Nº 794 l JUNHO 2023 l PVP 2,50€ l PeriodicidadeTrimestral l Diretora Rosário Abreu Lima Estradas de sonho Aproveite as férias para relaxar ao volante Jornada Mundial da Juventude Como sobreviver em Lisboa durante o evento Elétrico do Ano ACP O seu voto pode valer um automóvel Le Mans 100 anos das 24 Horas mais loucas do mundo
Chamada grátis 800 181 438 Ligue hoje e fale connosco S200 TAL COMO VISTO NA TELEVISÃO! Dificuldade em subir escadas? O elevador que mudará a sua vida! Peça já o seu! CATÁLOGO GRÁTIS *Não acumulável com outras ofertas ou promoções. **Garantia vitalícia total consoante condições. Anúncio publicado por LEVITA, Lda - Estrada Consiglieri Pedroso, nº 71, Edifício D, 1º Frente, Queluz de Baixo, 2730-055 Barcarena Peça um catálogo grátis à LEVITA ou marque uma visita com o nosso especialista para um orçamento sem compromisso. É GRÁTIS! 200€ DE DESCONTO* EXCLUSIVO SÓCIOS ACP
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 | 3 PROPRIEDADE E EDIÇÃO Automóvel Club de Portugal, pessoa coletiva de utilidade pública nº 500700800 e matriculada na Conservatória do Registo Comercial sob o mesmo número, com sede na Rua Rosa Araújo, 24-26, 1250-195 Lisboa SEDE DA REDAÇÃO Rua Rosa Araújo 24-26, 1250-195 Lisboa 213 180 100 [email protected] DIRETORA Rosário Abreu Lima REDAÇÃO António Xavier Francisco Gonçalves João Delfim Tomé Mário Vasconcellos Ricardo Paz Barroso EDIÇÃO GRÁFICA Inês Bento FOTOGRAFIA Interslide Arquivo ACP iStock DPPI DIRETOR COMERCIAL Tomaz Alpoim PUBLICIDADE Francisco Cortez Pinto Elizabette Caboz DIRETOR GERAL COMERCIAL Luís Figueiredo IMPRESSÃO Lidergraf | Sustainable Printing, com sede na Rua do Galhano, nº15, 4480-089 Vila do Conde TIRAGEM MÉDIA 181.000 exemplares PERIODICIDADE Trimestral O ACP é alheio ao conteúdo de publicidade externa. A sua exatidão e/ou veracidade é da responsabilidade exclusiva dos anunciantes e empresas publicitárias. ISSN 0870-273X Depósito Legal nº 2675/83 Nº de Registo ERC 100226 Estatuto editorial em acp.pt Nº 794 JUN 2023 AGENDA 12 JUL ACP GOLFE Circuito ACP/BPI 23 SET ACP CLÁSSICOS Passeio dos Italianos 26 A 28 OUT ACP MOTORSPORT Baja Portalegre 500 31 JUL ACP Fim de Semana ACP 4 AGO ACP Parque de Fátima 16 SET ACP CLÁSSICOS Rally ACP Clássicos Receba todas as semanas a newsletter da Revista ACP Basta fazer a sua subscrição em acp.pt ou seguir o link no QR Code. 38 26 50 56 06 Lançamentos Vodafone Rally de Portugal Viagens ACP O 1º carro de Joana Cruz Carta de ciclomotores Ao volante das novidades do mercado Tire a licença de condução de ciclomotores no ACP Prova portuguesa do Mundial de Ralis bate recorde de afluência Conheça as ofertas do mercado a preços únicos A locutora recorda o seu Citroën C2, que só levava mais um passageiro, mas tinha espaço para meia casa SUMÁRIO A Nacional 2 é o eixo principal desta viagem organizada pelo clube O Circuito Semana ACP/BPI é a 7ª prova da temporada ACP Golfe Sénior Reserve estacionamento para a visita do Papa pela linha de apoio ao sócio São mais de 130 km feitos por entre as paisagens de Mafra e Torres Vedras Itália é nome incontornável na história do automóvel e garantia de boas máquinas A 37ª edição da prova alentejana volta a trazer a elite internacional do TT
4 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 Jornada de fé para sobreviver em Lisboa Editorial 1. Um milhão e meio de multas foram aplicadas no ano passado. Entre as infrações, destaque assustador para o aumento da condução sob efeito do álcool, quase 28% mais que em 2021, num total de 34.435. Registaram-se ainda 876.854 contraordenações por excesso de velocidade, um aumento de 25,5% face ao ano anterior. Estes números expressivos esbarram com a amnistia que o Governo concedeu aos jovens a propósito da visita do Papa. Todas as infrações até mil euros de multa, crimes cuja pena não seja superior a um ano de prisão ou a 120 dias de pena de multa são amnistiadas. E neste enquadramento, a condução sob efeito de álcool com taxa igual ou superior a 1,2g/l de álcool no sangue, substâncias psicotrópicas – desde que a conduta não tenha causado perigo a terceiro e seja a título negligente – um crime rodoviário muito grave, é automaticamente apagado do cadastro. O mesmo apagão é aplicável às multas por excesso de velocidade, condução ao telemóvel, condução sem cinto de segurança, estacionamento em passadeiras ou lugares de deficientes, condução sem seguro e sem inspeção periódica obrigatória. Se é certo que aquando das visitas papais, estes indultos são prática corrente (em nome de uma explicação pouco laica), a verdade é que Portugal continua a estar a Em vez de investir na educação rodoviária, na fiscalização do ensino da condução e na formação contínua dos condutores, o Governo aposta no indulto
