulheres. “Num elétrico consigo ter uma velocidade de resposta que não consigo nos carros de combustão”, acrescenta. O mesmo desafio é partilhado por Nuno Serrano, que foi o primeiro campeão de Novas Energias e também é piloto ACP. Ambos partilham ainda o gosto pelos ralis de regularidade com carros clássicos. Mulher ao volante, vitória constante Salvo algumas exceções, o desporto motorizado tem sido praticado sobretudo por homens. Mas o talento, o desportivismo e a paixão pela aventura e pela competição também são valências femininas. O panorama está a mudar e Maria Luís Gameiro e Inês Ponte Grancha são exemplos. “Devia haver mais mulheres. Estamos a colorir cada vez mais este desporto, mas ainda somos poucas. Há lugar para mais mulheres e muito boas pilotas”, defende a empresária Maria Luís Gameiro, que é piloto ACP em TT e compete há três anos. A ligação às corridas surge através do marido, José Gameiro, que também é piloto.“Só via de fora, mas tinha sempre o sangue a ferver para conseguir entrar. Felizmente tive essa oportunidade e fi-lo assim que pude”, relata a campeã em Portugal e Espanha (2023 e 2024). O emblemático Rally Jameel, prova exclusivamente feminina na Arábia Saudita, faz parte da carreira e a piloto fez história no Dakar 2025 ao tornar-se a primeira mulher portuguesa a competir na prova 16 anos após a última participação feminina do país. Inês Ponte Grancha está ligada ao desporto automóvel desde muito cedo. Entra em ralis desde os 16 anos, é navegadora do piloto José Pedro Fontes. Em 2016, sagrou-se campeã nacional de ralis, tendo sido a primeira mulher a fazê-lo. Esteve também no Rally Jameel de 2025 como copiloto de Maria Luís Gameiro, mas nem só de ralis se faz o percurso da navegadora.“Também faço, esporadicamente, o campeonato TT em Portugal e já fui vice-campeã”, conta. É fisioterapeuta de profissão, mas “os automóveis são a grande paixão”. A seguir as pisadas da Inês e da Maria Luís está Mariana Machado, mas na velocidade. A jovem piloto entrou no mundo das corridas por influência do pai. Começou nos karts aos cinco anos e, em 2015, foi campeã nacional. Aos 19 anos tem no palmarés a Ladies Cup de 2024 e uma presença no FIA Motorsport Games de 2022. O foco está no campeonato

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 | 15 Noah Monteiro Nuno Serrano MODALIDADE: VELOCIDADE IDADE: 15 DESTAQUES DA CARREIRA: 1.º LUGAR IAMES FRANCE (2022); 2.º LUGAR FIA EUROPEAN CHAMPIONSHIP DA ESLOVÁQUIA (2024) MODALIDADE: RALIS IDADE: 64 DESTAQUES DA CARREIRA: 1.º LUGAR CAMPEONATO NACIONAL DE NOVAS ENERGIAS (2021) Pedro Bianchi Prata MODALIDADE: TODO-TERRENO IDADE: 50 DESTAQUES DA CARREIRA: 3X CAMPEÃO DO MUNDO DE BAJAS; 8X CAMPEÃO NACIONAL DE ENDURO E TT Pedro Perino MODALIDADE: VELOCIDADE IDADE: 20 DESTAQUES DA CARREIRA: 3.º LUGAR NA ULTIMATE CUP SERIES – PROTO P3 (2024) Noah Monteiro está na F4 e quer chegar à F1, Pedro Perino e Manuel Espírito Santo querem chegar à principal categoria de Le Mans Da bicicleta adaptada rumo ao sonho Dakar A ligação do clube à sociedade também se faz através do desporto, e há uma história de superação que espelha esse compromisso. Há 23 anos, Telmo Pinão perdeu a perna esquerda num acidente de moto4, o desporto adaptado foi uma das formas que encontrou para manter uma vida ativa. Primeiro surgiu o paraciclismo, que o levou aos Jogos de Tóquio’2020 e Paris’2024. E desde 2022, o atleta paralímpico tem desafiado os limites do desporto motorizado. Tem participado nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, abrindo portas do automobilismo à mobilidade reduzida, sempre com o apoio do ACP. Na última edição proporcionou, juntamente com Miguel Pacheco, co-drives a pessoas com deficiência. O piloto ACP persegue um sonho: “Espero um dia participar no Dakar, é a minha prova de eleição.” • Caterham Motorsport Iberia e o futuro passa por “melhorar a condução na velocidade”.“Gosto do patamar onde estou agora, mas gostava de um dia experimentar novamente os ralis”, diz. Novos talentos em ascenção As novas gerações ocupam um lugar especial. E o foco reside na velocidade, com os jovens pilotos a demonstrarem ambições internacionais. Quase todos apontam as 24 Horas de Le Mans como o grande objetivo de carreira. Só um aponta à Fórmula 1 (F1) – Noah Monteiro, 15 anos, o piloto mais novo. É caso para escrever ‘filho de peixe sabe nadar’. O pai, Tiago Monteiro, foi o primeiro e até agora único português a atingir o pódio num Grande Prémio de F1. Noah está na Fórmula 4 (F4) mas não esconde o objetivo: “A minha grande ambição é chegar à F1”. Conta com a ajuda do ACP e do pai que, segundo o jovem piloto, incute “vontade de trabalhar” e incentiva-o a “nunca desistir”. O jovem, embora demasiado novo mantém os pés no chão: “Se [a F1] não der, vamos optar por outro objetivo.” Manuel Espírito Santo, 21 anos, corre no campeonato europeu de Le Mans Series, mas o que quer é chegar à “categoria mais alta e participar nas 24 Horas de Le Mans”. “Não é um circuito qualquer, é muito rápido, sente-se a velocidade e a atmosfera de todo o fim de semana é surreal”, conta. O luso-moçambicano Pedro Perino, 20 anos, começou a correr aos sete em Moçambique, mas lá era diferente.“Fazíamos a pista com pneus e fita-cola e corríamos no meio da cidade”, relata. Chegou a Portugal aos 11 anos, fez karts e chegou à Fórmula 4 italiana.

