Revista ACP outubro

Nº 799 l OUTUBRO 2024 l PVP 2,50€ l PeriodicidadeTrimestral l Diretora Rosário Abreu Lima Orçamento do Estado As propostas do ACP para ajudar a economia e os automobilistas ACP Elétrico do Ano Experimente e vote nos modelos citadinos Europa O plano Draghi para vitaminar a indústria automóvel ACP contesta painéis digitais de grande formato em Lisboa Insegurança

ESCADAS RETAS ESCADAS COM PATAMAR INDEPENDENTEMENTE DO SEU TIPO DE ESCADAS NÓS VAMOS AVALIAR GRATUITAMENTE E SEM COMPROMISSO ESCADAS EM CARACOL TODO O TIPO DE ESCADAS CONTINENTE E ILHAS AVALIAÇÕES GRÁTIS LIGUE E PEÇA JÁ O SEU CATÁLOGO GRÁTIS FALE CONNOSCO 800 181 438 CHAMADA GRÁTIS Simples instalar sem obras Multiusos, transporte de pessoas ou mercadorias Elevadores Residenciais Para moradias, edifícios comerciais ou públicos Económicos: baixo consumo Energético Instalação em poucos dias Elevadores de Escadas Solução simples, sem obras Garantia de 3 anos ou vitalícia** Disponíveis em várias cores Plataformas Elevatórias Simples instalar sem obras Multiusos, transporte de pessoas ou mercadorias Capacidade de carga - até 325 kg *Acumulável com outras ofertas em vigor! | **Consultar Condições Anúncio publicado por LEVITA, Lda - Estrada Consiglieri Pedroso, nº 71, Edifício D, 1º Frente, Queluz de Baixo, 2 730-055 Barcarena

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 | 3 Editorial Sociedade civil: um direito inalienável “Foi preciso o ACP meter uma providência cautelar para os políticos acordarem para o problema (…) Imaginem, o ACP!”. Este comentário de um conhecido humorista num programa de televisão, a propósito da instalação em Lisboa dos painéis luminosos de grande formato, resume de alguma forma como Portugal ainda tem muito para amadurecer nos seus direitos cívicos. “Imaginem, o ACP!”. Ora, é bom recordar que o Automóvel Club de Portugal não fez mais do que cumprir o seu papel enquanto instituição de utilidade pública sem fins lucrativos e a sua missão de promover e fomentar soluções de mobilidade, colaborando com as entidades públicas e privadas no aperfeiçoamento das leis, regulamentos e medidas relacionadas. E assim temos feito ao longo dos anos. Estudos de mobilidade, estudos de opinião, campanhas de segurança rodoviária, múltiplas iniciativas junto do poder político, das forças policiais, de instituições públicas (muitas delas integram atualmente o Observatório ACP), autarquias, associações e coletividades. Sempre com o propósito de contribuir positivamente para a resolução de problemas. O mesmo se passa com inúmeras ações de solidariedade que ajudamos, como ainda agora fizemos com a doação de cinco mil árvores para as zonas mais afetadas pelos incêndios. A força que os nossos sócios nos manifestam é o nosso combustível. É obrigação do clube defender os seus direitos, sem esquecer os seus deveres. Assim é também no que respeita ao próximo Orçamento do Estado. Apresentamos três propostas ao Governo e aos partidos com assento parlamentar para que as discutam de forma séria, sem dogmas e a pensar nos portugueses. O incentivo ao abate de automóveis em fim de vida é o motor para a renovação do parque, um dos mais envelhecidos da Europa, para tirar de circulação viaturas altamente Imaginem, o ACP!”. Ora, é bom recordar que o Automóvel Club de Portugal não fez mais do que cumprir o seu papel enquanto instituição de utilidade pública sem fins lucrativos poluentes e ajudar a travar a altíssima taxa de sinistralidade rodoviária registada já este ano. As empresas são responsáveis por grande parte do parque automóvel. O enorme peso fiscal sobre os seus rendimentos tem que ser justo e equilibrado. Daí propormos a atualização dos escalões fiscais dos veículos para empresas. Uma tabela que há vários anos não sofre alterações, ao contrário da inflação… Por último, a integração do Fundo Ambiental no Orçamento do Estado, de forma a ser gerido com regras e calendários claros e que abranja mais beneficiários na compra de veículos híbridos ou 100% elétricos. Uma sociedade mais forte só o será quanto mais forte forem os seus agentes. Os sócios do ACP não abdicam desse direito. • A força que os nossos sócios nos manifestam é o nosso combustível. É obrigação do clube defender os seus direitos, sem esquecer os seus deveres CARLOS BARBOSA PRESIDENTE DO AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL

4 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 PROPRIEDADE E EDIÇÃO Automóvel Club de Portugal, pessoa coletiva de utilidade pública nº 500700800 e matriculada na Conservatória do Registo Comercial sob o mesmo número, com sede na Rua Rosa Araújo, 24-26, 1250-195 Lisboa SEDE DA REDAÇÃO Rua Rosa Araújo 24-26, 1250-195 Lisboa 213 180 100 [email protected] DIRETORA Rosário Abreu Lima REDAÇÃO Francisco Gonçalves João Delfim Tomé Mário Vasconcellos Ricardo Paz Barroso EDIÇÃO GRÁFICA Inês Bento FOTOGRAFIA Interslide Arquivo ACP iStock DIRETOR COMERCIAL Tomaz Alpoim PUBLICIDADE Francisco Cortez Pinto Elizabette Caboz DIRETOR GERAL COMERCIAL Luís Figueiredo IMPRESSÃO Lidergraf | Sustainable Printing, com sede na Rua do Galhano, nº15, 4480-089 Vila do Conde TIRAGEM MÉDIA 181.000 exemplares PERIODICIDADE Trimestral O ACP é alheio ao conteúdo de publicidade externa. A sua exatidão e/ou veracidade é da responsabilidade exclusiva dos anunciantes e empresas publicitárias. ISSN 0870-273X Depósito Legal nº 2675/83 Nº de Registo ERC 100226 Estatuto editorial em acp.pt Nº 799 OUT 2024 AGENDA 12 OUT ACP CLÁSSICOS Passeio dos Italianos 23 OUT ACP GOLFE Circuito Semana 26 OUT ACP CLÁSSICOS Raid Figueira da Foz-Lisboa 15 A 30 OUT CONCURSO ACP Elétrico do Ano 12 OUT ACP GOLFE Grande Prémio ACP 17 OUT ACP MOTORSPORT Baja Portalegre 500 Receba todas as semanas a newsletter da Revista ACP Basta fazer a sua subscrição em acp.pt ou seguir o link no QR Code. SUMÁRIO Chegou a vez dos citadinos, a terceira das 4 a concurso A festa dos clássicos italianos acontece em Lisboa A final do torneio vai disputar-se na Quinta do Peru Alto Alentejo recebe máquinas e pilotos para a grande aventura TT Um dos torneios mais disputados tem final na Quinta do Peru Primeira corrida de automóveis da Península Ibérica está de regresso 28 12 38 56 06 Lançamentos Observatório ACP Renting O 1º carro de Bianchi Prata Loja Ao volante das novidades do mercado As melhores ofertas da estação Maioria dos jovens tem carta de condução Propostas a preços exlusivos ACP O piloto ACP recorda as viagens dos tempos de estudante ao volante da sua pick-up

