ACP Clássicos | Suplemento Revista ACP | Nº 802 | Junho 2025 | Não pode ser vendido separadamente Passeio dos Ingleses Evento reuniu centenas de clássicos Passeio dos Alemães Belas máquinas brilharam na zona Oeste Grande festa ‘à la française’ Citroën DS e Peugeot 403 sopram 70 velas
VÁ MAIS À FRENTE. SINTA AS VANTAGENS. FREE
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 | 3 AGENDA 2025 18 OUT 15 NOV 13 SET Rally ACP Clássicos MAFRA / RALLY REGULARIDADE 28 JUN Carocha Fest LEIRIA Raid Figueira da Foz-Lisboa FIGUEIRA DA FOZ / CAMPO GRANDE Rali D. Carlos I CASTELO DE BODE / RALLY REGULARIDADE EDITORIAL LUÍS CUNHA DIRETOR ACP CLÁSSICOS Veículos Históricos vão constar na base de dados das entidades rodoviárias Muito em breve, os veículos históricos dos sócios do ACP Clássicos certificados e com mais de 30 anos, irão constar na base de dados das autoridades rodoviárias nacionais. Desde 2018 que o ACP vem alertando o IMT para o desconforto que esta lacuna provoca. As autoridades rodoviárias interpelam na estrada automóveis que têm a inspeção periódica obrigatória regularizada por via da Certificação de Veículo de Interesse Histórico. As três entidades mandatadas pelo Estado para a realização de certificações, já partilharam com o IMT as listas de todos os veículos históricos com certificados válidos e consequentemente isentos de comparecer na IPO por períodos entre 4 e 10 anos. Daremos nota a todos os entusiastas logo que o sistema esteja implementado e em funcionamento. O ACP Clássicos com o intuito de conhecer melhor a visão dos seus associados sobre a relação com o clube e, sobre a forma como utilizam os seus veículos históricos, levou a cabo um inquérito que decorreu no primeiro trimestre do ano. A elevada taxa de resposta dos sócios ao inquérito, fez-nos sentir que valeu a pena e, confirmámos com números aquilo que empiricamente já sabíamos; os clássicos despertam paixões. Obrigado a todos que connosco colaboraram. Brevemente partilharemos as conclusões do inquérito e tudo faremos para ir ao encontro dos anseios e sugestões dos nossos associados. O ACP Clássicos associou-se à Federação Motociclismo Portugal na 1ª edição do Lés a Lés Classic. Ao longo de 3 dias entre 9 e 11 de maio proporcionou a um grupo de 160 motos com mais de 30 anos de idade um passeio pelas melhores estradas e paisagens que o norte do país tem para oferecer. Com um percurso entre Bragança , Chaves, Vila Nova de Famalicão e Lamego, um grupo de sócios mostrou que as 2 rodas também têm um lugar de destaque nos clássicos.• acp.pt/classicos /acpclassicos /acpclassicos [email protected]
4 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 70 anos de charme francês Num frente a frente e em ambiente palaciano, dois emblemáticos clássicos franceses posaram para a fotografia fazendo reviver o que de mais inovador apresentavam no seu tempo. Passaram-se sete décadas desde que se deram a conhecer ao mundo, mas cada um à sua maneira continua a conquistar legiões de admiradores que apreciam nas máquinas de outros tempos o melhor que a indústria automóvel conseguia oferecer… e surpreender. O “boca de sapo” foi uma revelação no mundo automóvel pelo design, luxo e tecnologia que oferecia, mas o Peugeot 403 também fez história graças à sua robustez, fiabilidade e qualidade de construção
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 | 5 Quando o Citroen DS 19 foi apresentado no Salão de Paris em 1955, revelou ser um automóvel diferente de todos até então. Elegante e aerodinâmico, tinha na sua suspensão hidropneumática a principal novidade tecnológica. Produzido nas versões berlina, break e cabrio, o DS possibilitava grande personalização por disponibilizar 76 combinações de pintura, 13 cores de carroçaria e 11 cores de bancos e guarnições de couro. A imponente elegância das suas linhas tornou-o no “carro presidencial francês”, a começar pelo General Charles de Gaulle que em 1962 escapou a uma tentativa de assassinato quando, justamente, viaja a bordo de um “boca de sapo”. A suspensão hidropneumática foi a grande novidade tecnológica do Citroen DS
6 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 O ano de 1955 também foi feliz para a Peugeot, quando apresentou a sua berlina familiar que viria a tornar-se um sucesso: o 403. Foi o primeiro modelo realizado pela marca francesa em colaboração com a Pininfarina, uma parceria que veio a ser vantajosa nos anos seguintes. Mais discreto e conservador, o Peugeot 403 marcou pela qualidade de construção, resistência e fiabilidade que oferecia, ainda hoje muito apreciadas. A fama, essa veio-lhe da participação na série Tenente Colombo, onde Peter Falk se fazia transportar num velhinho 403 cabrio, a condizer com o papel do ator naquele trabalho televisivo. • O Peugeot 403 marcou pela qualidade de construção, resistência e fiabilidade