16 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Tema de Capa Salvador Amaral Telmo Pinão MODALIDADE: TODO-TERRENO IDADE: 28 DESTAQUES NA CARREIRA: 2.º LUGAR NO RALLY-RAID PORTUGAL – CLASSE RALLY 3 (2024) MODALIDADE: TODO-TERRENO IDADE: 45 DESTAQUES DA CARREIRA: JOGOS PARALÍMPICOS DE TÓQUIO (2020) E PARIS (2024) A carreira segue no campeonato europeu de Le Mans na categoria LMP2: “A ambição é conseguir ganhar as 24 horas de Le Mans na categoria principal e chegar aos hypercars.” Duarte Pinto Coelho, 18 anos, não é diferente no sonho, mas mostra-se mais comedido nas palavras: “A ambição é ser piloto profissional, de GTs ou de protótipos. O gosto veio da família, a minha avó [Céu Pires de Lima] era piloto TT, o meu pai [Miguel Pinto Coelho] também foi e teve uma equipa. Passaram-me esse vício”, explica o jovem que foi campeão nacional de karts e compete na Iberian Supercars. Guilherme Oliveira, que esteve na F4 Espanha pela mão do bicampeão mundial de F1 Fernando Alonso, demonstra-se modesto na ambição, mas convicto no propósito: “Quero continuar a fazer das corridas a minha vida, sou um amante do desporto motorizado.” Por seu lado, Bernardo Pinheiro, jovem talento que cresceu no meio das corridas, não esconde o que quer.“O sonho é participar e ganhar as 24 Horas de Le Mans”, atira o piloto, filho do fundador do Autódromo Internacional do Algarve, Paulo Pinheiro. Em duas rodas O desporto motorizado também se faz nas duas rodas. E o ACP está presente, sobretudo no apoio de pilotos históricos, como Pedro Bianchi Prata, 51 anos, e António Maio, 38 anos. O primeiro aprendeu a conduzir aos 8 anos numa Mobylette “no quintal dos avós” e, em 34 anos de carreira, foi oito vezes campeão nacional de Enduro e TT, cinco vezes campeão da Europa e campeão do mundo de bajas e 12 vezes finalista do Dakar. De todas as modalidades, a grande paixão é o Dakar e a ligação ao ACP vem desde 2007, com a criação do ACP Moto. António Maio, que concilia a carreira de piloto com a vida de oficial da GNR, tem no palmarés, em 23 anos de carreira, oito campeonatos nacionais na geral e 22 títulos nacionais noutras classes, além de seis participações no Dakar. Considera a sua vida “um bolo espetacular”, entre a GNR, as corridas e os filhos.Bianchi Prata e Maio têm a concorrência dos mais novos, que pretendem igualar os feitos ou fazer melhor. O respeito que Martim Ventura e os irmãos Salvador e Gonçalo Amaral têm pelos mais C M Y CM MY CY CMY K

