Revista ACP junho

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 | 19 Foi precisamente na reta Mulsanne que o WM P88 Peugeot bateu o recorde de velocidade em Le Mans ao atingir os 407 km/h em 1988, um ano em que a WM abdicou do objetivo de terminar a prova e apostou em bater recordes de velocidade. Os primórdios Disputada a 26 e 27 de maio de 1923, a primeira edição das 24 Horas de Le Mans ficou marcada pela vitória de André Lagache e René Leonard ao volante de um Chenard & Walcker. Contudo, nos primeiros anos foi o domínio da Bentley que se destacou, com cinco vitórias entre 1924 e 1930. Ao domínio britânico seguiram-se quatro vitórias da Alfa Romeo entre 1931 e 1934. Até ao eclodir da Segunda Guerra Mundial Bugatti, Lagonda e Delahaye também se juntaram à lista de vencedores. Uma nova era no pós-guerra As 24 Horas de Le Mans regressaram depois de um interregno entre 1940 e 1948. Logo em 1950 o britânico Edward Ramsden Hall tornou-se no único piloto a conduzir durante a totalidade da prova, completando 236 voltas ao circuito (cerca de 3200 km) ao longo de 24 horas. Ao longo da década a hegemonia foi dividida entre a Jaguar e a Ferrari, com a marca italiana a dominar ainda no início dos anos 60, vencendo de forma consecutiva entre 1960 e 1965. Ford bate a Ferrari e começa a “lenda” da Porsche O fim da supremacia transalpina chegou em 1966 quando o Ford GT40 começou uma hegemonia – venceu em 1966, 1967, 1968 e 1969 –, que só terminou devido a mudanças nos regulamentos. Chegados os anos 70, a Porsche tornou-se na força dominadora. Com 12 vitórias entre 1970 e 1987, a marca de Estugarda lançou as bases para o recorde de vitórias (19) que detém atualmente. A vez dos japoneses e a chegada do Diesel Na transição da década de 80 para a de 90 o maior destaque acabou por ser a vitória do Mazda 787B em 1991, a primeira de um carro nipónico. No final dos anos 90 a lista de vitórias da Porsche continuou a aumentar, mas o século XXI “trouxe” o domínio da Audi. Depois de o R8 bater a concorrência entre 2000 e 2006, a marca alemã apostou no R10 TDI e... venceu. Começava um período de cinco anos dominado pelos protótipos com motor Diesel durante os quais “caiu” o recorde de distância percorrida, com o Audi R15+ TDI a

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