20 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 percorrer 5410,713 km (397 voltas) em 2010. Foi também nesta era que Tom Kristensen se cimentou como o piloto com mais vitórias (9), recorde ao qual junta o de maior número de vitórias consecutivas – cinco. Finda a aposta no Diesel em 2012, os híbridos têm dominado Le Mans. As primeiras três vitórias foram da Audi, seguindo-se a Porsche com mais três vitórias consecutivas e a Toyota que, de 2018 a 2022, venceu todas as edições. Uma corrida (também) em português A história das 24 Horas de Le Mans também tem capítulos “escritos” por portugueses. O primeiro a correr em La Sarthe foi Carlos Manuel Reis, em 1960, mas só a partir de 1997 é que os portugueses se tornaram presença habitual em Le Mans. Nesse ano os irmãos Mello Breyner (Manuel, Pedro e Tomaz) tornaram-se na primeira (e única) equipa de três irmãos a correr em Le Mans e Pedro Lamy estreou-se numa prova que viria a disputar por 19 vezes. A estes nomes juntaram-se desde então pilotos como Ni Amorim, João Barbosa, Tiago Monteiro, Filipe Albuquerque e António Félix da Costa, estes dois últimos a merecer especial destaque após um histórico primeiro e segundo lugares, respetivamente, na categoria LMP2 em 2020. Le Mans Le Mans Classic: manter viva a tradição Para garantir que os carros que outrora escreveram as páginas mais ricas da história da prova não se tornam peças de museu, em 2002 a Peter Auto e a Richard Mille, com o apoio da “Automobile Club de l'Ouest” (ACO), criaram o Le Mans Classic, uma prova bianual disputada em julho no mesmo traçado usado pela edição moderna das 24 Horas de Le Mans e que se divide em diversas categorias definidas de acordo com a idade dos carros. Desde a primeira edição que os pilotos portugueses têm marcado presença no Le Mans Classic.
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