18 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Tema de Capa O ACP conta com 122 anos de vida e um percurso que acompanha a evolução do país, da monarquia à república e da ditadura à democracia. O objetivo mantém-se intacto: defender o associativismo, promover o desporto automóvel e estar na vanguarda da mobilidade para todos Com cerca de 300 mil sócios e 31 delegações por todo o país, o papel do clube não seria hoje possível sem a Sociedade de Geografia de Lisboa, entidade com 150 anos onde a 15 de abril de 1903 o ACP foi fundado. A primeira ata, assinada na Sala Algarve por Carlos Barbosa du Bocage, o primeiro presidente do clube, assim o demonstra. Nela prova-se como o clube teve desde a primeira hora importância para o país.“Lido o expediente que constava de várias cartas de adhesão à idea da fundação do Club, foi lido o projecto dos Estatutos, informando, 122 anos na geografia da sociedade antecipadamente, o Sr. Carlos Bocage, de que Sua Magestade El-Rei, o Senhor D. Carlos se havia dignado conceder o titulo de Real, ao Club que se ia fundar, concedendo-lhe outro a honra de ser seu Presidente honorario, conforme o pedido que Lhe havia sido feito pela Comissão installadora. Postos à votação os Estatutos foram approvados por unanimidade, sem discussão.” (sic) Mapa Mundo iluminado, que marca as grandes viagens marítimas de Portugal, na Sala Algarve, onde o ACP foi fundado. O ACP agradece à Sociedade de Geografia a disponibilidade e acolhimento que tornaram possíveis esta produção. consagrados é notória: “Um piloto ambiciona sempre chegar o mais longe possível. O objetivo é o Dakar, é o futuro que ambiciono, é o topo da modalidade”, comenta Martim Ventura, que é também licenciado em engenharia eletrónica. Tem 24 anos mas vive as motos em TT desde os 10. Entre os irmãos Amaral existe o mesmo desejo. “Daqui a 10 anos ambiciono ter já alguns Dakar em cima, é a nossa ambição máxima”, afirma, sem receios, Salvador – “há alguns riscos, mas é um bocadinho inevitável”.“Todos os pilotos TT ambicionam o Dakar”, reforça o irmão Gonçalo, para quem enrolar punho em “todas as corridas de TT”é “um treino para um dia conseguir chegar ao Dakar”. Hoje a Sociedade de Geografia de Lisboa, não só guarda aquele que se acredita ser o retrato mais fiel de Vasco da Gama ou o que resta do primeiro padrão dos Descobrimentos colocado em África, como voltou a ser lugar de destaque para o clube demonstrar o seu apoio ao desporto motorizado, na promoção do talento nacional, da ética e excelência que os seus pilotos ACP representam. C M Y CM MY CY CMY K

Com a chegada do verão e os dias mais longos e soalheiros, muitos portugueses preparam-se para rumar ao Litoral ou ao Sul do país em busca de sol, natureza, boa gastronomia e descanso. E que melhor forma de o fazer do que num veículo elétrico? Portugal é um país de paisagens deslumbrantes, praias encantadoras e um património cultural riquíssimo — e tudo isto pode ser explorado de forma sustentável e eficiente graças à rede nacional de carregamento Mobi.E. Viajar de veículo elétrico em Portugal é, hoje, simples e cómodo. A rede pública é totalmente interoperável, permitindo utilizar qualquer cartão ou app dos mais de 33 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) nos mais de 11.800 pontos de carregamento espalhados por todo o país. Além disso, tem a opção de fazer carregamentos ad hoc — ou seja, sem contrato prévio — através dum cartão bancário, utilizando um QR Code afixado no posto ou um terminal de pagamento automático. Se está a planear férias no Algarve, saiba que encontrará mais de 550 postos de carregamento no distrito de Faro, com maior concentração nos concelhos de Loulé (140), Albufeira (62), Portimão (62) e Faro (56). Assim, pode aventurar-se de praia em praia, com a certeza de que há sempre um posto por perto. Mas não é só no Algarve. A faixa litoral portuguesa está bem equipada para acolher quem escolhe a mobilidade elétrica. Veja a distribuição de postos: Rede Mobi.E: Para o Litoral ou para Sul, desfrute do sol e vá de férias de veículo elétrico • Litoral Norte – 704 postos (com forte cobertura no Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo); • Litoral Centro – 480 postos (destaque para Cascais, Aveiro, Leiria, Nazaré, Figueira da Foz e Caldas da Rainha); • Litoral Sul – 149 postos (incluindo Setúbal, Sesimbra, Sines, Grândola e Odemira). Com a rede nacional de carregamento Mobi.E, pode viajar com confiança, aproveitar o caminho, explorar o destino — e fazer tudo isso com emissões zero. Quer tornar a sua experiência ainda mais simples? Visite a secção “Carregar o Veículo” no site da MOBI.E. Lá encontrará tudo o que precisa: dicas práticas de carregamento, informações sobre custos e ferramentas para encontrar os postos mais adequados ao seu trajeto ou estilo de condução. Este verão, carregue energia, viaje com conforto e descubra o melhor de Portugal — ao volante de um veículo elétrico. Boas férias — e boas viagens elétricas!

