AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2024 | 41 Sustentabilidade foi prioridade Não é só através da propulsão 100% elétrica que o novo Volvo EX30 aposta na sustentabilidade. Ao gerir as emissões produzidas ao longo de todo o ciclo de produção e de vida do EX30, a Volvo reduziu a pegada de carbono total ao longo de 200 mil quilómetros de condução para menos de 30 toneladas. Além disto, e para conseguir a menor pegada de CO2 de um Volvo, o EX30 não só recorre a 17% de plástico reciclado (a percentagem mais elevada de qualquer Volvo até à data) como é 95% é reciclável no final da sua vida útil. Seguro como só um Volvo sabe ser Há muito que a Volvo faz da proteção dos ocupantes uma prioridade e no Volvo EX30 essa aposta é evidente. Apesar das pequenas dimensões, o novo SUV 100% elétrico da Volvo estreia diversos sistemas e tecnologias dedicados a proteger os seus ocupantes e a ajudar o condutor. Por exemplo, é o primeiro automóvel da marca a incluir a nova geração do “Park Pilot Assist”, que consegue gerir qualquer tipo de lugar de estacionamento. A este juntam-se ainda sistemas como o alerta de abertura de porta, que avisa para a presença de ciclistas, motociclistas ou automóveis ou um conjunto de sensores que monitorizam o nível de atenção do condutor. Tecnologicamente avançado Outra área na qual o Volvo EX30 dá cartas é no campo da tecnologia. Capaz de receber atualizações OTA (over the air) e de ser utilizado com uma chave Performance a toda a prova Apesar das dimensões contidas, o EX30 é o Volvo com a aceleração mais rápida de sempre, com os 428 cv (315 kW) da versão Performance a permitirem cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 3,6s. Porém, não há apenas versões do EX30 pensadas para a performance. Na versão Single Motor Extended Range a bateria de 69 kWh eleva a autonomia máxima até aos 480 km. Já para quem percorre distâncias mais curtas está ainda disponível a versão Single Motor com tração traseira, 272 cv (200 kW), bateria de 51 kWh e 344 km de autonomia.• digital guardada no smartphone, o SUV compacto da Volvo conta também com um ecrã central de 12,3’’ que incorpora os serviços da Google. Mas a Volvo foi mais longe e decidiu reinventar a forma como ouve as suas músicas favoritas a bordo do EX30. Desta forma, substituiu as tradicionais colunas de som por uma inovadora barra de som da Harman Kardon que se estende a toda a largura do tabliê. • Saiba mais sobre o Volvo EX30
RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=