ACP Clássicos | Suplemento Revista ACP | Nº 800 | Dezembro 2024 | Não pode ser vendido separadamente Passeio dos Italianos Belos exemplares desfilaram até Montargil Rali D. Carlos I Encerrou temporada de eventos Raid Figueira da Foz-Lisboa Máquinas do tempo revivem primeira prova da Península Ibérica que deu origem ao Automóvel Club de Portugal
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AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL DEZEMBRO 2024 | 3 acp.pt/classicos /acpclassicos [email protected] AGENDA 2025 25 JAN 15 e 16 FEV 15 MAR 29 e 30 MAR 26 e 27 ABR 31 MAI 17 A 21 JUN 22 JUN Passeio dos Ingleses LISBOA E PORTO / PASSEIO Passeio Clássicos TT AVENTURA TODO-TERRENO Passeio da Primavera POR NOVOS CAMINHOS Passeio dos Alemães SUL E NORTE / PASSEIO 500 Milhas ACP PROVA DE REGULARIDADE Passeio Generalista LISBOA / PASSEIO Rally de Portugal Histórico PROVA DE REGULARIDADE Dia Mundial do Carocha PASSEIO COMEMORATIVO EDITORIAL LUÍS CUNHA DIRETOR ACP CLÁSSICOS Estatuto de Veículo Histórico Ao lerem estas linhas já terá passado um ano sobre a data em que a renovada Comissão de Clássicos do ACP iniciou a sua atividade. Um dos projetos considerados prioritários, foi a elaboração do estatuto do veículo histórico. Este objetivo é há muito almejado pela numerosa comunidade de entusiastas que preserva, restaura e, utiliza todo o tipo de veículos históricos, mantendo assim viva uma memória cultural que importa transmitir às novas gerações. Este documento, que vai ser entregue ao Governo e aos grupos parlamentares, visa o reconhecimento oficial da importância histórica e cultural do movimento dos veículos históricos que se rege atualmente por um conjunto de peças legislativas dispersas, por vezes vagas inadequadas ou obsoletas. O Estatuto que queremos ver consagrado na lei, reúne num só documento os diversos aspetos dos vários tipos de veículos históricos a começar pela sua definição, proposta internacionalmente pela FIVA e FIA e adoptada pela Comissão Europeia. Com este objetivo em vista, a Comissão de Clássicos do ACP desenvolveu um trabalho de recensão e comparação com regimes legais em vigor em países europeus, tendo sempre presente a doutrina da FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos). Resta-nos esperar que o Estatuto do Veículo Histórico tenha um bom acolhimento por parte dos órgãos decisores. •
4 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL DEZEMBRO 2024 Raid Figueira da Foz-Lisboa brilhou à chegada ao Campo Grande O sol foi uma das muitas estrelas a brilhar este domingo no Campo Grande, local marcado para a chegada do Raid Figueira da Foz-Lisboa, uma prova realizada em 1902 que, entre outras coisas, viria a originar o Automóvel Club de Portugal, a 15 de janeiro de 1903. Três dezenas de viaturas, construídas até aos anos 30, recriaram a 1ª prova automobilística da Península Ibérica Além do astro-rei, havia um verdadeiro desfile de modelos que brilharam perante a cerca de centena e meia de curiosos reunidos junto ao Palácio Pimenta, do século XVIII, onde está instalado o Museu de Lisboa: desde um Peugeot Bebé, o mais antigo, de 1914, passando por vários Ford A, de 1928, mas também Hotchkiss AM2 Coupé (1931), Rolls Royce Phantom II (1930), vários Buick, um Mercedes Benz 170 S (1937), ou um bem estimado Riley Sprite (1938). Manuel Ribeiro da Silva e Maria José Brilhante em Ford A de 1928 à chegada ao Palácio Pimenta, no Campo Grande
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL DEZEMBRO 2024 | 5 Foi no Campo Grande que há 122 anos terminou a primeira prova automobilística da Península Ibérica. Para trás ficaram dois dias de “prova”, que dada a natureza “frágil” de muitas destas verdadeiras peças de museu, foi convertido num passeio comemorativo. O percurso incluiu uma passagem pela Estrada Atlântica até à Nazaré. Depois da passagem por São Martinho do Porto, o regresso à Estrada Atlântica rumo à Foz do Arelho. Dada a fragilidade de muitas máquinas o Raid foi convertido num passeio comemorativo Abraão Santos e Ana Novo em Hotchkiss de 1931 Maria Isabel e Pedro Costa em Ford A de 1928
6 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL DEZEMBRO 2024 Três dezenas de clássicos construídos até aos anos 30 recriaram a primeira prova automobilística da Península Ibérica Alberto Martins d’Alte e Maria Alexandra d’Alte em Austin Seven de 1928 Fernando Laranjo em Buick Eight de 1933