20 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Renault 5 E-Tech elétrico, o regresso de um ícone Com um visual retro claramente inspirado no icónico Renault 5 dos anos 70, este é o primeiro modelo elétrico de uma nova geração de propostas da marca francesa. As dimensões compactas e a bagageira com 326 litros de capacidade, fazem dele o carro ideal para as famílias urbanas. Com diversas opções de personalização, o novo Renault 5 E-Tech elétrico tem ainda um carregador bidirecional que permite carregar aparelhos elétricos. Vote no Elétrico do Ano e habilite-se a levar um Renault 5 E-Tech elétrico para casa Consulte o regulamento em: eletricodoano.acp.pt Inscreva-se aqui Habilite-se ainda ganhar carregamentos de 250€ na app ACP Electric PATROCINADOR PRINCIPAL: PATROCINADORES:

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 | 21 Como concorrer Para participar, basta registar-se no siteeletricodoano.acp.pt Para votar, registe o seu voto no site do concurso com as credenciais que definiu no registo e escolha a viatura a concurso (apenas é aceite um voto por utilizador e não é possível mudar o voto posteriormente). Sorteios O vencedor de cada categoria é sorteado entre os concorrentes que elegeram o automóvel vencedor da categoria. O vencedor do grande prémio é sorteado entre os concorrentes que acertaram no carro mais votado, o ACP Elétrico do Ano. Škoda Elroq eleito o melhor na categoria Familiar Milhares votaram para escolher o melhor modelo da categoria "Familiares" do concurso ACP Elétrico do Ano, uma categoria dedicada aos modelos 100% elétricos pensados para as famílias e o vencedor foi o novo Skoda Elroq. 250€ na app ACP Electric Oswaldo Urrego foi o contemplado com 250€ na app ACP Eletric, a apliação de carregamentos com desconto do clube. Prémios O participante vencedor de cada categoria recebe 1 carregamento de 250€ na app ACP Electric. O grande vencedor, sorteado entre os que votarem no carro mais votado das 4 categorias, vai receber um automóvel Renault 5 E-Tech elétrico. Antes de votar faça um test-drive Os modelos a concurso em cada categoria podem ser experimentados, mediante disponibilidade.* * Faça test-drive aos modelos candidatos junto dos concessionários das marcas. Os pedidos de test-drive são efetuados no site eletricodoano.acp.pt, no campo de cada carro. Se a viatura estiver disponível para teste, existe a opção de a escolher junto do botão de votação. DATAS DE VOTAÇÃO Premiumde 1 de julho a 15 de julho de 2025 Citadinos/Utilitários de 1 de outubro a 15 de outubro de 2025 SUV/Crossover de 1 de dezembro a 15 de dezembro de 2025