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 | 5 3. O Automóvel Club de Portugal recebeu do Presidente da República a comenda da Ordem Militar de Cristo. Esta insígnia destaca a relevância do clube na sociedade e presta homenagem a todos os sócios ao longo dos 120 anos que estamos a celebrar. Uma distinção que nos enche de orgulho, mas também nos exige ainda mais responsabilidade. Numa época em que os valores por vezes se parecem um pouco esbatidos pela espuma dos dias, é nossa obrigação sermos firmes e coerentes na defesa da nossa missão e dos nossos valores. 4. Em tempo de férias, resta-me desejar a todos o merecido descanso e, acima de tudo, que viajem em segurança. Não tenham pressa de chegar, respeitem as regras de trânsito, façam as pausas necessárias. • vermelho na sinistralidade rodoviária na União Europeia. Em vez de investir na educação rodoviária, na fiscalização do ensino da condução, na formação contínua dos condutores, na revisão da legislação quer do ensino quer das penas aplicadas aos crimes rodoviários, o Governo aposta no indulto. Ou seja, em vez de dar a cana e ensinar a pescar, opta por oferecer o peixe... 2. “A cidade de Lisboa vai estar no caos”, dizia o bispo auxiliar, D. Américo Aguiar, a poucas semanas da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e quando ainda pouco ou nada tinha sido anunciado sobre os planos de mobilidade e logística. E acrescentava que “Se nós não dissermos nada às pessoas e as pessoas no dia 1 [de agosto] forem a sair de casa e não puderem sair de casa, as pessoas vão ficar zangadas. E com razão.” Por esses dias, a Câmara de Lisboa dizia-se preparada e com a obra pronta para receber a JMJ. Mas se do lado da infraestrutura está tudo a postos, o mesmo não acontece com o plano de mobilidade, da responsabilidade exclusiva do Governo. Basta um exercício simples para perceber a afirmação do bispo auxiliar de Lisboa: a pouco mais de um mês de a cidade acolher quase 2 milhões CARLOS BARBOSA PRESIDENTE DO AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL de pessoas a mais e em simultâneo, ainda não se sabe ao certo onde e como vão ficar os peregrinos, onde vão estacionar milhares de autocarros, como vão ser feitos os percursos dentro e nos limítrofes da cidade... Em fevereiro, o ACP entregou um plano de mobilidade às entidades competentes, com detalhe nos fluxos do transporte dos peregrinos e no estacionamento disponível nas entradas da cidade. Como explicamos mais à frente nesta revista, nas soluções integradas de mobilidade de apoio à JMJ contemplam estacionamento na base área do Montijo e no aeroporto de Alverca, bem como alternativas de estacionamento para os autocarros durante todos os eventos. Do Governo, através da equipa de coordenação liderada pela ministra dos Assuntos Parlamentares, e responsável pelo plano de mobilidade da JMJ, pouco ou nada se conhece. José Sá Fernandes, o coordenador no terreno, garantiu “estarem identificados 7200 lugares de estacionamento em 26 locais para o transporte de mais 300 mil pessoas”. Mas a um mês do evento continuamos sem saber onde, como e de que forma? ainda não se sabe ao certo onde e como vão ficar os peregrinos, onde vão estacionar milhares de autocarros e como vão ser feitos os percursos José Sá Fernandes garantiu “estarem identificados 7200 lugares de estacionamento em 26 locais para o transporte de mais 300 mil pessoas”, mas continuámos sem saber onde, como e de que forma? A Ordem Militar de Cristo destaca a relevância do ACP na sociedade e presta homenagem a todos os sócios ao longo dos 120 anos que celebramos
6 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 Qual foi o seu primeiro carro? Um Citroën C2 de dois lugares. Foi a escolha acertada na altura? Sim, porque era um utilitário citadino e muito responsivo. Que memórias guarda dele? Era um carro que só levava mais uma pessoa, bom para dar menos boleias e tinha uma bagageira onde cabia metade da minha casa. Já pensou em voltar a tê-lo? Para já não está nos meus planos, mas não descarto essa hipótese. Aprecia automóveis ou apenas são um meio de transporte? Gosto que tenham um volante, quatro rodas, ar condicionado e pouco mais... Que tipo de condutora se considera? O meu pai conduzia maravilhosamente e passou isso para as filhas, como utilizar os espelhos retrovisores ou antecipar manobras de outros. Mas sou uma condutora nervosa típica de cidade. Gosta mais de conduzir na cidade ou fora dela? Em cidade, porque em longas estradas fico com mais soninho. Tem tido muitos azares na estrada? Felizmente, nenhum. Mas quando isso acontecer vai lembrar-se da ajuda do ACP? Vou, com certeza. E só por saber que esse apoio está à distância de um telefonema, fico descansada. “O ACP é um fortíssimo apoio nos bastidores” Joana Cruz é uma das mais conhecidas locutoras da rádio portuguesa (RFM) Entrevista O primeiro carro de Joana Cruz só podia levar duas pessoas mas tinha uma bagageira onde cabia meia casa Qual foi o episódio mais aborrecido que viveu? Fora umas trocas de “mimos” no trânsito, tudo sempre impecável na estrada. Para si o ACP é sinónimo de… Fortíssimo apoio nos bastidores e um espetáculo não se monta sem isso. • Citroën C2 desenhado por Joana Cruz
8 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 Elétrico do Ano... O Grande Prémio ACP Elétrico do Ano 2023 está lançado e a escolha é sua! Nas quatro categorias a votação vai poder escolher o modelo elétrico da sua preferência. Vote no Elétrico do Ano e ganhe um MINI Cooper SE elétrico. Para participar, basta efetuar o seu registo em eletricodoano.acp.pt Vote no COMO CONCORRER Para poder votar no Elétrico do Ano deve efetuar o seu registo. Consulte o site eletricodoano.acp.pt ou clique no QR Code no topo da página. Indique os seus dados (nome, apelido e email, contacto de telemóvel). Se não é sócio ACP, ou é sócio mas não tem conta myACP, vai receber um código SMS que deve colocar no respetivo campo para validar o registo. Caso seja sócio ACP com conta myACP coloque a sua password myACP para concluir o registo (em vez da colocação do código SMS). 1. Inscreva-se aqui CATEGORIA: Para qualquer estrada (Crossover/SUV) de 15 a 30 de abril 2023 CATEGORIA: Para a cidade (Citadinos/utilitários) de 15 a 30 de julho 2023 CATEGORIA: Para a família (Familiares) de 15 a 30 de outubro 2023 CATEGORIA: Para brilhar (Premium) de 15 a 30 de dezembro 2023 2. DATAS DE VOTAÇÃO
