AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2023 | 7 de Portugal estava sintonizado, permanentemente, com a sociedade da portuguesa. Aliás, o ACP era sozinho, igual ou superior à soma dos associados dos principais clubes de futebol portugueses. Bom, o que é facto é que foi crescendo. Foi crescendo. Todos nós recordamos, primeiro o circuito do Porto, da Boavista; depois o circuito de Monsanto, entre o final dos anos 50 e começo dos anos 60; e depois o regresso da Fórmula 1, e não há como não recordar o nome de César Torres e o Rally de Portugal, que teve um crescimento verdadeiramente exponencial. Aliás, o divertimento preferido do presidente Carlos Barbosa é convidar o Presidente da República para ir assistir ao Rally. Normalmente há uma visita ao estrangeiro que o torna impossível, mas houve um ou dois casos em que conseguiu ir ver uma das etapas mais emocionantes do Rally. O que é facto é que com Carlos Barbosa entrou-se numa nova fase, e nesta fase a imaginação criativa não tem limites. E o que é facto é que o Automóvel Club de Portugal tem ganho com isso. Tem ganho com isso porque a formação é espetacular. Assisti, já antes de ser presidente e agora como presidente, às ações formativas nas escolas e fora das escolas, com a cooperação das autoridades de segurança pública, e são excecionais. Excecionais as campanhas ligadas à prevenção rodoviária. Excecional a atenção para os pontos negros, os pontos negros em termos de circulação nas grandes urbes, nas grandes áreas metropolitanas, mas um pouco por todo o País. O currículo do Automóvel MARCELO REBELO DE SOUSA PRESIDENTE DA REPÚBLICA Club de Portugal, em termos de condecorações também é ele próprio ilimitado. Porque teve a Ordem da Benemerência, na altura ainda não havia Ordem de Mérito. Depois teve a Ordem de Cristo no Plano de Comenda, mais tarde a Ordem do Infante Dom Henrique, depois a Ordem do Mérito, que substituiu a Ordem da Benemerência. E coube-me a mim, na primavera passada, por este aniversário, promover a comenda de Cristo, a menção honrosa eterna na Ordem de Cristo. Como sabem, é particularmente rara em termos de atribuição, salvo no caso do exercício de funções de estado, e é justíssimo. Depois, o ACP entrou na onda dos clássicos. Infelizmente essa já não apanhei, a não ser na minha idade, acompanhando como clássico e vendo os meus contemporâneos todos com clássicos automóveis. Com um bocadinho de inveja, porque eu dediquei-me a isso quando era, apesar de tudo, mais ao alcance de uma bolsa comedida. E depois cansei-me, porque a manutenção de clássicos é uma fonte de preocupação constante, a começar nas garagens. Para quem não tem garagens vastas não é possível. O Automóvel Club de Portugal é um grande clube nacional. E cumpre a sua função reivindicativa. E vemos isso todos os dias. Vemos como não perde a atenção relativamente ao Orçamento de Estado para 2024. Como está preocupado com aqueles que têm veículos um pouco mais velhos, como está preocupado em geral com o problema do automóvel nas grandes áreas metropolitanas. E como isso constitui um problema entre nós, constitui aliás um pouco por toda a parte, mas um problema que tem crescido, crescido no tempo e que mostra como realmente as sucessivas crises tiveram um preço muito elevado em termos de infraestruturas de transporte, em termos de planeamento urbanístico, no plano rodoviário. E como de facto aí, as áreas metropolitanas por um lado, a descentralização por outro, ainda não cumpriram cabalmente a sua função. O que eu quero é, em nome de todos os portugueses, agradecer a Carlos Barbosa, à sua equipa, aos seus 240, 250, 260 mil, qualquer dia, 300 mil associados, a devoção a um clube que serve Portugal. Serve Portugal, e isso também não tem preço. É tão importante para todos nós o papel deste clube que quando se fala de utilidade pública, fala-se mesmo do que é utilidade pública. Uma instituição de utilidade pública é aquela que, não sendo instituição pública, substitui as instituições públicas, completa as instituições públicas e preenche uma finalidade pública. É isto o Automóvel Club de Portugal, é isto o Automóvel Club de Portugal sob a liderança de Carlos Barbosa. Qual é o problema do espírito reivindicativo do presidente comparado com o que devemos ao clube? Vale bem ouvir as palavras dele, tendo em troca o serviço dele e de milhares e milhares a Portugal através do Automóvel Club de Portugal. • * Discurso proferido na cerimónia dos 120 anos do clube.
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