8 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Qualidade e variedade marcaram estas preciosidades de quatro rodas bem representativas da indústria britânica O ano arrancou com a 21ª edição do Passeio dos Ingleses, o já tradicional evento organizado pelo ACP Clássicos que em Lisboa e no Porto reuniu um conjunto de automóveis muito interessante e bem representativo daquilo que é a indústria britânica recheada de exemplares que fazem sempre sonhar a quem os vê rolar na estrada. O evento de Lisboa contou com a habitual concentração no Parque Eduardo VII com os mais desportistas a rumarem em direção ao Kartódromo do Bombarral para uma prova de regularidade. Já os adeptos Centenas de clássicos brilharam no Passeio dos Ingleses
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 | 9 da versão lúdica passeio escolheram viver momentos de descontração no Jardim Oriental Bacalhôa Buddha Eden, também na região Oeste. Na capital, o passeio contou com a presença de James Capps, adido da Defesa da Embaixada Britânica em Lisboa que se rendeu à iniciativa.“Tive o privilégio de participar pela primeira vez neste evento do ACP e de conduzir um Bentley. Foi ainda uma honra sentir neste passeio as ligações que existem entre o Reino Unido e Portugal”, afirmou o diplomata britânico.O Passeio dos Ingleses no Porto arrancou do Velódromo em direção à região do Minho para uma paragem e visita ao mosteiro beneditino de Rendufe, um dos mais belos exemplos da arquitetura barroca em Portugal. •
10 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025
12 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Paixão pelos clássicos alemães motivou mais um passeio Belas máquinas de fabrico germânico fizeram a festa na zona Oeste Com a partida habitual do Estádio Nacional, em Lisboa, o Passeio dos Alemães que reuniu mais de uma centena de belas máquinas de fabrico germânico, num desfile que rumou à serra de Montejunto em diração ao Santuário do Senhor da Pedra. Um percurso feito de estradas e curvas sempre muito apreciadas para quem privilegia o prazer de condução neste tipo de eventos. Mais do um passeio este encontro é uma ocasião para celebrar a paixão pelos clássicos alemães, sejam eles populares ou mais desportivos, onde os participantes têm a oportunidade de trocar impressões sobre as suas máquinas.•
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 | 13
14 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 Passeio de Clássicos Todo Terreno Passeio da Primavera O Campo Militar de Santa Margarida no município de Constância marcou encontro com a 5ª edição do Passeio de Clássicos TT, uma iniciativa que voltou a reunir largas dezenas de modelos históricos mais dedicados à aventura. Range Rover, Land Rover, Toyota, Mistubishi ou a extinta marca nacional UMM estiveram bem representadas neste encontro, sem esquecer o “velhinhos” Jeep Willys. Após a visita aos carros de combate instalados naquele campo militar, os participantes fizeram-se à estrada para cumprirem um percurso de cerca de 130 quilómetros entre Santa Margarida e Coruche, quase sempre por pisos de terra. • Com a Praça de Itália, no Restelo, como ponto de partida e Alcácer do Sal como destino este passeio teve como principal objetivo promover o convívio entre os sócios e levar para a estrada relíquias de outras eras da indústria automóvel. O Passeio da Primavera destacouse pela variedade de marcas presentes com modelos Porsche, Mercedes-Benz, Citroën ou Triumph a fazerem parte da “caravana” de clássicos na qual o “título” de modelo mais antigo coube a um Austin A40 da década de 1950. •
com tecnologia Vá mais longe com até mais 612km por ano *Testado em comparação com combustíveis conforme as especificações definidas pela legislação em vigor. O benefício anunciado verifica-se em utilização continuada em mais de 9500km, podendo variar de acordo com o estado do veículo, estilo de condução ou outros fatores. Mais informações em www.bp.pt bp Ultimate permite: Mais quilómetros por depósito Limpeza e proteção do motor Maximização da performance Para que possa andar de lá, para cá
16 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 500 Milhas ACP disputadas ao segundo até ao final Muita competitividade. Foi isso que aconteceu nesta edição dos 20 anos das 500 Milhas ACP, onde largas dezenas de clássicos aceitaram o desafio de percorrer os cerca de 700 quilómetros da Estrada Nacional 2, entre Olhão e Vila Real As vitórias nas três categorias foram discutidas ao segundo e com várias alternâncias na liderança ao longo do percurso. Aos comandos de um magnífico Jaguar Mark II de 1960, a dupla Frederico Valsassina/Vasco Mendes assegurou o triunfo na Categoria E, reservada a automóveis produzidos entre 1951 e 1960. A cerca de meio minuto, nos restantes lugares do pódio, terminaram as equipas Álvaro Serrão/ Berta Rocha (MG A (1959) e Manuel Franco de Sousa/ Eduardo Franco de Sousa em carro idêntico. Na Categoria F (automóveis produzidos entre os anos 61 e 70) foi decidida por uns incríveis oito décimos de segundo. Triunfo da dupla Rodolfo Serrano/Andreia Serrano num Volkswagen Buggy (1968), precedendo José Manuel Matos/Rui Martins num Volvo 144 S (1968) e David Pereira Coutinho / David Velez num Morris Mini Cooper S (1967), que ficou a escassos 6,9 segundos do líder. Na Categoria G (carros entre 1971 e 1980), a equipa Luís Miguel Garcia/João Serôdio, num Ford Granada 2300 Coupé de 1973 levou de vencida Gonçalo Ribeiro