6 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 Entrevista As viagens dos tempos de estudante ao volante do primeiro carro ainda são recordadas por Pedro Bianchi Prata Qual foi o seu primeiro carro? Uma Toyota Hilux 4x4, cinzenta. Era o carro que queria ter? Sim, porque era o carro dos meus sonhos na altura, além de dar muito jeito para transportar as motos quando ia para os treinos e para as corridas. Trata-se de uma 4x4 também podia fazer TT. Ela trepava tudo! Foi com essa pickup que começou a acelerar? Sem dúvida. As minhas primeiras aventuras na estrada foram em grande parte vividas com essa pickup. “O ACP é um grande dinamizador e promotor do desporto motorizado em Portugal” E quais as aventuras que mais gostou de viver? Foi quando na altura estudava em Vila Real e à sexta-feira ia para o Porto, ia pelas montanhas estrada fora com tudo cheio de neve. Uma vez não consegui passar e tive de deixar lá a pickup durante a noite. Na estrada que tipo de condutor é? Neste momento considero-me um condutor paciente que cumpre ao máximo as regras do Código da Estrada. Habituado à adrenalina ao volante, já viveu alguma experiência em que tivesse medo? Agora a minha adrenalina é mais com o guiador de uma moto. Ao volante já vivi grandes experiências, também com a vitória por duas vezes nas 24 Horas de Fronteira. Sustos, já apanhei alguns ao volante provocados por outros condutores com pouco cuidado na estrada. É piloto ACP e é sócio. Que significado tem para si o clube? Sou sócio há muitos anos e piloto ACP desde 2007. Para mim é uma honra representar o clube nas corridas. O ACP defende os interesses dos seus sócios, além de ser um grande dinamizador e promotor do desporto motorizado em Portugal. • Toyota Hilux 4x4, por Pedro Bianchi Prata No dia-a-dia, o piloto ACP troca a adrenalina da competição por uma condução que respeita ao máximo as regras do Código da Estrada

2 ANDARES O NOSSO CATÁLOGO É GRATUITO! Consulte o nosso catálogo, com atualizações frequentes, no conforto da sua casa e sempre que quiser. AVALIAÇÕES GRATUITAS A nossa visita de avaliação é essencial, gratuita e sem compromisso. Seja a norte ou a sul de Portugal, Açores ou Madeira. Ao seu lado sempre! Chamada grátis 800 181 436 Ligue hoje e fale connosco PLATAFORMA ELEVATÓRIA ELEVADOR DOMÉSTICO ELEVADOR DE ESCADAS DESIGN DISCRETO Para casas particulares até 2 andares Discreto e silencioso Design elegante e contemporâneo Disponível em 3 tamanhos - Pequeno, Médio e Grande Não necessita de obras Sem contratos de manutenção obrigatória Anúncio publicado por LEVITA, Lda Lisboa: Estrada Consiglieri Pedroso, nº 71, Edifício D, 1º Frente, Queluz de Baixo, 2 730-055 Barcarena Guimarães: E.N. 105, Nº 3019 Nespereira GMR. 4835-517 Guimarães www.levita.pt / [email protected] TAL COMO VISTO NA TELEVISÃO 800 181 438 Anúncio publicado por LEVITA, Lda Lisboa: Estrada Consiglieri Pedroso, nº 71, Edifício D, 1º Frente, Queluz de Baixo, 2 730-055 Barcarena Guimarães: E.N. 105, Nº 3019 Nespereira GMR. 4835-517 Guimarães www.levita.pt / [email protected] 200€ DESCONTO EXCLUSIVO SÓCIOS ACP Acumulável com outras ofertas em vigor!

8 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 Orçamento de Estado ACP propõe 3 medidas urgentes para renovar o parque automóvel, ajudar os automobilistas e a economia Retomar o incentivo ao abate de viaturas, atualizar os escalões fiscais dos veículos para empresas e definir regras e calendários para Fundo Ambiental são o contributo do Automóvel Club de Portugal para a discussão do Orçamento do Estado O Automóvel Club de Portugal propõe ao Governo e aos partidos com assento parlamentar três medidas urgentes para renovar o parque automóvel, ajudar os automobilistas e a economia. Existem mais de 6 milhões de viaturas ligeiras de passageiros a circular em Portugal com uma média de idade superior a 13 anos, uma das mais altas da União Europeia. Uma ameaça às metas de sustentabilidade europeias e um enorme fator derisco para a segurança rodoviária, tendo Portugal registado índices de sinistralidade superiores a 2014. O parque automóvel português é constituído essencialmente por viaturas a combustão (gasolina e gasóleo) e, não obstante a indústria produzir cada vez mais viaturas eletrificadas, o preço e o carregamento são impeditivos para a maioria da população. As metas de sustentabilidade ambiental devem ser o meio para uma sociedade justa, equilibrada e que sirva o interesse coletivo. Onde ninguém é deixado para trás por falta de recursos financeiros ou por fatores geográficos ou geracionais. Um estudo da ANSR revelou que a sinistralidade rodoviária tem um impacto económico e social de 3% do PIB nacional e que os acidentes rodoviários tiveram um custo de mais de 6 mil milhões de euros em 2019. Incentivo ao abate para viaturas em final de vida Uma medida incontornável para o rejuvenescimento do parque automóvel e que deve ser retomada com caráter de urgência. Inscrita no Orçamento do Estado para 2024, a proposta não foi implementada conforme previsto no 2º semestre. Incentivar o abate de veículos antigos promove uma renovação da frota automóvel com veículos mais eficientes, o que contribui para uma menor dependência de combustíveis fósseis e para a segurança rodoviária. Esta medida deve ser concretizada através de um apoio direto no abate de uma viatura em fim de vida e majorado aos contribuintes que comprarem uma viatura nova ou seminova a combustão, híbrida ou elétrica. Promover o abate de veículos antigos e a compra de novos, mais eficientes, contribui para a redução das emissões poluentes e o cumprimento das metas ambientais e de descarbonização. Um veículo com 15 anos pode emitir até o dobro do CO2 de um modelo novo equivalente, especialmente se for a gasolina ou diesel, enquanto os novos veículos a combustão, híbridos ou elétricos emitem significativamente menos ou mesmo zero emissões

