Revista ACP março

20 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2025 passa por reduzir o “tempo de percurso no eixo Lisboa-Barreiro em 10 minutos e no eixo Lisboa-Setúbal em 30 minutos”, permitindo ainda “o reforço da oferta ferroviária suburbana (Linhas de Cintura, de Sintra e Eixo Norte/Sul)”, além do tráfego dos comboios de mercadorias “sem restrições”. O anúncio foi há quase um ano e, até ao momento, não se conhecem conclusões dos estudos relativos às caraterísticas da nova ponte, nem a definição do modelo de gestão para as três travessias do Tejo em Lisboa. No início de fevereiro, o semanário Expresso noticiou que o Governo pretendia ter a terceira ponte de Lisboa pronta só quando o novo aeroporto estiver a operar, ou seja, as obras não começam antes de 2030 e não deverá estar pronta antes de 2034. Estima-se que a nova infraestrutura custe mais de 2 mil milhões de euros. Túnel Algés-Trafaria O túnel submerso no rio Tejo entre a Trafaria, em Almada, e Algés, Oeiras é outra interrogação sem resposta. A ideia é antiga e antes de cair, o Governo pediu um estudo. A infraestrutura pode ser uma forma de fechar o “anel rodoviário” entre as duas margens do Tejo, ligando a A5, a CRIL/IC17 e a CRIPS/A33. Além de desviar tráfego da 25 de Abril, permitiria que a Vasco da Gama se destinasse a servir apenas o tráfego com origem no Norte de Lisboa, encurtando simultaneamente distâncias. A autarquia de Almada já avançou com estimativas: o túnel custará 1,1 mil milhões de euros.• FONTE: Ministério das Infrastruturas e Habitação Obras Rodoviárias Governo Antes do Governo cair ainda aprovou em Conselho de Ministros o avanço de mais de 30 obras rodoviárias, considerando-as prioritárias. O diploma, que autoriza a Infraestruturas de Portugal a realizar o estudo e concretização dos projetos rodoviários, determina que, só em 8 projetos, o Estado vai gastar 446,7 milhões de euros até 2028. Infraestruturas de Portugal autorizada a gastar 447 milhões em projetos rodoviários

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