Revista ACP junho

12 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2024 Outra boa notícia, ainda por concretizar, é que com a escolha de Alcochete para o novo aeroporto, o Governo quer antecipar tudo o resto: tanto a alta velocidade ferroviária e a necessária terceira ponte sobre o Tejo têm de estar prontas para servir o novo aeroporto e assim aliviar o “velhinho” Aeroporto Humberto Delgado. A ideia é ter o TGV a ligar o Porto e Lisboa a partir de 2030 e concluir a ligação entre Lisboa e Madrid até 2034. A promessa é que nessa altura uma viagem entre Porto e Lisboa vai demorar até 1h15. E a Infraestruturas de Portugal (IP) até já tabelou um preço para as viagens entre Porto e Lisboa: 25 euros. Já a viagem entre as duas capitais ibéricas vai ter uma duração de três horas. Atualmente, há cerca de 40 voos diários entre Lisboa e Madrid, com um total de 1,9 milhões de passageiros, e 20 ligações aéreas entre Lisboa e Porto, com 1,1 milhões de passageiros. Novo aeroporto tem 50 anos Já passaram 55 anos desde que Marcello Caetano, então presidente do Conselho de Ministros, assinou o decreto-lei que constituía o “Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa”. Dois anos depois, em 1971, Marcello anunciava Alcochete como a nova localização. Será desta? O atual Governo diz que sim e até pratica previsões menos otimistas do que as anunciadas pela Comissão Técnica Independente (CTI): “10 anos é um prazo razoável” para construir o Aeroporto Luís de Camões, mas há projeções que admitem até 15 anos de obras. Para trás ficaram opções como Vendas Novas, Portela + Alcochete, Portela + Vendas Novas, Portela + Montijo, Montijo + Portela, Santarém e Portela + Santarém. O novo aeroporto vai ficar no Campo de Tiro de Alcochete, a 45 quilómetros de Lisboa, junto à reta do Infantado, entre Santo Estêvão, no concelho de Alcochete, e a Canha, na zona rural do concelho do Montijo. E vai estar ligado à Alta Velocidade ferroviária através de um ramal. O Aeroporto Humberto Delgado deve encerrar um ano depois de Alcochete começar a operar. Mas até lá vai haver mais investimento na Portela de forma a aumentar os movimentos de 38 para 45 aeronaves por hora. Com quase 34 milhões de passageiros em 2023, Portela bateu o recorde de tráfego. Com o Aeroporto Luís de Camões, o Governo faz projeções de tráfego de passageiros em Lisboa a ultrapassar os 100 milhões de pessoas. O novo aeroporto prevê duas pistas – com 90 a 95 movimentos de aeronaves por hora – com capacidade de expansão até quatro pistas. Segundo os cálculos do Governo, o custo total para duas pistas é de 3.231 milhões de euros (primeira pista) e de 2.874 milhões de euros (segunda pista),no total de 6.105 milhões de euros. • Tema de Capa A promessa é a de que uma viagem entre Porto e Lisboa vai demorar até 1h15 por 25 euros. A ligação Lisboa- -Madrid vai ser feita em três horas

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