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 | 9 que a taxa seja cega: paga tanto um automóvel de luxo como uma viatura utilitária. E nem a redução da taxa de tributação autónoma que se verificou no orçamento de 2024 vem compensar esta injustiça fiscal. Casos práticos Exemplos de passagem do 1º para o 2º escalão: Renault Mégane Sport Tourer 1.3 Tce Zen - 23540€ em 2018 e em 2024 o modelo equivalente também a gasolina inicia nos 34140€, estando no limiar do escalão mais alto. Volkswagen Golf - em 2018, algumas versões mais básicas do Golf custavam cerca de 26.000€, mantendo-se no primeiro escalão de tributação autónoma (10% em 2018 e 8,5% em 2024). Em 2024, devido ao aumento do preço do veículo que inicia nos 28.700€, várias versões a gasolina e diesel do Golf passaram para o segundo escalão, com uma tributação autónoma de 25,5%, mas em algumas versões mais equipadas ou com diferentes motorizações passa a pagar 32,5%. durante o seu funcionamento. O incentivo ao abate deve abranger todos os veículos ligeiros com mais de 15 anos. Propõe-se um incentivo de 4 mil euros para quem abater a viatura e comprar um ligeiro de passageiros novo ou usado até 4 anos e de 6 mil euros no caso de comerciais ligeiros novos ou usados até 4 anos. Caso apenas haja lugar ao abate da viatura em fim de vida num centro certificado, sem compra de veículos novos ou usados até 4 anos, propõe-se um incentivo direto de 1000€. Atualização dos escalões fiscais dos veículos para empresas A tributação autónoma está dividida em 3 escalões desde 2011: para viaturas até 25000€, entre 25000€ e 35000€ e mais de 35000€. Apenas em 2018 foi retificado o limite mínimo para 27500€, apesar de a taxa intermédia já ter sido ajustada (de 20% para 27,5%). Ou seja, tem-se verificado ao longo destes 13 anos um aumento de tributação sem qualquer revisão do limite dos escalões, apesar da inflação anualmente refletida nos impostos sobre os automobilistas. Uma viatura de 27.500 euros em 2018 não vai ter o mesmo preço em 2025, por força da inflação e do próprio valor dos automóveis – mais caros à saída da fábrica, devido aos sistemas de ajuda à condução obrigatórios desde 2024 nas versões base. Ao manter-se inalterado desde 2011, o limite mínimo do escalão máximo – a partir de 35 mil euros, faz com Toyota Yaris – em 2018, na versão a gasolina, custava cerca de 17.000€ a 20.000€, colocando-o no primeiro escalão de tributação autónoma. Já em 2024, a versão base situa-se entre 23.000€ a 26.000€, ainda no primeiro escalão (8,5%). Contudo, algumas versões mais equipadas ou com extras podem ultrapassar os 27.500€, passando para o escalão de 25,5%. Integração do Fundo Ambiental no Orçamento do Estado As regras que se mantêm ao longo dos anos devem ser claras logo no início do ano, abrangendo um número maior de beneficiários, para que seja fator impulsionador da renovação do parque automóvel por viaturas ambientalmente mais sustentáveis. Face à oferta e procura do mercado, às metas de sustentabilidade ambiental e à própria fase de transição energética, propõe-se que este fundo passe a abranger a compra de veículos híbridos ligeiros de passageiros e mercadorias (híbridos e 100% elétricos).• Parque automóvel nacional é dos mais envelhecidos da Europa, com 13 anos de idade média

10 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 Segurança Rodoviária A providência apresentada pelo ACP visa impedir o funcionamento de painéis luminosos de grandes dimensões, já instalados, bem como não permitir a instalação de novos painéis desta natureza que são um fator de distração à condução e um risco para a segurança de todos, condutores e peões. Não está em causa para o ACP a existência de mobiliário urbano com publicidade digital, apenas a sua localização e dimensão, claramente atentatórias da segurança rodoviária. O presidente do ACP, Carlos Barbosa, explicou que “esta providência cautelar não é para proibir nada, é para limar os exageros. Providência cautelar contra a insegurança rodoviária em Lisboa O Automóvel Club de Portugal apresentou uma providência cautelar no Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa contra a Câmara Municipal de Lisboa e as empresas JC Decaux e MOP – Multimedia Outdoors Portugal, pela aprovação e instalação de até 125 painéis de publicidade digital de grande formato em toda a cidade Não está em causa a existência de mobiliário urbano com publicidade digital, apenas a sua localização

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 | 11 Nós não estamos contra ninguém, a única coisa que queremos é manter a segurança rodoviária na cidade de Lisboa”. O que houve foi, afirmou,“um excesso por parte das empresas que instalaram os painéis em locais de grande visibilidade, mas que são perigosos". Carlos Barbosa referiu que só agora abordou o assunto pois “ainda não os tínhamos visto a funcionar à noite. Só depois de ligados é que se teve a verdadeira perceção da falta de segurança que aqueles painéis provocam. São ‘chapões’ de luz muito fortes e que condicionam a atenção dos automobilistas, sobretudo à noite”. A distração ao volante é uma das principais causas de sinistralidade rodoviária em todo o mundo e Portugal permanece claramente acima da média europeia em número de mortos e feridos na estrada. Estima-se que até 25% dos acidentes rodoviários são causados pela distração e 25 a 30% do tempo total de condução é gasto com outras atividades que não a condução. Autarquia concorda com o ACP Em reação à iniciativa do ACP, a Câmara de Lisboa, através de Carlos Moedas, anunciou que pediu à JCDecaux para suspender a colocação de mais painéis publicitários de grande formato e que vai negociar soluções para os que já foram instalados. Moedas concorda que os painéis de grande formato são uma “enormidade”de impacto visual, podendo representar um “perigo”para os cidadãos. Apesar de o processo se ter iniciado no anterior executivo municipal, o contrato de concessão à JCDecaux para a instalação e exploração publicitária em Lisboa foi aprovado pela atual câmara, em Setembro de 2022, com 15 votos a favor, dos quais sete da liderança PSD/CDS-PP, cinco do PS, dois do PCP e um do BE, e duas abstenções do Livre e da vereadora independente eleita pela coligação PS/Livre. O contrato de concessão à JCDecaux tem um prazo de 15 anos, com a empresa a pagar à CML “a remuneração anual de 8,3 milhões de euros” como contrapartida. Esse contrato inclui “900 múpis, dos quais pelo menos 10% devem ser de natureza digital”; 2.000 abrigos; 75 sanitários públicos; 40 múpis amovíveis, Contrato previa a instalação de até 125 painéis digitais de grande formato para publicidade institucional; “um número de painéis digitais de grande formato não superior a 125 e que, no seu conjunto, compreenda uma área total de faces publicitárias entre 2500 m e 3000 m; e 20 múpis de natureza digital e cinco painéis digitais (4x3 metros), a utilizar exclusivamente como equipamento informativo municipal”. • Carlos Moedas concorda que os painéis são uma "enormidade", podendo representar "um perigo" para os cidadãos