22 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Assente numa nova plataforma, o Audi Q6 e-tron inaugura uma nova era para a marca. Com design aerodinâmico e proporções robustas, este SUV marca uma nova identidade visual na Audi e destacase pela tecnologia avançada e interior espaçoso. Cosmopolita e moderno, o Grecale Folgore é o primeiro SUV elétrico da Maserati. Com 550 cv, é a versão mais potente da gama, e apresenta prestações ao nível dos pergaminhos da marca. Potência • 252 cv Autonomia • 525 km Bateria • 83 kWh Pot. Carr egamento (CA/CC) • 11 kW / 225 kW Tempo Carregamento (CA/CC) • (CA 11 kW) 8h carga total (CC 225 kW) 21min de 10 a 80% Potência • 550 cv Autonomia • 496 km Bateria • 105 kWh Pot. Carregamento (CA/CC) • 22 kW / 150 kW Tempo Carregamento (CA/CC) • ): (CA 22 kW) 5h15 até 100% (CC 150 kW) 29min de 10 até 80% Audi Q6 e-tron a partir de 70.474 € Maserati Grecale Folgore a partir de 116.794€ DESTAQUES: Ecrã dianteiro opcional para o passageiro com 10,9’’; Bagageira dianteira com 64 litros de capacidade. DESTAQUES: Grelha dianteira iluminada; Tejadilho de vidro panorâmico Sky Lounge. DESTAQUES: Cinco modos de condução: O road, Comfort, GT, Sport e Corsa; Suspensão pneumática. Um SUV elétrico que combina espaço, tecnologia e performance. Com 4,96 metros de comprimento e uma bagageira de 500 litros, oferece conforto e versatilidade para viagens em família, mantendo uma condução suave e silenciosa Potência • 544 cv Autonomia • 596 km Bateria • 111,5 kWh Pot. Carregamento (CA/CC) • 11 kW / 195 kW Tempo Carregamento (CA/CC) • (CA 11 kW) 11h15 de 0 a 100% (CC 195 kW) 35min de 10% até 80% Saiba mais sobre este modelo Saiba mais sobre este modelo Saiba mais sobre este modelo CATEGORIA PREMIUM BMW iX xDrive 60 a partir de 104.000€

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 | 23 Foi o primeiro SUV da Tesla e é já um veterano do segmento. Com um interior espaçoso e tecnológico e uma carroçaria aerodinâmica, continua a ser uma das referências entre os SUV deste segmento tanto ao nível da habitabilidade como da eficiência. Um dos poucos modelos 100% elétricos com sete lugares no mercado, o Voyah Dream alia luxo, espaço e conforto, apresentando-se como uma proposta apta tanto para deslocações urbanas como para viagens mais longas em família ou negócios. Potência • 670 cv Autonomia • 576 km Bateria • 100 kWh Pot. Carregamento (CA/CC) • ): 11 kW / 250 kW Tempo Carregamento (CA/CC) • (CC 11 kW) 9h até 100% (CC 250 kW) 30 min de 20 até 80% Potência • 435 cv Autonomia • 482 km Bateria • 108,7 kWh Pot. Carregamento (CA/CC) • 111 kW / 113 kW Tempo Carregamento (CA/CC) • (CC 11 kW) 12h até 100% (CC 113 kW) 36min de 20 até 80% Mercedes-Benz Classe G a partir de 148.400€ Tesla Model X a partir de 114.990€ Voyah Dream a partir de 108.358€ DESTAQUES: Consegue inverter o sentido de marcha praticamente sem sair do lugar (como um tanque). DESTAQUES: Ecrã tátil de 17" com inclinação para a esquerda e direita; Portas traseiras com abertura “asa de falcão”. DESTAQUES: Portas elétricas deslizantes em ambos os lados; Sete lugares de série. Um dos últimos modelos da Mercedes-Benz que muitos imaginavam como elétrico, o Classe G mantém intactas as aptidões todo-o-terreno e a versatilidade, mas alia-lhes uma inédita mecânica elétrica que lhe aumenta a versatilidade. Potência • 587 cv Autonomia • 466 km Bateria • 116 kWh Pot. Carregamento (CA/CC) • 11 kW / 200 kW Tempo Carregamento (CA/CC) • (CA 11 kW) 12h até 100% (CC 200 kW) 32min de 10% até 80% Saiba mais sobre este modelo Saiba mais sobre este modelo Saiba mais sobre este modelo Esta categoria encontra-se a votação entre 1 e 15 de julho.Inscreva-se e vote no seu favorito!