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 | 9 PRÉMIOS No início do período de votação de cada categoria recebe um email para registar o voto. Só pode votar uma única vez. O Elétrico do Ano atribui 5 prémios: • O vencedor de cada categoria recebe 250€ em carregamentos na App ACP Electric. • O vencedor do Elétrico do Ano ganha um MINI Cooper SE. 4. MINI Cooper SE • O vencedor de cada categoria é sorteado entre os que votaram no modelo mais votado. • O vencedor do grande prémio é sorteado entre entre os concorrentes que acertaram no carro mais votado. SORTEIOS 3. Patrocinador principal: ... e ganhe um Peugeot e-2008 vence a categoria Para Qualquer Estrada Mais de 12 mil pessoas votaram para escolher o vencedor da categoria Para Qualquer Estrada. Dos seis modelos a concurso, o Peugeot e-2008 foi o mais votado. Ana Fonseca, ganhou 250€ em carregamentos na aplicação ACP Electric.
10 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 Preço • a partir de 20.400€ Potência • 44 cv Autonomia • 230 km Bateria • 27,4 kWh Pot. Carregamento • 30 kW Tempo Carregamento • DC (30 kW) 50min até aos 80% e AC (7,4 kW) 3h42min O Dacia Spring é o automóvel elétrico mais acessível do mercado nacional. Fácil de manobrar em ruas estreitas graças ao seu tamanho reduzido de 3 metros e 70 de comprimento total.Senta quatro adultos e tem uma velocidade máxima de 130km/h. O novo DS 3 E-Tense mantém o espírito da versão térmica, tanto no design como no conforto. Apresenta uma boa autonomia e abre o caminho para a nova geração de carros elétricos. Um SUV compacto que oferece sofisticação francesas. O Fiat 500 elétrico é o renascer de um ícone totalmente eletrificado. O famoso citadino dos anos 50 continua atual e não perdeu o seu estilo. Os elementos que definem o modelo original estão presentes, mas adaptados para a realidade do século XXI. Dacia Spring CATEGORIA CITADINO/UTILITÁRIO Para a cidade Saiba mais sobre este modelo Saiba mais sobre este modelo Saiba mais sobre este modelo DS 3 e-Tense Preço • a partir de 43.650€ Potência • 156 cv Autonomia (WLTP combinado) • 402 km Bateria • 50 kWh Pot. Carregamento • 100 kW Tempo Carregamento • DC (100 kW) 30min carregamento até de 10% até 80%. AC a 11 kW demora 4h Fiat 500 Preço • a partir de 28.800€ Potência • 95 cv e 118 cv Autonomia (WLTP) • 190 km e 322 km Bateria • 23,7 e 42,0 kWh Pot. Carregamento• 85 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • DC (50 kW) 80% em 40min e AC (3,7 kW) 12h dos 0% aos 100%
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 | 11 Nissan Leaf Preço • a partir de 37.400€ Potência • de 150 e 217 cv Autonomia • 270 km a 385 km Bateria • 40 e 62 kWh Pot. Carregamento • 100 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • DC (100 kW) 0% até 80% em 35min e AC (6,6kW) aproximadamente 9h30min. Praticamente 12 anos depois do lançamento do primeiro Nissan Leaf este japonês foi um dos responsáveis pela febre dos automóveis elétricos. Tornou-se um verdadeiro sucesso e já vendeu quase meio milhão de unidades em todo o mundo. Esta categoria encontra-se a votação entre 15 e 30 de julho.Inscreva-se e vote no seu favorito! Saiba mais sobre este modelo Opel Corsa-e Preço • a partir de 34.375€ Potência • 136 cv Autonomia • 362 km Bateria • 50 kWh Pot. Carregamento • 100 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • dos 0% aos 80% em super carregamento DC (100kW) demora 27min e em AC demora 7h a 7,4 kW. O Opel Corsa é o citadino da marca alemã que mais sucesso teve desde 1980. Agora na sua versão elétrica apresenta um visual mais dinâmico de forma a cativar o público jovem como nas gerações anteriores. Saiba mais sobre este modelo Smart #1 Preço • a partir de 40.950 € Potência • 272 cv e 428 cv Autonomia • 440 km Bateria • 66 kWh Pot. Carregamento • 150 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • dos 10% aos 80% em DC (150 kW) leva menos de 30 min e em AC (22 kW) demora 3h. Famosa pelos seus pequenos citadinos, a Smart lançou o seu maior modelo até agora, o Smart #1. Este crossover elétrico compacto oferece um estilo irreverente, bem como um interior de alta tecnologia e uma gama elétrica impressionante. Saiba mais sobre este modelo
12 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 Com o apoio: A dra responde TEM DÚVIDAS SOBRE MOBILIDADE ELÉTRICA? Envie as suas questões para [email protected] Como carregar o seu elétrico no estrangeiro? Se em Portugal os utilizadores de carros elétricos têm vida facilitada graças a um sistema de concessão dos postos de carregamento - rede Mobi.E - que permite que o mesmo cartão seja usado em todo o lado, já o mesmo não se pode dizer do resto da Europa Um utilizador de carros elétricos em Portugal vai estranhar a sua primeira viagem ao estrangeiro quando chegar ao momento de pagar os carregamentos. Por cá um só cartão permite utilizar indiscriminadamente todos os postos de acesso público ligados à rede Mobi.E, independentemente do Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) contratado. Mas caso decida seguir de férias no seu elétrico, rapidamente vai perceber que o melhor é fazer-se à estrada com um planeamento o mais rigoroso que for possível