12 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 Estudo Observatório ACP 80% dos jovens portugueses tem carta de condução De acordo com o mais recente estudo do Observatório ACP sobre “Carta e Ensino de Condução”, a grande maioria dos inquiridos (80%) tem carta de condução, com destaque para as mulheres, com idades entre os 20 e os 34 anos e com estudos superiores. De salientar que a grande maioria dos jovens inquiridos considera que a mobilidade individual nos dias de hoje tem muita importância e refere que o que mais influenciou ou pode influenciar na decisão de tirar a carta de condução é a necessidade de deslocação para locais que não tenham transportes públicos, com destaque para os homens, com habilitações académicas superiores, que vivem numa vila/aldeia com pouca oferta de transportes. Os mais jovens (18 e 19 anos) são os que mais referem que não têm carta (13%) ou estão a tirar (7%). prático. Quase metade dos inquiridos com carta ou ainda a tirar a carta demorou entre 6 meses e 1 ano entre a decisão de tirar a carta e o exame final de condução. Mais a pé e de carro do que transportes públicos Noutra parte do estudo do Observatório ACP, abordou-se a relação dos jovens com os transportes públicos. Os jovens portugueses despendem diariamente entre 10 e 60 minutos em deslocações a pé (58%) e deslocações de carro (40%). Horários desajustados (47%) e falta de pontualidade dos transportes (37%) são os principais motivos para os jovens não utilizaram mais os transportes públicos. Já no que toca a transportes públicos, quatro em cada cinco jovens utiliza transportes públicos (82%) e a maioria tem de comprar bilhete/passe (63%). Na maioria dos jovens confirmam que na sua região existem passes mais baratos que no passado (69%). O autocarro e o metro são os transportes públicos mais utilizados (47% e 41%, respetivamente). Cerca de 1 em cada 4 jovens (26%) utiliza atualmente mais/muito mais os Transportes Públicos, mas 33% dos inquiridos utiliza menos/muito menos. Mais de metade dos jovens (59%) admite que utilizaria mais/muito mais os transportes públicos se estes fossem gratuitos, sobretudo os jovens com idades entre os 25 e os 34 anos, com estudos superiores, da região Sul e com pouca oferta de transportes. • Estudo do Observatório ACP sobre preferências de mobilidade entre os 18 e os 34 anos revela que a maioria aposta mais no automóvel O custo alto da carta de condução é o principal motivo para os jovens inquiridos não terem carta. Mas a maioria (70%) admite a possibilidade de tirar a carta nos próximos 12 meses, sobretudo os mais jovens (18 e 19 anos) e com estudos superiores. No que respeita o processo de obtenção da carta de condução, cerca de 1 em cada 4 inquiridos considera que o maior desafio foi o exame Quando pretendem tirar a carta de condução? 70% 30% 70% dos jovens portugueses quer tirar a carta nos próximos 12 meses 30% dos jovens portugueses não planeia tirar a carta nos próximos 12 meses

14 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 Seguros Como proteger o seu carro em caso de incêndio ou fenómenos naturais? Incêndios florestais, nos parques de estacionamento e até um sismo marcaram a atualidade noticiosa, mostrando que tudo pode acontecer aos nossos bens No espaço de um mês, o País assistiu a três eventos de gravidade assinalável. A meio de agosto um incêndio num parque de estacionamento perto do Aeroporto de Lisboa atingiu mais de 200 veículos. Já na última semana desse mesmo mês, Portugal registou o décimo maior sismo desde o século XVI, felizmente sem consequências de maior, mas que deixou o alerta. Já em setembro, centenas de incêndios de grandes dimensões lavraram de forma trágica o centro e norte do País, com perdas humanas e materiais, nomeadamente muitos automóveis. Todos estes eventos mostram a necessidade de uma maior proteção dos bens materiais, de forma a minimizar os prejuízos. Segundo a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), Portugal está ainda muito abaixo da média europeia em matéria de proteção através de seguros. Segundo Duarte Amaral, administrador do ACP Mediação de Seguros,“há cada vez mais situações de inundações, ventos fortes, quedas de árvores. E estas são coberturas que importa salvaguardar no momento da contratação do seguro. Por uma quantia não muito significativa em relação ao custo de um seguro obrigatório, podemos acrescentar as coberturas de incêndio, de furto- -roubo e de fenómenos da natureza ao seguro obrigatório e ficamos salvaguardados em relação a incêndios e fenómenos da natureza”. Foi o que fizeram mais de 50% dos proprietários dos veículos afetados pelo incêndio no parque de estacionamento junto ao aeroporto. Isto quer dizer que das 232 viaturas afetadas por este incêndio, 154 tinham cobertura de incêndio. Destes, 117 sofreram perda total e 37 registaram perdas parciais. O valor estimado das indemnizações é superior a 3,6 milhões de euros, dos quais já pagos, um mês depois do evento, mais de 2,3 milhões de euros, segundo a APS. O valor médio pago por veículo com perda total foi de quase 29 mil euros. Os proprietários das restantes viaturas afetadas, mas que não tinham cobertura,“estão numa situação agora mais complicada”, explica Duarte Amaral.“Até porque não se sabe se alguma vez vai ser possível imputar responsabilidades, quando terminarem os inquéritos”. •

