Revista ACP março

8 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2024 Depois de um ano fulgurante para as marcas chinesas no mercado automóvel mundial, com preços artificialmente mais baixos, a União Europeia esboça uma reação para proteger o setor. Mas a forte dependência à China ameaça travar o processo Há medidas bem-intencionadas, que acabam por ter resultados diferentes do esperado: quando em outubro de 2023 a Comissão Europeia formalizou a abertura de um inquérito anti subvenções aos elétricos produzidos na China, por suspeitas do Estado Chinês estar a facilitar dinheiro aos Primeira reação à China é uma ameaça com retroativos seus fabricantes de automóveis, permitindo produtos com preço final mais baixo, o órgão executivo da União Europeia queria, finalmente, dar um sinal expresso de que ia combater as distorções de mercado. Mas saiu ao contrário. Segundo a própria Comissão reconheceu, entre outubro do ano passado, data de abertura do inquérito, e janeiro as importações de elétricos oriundos da China cresceram 14% face ao mesmo período de outubro de 2022 e janeiro de 2023. E por isso, para que consiga evitar um ainda maior “impacto negativo sobre o emprego e o desempenho global dos Concorrência Comissão Europeia quer aumentar tarifas aduaneiras aos modelos vindos da China "A Europa não vai tolerar que a nossa base industrial seja prejudicada pela concorrência desleal", avisou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, após a cimeira, em Pequim, com o presidente chinês Xi Jinping, em dezembro

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