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 | 17 Pinto/António Leal Machado (BMW 3.0 CSI de 1973) por apenas 3,5 segundos, enquanto Bruno Camões e Vasconcelos/António Caldeira num Porsche 911 (1974) asseguraram o derradeiro lugar do pódio. A edição de 2025 das 500 Milhas ACP ficou ainda marcada pela formalização de um protocolo entre o ACP Clássicos e a Associação de Municípios da EN2, reforçando o papel do evento na promoção do património rodoviário, cultural e turístico das regiões atravessadas. •
18 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2025 ACP Clássicos associou-se ao Lés-a-Lés Classic NOTÍCIAS BMW lançou “museu online” Além do museu oficial que a BMW tem instalado na sua sede em Munique, a marca bávara lançou um catálogo que disponibiliza informações detalhadas e fotos de modelos que datam de 1928, altura em que começou a produzir os primeiros automóveis. Uma espécie de museu virtual que inclui uma lista de mais de 400 veículos e mais modelos da Mini e da BMW Motorrad. Os automóveis são organizados por série, década e tipo de carroçaria, com uma barra de pesquisa que permite aos utilizadores encontrar modelos específicos rapidamente. Cada entrada inclui fotos e especificações e, em alguns casos, links para publicações adicionais, como folhetos, material de oficina e livros especializados.• A primeira edição do Lés-a-Lés Classic contou com a parceria do ACP Clássicos, que levou ao evento um grupo de sócios para uma autêntica maratona sobre duas rodas. Foram cerca de 160 as motos que entre 8 e 11 de maio se fizeram à estrada, cumprindo um percurso entre Bragança, Chaves, Famalicão e Lamego. Neste passeio realizado pela Federação Portuguesa de Motociclsmo, participantes tiveram oportunidade de visitar três importantes coleções de motos clássicas em Montalegre, Vizela e Vila Nova de Famalicão. • A NZN é a única oficina independente, em Portugal, dedicada em exclusivo aos veículos da marca Ferrari. Os clientes da NZN, podem agora usufruir da Certificação de Veículo Histórico através do protocolo com o ACP Clássicos. Esta oficina que tem como objetivo responder a qualquer solicitação técnica que envolva um Ferrari, abre duas exceções nos serviços que oferece ao tratar de carros das marcas Maserati e Alfa Romeo, mas com motores Ferrari. • Saiba onde certificar um Ferrari em Portugal
*Desconto valido na compra de aparelhos auditivos Ampli-Mini AI em qualquer Centro Auditivo Minisom até 30 junho 2025 mediante apresentação do cartão de sócio ACP Marque a sua consulta gratuita Faça a leitura deste QR Code e agende já a sua consulta 4 Selecções do Reader’s Digest DESCONTO LANÇAMENTO * 30% Para sócios ACP Descubra a revolução em tecnologia auditiva. NOVO AMPLI-MINI AI Pequeno e potenciado pela Inteligência Artificial, filtra o ruído e melhora a perceção da voz em qualquer ambiente. Disponível apenas na Minisom. A Amplifon Portugal S.A. presta serviços de saúde na área da audiologia e reabilitação auditiva, sendo os seus centros auditivos registados na Entidade Reguladora da Saúde (nº 26950) e os seus técnicos de diagnóstico audiologistas com cédula profissional emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde. A Amplifon Portugal S.A. disponibiliza nos seus centros utilização dos dispositivos médicos. Os aparelhos auditivos são parte da habilitação auditiva e podem precisar ser complementados com treino auditivo e leitura labial e devem ser utilizados apenas conforme orientado e ajustados por um técnico especializado em aparelhos auditivos. A utilização indevida pode resultar em perda auditiva repentina e permanente. Perigo de asfixia e risco de ingerir pilhas e outras peças pequenas. Para mais informações ligue 800 206 740 (chamada gratuita).
O lado mais ousado da excelência. O Continental GT Black Edition. Um Design exclusivo. Uma edição limitada. Um Bentley inesquecível. Comece a sua viagem extraordinária em Lisboa.BentleyMotors.com na Rua São Francisco, 582 2645-019 Alcabideche; Tel.: 213 163 155; [email protected] Continental GT (hybrid) ciclo de condução WLTP: consumo de combustível, mpg (l/100 km) – Combinado com bateria descarregada: 27,4 mpg (10,3 l/100 km). Consumo elétrico combinado – 28,1 kWh/100 km. Emissões de CO₂ combinadas – 29 g/km. Classe de CO₂ combinada ponderada – B. Classe de CO₂ com bateria descarregada – G. O nome ‘Bentley’ e o ‘B’ no logótipo são marcas registadas.© 2025 Bentley Motors Limited. Modelo apresentado: Continental GT (hybrid). BENTLEY LISBOA
www.acp.ptRkJQdWJsaXNoZXIy Mjc2MDEwOQ==