Saiba mais em servilusa.pt, ou funeralvida.servilusa.pt sempre do seu lado

16 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 Europa Como travar a morte lenta da indústria automóvel na Europa O relatório de Mario Draghi sobre a competitividade da Europa tem na indústria automóvel um dos seus focos e traça um ambicioso plano para a sua recuperação Há muito considerada um dos motores da economia europeia, a indústria automóvel é hoje responsável por 14 milhões de empregos. É também o setor com maior investimento em “Research & Development” (Investigação e Inovação), responsável por um terço de todo o investimento na Europa. Alvo de particular destaque no relatório sobre a competitividade da Europa, a indústria automóvel atravessa a maior transformação estrutural por estar a perder competitividade. Para Mario Draghi, "é necessária uma abordagem global que abranja todas as fases" da produção automóvel, desde a investigação e a exploração mineira até aos dados, ao fabrico e à reciclagem”. Assim, a União Europeia deve começar por reduzir a dependência de importações de componentes como baterias e semicondutores, especialmente da China. O relatório propõe que se invista na produção interna dessas tecnologias, fortalecendo a sua autonomia. Apesar do foco na descarbonização, Mario Draghi defende uma maior abertura em relação a diferentes soluções tecnológicas, dando como exemplo os combustíveis sintéticos, na linha do que o Automóvel Club de Portugal tem defendido. Investir para crescer Tal como na indústria em geral, na qual Draghi propõe que se invistam anualmente 800 mil milhões de euros, também na indústria automóvel o relatório aponta o investimento como solução. O regresso de "Super Mario" Com uma longa carreira na política e na finança, Mario Draghi enfrenta uma nova cruzada. O seu plano para relançar a economia europeia parece uma reprise de 2012 quando Draghi, então presidente do BCE, enfrentou a sobrevivência do Euro com o famoso "custe o que custar". Valeu-lhe a alcunha de "Super Mario" e créditos suficientes para se manter no jogo europeu, a que regressa agora pela mão da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que fez do futuro da competitividade europeia uma prioridade. Plano custa 800 mil milhões de euros/ano nos próximos 5 anos

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 | 17 Neste caso a aposta deverá passar por um aumento dos investimentos em novas tecnologias como a inteligência artificial e automação. Incentivos fiscais para reduzir a pegada de carbono e aumentar a eficiência energética das empresas é outra das sugestões. Proteger sem protecionismo A proteção da indústria automóvel europeia da concorrência desleal de outros países (caso da China) é um dos desafios mais complexos. O relatório sugere medidas mais robustas para garantir que as suas indústrias não sejam prejudicadas por práticas comerciais injustas, enquanto incentiva a inovação e a produção dentro das suas fronteiras. Mas, para Draghi, é preciso evitar as "armadilhas do protecionismo", não impondo taxas aduaneiras sistemáticas. Formar para melhorar O plano inclui também uma componente dedicada à formação e qualificação. Para tal propõe a criação de programas de formação técnica e requalificação profissional, em colaboração com universidades e centros de investigação, para preparar os trabalhadores para as novas exigências de um setor em franca transformação e com um tremendo peso na economia da União Europeia. • Europa tem que ser competitiva face aos concorrentes Rosário Abreu Lima DIRETORA OPINIÃO Revelado o famoso plano do ex-presidente do Banco Central Europeu, a pergunta é inevitável: quem dos 27 está disposto a contribuir para os 800 mil milhões/ ano durante os próximos 5 anos? E desses, quem arrisca ir a jogo já que o relatório é demasiado vago na concretização do aumento da produtividade e na resolução do problema energético europeu? Draghi nada diz sobre energia nuclear para compensar o fim das energias de base carbono, como reforça o papel das energias renováveis, bastante mais caras. Mais ainda. A tão almejada autonomia europeia, face aos EUA e à China, deixa-nos a sensação de mais um amontoado de palavras em letra de forma. Uma Europa indecisa e por vezes titubeante na competitividade e na defesa dos seus vai agora realizar um plano massivo de investimento através de dívida comum europeia? Mesmo que a questão do financiamento seja ultrapassada, há ainda a parte política. As últimas eleições têm mostrado uma tendência para movimentos nacionalistas, avessos ao projeto comum europeu. E, no caso da indústria automóvel, a fratura está exposta há muito tempo. Vamos ter seguramente muitos próximos episódios desta novela.• Quem arrisca?

18 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 Breves Os sócios do ACP há 50 anos estão convidados para celebrar a data num encontro com Carlos Barbosa, Presidente da Direção do ACP. Esta homenagem de reconhecimento do clube aos sócios pela sua fidelização, que já é uma tradição, vai realizar-se em Lisboa, na sede do ACP (Rua Rosa Araújo, 24) no dia 22 de outubro, às 16 horas. No Porto, a sessão decorre na Rua de Gonçalves Cristóvão, 2 a 6, no dia 23 de outubro, às 16 horas. • O ACP Viagens foi reconhecido pelo Turismo de Portugal pelas boas práticas de gestão da sustentabilidade, que resultou na atribuição do selo “Sustainability Engaged”. Bruno Silva Gomes, responsável pela área de Ambiente e Sustentabilidade do ACP, recebeu a distinção de "Empresa ESG Engaged" das mãos Sócios mais antigos reconhecidos pela sua ligação ao clube Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, o ACP Seguros vai promover três sessões sobre o tema e o papel do PPR Poupe para a reforma com a ajuda do ACP do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade. Esta distinção reconhece o papel central das empresas no processo de transformação do setor do Turismo, que se pretende mais responsável e sustentável, minimizando o impacto desta atividade no ambiente. • ACP Viagens distinguido com o selo de sustentabilidade AGENDA • A agenda destas sessões inclui Apresentação sobre o tema, Enquadramento socioeconómico; Pressão no Sistema; Pensões de Refoma; Perspectivas e Consequências; Respostas ao desafio; PPR como parte da resposta; Vantagens do PPR, seguido de perguntas e respostas. SESSÕES • As sessões presenciais vão realizar-se a 24 de outubro na Delegação do ACP no Porto (Rua Gonçalo Cristóvão, 2 a 6) pelas 18 horas e a 25 de outubro na sede do ACP em Lisboa (Rua Rosa Araújo, 24) pelas 18 horas. A sessão online vai realizar-se através do canal ACP na plataforma YouTube, a 31 de outubro (Dia Mundial da Poupança), também pelas 18 horas. INSCRIÇÕES • As sessões no Porto e Lisboa estão reservadas aos sócios ACP e têm um limite de 30 e 40 participantes respetivamente. A inscrição nas sessões presenciais será feita através do 215 915 915 (24h / 365 dias por ano – chamada para a rede fixa nacional). Relativamente à sessão online fique atento às próximas comunicações e site do ACP para ter mais informações.