dos pontos em que pretende ou prevê vir a ter necessidade de carregar. É que na maioria dos países da Europa não existe um meio de pagamento uniforme nos postos pois vai encontrar diferentes redes de carregamento, cada uma delas com o seu meio específico de pagamento. Acresce o facto de faltar informação agregada, que permita saber a localização de todos os postos do país e o seu estado em tempo real. Vejamos o exemplo de alguns países: Espanha – no país vizinho o mercado de comercializadores de eletricidade para automóveis elétricos é altamente fragmentado, cada um com a sua forma de pagamento. O mais aconselhado é usar uma aplicação de telemóvel para antecipar condições de pagamento. França – também acontece o mesmo: vários operadores, diferentes meios de pagamento, embora o cartão de crédito seja mais recorrente como forma de aceder a um posto. Alemanha – há uma grande variedade de formas de pagamento, desde os cartões de carregamento ao PayPal ou Apple Pay, mas isso não se verifica em todas redes.
14 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 Governo amnistia infrações de trânsito pela visita do Papa Governo quer perdoar todas multas de trânsito até mil euros e crimes cuja penas não excedam um ano de prisão cometidas até 19 de junho por jovens até aos 30 anos Duas semanas após a divulgação do balanço de 2022, em que o número de multas aumentou 23%, que o total de infrações por excesso de velocidade cresceu 25% e que o excesso de álcool ao volante subiu 27,7%, (tendo havido 17 mil condutores apanhados com mais de 1,2 g/l, um aumento de 41% neste crime rodoviário), o governo anunciou uma amnistia. O ACP está contra o perdão ao excesso de álcool na condução Jornada Mundial da Juventude O pretexto é a vinda de Papa Francisco a Portugal, prevista entre os dias 2 e 6 de agosto, no âmbito da Jornada mundial de Juventude. Em termos de segurança e fiscalização rodoviária, há centenas de milhares de infrações, contraordenações e até crimes rodoviários a serem “apagados” do sistema. O presidente do ACP, Carlos Barbosa, concorda com a amnistia para as questões de estacionamento e outras infrações,“mas somos completamente contra o perdão nos casos de excesso de velocidade ou de álcool ao volante, pois os jovens devem ser devidamente
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 | 15 castigados por uma falta gravíssima que é conduzir com 1,2 g/l de álcool no sangue”. Mais ainda quando a principal causa de morte entre os jovens é precisamente a sinistralidade rodoviária. A lista das contraordenações graves e muito graves abrangidas pela proposta do Governo inclui um perdão ao excesso de velocidade, uso de telemóvel ao volante, ausência de cinto de segurança, falta de seguro obrigatório, estacionamento em passadeiras ou lugares de deficientes e condução sem inspeção periódica obrigatória. Já na questão dos crimes rodoviários, há um perdão total os casos de condução sob efeito de álcool com taxa igual ou superior a 1,2g/l ou sob o efeito de substâncias psicotrópicas, mas aqui com uma ressalva: desde que a conduta não tenha causado perigo a terceiros e seja a título negligente. Apenas são considerados os praticados até 19 de junho. Em 2022 registou-se um total de 1,5 milhões de infrações. Mobilidade incerta a um mês do evento A um mês da realização de um evento com uma dimensão nunca vista em Portugal, em que cerca de um milhão e meio de pessoas vão circular pela Grande Lisboa por causa da Jornada Mundial de Juventude (JMJ), ainda não era conhecido o plano de mobilidade, deixando na expectativa os municípios que recebem eventos centrais da jornada (Lisboa, Loures e Oeiras), operadores de transporte público ferroviário, fluvial e rodoviário, dioceses de acolhimento (Lisboa, Santarém e Setúbal), o gestor das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias nacionais e as forças de segurança. Segundo o coordenador do grupo de projeto para a JMJ, José Sá Fernandes, já estavam “identificados 7200 lugares de estacionamento em 26 locais, o que significa o transporte de mais 300 mil pessoas”. Mas pouco mais se sabia no final de junho. Conhecido era uma primeira versão macro apresentada em abril em que dos 1,2 milhões de visitantes esperados, 200 mil (17%) já estarão na cidade de Lisboa desde o início do evento, 500 mil (42%) virão em transporte público regular, 200 mil (17%) virão em 4000 autocarros e 300 mil (25%) utilizarão o transporte individual, o que, neste caso, implica mais 125 mil carros a circular e a estacionar na cidade. A aposta também estava centrada nas deslocações a pé. Numa primeira fase espera- -se que os peregrinos se desloquem a pé no centro da cidade