24 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Carocha Fest ACP promove Carocha Fest No dia 28 de junho celebramos 90 anos de Carocha, um automóvel que nasceu de uma ideia simples para se tornar num carro acessível e resistente. Cumpriu esse objetivo e tornou-se um símbolo de gerações, pelo design inconfundível que lhe confere uma personalidade única Todos os caminhos vão dar a Leiria à festa dos 90 anos do Carocha. No Jardim da Almuínha Grande vamos reviver memórias e histórias contadas na primeira pessoa pelos apaixonados deste clássico, apreciar de perto modelos raros, com homenagens a quem contribuiu para manter viva a chama deste ícone. Com a organização do Automóvel Club de Portugal e da Câmara Municipal de Leiria, este evento vai atrair à cidade muitos modelos históricos do Carocha. A iniciativa conta ainda com o apoio da Associação Momentos VW e do VW Ar Clube. A GNR e a PSP vão participar ativamentr no evento, a primeira com o seu Carrosel Moto e a polícia presta homenagem ao Carocha com uma atuação da sua banda. Não faltam pretextos para um fim de semana diferente, onde há lugar para todo o mundo Carocha: lojas, tertúlias, arte, música e muitas outras atividades. A inscrição é feita através da plataforma Ticketline e custa 20€, valor que é totalmente reembolsado pelo ACP em vale de combustível Um Ícone do cinema O Herbie, o famoso Carocha branco com riscas vermelha e azul e o número 53, conquistou o mundo através dos filmes da Disney. Em Portugal, rapidamente ganhou popularidade, encantando o público com as suas aventuras. Muitos fãs restauraram os seus carros para os transformar em réplicas do Herbie. Tornou-se um símbolo de nostalgia e irreverência, com presença marcante na cultura automóvel portuguesa. Como participar?

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 | 25 Ensinou os portugueses a conduzir O Automóvel Club de Portugal utilizou o Carocha como viatura de aprendizagem durante várias décadas. A sua condução simples e excelente visibilidade faziam dele uma escolha ideal para ensinar os princípios básicos da condução. Muitos portugueses tiraram a carta ao volante de um Carocha. A sua presença nas escolas de condução ajudou a cimentar o carinho nacional por este modelo icónico, associado ao início de muitas aventuras automóveis. Carro de competição Apesar de não ter sido concebido para competição, o Carocha surpreendeu no mundo dos ralis. Desde os anos 50, participou em provas exigentes como o Rally de Monte Carlo, destacando-se pela sua durabilidade. Em Portugal, versões adaptadas com motores potentes mostraram que o Carocha podia enfrentar terrenos difíceis. Mais uma prova da versatilidade de um dos carros mais icónicos da história. Carro de Família Para milhares de famílias portuguesas entre os anos 50 e 80, o Carocha foi o seu primeiro carro. Compacto, económico e robusto, era ideal tanto para o dia a dia como para as férias. Era comum ver carochas cheios de crianças e bagagens a caminho do Algarve. Hoje, é uma peça de colecionador e símbolo de uma era em que o automóvel passou a integrar a vida familiar portuguesa. Ao serviço das autoridades Durante as décadas de 1960 e 1970, o Carocha foi amplamente utilizado pela PSP e pela GNR. A sua fiabilidade mecânica e facilidade de manutenção tornaram-no ideal para patrulhas urbanas e ações de fiscalização. Hoje, alguns desses veículos participam em encontros de clássicos, preservando a memória de um tempo em que o Carocha servia a autoridade nacional com eficácia e estilo. •

26 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 A Marcolino, referência na alta relojoaria e joalharia em Portugal, em parceria com o ACP e o apoio da TAG Heuer, inaugurou uma exposição de relógios históricos e objetos de lendas da Fórmula 1. A mostra está patente até 14 de junho na Rua de Santa Catarina, 84, bem no coração do Porto. De 2ª a 6ª feira, entre as 10 às 19 horas e ao sábado das 10 às 13 horas. • Relógios Icónicos, Pilotos Lendários Breves Sócios distinguidos pela sua ligação ao clube O tradicional encontro de sócios mais antigos voltou a ter casa cheia em Lisboa e no Porto. Este ano com a coincidência de Carlos Barbosa e António Carmona Rodrigues, presidente e vice-presidente do clube, também terem recebido os seus diplomas pelos 50 anos de ligação ao ACP. Foram ainda distinguidos sócios com 80 anos de ligação ao clube.• Um cartão de sócio com mais de 70 anos Em Lisboa, o encontro reuniu mais de uma centena e meia de sócios Carmona Rodrigues e Carlos Barbosa Entrega de diplomas no Porto

Chamada GRÁTIS Ligue hoje! ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO Peça o seu CATÁLOGO GRÁTIS Tudo sobre elevadores de escadas Vamos até Si, Avaliações gratuitas em Portugal Continental 800 20 21 21 Melhoramos a sua qualidade de vida! Seja aconselhado por uma das marcas mais prestigiadas do setor da acessibilidade. Instalação EM 1 DIA! A MELHOR SOLUÇÃO PARA AS SUAS ESCADAS Ligue-nos e conheca as nossas CONDIÇÕES ESPECIAIS para sócios ACP

