AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2024 | 9 Também o impacto no congestionamento de Lisboa e o impacto ambiental vão ser levados em conta. Os mais otimistas consideram que as obras da nova ponte só poderão arrancar em 2030. Em termos ferroviários, a ponte vai ser multifuncional, já que há a possibilidade de contemplar quatro linhas, permitindo também comboios suburbanos, regionais – e outros, como em direção a Espanha e ainda os de mercadorias. Além de dar acesso ao novo aeroporto em Alcochete, a nova ponte pode integrar as linhas ferroviárias de Cintura que engloba as radiais com terminações na capital como Cascais, Sintra/Oeste e Sul – e igualmente a linha do Alentejo. O Governo afirma que a Terceira Travessia irá permitir o “aumento da competitividade dos serviços ferroviários entre Lisboa e a região sul, Alentejo e Algarve, com redução de cerca de 30 minutos face aos percursos atuais”. Irá ainda reduzir o “tempo de percurso entre Lisboa e Barreiro para 10 minutos e de Lisboa para Setúbal para 30”. Um último dossiê relativo à terceira ponte é o da concessão. Com o atual contrato de exploração das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama pela Lusoponte a terminar 24 de março de 2030, estão criadas condições para rever inteiramente a questão do financiamento da construção e manutenção da Terceira Travessia sobre o Tejo. Há a forte possibilidade de atribuir a gestão das três pontes a uma só entidade, que até pode ser a IP, mas neste momento não se pode descartar nenhuma hipótese: uma concessão por ponte ou o modelo 2+1 (uma concessão para a 25 de Abril e Vasco da Gama + uma concessão para a nova ponte). É este o trabalho que está a ser desenvolvido pela IP e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Mas há muitas pontas soltas. Como é que projetos como o TGV, Terceira Travessia e Aeroporto se entrelaçam? Há uma linha de alta velocidade que, quando concluída, vai ligar Vigo ao Porto e depois a Lisboa e depois a Madrid, passando por Évora. Este TGV vai precisar de uma ponte no Tejo, que vai ser a Terceira Travessia. Na margem sul do Tejo, em Alcochete, vai ficar o novo aeroporto, com ligação à rede de Alta Velocidade ferroviária através de um ramal. Se no capítulo da mobilidade o projeto é revolucionário, no capítulo das finanças o projeto é ambicioso: com o novo aeroporto a custar 6 mil milhões de euros; com o TGV entre Lisboa e Valença a custar pelo menos 7 mil milhões de euros; com a ligação do TGV entre Poceirão e Elvas a custar 1,8 mil milhões de euros e com a Terceira Travessia do Tejo, na sua versão mais cara, a custar 2,2 mil milhões de euros… é fazer as contas. Mas o Executivo de Luís Montenegro sustenta que a maior parte destes custos vão ser pagos com fundos europeus ou pelos concessionários. TGV em andamento As boas notícias é que a linha entre Porto e Lisboa para dar passagem ao TGV já está em andamento, tendo já sido lançado o concurso para a construção da 1ª fase, entre Porto e Soure, assim como já está em marcha a ligação entre Évora e Elvas. 2034 ano previsto de inauguração do aeroporto 8,8 Mil M€ é o custo previsto para o TGV entre Valença e Elvas 2,2 mil M€ é o custo da 3ª Travessia do Tejo na sua versão mais cara 6,1 mil M€ é o custo previsto para o novo aeroporto com duas pistas
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