16 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 A proposta do ACP integra o plano de parques de estacionamento dissuasores à entrada da cidade, apresentado em 2018 O Parque Tejo acolhe as maiores concentrações de peregrinos na semana entre 1 e 6 de agosto. O espaço de 80 hectares foi totalmente requalificado e vai permanecer funcional para grandes eventos em Lisboa Jornada Mundial da Juventude Plano de Segurança A mais de 10.000 elementos da Polícia de Segurança Pública vão estar mobilizados para a segurança e policiamento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Segundo o diretor nacional da PSP, Magina da Silva, estão incluídos nestes 10.000 polícias os cerca de 7.000 elementos que fazem parte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) e os 2.800 polícias que vêm de outros comandos do país para reforçar o Cometlis durante a JMJ, ficando ainda por contabilizar o efetivo da Unidade Especial de Polícia. O plano de saúde para a JMJ prevê 75 equipas móveis e planos de contingência para hospitais da região de Lisboa. Está prevista a mobilização de 75 equipas móveis de suporte básico de vida e os principais hospitais terão planos de contingência para eventuais situações de exceção. ACP entregou em fevereiro plano de mobilidade para a Jornada Entre os vários eventos previstos, muitos vão contar com a presença do Papar Francisco, tais como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio. Mas à parte da presença do Papa, estavam previstos, em meados de junho, 515 eventos, tanto de música como exposições, teatro, dança ou cinema. Logo em fevereiro, o Automóvel Club de Portugal entregou um plano de mobilidade com cinco propostas complementares, de forma a minimizar o impacto que o evento vai ter na vida de quem mora e trabalha na cidade. Entre as propostas, o estacionamento dos mais de quatro mil autocarros previstos merece destaque. A utilização dos cerca de 16 mil lugares de estacionamento disponíveis à entrada da cidade – e que integra o plano de parques dissuasores apresentado pelo clube em 2018 – era uma solução. •
18 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 Um dos maiores desafios para homens e máquinas no desporto automóvel, continua a encantar e a fazer sonhar um século depois Uma prova que se prolongasse ao longo de 24 horas, que pusesse à prova a resistência de pilotos e máquinas e cujo vencedor não fosse determinado pelos tempos alcançados por volta, mas antes pela distância percorrida. Foi com base nestas premissas que durante uma visita ao Salão de Paris de 1922 Georges Durand, secretário-geral do Automobile Club de l'Ouest, Charles Faroux, jornalista automobilístico e o industrial Émile Coquille criaram o “Rudge-Whitworth 24-hour Endurance Grand Prix”, uma prova lançada no ano seguinte e que ficaria conhecida como... 24 Horas de Le Mans. No ano do seu centenário, as 24 Horas de Le Mans foram fiéis a si mesmas. Proporcionaram-nos uma corrida recheada de pontos de interesse, muito graças aos novos regulamentos que multiplicaram o número de candidatos à vitória. No final, a vitória sorriu à Ferrari, que após 50 anos afastada das provas de resistência e 58 anos depois da última vitória em Le Mans assinou um regresso triunfante, impondo-se a marcas como a Cadillac, a Peugeot, a Porsche ou a Toyota para alcançar a sua 10ª vitória na prova. A corrida mais louca do mundo faz 100 anos 24 Horas de Le Mans Contudo, mais do que do presente das 24 Horas de Le Mans, urge recordar a sua história e perceber como uma prova idealizada há 100 anos continua a ser um dos pontos altos do desporto automóvel. Do nordeste de França para o mundo Com 13,626 km de extensão, o circuito de La Sarthe é um dos mais longos do mundo. Alvo de várias alterações ao longo dos anos, o circuito continua a integrar estradas públicas. Entre os setores mais icónicos encontramos as curvas “Arnage” e “Dunlop, a chicane “Indianapolis”, inalterada desde 1923, ou as retas “Hunaudières” e “Mulsanne”.
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 | 19 Foi precisamente na reta Mulsanne que o WM P88 Peugeot bateu o recorde de velocidade em Le Mans ao atingir os 407 km/h em 1988, um ano em que a WM abdicou do objetivo de terminar a prova e apostou em bater recordes de velocidade. Os primórdios Disputada a 26 e 27 de maio de 1923, a primeira edição das 24 Horas de Le Mans ficou marcada pela vitória de André Lagache e René Leonard ao volante de um Chenard & Walcker. Contudo, nos primeiros anos foi o domínio da Bentley que se destacou, com cinco vitórias entre 1924 e 1930. Ao domínio britânico seguiram-se quatro vitórias da Alfa Romeo entre 1931 e 1934. Até ao eclodir da Segunda Guerra Mundial Bugatti, Lagonda e Delahaye também se juntaram à lista de vencedores. Uma nova era no pós-guerra As 24 Horas de Le Mans regressaram depois de um interregno entre 1940 e 1948. Logo em 1950 o britânico Edward Ramsden Hall tornou-se no único piloto a conduzir durante a totalidade da prova, completando 236 voltas ao circuito (cerca de 3200 km) ao longo de 24 horas. Ao longo da década a hegemonia foi dividida entre a Jaguar e a Ferrari, com a marca italiana a dominar ainda no início dos anos 60, vencendo de forma consecutiva entre 1960 e 1965. Ford bate a Ferrari e começa a “lenda” da Porsche O fim da supremacia transalpina chegou em 1966 quando o Ford GT40 começou uma hegemonia – venceu em 1966, 1967, 1968 e 1969 –, que só terminou devido a mudanças nos regulamentos. Chegados os anos 70, a Porsche tornou-se na força dominadora. Com 12 vitórias entre 1970 e 1987, a marca de Estugarda lançou as bases para o recorde de vitórias (19) que detém atualmente. A vez dos japoneses e a chegada do Diesel Na transição da década de 80 para a de 90 o maior destaque acabou por ser a vitória do Mazda 787B em 1991, a primeira de um carro nipónico. No final dos anos 90 a lista de vitórias da Porsche continuou a aumentar, mas o século XXI “trouxe” o domínio da Audi. Depois de o R8 bater a concorrência entre 2000 e 2006, a marca alemã apostou no R10 TDI e... venceu. Começava um período de cinco anos dominado pelos protótipos com motor Diesel durante os quais “caiu” o recorde de distância percorrida, com o Audi R15+ TDI a