28 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Breves Sede do ACP foi inaugurada há 75 anos A 9 de junho de 1950, o outrora conhecido como Palacete de Tarouca, situado na Rua Rosa Araújo, 24 e 26, em Lisboa, assumiu as funções que desempenha até hoje ao tornar-se na sede do ACP. A inauguração contou com a presença do Presidente da República, General Carmona, membros do governo e do corpo diplomático, autoridades civis e militares, jornalistas, sócios – entre eles alguns fundadores – e outras personalidades. Curiosamente, no momento em que se assinalam os 75 anos da sede do ACP, o antigo Palacete de Tarouca recebeu a visita de Martin Vána, responsável pelo Palácio de Cechy pod Kosirem, na Chéquia, residência que pertenceu à família Silva-Tarouca entre 1768 e 1945. Esta visita teve como base a ligação histórica entre o edifício e a família Silva-Tarouca e decorreu no âmbito de uma investigação de Martin Vána. • Carlos Barbosa eleito para órgão dirigente da FIA Martin Vána O restaurante da sede ficou lotado na inauguração ACP passou a ter sede própria com a aquisição do Palacete de Tarouca O Presidente do ACP foi eleito para o Euroboard da Federação Internacional do Automóvel. O Euroboard é o órgão executivo responsável por definir e coordenar as linhas de ação dos 51 clubes europeus, nas áreas da defesa do consumidor, mobilidade sustentável e segurança rodoviária. Esta eleição representa o reconhecimento do trabalho contínuo do ACP na promoção de políticas de mobilidade mais seguras, inovadoras e centradas no cidadão.• ACP renovou o arquivo online A pesquisa no arquivo online do ACP é agora mais acessível: biblioteca, fotografia e audiovisual fazem parte dos recursos disponíveis, que totalizam quase 40 mil registos. C M Y CM MY CY CMY K

30 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Ao volante A Renault ressuscitou um dos seus modelos mais emblemáticos com o novo Renault 4 E-Tech, um crossover 100% elétrico que combina o charme do clássico dos anos 60 com as exigências da mobilidade moderna. Inspirado no Renault 4 original, produzido entre 1961 e 1992, o novo modelo apresenta elementos de design que remetem ao passado, como a grelha frontal e os faróis tripartidos, agora reinterpretados com linhas modernas e assinatura LED. Construído sobre a mesma plataforma do novo Renault 5 E-Tech, o R4 oferece um interior espaçoso com 4,14 metros de comprimento e uma distância entre eixos superior à do R5. A bagageira destaca-se com uma capacidade de 420 litros, podendo atingir 1.405 litros com os bancos rebatidos, permitindo transportar objetos até 2,2 metros de comprimento. O interior apresenta materiais reciclados e três opções de acabamento: Evolution, com detalhes em branco; Techno, com estofos em ganga azulada; e Iconic, com revestimentos em pele sintética. A tecnologia está presente com o sistema multimédia openR link, que inclui um painel de instrumentos de 7 ou 10 polegadas e um ecrã central de 10 polegadas. O assistente virtual Reno, integrado com ChatGPT, oferece comandos por voz, e o sistema de navegação considera o estado da bateria e os pontos de recarga. Em termos de motorizações, o Renault 4 E-Tech está disponível em duas versões. A de 120 cv com bateria de 40 kWh, oferecendo uma autonomia de 308 km. A mais potente tem 150 cv com bateria de 52 kWh, proporcionando até 408 km de autonomia. Ambas as versões suportam carregamento rápido e oferecem uma condução ágil e eficiente. Em Portugal, os preços iniciam-se nos 29.500 euros para a versão de 120 cv , e nos 33.000 euros para a versão de 150 cv. Com este lançamento, a Renault reforça o seu compromisso com a mobilidade elétrica, oferecendo uma opção que alia tradição, inovação e sustentabilidade. Renault 4 regressa elétrico Renault 4 E-Tech: Elétrico Potência 120 ou 150 cv Vel. Máx. 150 km/h desde 29,500€ Preço: * Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,2s C M Y CM MY CY CMY K