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL DEZEMBRO 2024 | 7 Com paragem nas Caldas da Rainha, a dormida ficou marcada para o Hotel Evolutée, no Royal Óbidos Resort. No segundo dia de “prova”a passagem por Atouguia da Baleia, descendo depois pela N247, por Areia Branca, Lourinhã e Santa Cruz até Torres Vedras. Seguiu-se a passagem pela N8 até Gradil, o almoço na Quinta do Casal Novo (Enxara do Bispo), e finalmente a passagem pela N374 por Póvoa da Galega e Cabeço de Montachique em direção a Loures e Campo Grande. “Esta edição correu lindamente, com um bocado de mau tempo no início, mas hoje esteve um dia excecional”, relatou o presidente do ACP, Carlos Barbosa.“Estiveram presentes cerca de 30 carros, muito bem conservados, e andaram num ritmo muito interessante. Foi uma grande confraternização e isso deixou-nos muito satisfeitos pelo que vamos, obviamente, voltar a reeditar para o ano este Figueira da Foz – Lisboa e, quem sabe, até organizar um outro passeio dedicado a este tipo de carros”, prometeu Carlos Barbosa. Vitor Arrais em Chevrolet Master Convertible de 1934 José Carlos Rosa e Felisbela Brilhante em Buick Roadster de 1916
8 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL DEZEMBRO 2024 Para Carlos Seruya, proprietário do veículo mais antigo presente nesta edição, o Raid já não traz grandes segredos: “é a sexta vez que participo nesta prova com o meu Peugeot Bebé. Consegui completar cinco dessas edições, isto numa altura em que fazer este Raid implicava sair às 8h da Figueira e chegar ao Campo Grande às 18h. Era uma estafa, mas eu também era mais novo”, recorda Seruya, entre risos.“Este Peugeot é de 1914, é uma licença Bugatti, o que torna este carro muito interessante pois foi feito pelo Senhor Bugatti, mas depois vendeu a licença à Peugeot e com isso, dizem algumas versões, conseguiu dinheiro para construir a famosa fábrica de Molsheim, na Alsácia, que ainda existe”. • O participante mais antigo foi um Peugeot de 1914, mas que foi feito pelo Senhor Bugatti (ao lado) Wouter e Delfina Teerling em Packard Phantom 734 de 1930 Carlos Seruya e Carlos Barbosa
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10 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL DEZEMBRO 2024 Rally D. Carlos I encerrou época de eventos Quase seis dezenas de equipas rumaram à região Centro para um percurso que passou por troços emblemáticos da história do rali Entre o pelotão do Rally D. Carlos I que incluía máquinas construídas entre 1958 e 2000, a dupla Gonçalo Pinto/António Machado conseguiu um ligeiro ascendente com o BMW 3.0 CSi de 1973 (Categoria G), obtendo a menor pontuação do rali, com escassos 6,2s de vantagem sobre o Volvo PV544 de 1960 de Edgar Botelho e Rui Martins, que, por sua vez, venceram a Categoria F. Frederico Valsassina, navegado por Vasco Mendes, levou o seu Jaguar MK II de 1960 ao triunfo na Categoria E, enquanto João Rodrigo Santos e Alfredo José Santos venceram a Categoria H, com um Autobianchi A112 Abarth de 1984. Entre os carros da Categoria Futuros Clássicos, vitória foi para o Mini Cooper 1300 de 1991, guiado por Jorge Pais e navegado por Raquel Pais. •
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL DEZEMBRO 2024 | 11 Rali D. Carlos I Categoria E 3.º Álvaro Serrão e Berta Rocha em MG A de 1959 2.º Nuno e Francisco Pereira de Melo em Fiat Derivazione Abarth 750 de 1959 1.º Frederico Valsassina e Vasco Mendes em Jaguar MK2 de 1960 (ao lado) Categoria F 3.º Guilherme Carvalho Duarte e José Pedro Faria em Jaguar MK2 de 1969 2.º Evandro e Adriana Gueiros em Porsche 911 E de 1970 1.º Edgar Botelho Moniz e Rui Martins em Volvo PV544 de 1962 (ao lado) Categoria G 3.º Diogo e Xavier Guedes Vaz em Triumph TR6 PI de 1974 2.º José Luís Nunes e Rui Bragança em Alfa Romeo 2000 GTV de 1972 1.º Gonçalo Ribeiro Pinto e António Leal Machado em BMW 3.0 CSI de 1973 (ao lado) Categoria H 3.º Miguel Jerónimo e António Caldeira em Porsche 911 SC de 1982 2.º Edgar e Filipa Guerra em Alfa Romeo Giulietta de 1983 1.º João Rodrigo Santos e Alfredo José Santos em Autobianchi A112 Abarth de 1984 (ao lado) Categoria Futuro Clássicos 3.º Antonio Horta Tavares e Helder Bandarra Tavares em Mazda MX5 de 1999 2.º José e Sofia Aleixo em Mercedes Benz SL320 de 1997 1.º Jorge e Raquel Pais em Mini Cooper 1300 de 1991 (ao lado)