20 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 percorrer 5410,713 km (397 voltas) em 2010. Foi também nesta era que Tom Kristensen se cimentou como o piloto com mais vitórias (9), recorde ao qual junta o de maior número de vitórias consecutivas – cinco. Finda a aposta no Diesel em 2012, os híbridos têm dominado Le Mans. As primeiras três vitórias foram da Audi, seguindo-se a Porsche com mais três vitórias consecutivas e a Toyota que, de 2018 a 2022, venceu todas as edições. Uma corrida (também) em português A história das 24 Horas de Le Mans também tem capítulos “escritos” por portugueses. O primeiro a correr em La Sarthe foi Carlos Manuel Reis, em 1960, mas só a partir de 1997 é que os portugueses se tornaram presença habitual em Le Mans. Nesse ano os irmãos Mello Breyner (Manuel, Pedro e Tomaz) tornaram-se na primeira (e única) equipa de três irmãos a correr em Le Mans e Pedro Lamy estreou-se numa prova que viria a disputar por 19 vezes. A estes nomes juntaram-se desde então pilotos como Ni Amorim, João Barbosa, Tiago Monteiro, Filipe Albuquerque e António Félix da Costa, estes dois últimos a merecer especial destaque após um histórico primeiro e segundo lugares, respetivamente, na categoria LMP2 em 2020. Le Mans Le Mans Classic: manter viva a tradição Para garantir que os carros que outrora escreveram as páginas mais ricas da história da prova não se tornam peças de museu, em 2002 a Peter Auto e a Richard Mille, com o apoio da “Automobile Club de l'Ouest” (ACO), criaram o Le Mans Classic, uma prova bianual disputada em julho no mesmo traçado usado pela edição moderna das 24 Horas de Le Mans e que se divide em diversas categorias definidas de acordo com a idade dos carros. Desde a primeira edição que os pilotos portugueses têm marcado presença no Le Mans Classic.
Autonomia WLTP até 63 km em modo 100% elétrico. Consumo combinado WLTP: 1,1 l/100 km; Emissões de CO₂ WLTP: 26 g/km. As condições concretas de utilização e outros fatores poderão fazer variar os valores apresentados. Para mais informações consulte peugeot.pt Até 63 km de autonomia em modo elétrico PEUGEOT i-Cockpit® 3D • Condução semiautónoma A LINGUAGEM DA ATRAÇÃO PLUG-IN HYBRID NOVO 408
22 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 Depois de ter começado a sua carreira nos Fórmulas e até ter chegado à Fórmula 1 tornou-se presença assídua em Le Mans. Como é que se deu essa transição? Foi uma transição natural. Depois de ter saído dos Fórmulas envolvi-me nas provas de resistência e sendo Le Mans o pináculo da categoria a chegada até lá acabou por ser algo natural. O que é mais difícil: participar nas 24 Horas de Le Mans aos comandos de um carro como o Peugeot 908 capaz de disputar a vitória à geral ou correr num carro da categoria GTAm? São formas diferentes de disputar uma corrida. No caso do 908 tinha o carro mais rápido e era “obrigado” a ultrapassar a maioria dos carros em pista, com todos os desafios que isso acarreta. Já no caso dos GT’s não só temos de fazer ultrapassagens como temos de estar preparados para ser ultrapassados. Qual das categorias é mais desafiante? Ambas apresentam desafios específicos. Contudo, o maior desafio com os treinadores de futebol. Quando um piloto português prova que é capaz de alcançar bons resultados é natural que as equipas passem a estar mais atentas aos pilotos nacionais. Qual o maior desafio de disputar uma prova como as 24 Horas de Le Mans? O maior desafio talvez seja ser rápido e, ao mesmo tempo, preservar o carro para terminar a prova e não prejudicar a corrida dos meus colegas. Esse é um dos maiores desafios das provas de resistência. O piloto tem de dar o máximo em pista, andar nos limites, evitando cometer erros que possam prejudicar a equipa. O objetivo passa sempre por encontrar uma pequena margem que permita andar o mais depressa possível sem cometer erros. • Pedro Lamy, o piloto português com mais participações em Le Mans. Pedro Lamy, o Sr. Le Mans português José da Costa Gomes foi o primeiro, logo na edição inaugural em 2002, seguindo-se-lhe nomes como Carlos Barbosa, Miguel Barbosa, Luís Sousa Ribeiro, Alberto Velez Grilo, Pedro Pitta ou Carlos Barbot. De todos os portugueses que já correram no Le Mans Classic, aquele que conta com melhor palmarés neste evento é Diogo Ferrão que, aos comandos de um Ford GT40, já venceu por duas vezes (2018 e 2022) na respetiva categoria. Para triunfar numa prova como o Le Mans Classic aos comandos de um carro tão icónico, Diogo Ferrão revela que é necessário “um misto de velocidade e consistência”.“O resultado final é a soma das três corridas. de disputar as 24 Horas de Le Mans aos comandos de um protótipo ou de um GT está, precisamente, em adaptar a nossa pilotagem ao carro. Gostei de correr em Le Mans em ambas as categorias. Depois da sua estreia em Le Mans os portugueses foram-se tornando presença assídua na prova. Acha que ajudou a “abrir as portas” aos pilotos nacionais? Talvez. Apesar de não ter sido o primeiro português a correr em Le Mans talvez tenha sido dos que correram com mais equipas e em diferentes categorias. Posso ter contribuído, mas penso que a chegada dos pilotos portugueses a Le Mans foi uma evolução natural, um pouco à semelhança do que tem acontecido É preciso ser rápido, mas não podemos ter a mínima falha para não deitar tudo a perder”, conta. Além da mestria em pista a que o Ford GT40 obriga, este clássico de competição, um dos mais importantes da história, coloca também uma grande responsabilidade aos ombros de quem o conduz. ENTREVISTA Le Mans