32 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Ao volante Um dos automóveis mais carismáticos e práticos do mercado está de regresso com versões eletrificadas. A Fiat apresenta o novo Grande Panda Elétrico, uma reinterpretação moderna do clássico dos anos 80, agora adaptado à mobilidade sustentável. O modelo marca o regresso da marca ao segmento B, combinando design nostálgico com tecnologia atual, garantindo uma condução eficiente e ecológica. Mantendo a essência do original, o design do Grande Panda aposta em linhas simples e funcionais. Elementos como os faróis LED Pixel e jantes de 16 ou 17 polegadas dão-lhe um aspeto moderno. A inscrição "Panda" em baixo relevo nas portas presta homenagem ao legado do modelo. Desde o seu lançamento em 1980, o Fiat Panda destacou-se pela versatilidade e economia, tornando-se um dos modelos mais populares da marca. O novo Grande Panda Elétrico mantém esse espírito, agora com foco na sustentabilidade. Um ícone elétrico e acessível Com 3,99 metros de comprimento, o modelo oferece espaço para cinco ocupantes e soluções práticas de arrumação, como um porta-luvas superior de 3 litros e uma consola central ampla. O interior utiliza materiais reciclados, refletindo o compromisso ambiental da Fiat. Um destaque é o cabo de carregamento retrátil integrado, que facilita o processo e mantém o habitáculo organizado. Equipado com uma bateria de 44 kWh, oferece até 320 km de autonomia (ciclo WLTP). O motor de 113 cv permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos, com velocidade máxima de 132 km/h. O carregamento pode ser feito por AC (7 kW, cerca de 4h20 até 80%) ou por DC rápido (100 kW, cerca de 27 minutos). Disponível em Portugal a partir de 23.547 euros, o Grande Panda Elétrico representa uma fusão equilibrada entre tradição e inovação, mantendo o carácter prático que sempre definiu o Panda – agora com uma proposta mais ecológica, preparada para uma nova geração de condutores. Fiat Grande Panda: Elétrico Potência 113 cv Vel. Máx. 132 km/h desde 23,547€ Preço: * Aceleração dos 0 aos 100 km/h: 11s

sempre do seu lado

34 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Conheça todas as ofertas em acp.pt/renting SERVIÇOS INCUÍDOS EM TODAS AS VIATURAS MANUTENÇÃO PREVENTIVA E REPARAÇÕES DE AVARIAS SEGURO DANOS PRÓPRIOS PNEUS ILIMITADOS VEÍCULO DE SUBSTITUIÇÃO GARANTIA TOTAL PREMIUM INSPEÇÃO PERIÓDICA OBRIGATÓRIA IMPOSTO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO GARANTIA FINANCEIRA SEGURO DE RECONDICIONAMENTO Contrato de Renting AYVENS Inclui: manutenção (preventiva e corretiva); Pneus ilimitados; Veículo de Substituição: 2 dias/ano (Manutenção); 15 dias/evento (Avaria); 15 dias/evento (Sinistro); 60 dias/evento (Roubo); Seguro de Danos Próprios com franquia de 4% (RC 50.000.000€); Ocupante 7.500€/750€; IUC (quando aplicável); Inspeção Periódica Obrigatória (quando aplicável); Garantia Total Premium e Seguro de Recondicionamento no valor de 500€ + IVA; Garantia Financeira (assegura a perda pecuniária face ao fim de contrato em caso de perda total). Imagem não contratual. Stock limitado. Contrato sujeito a aprovação da Ayvens. Oferta válida para Portugal Continental. * Esta campanha não inclui Seguro Recondicionamento. CUPRA BORN 59 kWh e-Boost 231 cv 499€/mês (c/ IVA) 48 MESES • 40.000 KM 1.402€ ENTRADA INICIAL ELÉTRICO CAIXA VARIOMATIC NISSAN QASHQAI 1.3 DIG-T Engage 140 cv 334€/mês (c/ IVA) 42 MESES • 35.000 KM 567€ ENTRADA INICIAL MANUAL GASOLINA HYUNDAI IONIQ 5 Vanguard 77kWh 228 cv 559€/mês (c/ IVA) 48 MESES • 40.000 KM 1.455€ ENTRADA INICIAL ELÉTRICO CAIXA VARIOMATIC VOLVO XC40 2.0 B3 Essential 163 cv 439€/mês (c/ IVA) 36 MESES • 30.000 KM 981€ ENTRADA INICIAL GASOLINA CAIXA MANUAL TESLA MODEL 3 Tração Traseira Premiu 283 cv 520€/mês (c/ IVA) 60 MESES • 50.000 KM 2.000€ ENTRADA INICIAL ELÉTRICO CAIXA VARIOMATIC ACP Renting

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