Revista ACP março

10 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2024 A Comissão Europeia criou um plano para a indústria automóvel recuperar competitividade face à concorrência externa. A produção automóvel é um dos motores da economia europeia e, nos últimos 20 anos, foi uma das alavancas da inovação, mas o cenário mudou com as questões climáticas, o surgimento dos elétricos, a entrada de marcas chineses e o crescente desinteresse dos EUA Segundo o comissário europeu para os Transportes e Turismo, Apostolos Tzitzikostas (na foto), o plano de ação pretende dar respostas em cinco áreas: inovação e digitalização; mobilidade não poluente; competitividade e resiliência da cadeia de abastecimento europeia; apoio aos trabalhadores; concorrência equitativa. O plano da Europa para salvar 14 milhões de empregos Qual é o objetivo do plano? Reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, reduzir os custos de produção para criar um ambiente de negócios harmonizado que iguale condições concorrenciais face aos players extracomunitários, e desbloquear a capacidade de inovação para a indústria. Bruxelas quer acabar com a pressão que existe sobre uma indústria que representa 7% da economia da União Europeia (UE) e emprega quase 14 milhões de pessoas. O ideal de Ursula von der Leyen, líder do executivo europeu, é ter uma indústria “sustentável, competitiva e inovadora”, que “assuma a liderança” face aos EUA e a China. O plano é uma resposta direta ao Relatório Draghi, que há menos de um ano concluía que “o setor automóvel é um exemplo da falta de planeamento da UE”, que avançou Indústria Automóvel 1,8 mil milhões de euros do Fundo de Inovação para a cadeia de abastecimento de matérias-primas de baterias 350 milhões de euros para desenvolver novas tecnologias de baterias Mil milhões de euros para desenvolver veículos conectados e autónomos PRINCIPAIS MEDIDAS:

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