24 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 “Quando nos sentamos no carro e o ligamos, sem dúvida que se sente o peso da responsabilidade e da história. Mas, assim que a prova começa, entramos em modo de 'corrida' e apenas nos preocupamos com a próxima curva”, revela Diogo Ferrão, que relembra também a marcante experiência que foi conduzir o clássico Ford em pista durante a noite.“O carro foi construído para aquele circuito e é onde se sente em casa. Entrar na recta Hunaudières a fundo a libertar toda a potência e vendo só umas luzes a 3 km de distância foi o momento mais especial que tive dentro de um carro de corrida.” Quanto a futuras participações, Diogo Ferrão afirma que o objetivo “é fazer sempre o melhor possível, mas, acima de tudo, respeitando o carro e sem entrar em loucuras” e que “os resultados são sempre consequência de um trabalho bem feito e nunca o objetivo per si”. • Le Mans "O Le Mans Classic transporta-nos para os momentos mais gloriosos do desporto automóvel" Carlos Barbosa, presidente do ACP, também correu no Le Mans Classic e destaca a responsabilidade que recai sobre os pilotos que a disputam. “Compete-se com automóveis que são insubstituíveis, o que influencia o comportamento em pista, por isso os pilotos têm de encontrar o equilíbrio entre a entrega total na competição e a gestão de cada centímetro na pista”, refere. “O nível de competição é muito elevado”. Quanto à experiência de pilotar num circuito como o de La Sarthe, o presidente do ACP descreve-a como sendo “o sonho de qualquer entusiasta de clássicos”. “Acelerar no circuito de La Sarthe é uma sensação única que todos ambicionam pelo menos uma vez na vida, mas a experiência não se fica só pela pista”, revela. “Toda a zona envolvente, os “paddocks” as pré-grelhas de partida, o entusiasmo do público, são no Le Mans Classic uma verdadeira máquina do tempo. •
26 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 Vodafone Rally de Portugal Cerca de um milhão e meio de espectadores estiveram presentes na prova do ACP A grande enchente do WRC Vodafone Rally de Portugal Um ano depois de se ter tornado o mais jovem vencedor de sempre, Kalle Rovanperä dominou o 56.º Vodafone Rally de Portugal. Armindo Araújo foi pela 12ª vez o melhor piloto nacional. Novidades como a Super Especial da Figueira da Foz e a classificativa de Paredes foram apostas ganhas. A enorme afluência de público – cerca de milhão e meio – é uma das imagens de marca do Vodafone Rally de Portugal. •
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 | 27 Vodafone Rally de Portugal confirmado no WRC em 2024 A prova portuguesa do Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC) vai continuar no calendário no próximo ano, após a assinatura de um contrato entre o Automóvel Club de Portugal e o promotor do Mundial, que prevê uma opção para 2025, a exercer em setembro. Está confirmada a 44.ª presença de Portugal entre a elite dos ralis mundiais. • Pilotos recebem crianças e promovem educação rodoviária No âmbito do ACP Kids, programa de educação rodoviária do clube, um grupo de 40 crianças do Porto, foi recebido no Vodafone Rally de Portugal pelos principais pilotos do Campeonato do Mundo. O grupo dividiu-se em atividades educacionais, focando temas-chave, como boas práticas na utilização de cadeiras de criança, cinto de segurança, sinalética e travessia de via pública com e sem passadeira de peões. Thierry Neuville, Esapekka Lappi, Dani Sordo, Kalle Rovanperä, Elfyn Evans e Ott Tänak foram os pilotos que vestiram a pele de instrutores de segurança. Depois da ação em pista, a iniciativa prosseguiu nas zonas de assistência de cada equipa, para satisfazer a curiosidade dos World Rally Cars. • Prova do ACP com nível máximo de acreditação ambiental Ao longo da prova houve várias ações de sustentabilidade nas zonas por onde passou o Vodafone Rally de Portugal. Felgueiras, Paredes, Arganil, Lousada, Lousã e Amarante foram algumas das autarquias que levaram a cabo operações de limpeza e seleção de lixo nas Várias iniciativas paralelas marcaram os quatro dias do Vodafone Rally de Portugal zonas envolventes aos troços, aproveitando tema para envolver os alunos das escolas da região, mas também muitos voluntários. Destas ações, resultou a recolha de várias toneladas de resíduos. Recorde-se que desde 2017 que o Vodafone Rally de Portugal é reconhecido com o Nível de Acreditação Ambiental - 3 Estrelas da FIA, num reflexo claro da forte preocupação com a sustentabilidade ambiental da prova do ACP. • ACP Kids levou o WRC às crianças A sustentabilidade é um dos pilares do Vodafone Rally de Portugal
28 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 5 estradas para as férias Roteiros
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 | 29 Conduzir é para muitos uma forma de relaxar, sobretudo em férias, quando não há a pressão do quotidiano e as paisagens são bem diferentes da regular viagem casa-trabalho. De norte a sul não faltam estradas que merecem ser percorridas com a música certa e boa companhia. O que interessa é o caminho, o desenhar das curvas entre paisagens, as longas retas em finais de tarde de verão que nos envolvem numa sensação de bem-estar. São estradas que à partida não são escolhas óbvias, mas que têm argumentos mais que suficientes para um bom passeio. Vamos isso!