12 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL DEZEMBRO 2024 Vencedores do Rali D. Carlos I com direito a prémio O Rali D. Carlos I terminou com a entrega de prémios aos vencedores das categorias admitidas na prova, que voltou a ser muito elogiada por todos os participantes não só pela beleza das paisagens percorridas, como pelos troços escolhidos para desenhar o percurso. A edição deste ano também ficou marcada pelo elevado nível de competitividade entre os concorrentes Nuno e Francisco Pereira de Melo Diogo e Xavier Guedes Vaz José Nunes e Rui Bragança Evandro e Adriana Gheiros Filipa e Edgar Guerra Jorge e Sofia Aleixo Guilherme Duarte e José Faria Miguel Jerónimo e António Caldeira António Tavares e Helder Tavares Álvaro Serrão e Berta Rocha Vencedores
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14 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL DEZEMBRO 2024 Promover os automóveis clássicos e incentivar os sócios a participarem cada vez mais nas provas desportivas de regularidade histórica, é o objetivo do ACP Clássicos Cup que voltou a distinguir os concorrentes mais assíduos nas provas organizadas e apoiadas pelo clube O ACP Clássicos Cup não é um troféu ou campeonato, mas um ACP Clássicos Cup distinguiu os participantes mais assíduos reconhecimento pelas presenças mais assíduas nas provas do clube. Ao participarem nos eventos desportivos, os sócios do ACP Clássicos acumulam pontos que somados no final do ano visam premiar os mais regulares em provas como as 500 Milhas ACP, Rali ACP Clássicos, Rali de Portugal Histórico, Rali D. Carlos I e Rali Terras da Nóbrega. Este ano não foi exceção, com o ACP Clássicos a cumprir o objetivo de atrair mais concorrentes de todas as partes do País às provas e, no final da época, premiar os três primeiros classificados tanto ao nível dos pilotos como de navegadores. Inicialmente a decorrer numa cerimónia à parte, o prémio ACP Clássicos Cup passou a ser entregue em simultâneo com a última prova da temporada, no caso o Rali D. Carlos I que nos dias 16 e 17 de novembro último percorreu os belos cenários da região Centro. •
* Selecções do Reader’s Digest
16 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL DEZEMBRO 2024 Rally ACP Clássicos regressou à região Oeste A prova de regularidade histórica arrancou para a 19ª edição com dezenas de máquinas que representaram bem cinco décadas da história do automóvel Mais de 60 equipadas enfrentaram o desafio de a partir do Palácio Nacional de Mafra, percorrerem os concelhos de Mafra, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, para mais uma competição que colocou à prova belos exemplares de diferentes eras da indústria automóvel. Entre o pelotão de clássicos e neoclássicos, o carro mais antigo em prova foi um Jaguar XK 120 de 1952, mas também se destacaram outros modelos como o Fiat Derivazione Abarth 750 (de 1959), o Alfa Romeo 2000 GTV (de 1972) ou os Datsun 240Z da década de 1970. Estes exemplares partilham o palco com modelos mais contemporâneos, como os desportivos Peugeot 205 Rallye, o Volkswagen Polo G40, ou o Toyota MR2. Máquinas que estão divididas em cinco classes, consoante o ano de fabrico, e que proporcionam excelentes imagens, garantido um grande espetáculo aos adeptos dos ralis de regularidade. • Júlio Miguel de Sousa e Ana de Sousa em Triumph TR3A de 1957 José Albuquerque e José Machado em Jaguar XK 120 de 1952
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18 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL DEZEMBRO 2024 Passeio dos Italianos veio para ficar O melhor da indústria italiana voltou a reunir-se pela segunda vez, numa edição que este ano contou com uma surpresa especial O Passeio dos Italianos está a marca a agenda dos eventos organizados pelo ACP Clássicos. Esta 2ª edição voltou a reunir dezenas de modelos históricos com mais de 30 anos e futuros clássicos com mais de 20 anos. Uma das surpresas no passeio foi a presença de um Lancia Aurelia B20 GT, de 1958, com a particularidade de ostentar matrícula da cidade da Horta (HO-11-53), que veio propositadamente dos Açores para se juntar à caravana com grande variedade de marcas como Alfa Romeo, Ferrari, Fiat e Autobianchi. A partida aconteceu na Praça de Itália, em Lisboa, seguindo-se um percurso ao longo do Tejo com passagem pela bela praia de Escaroupim perto de Salvaterra de Magos e final junto à Barragem de Montargil. • José Martins Goulart e Maria Luísa Goulart da Rosa em Lancia Aurelia de 1958 Manuel e Emília Moisés em Alfa Romeo de 1988 Carlos Silva e Isabel Ferreira em Ferrari de 1982 Parque na Barragem de Montargil
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20 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL DEZEMBRO 2024 BENTLEY LISBOA
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