Revista ACP novembro

52 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2023 Panhard & Levassor foi restaurado e já circula Clássicos O primeiro carro que entrou em Portugal há 128 anos voltou a passar por um processo de restauro, desta vez nas oficinas do Museu dos Coches em Lisboa O Panhard & Levassor quer ser mais do que uma curiosa peça de museu ao não prescindir da sua principal função que é estar pronto a circular, mas agora só em ocasiões solenes. Quando na década de 50 foi oferecido ao ACP pela família Garrido teve o seu primeiro grande restauro que terminou em 1961. Devidamente preservado, este histórico exemplar esteve muitos anos em exposição nas instalações do clube na Rua Gonçalo Cristóvão e, posteriormente, no Museu dos Transportes e Comunicações, também na Invicta, que entretanto fechou as portas. Viajou até Lisboa, onde marcou presença numa exposição temporária no Museu dos Coches e foi nas oficinas do museu onde voltou a ser intervencionado. Numa primeira fase, o trabalho incidiu na manutenção da carroçaria e limpeza dos metais “sempre de acordo com as normas internacionais de restauro” como afirmou Manuel Batista, o técnico responsável pelo restauro. Mais tarde, foi a vez do motor merecer especial atenção para estar em forma sempre que tem de sair à rua, como aconteceu no início de novembro por ocasião do encerramento das comemorações dos 120 anos do ACP. Com muitas histórias para contar, o Panhard & Levassor foi o primeiro automóvel a circular em Portugal quando desembarcou no país em 1895. Importado de Paris por Jorge Avilez, suscitou desde logo a dúvida sobre a taxa aduaneira a ser-lhe aplicada, acabando este estranho veículo por ser classificado como máquina movida a vapor. Quando se fez à estrada pela primeira vez, entre Lisboa e Santiago do Cacém, causou o espanto de centenas de pessoas e despertou Na Praça de Bocage, juntaram-se mais de mil e quinhentas pessoas para assistir à partida do conde de avillez

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=