Consumos de combustível de 4,8 a 4,9 l/100km e emissões de CO2 de 109g/km. Valores de homologação determinados com base no ciclo combinado WLTP. Os valores indicados são para efeitos comparativos. Os valores reais de CO2 e consumo dependem de muitos fatores associados, como, a título exemplificativo mas não limitativo, o estilo de condução, o percurso, o tempo e as condições da estrada, para além das condições, do tipo de utilização e do equipamento do veículo DIGA OLÁ AO HÍBRIDO MAIS ESPAÇO BAGAGEIRA E COMPARTIMENTOS DE ARRUMAÇÃO INTERIOR MAIORES | MAIS CONFORTO INTERIOR MAIOR E MAIS FUNCIONAL | MAIS DOLCE VITA CROMOTERAPIA E BANCO COM MASSAGEM NOVO FIAT 600. UPGRADE PARA HÍBRIDO.

20 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 Media Revista ACP cada vez mais multiplataforma ACP Podcast ACP TV Ouça aqui o ACP Podcast Veja aqui o ACP TV O escritor Tiago Rebelo foi um dos convidados, numa conversa variada em que abordou a sua obra literária, mas também a experiência como reportér de guerra. Um dos grandes sucessos lançado no verão é sobre mecânica, em que se responde a questões pertinentes sobre baterias, o GPL ou o filtro de partículas. Divulgar "tesouros" escondidos é também uma das funções da Revista ACP, como no caso do Regimento de Sapadores Bombeiros, que não têm onde expor as "jóias" do passado. Se há coisa que os números das audiências do ACP TV revelam é o sucesso das reportagens sobre coleções de clássicos. O espólio da Câmara de Lisboa é um bom exemplo. Pode uma viagem de 9.500 km num jipe prender as atenções? Acreditem que pode. As aventuras de Jorge Serpa são um exemplo de como uma história bem contada chega a toda a gente. O apresentador e humorista Pedro Fernandes revelou neste podcast o seu amor pelos automóveis elétricos, mas também o quanto adora conduzir, isto apesar de alguns sustos. Longe vão os tempos em que a Revista ACP ficava apenas pelo papel. Em vídeo e em suporte áudio, os conteúdos da revista conquistaram o público. Os Podcast ACP destacam-se pelo ecletismo, com a presença de inúmeros protagnistas de conversas descontraídas sobre assuntos sérios. A enorme abrangência de temas tratados no ACP TV também cativa centenas de milhares de espectadores todas as semanas, com a atualidade no topo da agenda

Os combustíveis não são todos iguais. Até 31 de Outubro 30lt Ultimate = 3€ desconto* Saiba mais em bp.pt Teste e comprove! com tecnologia Até +56km extra por depósito** Motor limpo e protegido Performance máxima e constante *Desconto válido no próximo abastecimento. **bp Ultimate Diesel com tecnologia ACTIVE. Testado em comparação com combustíveis em conformidade com as especificações definidas pela legislação em vigor (DL 89/2008, de 30 de Maio, na sua redação atual). Os benefícios anunciados verificam-se em utilizações continuadas e podem variar de acordo com o estado do veículo, estilo de condução ou outros fatores.

22 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 ACP Elétrico do Ano smart #1 Inscreva-se aqui Vote e ganhe um 2024 Concurso regressa em 2024 com novidades e um novo automóvel para oferecer Patrocinador principal: Patrocinadores:

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 | 23 Os modelos a concurso em cada categoria podem ser experimentados na sede do ACP, mediante disponibilidade A grande novidade este ano passa pelos test-drive aos candidatos de cada categoria na abertura das votações. Depois da categoria dos Familiares, vai a votos a categoria Premium. No dia 15 de outubro vai poder testar cada um dos seis modelos mais exclusivos deste concurso. Deve inscrever-se através da Linha de Apoio ao Sócio (215 915 915) a partir do dia 8 de outubro (inscrição sujeita a disponibilidade). As votações decorrem entre 15 e 30 de outubro. Antes de votar faça um test-drive 2024 Este ano quem participar no concurso ACP Elétrico do Ano 2024 habilita-se a ganhar um smart #1. Com um visual moderno e versátil, este é o primeiro SUV da smart e o modelo mais familiar da história da marca que se tornou célebre pelos seus veículos citadinos.Com 272 cv e 343 Nm de potência, o smart #1 Pro conta com uma bateria de 49 kWh que lhe oferece até 310 km de autonomia. Quanto ao carregamento, bastam 30 minutos num carregador rápido (DC) de 130 kW para carregar de 10 a 80%.• Leve um smart #1 para casa Como concorrer Sorteios Prémios Para participar basta registar-se no site eletricodoano.acp.pt Para votar, registe o seu voto no site do concurso com as credenciais definidas no registo e escolha a viatura a concurso (apenas é aceite um voto por utilizador e não permite alteração posterior). O participante vencedor de cada categoria é sorteado entre os que votaram no modelo mais votado, o automóvel vencedor da categoria. O vencedor do grande prémio é sorteado entre os concorrentes que acertaram no carro mais votado, o ACP Elétrico do Ano. O participante vencedor de cada categoria recebe 1 carregamento de 250€ na app ACP Electric. O Grande Vencedor vai receber um automóvel elétrico smart #1 e a oferta de uma anuidade de sócio do ACP. Citadinos / Utilitários SUV / Crossover 15 A 30 DE OUT. DE 2024 15 A 30 DE DEZ. DE 2024 Pode acompanhar online o decorrer do sorteio no siteeletricodoano.acp.pt Consulte o regulamento em eletricodoano.acp.pt DATAS DE VOTAÇÃO CATEGORIAS Mercedes-Benz EQE Limousine eleito o melhor Premium no ACP Elétrico do Ano Milhares votaram para escolher o melhor modelo da categoria "Premium" do ACP Elétrico do Ano, uma categoria dedicada aos modelos de luxo 100% elétricos. E o vencedor foi o Mercedes-Benz EQE 300 Limousine.

