6 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2025 Editorial Mais um ano perdido? Falta pouco mais de um ano para aplicar a totalidade do PRR e Portugal ainda está nos 32% da sua execução. E se não o aplicar, todo o dinheiro por investir – do total de 22 mil milhões de euros – é da do como perdido. É importante recordar que o Plano de Recuperação e Resiliência tem como objetivo alavancar a economia nacional e ultrapassar os bloqueios estruturais ao desenvolvimento económico, social e territorial do país. Desde a sua assinatura, em 2021, passaram três governos... E a queda deste terceiro governo, em três anos, provocou também uma série de interrupções em dossiers prioritários para o nosso desenvolvimento enquanto país. Desde logo, o novo aeroporto. Apenas a localização ficou decidida, ao fim de mais de 50 anos, tudo o resto está adiado; no TGV, o troço Lisboa-Porto ficou por lançar; e o processo de privatização da TAP está de novo adiado. Na educação, saúde, justiça, segurança social, aguardaremos mais uns meses para ver se as políticas desenhadas se concretizam ou caem por terra. Se é certo que a História é feita de ciclos que se repetem, a verdade é que vivemos tempos inéditos neste século. Há 80 anos que a Europa não estava tão ameaçada nem os seus líderes eram tão hesitantes na ação/reação. O plano europeu para salvar a indústria automóvel é um bom exemplo dessa tibieza. Como se a concorrência draconiana chinesa e a guerra movida pela Rússia contra o Ocidente não bastassem, assistimos atónitos à loucura da política internacional do presidente dos EUA. Entre a pressão inflacionista, a concorrência sem precedentes e as tarifas americanas, estão em jogo 14 milhões de empregos e 7% do PIB da União Europeia. Deste plano, a única medida imediata é a da flexibilização das metas para as emissões de CO2, permitindo à indústria um pequeno balão de oxigénio. Tudo o resto, sabe a pouco e não responde como se vão impulsionar as infraestruturas, os incentivos à procura e que medidas vão ser tomadas para reduzir os custos de produção dos automóveis, carrinhas, camiões e autocarros. Enquanto isso, a União Europeia continua alegremente a sua atividade frenética na regulamentação sem adesão à realidade. Até quando? • CARLOS BARBOSA PRESIDENTE DO AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL O PRR serve para alavancar a economia e ultrapassar os bloqueios estruturais ao desenvolvimento económico, social e territorial do país. Desde a sua assinatura, em 2021, passaram três governos...
RkJQdWJsaXNoZXIy Mjc2MDEwOQ==