AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2025 | 37 O Renault 5 E-Tech Elétrico é ideal para deslocações dentro da cidade, mas graças ao carregamento rápido e a uma autonomia superior a 400 quilómetros permite fazer deslocações mais longas sem preocupação. A segurança também foi um dos aspetos mais elogiados por Diogo Pinto: “Aqui sentimos que estamos num carro muito seguro. Os pneus, os assistentes de condução, o chassis e os sistemas de apoio ao condutor fazem uma diferença enorme.” Além disso, a tecnologia a bordo impressiona, com um painel digital personalizável, ligação ao smartphone e condução semi-autónoma, algo impensável nos anos 70. Ao sentar-se ao volante do Renault 5 clássico, Diogo Pinto estranhou ser “uma experiência completamente diferente com um visual muito familiar. É tudo mais sensível, direção é muito leve, a caixa manual obriga-nos a ter trabalho redobrado e sente-se tudo na estrada.” O fraco poder de travagem do modelo original, comparativamente ao do novo Renault 5 E-Tech Elétrico e a toda a sua segurança foi a maior diferença de todas. Diogo Pinto concluiu: “Adorei os dois carros por razões diferentes. O clássico tem aquele toque analógico e puro que nos faz sentir as irregularidades da estrada, enquanto o elétrico representa a evolução, com conforto, segurança e uma performance surpreendente.” O novo Renault 5 E-Tech Elétrico prova que é possível reinventar um ícone sem perder a sua essência. A Renault conseguiu trazer o passado para o futuro, mantendo a paixão que sempre caracterizou este modelo. Agora, resta saber se os condutores de hoje vão abraçar esta nova era do Renault 5 com a mesma paixão que as gerações passadas. Pela experiência de Diogo Pinto, tudo indica que sim. • Três opções disponíveis: • A mais potente conta com 150 cv e tem a maior bateria disponível com 52 kWh. Com uma recarga de 30 minutos permite passar de 15% a 80% de autonomia usando um terminal rápido CC com potência de pelo menos 100 kW. A autonomia são uns confortáveis 410 km e tem duas versões disponíveis, techno ou iconic cinq. Os preços começam a partir de 33.000€. • O intermédio apresenta 120 cv e uma bateria de 40 kWh com uma autonomia de até 312km. Pode ser configurado com a versão evolution, techno e iconiq cinq. Os preços começam nos 27.500€. • A versão de entrada tem 95 cv, uma bateria de 40 kWh e uma autonomia de até 300km. Conta apenas com a versão five, o preço inicia-se nos 25.000€ e as encomendam só abrem durante o segundo semestre de 2025. Diogo Pinto é um piloto português de Sim Racing, conhecido por competir em plataformas de automobilismo virtual ao mais alto nível. Tem 22 anos e atualmente representa a Team Redline, onde é colega de Max Verstappen, demonstrando o talento português nos quatro cantos do mundo.
RkJQdWJsaXNoZXIy Mjc2MDEwOQ==