24 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 Preço • p rtir de 38.030 € Potência • 155 cv Autonomia • 265 km Bateria • 42 kWh Pot. Carregamento (AC/DC) • 11 kW / 85 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • (AC 11 kW) 4h15 até 100% (DC 85 kW) 35min de 0% até 80% Primeiro modelo 100% elétrico da Abarth, o 500e mantém-se fiel aos pergaminhos desportivos da casa italiana. Abarth 500e Saiba mais sobre este modelo Herdeiro do espírito do 2CV, o novo Citroën ë-C3 quer ajudar a democratizar os automóveis elétricos. Para tal aposta no preço baixo e num visual robusto. Alfa Romeo Junior Ellectra Preço • p rtir de 38.500€ Potência • 156 cv Autonomia • 410 km Bateria • 51 kWh Pot. Carregamento (AC/DC): • 11 kW / 100 kW Tempo Carregamento (AC/DC): • (AC 11 kW) 5,45h até 100% (DC 150 kW) 30min de 10% até 80% Posicionado na base da gama do construtor transalpino, o Alfa Romeo Junior Ellectra é o primeiro modelo 100% elétrico da marca. Saiba mais sobre este modelo Saiba mais sobre este modelo Citroën ë-C3 Preço • a partir de 23.300 € Potência • 113 cv Autonomia • 320 km Bateria • 44 kWh Pot. Carregamento (AC/DC) • 7 kW / 100 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • (AC 7 kW) 4,10h de 20 a 80% (DC 100 kW) 26min de 20% até 80% • Head-up display que substitui o painel de instrumentos tradicional • Bancos e suspensões Citroën Advanced Comfort • Assistente de voz atualizado com tecnologia ChatGPT Generative AI • Equipado com nível 2 de condução assistida 2024 CATEGORIA Citadinos/Utilitários • Três modos de conduçžo exc¡usivos: Turismo, Scorpion Street e Scorpion Tr ck • Ger dor de som rtifici ¡ simu¡ o ruído de um motor g so¡in

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 | 25 Com um visual distinto no qual se destacam as portas traseiras de abertura invertida, o Mazda MX-30 marca a estreia do construtor japonês no mundo dos elétricos. Mazda MX-30 Preço • p rtir de 40.020€ Potência • 145 cv Autonomia • 200 km Bateria • 35,5 kWh Pot. Carregamento (AC/DC) • 11 kW / 50 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • (AC 11 kW) 3h de 20 a 80% (DC 50 kW) 25 min de 20% até 80% Renault 5 Preço • p rtir de 33.000€ Potênci • 150 cv Autonomi • 408 km B teri • 52 kWh Pot. C rreg mento (AC/DC) • 11 kW / 100 kW Tempo C rreg mento (AC/DC) • (AC 11 kW) 5,11h té 15 80% (DC 100 kW) 30min de 15% té 80% O novo Renault 5 marca o regresso de um modelo histórico na marca francesa e conjuga um visual inspirado no passado com a mais recente tecnologia. Saiba mais sobre este modelo Saiba mais sobre este modelo • Habitáculo com materiais sustentáveis, inclusive cortiça • Garantia total de 8 anos ou 160 000 km para a bateria • Sistem de infoentretenimento cont com inte‰igênci rtifici ‰ incorpor d • Equip do com um c rreg dor bidirecion ‰ que permite ‰iment r ou c rreg r outros p re‰hos Recentemente renovado, o Dacia Spring é o automóvel elétrico mais acessível do mercado e uma proposta especialmente pensada para a cidade. Saiba mais sobre este modelo Dacia Spring Preço • a partir de 16.900€ Potência • 45 cv Autonomia • 225 km Bateria • 26,8 kWh Pot. Carregamento (AC/DC) • 2 a 7 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • (AC 7 kW) 4h de 20 a 100% • Ap‰ic ç”o M– D ci , permite consu‰t r remot mente o est do de c rg , utonomi , p‰ ne r o seu c rreg mento ou contro‰ r c‰im tiz ç”o 2024 Esta categoria encontra-se a votação entre 15 e 30 de outubro.Inscreva-se e vote no seu favorito!

26 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 A dra responde Com o apoio: Envie as suas questões para [email protected] O mundo dos elétricos está cada vez mais sofisticado e, até, complexo. Como e onde carregar ou como pagar os carregamentos são as principais dúvidas. Mas há outras Existem mais de 9.300 pontos de carregamento em Portugal, distribuídos por mais de 5.300 postos de carregamento de acesso público, numa rede gerida pela MOBI.E, e onde pode carregar o seu elétrico, seja qual for o seu fornecedor de energia. Existem quatro tipos de postos: POSTOS NORMAIS: inferiores a 7,4 kW; POSTOS SEMIRRÁPIDOS: de 7,4 kW até 22 kW, inclusive; POSTOS RÁPIDOS: superiores a 22 kW até 150 kW; POSTOS ULTRARRÁPIDOS: iguais ou superiores a 150 kW. Deve ter sempre em atenção, no momento da compra do seu elétrico, à potência de carregamento do veículo, pois corre o risco de desperdiçar dinheiro se estiver Comprei um elétrico. E agora? numa tomada cuja potência exceda a velocidade de carregamento do seu automóvel, isto é, vai estar a pagar eletricidade que não vai usar. Como pagar os carregamentos? Para carregar na rede Mobi.E com recurso a um cartão ou aplicação no smartphone precisa de aderir a um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). Com a app ACP Electric, que basta descarregar, registar-se e começar logo a carregar o seu carro, pode comparar postos e simular custos, poupando tempo e dinheiro, com a vantagem de que não tem contratos prévios, custos de adesão ou fidelização. Posso carregar em casa? Pode, mas há certos aspetos a ter em conta. Deve chamar um técnico certificado para verificar a instalação elétrica e colocar tomadas seguras. Pode ainda otimizar o carregamento em casa com uma “wallbox”, que é um carregador de parede prático, seguro e económico, que permite controlar os gastos e consumos de energia, e ainda definir horários de carregamento. É também a solução preferida nas garagens de condomínio, pois ligar a “wallbox” à rede Mobi.E, permite controlar os custos de energia por utilizador. O primeiro passo é contratar um instalador certificado para garantir as condições de segurança e iniciar junto da MOBI.E o processo de ligação à rede. No caso dos condomínios, tem de informar antecipadamente a respetiva administração da sua intenção. O estacionamento é gratuito? Vários municípios discriminam positivamente os carros elétricos, permitindo que estacionem gratuitamente, ou com desconto, em vários espaços públicos. Lisboa, Porto, Almada, Beja, Funchal, Guimarães, Loures, Mirandela, Setúbal e Vila Real são alguns dos exemplos. Mas, atenção: em muitos, senão quase todos, é necessário obter um dístico ou fazer um registo na respetiva autarquia, sob pena de serem autuados ou mesmo rebocados. •

