Revista ACP setembro

10 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL SETEMBRO 2023 incentivos à compra se podem afinal manter, acumulando com as ajudas aos carregamentos. Mas o verdadeiro incentivo para a renovação do parque automóvel nacional, que atualmente conta com uma idade média de 13,5 anos, um dos mais envelhecidos da Europa, só poderá ser feito através do regresso do incentivo ao abate de viaturas em fim de vida, tal como o Automóvel Club de Portugal defende desde 2010, ano em que o incentivo foi extinto. Quanto aos incentivos à compra de elétricos, também estes devem manter-se: o estudo “Mobilidade Elétrica em Portugal”, apresentado pelo ACP em maio, revela que mais de 90% dos proprietários de elétricos carregam os seus carros geralmente em casa ou na empresa. Em termos europeus, há 20 EstadosMembro da UE que oferecem incentivos para a compra de automóveis elétricos. Há também sete países não oferecem quaisquer incentivos à compra. No Elétricos: mito ou realidade? entanto, a maioria concede reduções ou isenções fiscais. Como transferir os impostos? Pela primeira vez em Portugal foi introduzida fiscalidade específica para os elétricos. No Orçamento de Estado deste ano, foi aprovada uma taxa autónoma de 10% para veículos elétricos com preço igual ou superior a 62.500 euros (igual ao valor de aquisição elegível para efeitos da dedução em sede de IVA). Porque é que os Tesla fazem fila para carregar baterias? Uma imagem com uma fila de vários Tesla à espera para carregar num posto em Alcácer do Sal tornou-se, mais uma vez, viral no mês de agosto. Mas porque é que tal imagem se está a tornar recorrente? É por haver escassez de postos para os que percorrem a A2? Os postos são lentos? Nem uma razão nem outra: Além de haver ali 10 postos e de serem dos mais rápidos em Portugal, estes oferecem tarifas particularmente vantajosas para os donos dos Tesla, havendo até quem possa carregar de graça, razão que pode estar na base da forte afluência. •

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