28 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 Ao Volante Executivo por natureza Com os novos modelos elétricos assistimos ao nascimento de automóveis muito diferentes do habitual, como o Ioniq 5 que parece ser um carro clássico que veio do futuro. Agora a novidade é o Santa Fe onde tudo foi alterado face à anterior geração. Não lhe faltam argumentos, tem sete lugares, motores híbridos modernos e o mais importante, um design interior e exterior completamente renovado. Visualmente parece um SUV saído diretamente do mercado norte americano, tem linhas retas, uma frente imponente e uma atitude premium por toda a carroçaria. O espaço abundante no interior é um dos pontos positivos que merece ser destacado, o banco do condutor é largo e muito confortável, na segunda fila de bancos conseguimos sentar três adultos e para nosso espanto na terceira fila cabem realmente dois adultos, o que não é habitual. Quanto ao motor o novo Santa Fe apresenta duas opções em Portugal. Um híbrido puro com 215 cv e 367 Nm que utiliza o motor turbo a gasolina 1.6 TGDI. A outra opção é o híbrido plug-in que utiliza esse mesmo motor de 1.6 litros, mas a potencia aumenta para os 253 cv. Ambos equipam uma caixa de seis velocidades automática. Esta quinta geração do Hyundai Santa Fe veio revolucionar e afirmar o modelo como um produto premium. Os preços em Portugal ainda não foram divulgados, mas acredita-se que deva custar o mesmo das gerações anteriores. É um verdadeiro SUV familiar. • Hyundai Santa Fe Potência 215 cv Consumo médio 5,5 L Motor 1598 cc a partir dos 60.000€ Preço: A Hyundai é conhecida por produzir modelos robustos e eficientes, mas nos últimos tempos um dos seus maiores argumentos é o design ousado

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 | 29 O Audi A5 foi apresentado em 2007 e conquistou o público de imediato. As linhas coupé, a carroçaria alargada e o luxo no interior contribuíram para que rapidamente muitas pessoas optassem por esse modelo. A unidade ensaiada foi o Audi A5 35 TDI Sportback, a versão de entrada do modelo que rapidamente nos surpreendeu de forma positiva em vários aspetos. Começando pelo exterior o A5 Sportback é um desportivo que só esconde o seu lado familiar no design. As linhas elegantes do coupé de cinco portas disfarçam bem o facto de este ser um verdadeiro estradista com espaço para cinco adultos e uma bagageira ampla de quase 500 litros. O interior revelou-se mais confortável do que esperávamos em viagens longas, mesmo com cinco adultos no habitáculo. Quando ao motor esta versão equipa um bloco de 2 litros turbo diesel mild hybrid que produz 163 cavalos e 380 Nm que lhe Audi A5 35 TDI Potência 163 cv Consumo médio 5,1 litros Motor 1968 a partir dos 46.309€ Preço: permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 226 km/h. Números tão impressionantes como os consumos de 4 l/100 km em estrada a velocidades de 90km/h e de 5,1 l/100 km de média com uma utilização normal de cidade e estrada. A caixa de dupla embraiagem de sete velocidades é inteligente e rápida a selecionar mudanças. Com o depósito atestado o Audi A5 Sportback 35 TDI consegue percorrer mais de 1000 km, algo difícil de obter com outras motorizações. O preço deste modelo começa na casa dos 53 mil euros, um automóvel elegante, premium e muito bem construído. • O desportivo familiar

30 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 Lançamentos BMW M5 Touring Foi um dos lançamentos mais aguardados do ano, com 727 cv e 2.550 kg, a M5 Touring é não só a mais potente como também a mais pesada de sempre A BMW foi uma das pioneiras no segmento dos executivos desportivos quando em 1985 decidiu transformar o 535i (E28), com ajuda da sua divisão desportiva M, e apresentou ao mundo o primeiro M5. Na geração seguinte do M5 (E34), além da berlina apresentaram a versão Touring, uma carrinha que reunia todo o lado prático de uma série 5 Touring com a potência de um verdadeiro M. A nova M5 Touring é uma carrinha imponente, mede mais de cinco metros de comprimento e dois de largura. O espaço a bordo é evidente, a bagageira surpreende pelos 500 litros de capacidade, valor que pode subir até aos 1630 litros com os bancos traseiros rebatidos. Na traseira somos surpreendidos pelas saídas de escape verdadeiras e pela assinatura luminosa que assume algum destaque. A atenção ao detalhe estende-se ao interior onde o Competizione volta a surpreender. Esta carrinha utiliza uma motorização híbrida que garante uma potência combinada de 727 cv e 100 Nm de binário. O motor a gasolina é um V8 de 4.4 litros biturbo que produz 585 cv que juntamente com um motor elétrico de 197 cv são capazes de números realmente surpreendentes. A “super-carrinha” acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,6s e atinge os 305 km/h de velocidade máxima. Para garantir toda a performance o modelo equipa uma caixa de oito velocidades automática M Steptronic, um diferencial autoblocante, amortecedores ajustáveis e um fundamental sistema de tração integral M xDrive. A bateria de 18,6 kWh que alimenta o motor elétrico permite percorrer até 67 km de autonomia em modo 100% elétrico. Até ao final do ano está prevista a chegada da BMW M5 Touring ao mercado e os seus preços vão começar nos 170 mil euros.•

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL OUTUBRO 2024 | 31 Lamborghini Temerario O puro motor V10 naturalmente aspirado do Huracán dá agora lugar a um V8 biturbo híbrido que conta com três motores elétricos que em conjunto produzem 920 cv. A velocidade máxima é superior a 340 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em apenas 2,7 segundos. Os motores elétricos ajudam a garantir mais tração, uma vez que dois se encontram montados nas rodas da frente, um por cada roda, e o terceiro tem como função eliminar o turbo-lag e está instalado entre a caixa de velocidades de oito relações e o motor V8 biturbo. Só assim é possível garantir uma resposta imediata do acelerador. O novo modelo pesa apenas 1690kg porque mesmo sendo híbrido a bateria é de apenas 3,8 kWh de capacidade e ainda não se conhece a sua autonomia 100% elétrica. Sendo um supercarro o visual é fundamental e o modelo segue as novas linhas da marca italiana que começaram com o novo Revuelto, é construído sobre a nova plataforma, totalmente em alumínio, do tipo space frame, e no geral é uma evolução ainda mais desportiva do Huracán. O Temerario chega ao mercado no final deste ano ou início do próximo, sendo que o seu preço ainda não é conhecido, mas será superior ao do Huracán.• O Temerario apresenta-se como a nova referência no segmento dos automóveis superdesportivos da marca italiana, mas a sua tarefa não é fácil, este modelo vem substituir o icónico Huracán que foi um sucesso de vendas

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=