30 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 Viana do Castelo é uma cidade que respira história e bom gosto popular, com a beleza natural proporcionada pelo rio, pelo mar, pela serra e pela montanha. Entre vários pontos a destacar, vamos sugerir a Basílica de Santa Luzia, já que a estrada que liga o o santuário encarna bem o espírito deste passeio, até porque faz parte da EN13. As curvas e contracurvas num ambiente florestal bem cuidado e antigo, cruzando algumas partes com o centenário elevador de Santa Luzia e muitos miradouros, são um excelente argumento. Saídos de Viana, a estrada revela-se ainda muito “urbana”, mas rapidamente se retoma o tom de “nacional”, com o mar a espreitar do lado esquerdo, já na zona da Areosa. E melhora ainda mais quando nos aproximamos de Carreço, local de excelente praia e conhecido pelo seu farol que à noite tem vindo a guiar não só os viajantes marítimos, valendo um curto desvio. A estrada segue e com ela Afife mais a sua famosa praia. O percurso vai-se mostrando mais distendido e a chegada a Vila Praia de Âncora mostra como a região tirou bom partido do enorme areal e de um mar com boas condições para o surf. Aqui chegados, e porque nesta viagem nos fizemos transportar num Citroën C5 Aircross, um confortável SUV com apetência para o- road não demasiado audaz, largámos a EN13 Roteiros De Viana a Valença ESTRADA S EN13 (Viana; Carreço; Afife; Vila Praia de Âncora; Moledo; Caminha; Seixas; Vila Nova de Cerveira; Valença) PERCURSO COM CERCA DE 50 KM
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 | 31 Vila Real é uma cidade que desde sempre fomentou o provérbio “Para lá do Marão mandam os que lá estão”, referindo-se a um agreste isolamento histórico provocado pela serra, agora quebrado pelo Túnel do Marão e pela A4. Mas embora o Marão predomine na paisagem e na história, e até seja um bom passeio subir a serra pela EN 15, nós escolhemos o Alvão, uma serra que ladeia o noroeste de Vila Real, mas em nada fica a dever em termos de passeio e paisagens. Seguindo pela EN 15, já se percebe os traços gerais deste passeio que vai durar algumas horas: curvas, piso em bom estado, montanhas esculpidas por gigantes e muita beleza natural. Mas o verdadeiro desafio surge logo a seguir, a partir da Campeã, onde já seguimos pela EN 304, por muitos considerada a “estrada mais e seguimos por um caminho municipal, com partida junto à Capela de Santo Isidoro, onde a paisagem era pontuada pelo mar, ovelhas e muito peregrinos a trilhar o Caminho de Santiago. No fim da pitoresca estrada, Moledo, a estância balnear minhota, vale bem a paragem para observar a Ínsua, a famosa ilha que periodicamente permite ligação a pé à costa. Retomada a EN13, logo a seguir surge Caminha, banhada pelo rio Minho e com um terreiro que merece a visita. Largado o mar, o Minho convence os viajantes a manterem-se naquela “nacional”. Seja em Seixas, ou num desvio a Vilar de Mouros, ou numa passagem por Lanhelas, não faltam argumentos para apreciar uma estrada que não faz sofrer por excesso de curvas nem aborrecer por longas e monótonas retas. A culminar esta parte, Vila Nova de Cerveira, que abraça o rio com belos traços arquitetónicos. Mas a estrada segue e com ela chegamos a Valença, que preserva com garra e esmero as caraterísticas de cidade fortificada. De Vila Real ao Gerês ESTRADA S EN15, EN304, EN312 (a partir de Mondim), N205 (a partir de Baúlhe); Estrada Regional 311 (a partir de Cabeceiras) PERCURSO COM CERCA DE 120 KM bonita de Portugal”, uma discussão na qual não entramos, podendo apenas garantir que é um regalo para quem aprecia paisagens e também para quem gosta de conduzir, sobretudo com o conforto francês. Primeiro desvio: Fisgas do Ermelo. São uma das maiores quedas de água da Europa e uma das mais belas de Portugal.
32 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 Roteiros De Ponte de Sor a Alcácer do Sal ESTRADA(S) N2 até Montemor-o-Novo; N253 Ponte de Sor (Zona Ribeirinha) PERCURSO COM CERCA DE 150 KM São uma visita obrigatória no Parque Natural do Alvão, por onde passa a EN 304. O passeio prossegue, mas de repente o tom fica mais “ciclístico” já que mesmo ao lado está outro ponto de interesse, o Santuário da Senhora da Graça, local de uma das mais exigentes etapas da Volta a Portugal em Bicicleta, mas que oferece cenários deslumbrantes. Chegados a Mondim de Basto, largamos a EN 304 e atravessamos as Terras de Basto até Cabeceiras. Aqui faz-se uma merecida pausa para retemperar junto ao imponente Mosteiro de S. Miguel de Refojos, obra- -prima da arquitetura barroca. A partir daqui, seguindo pela Estrada Regional 311, regressam as paisagens deslumbrantes, até Salto, onde pode sempre degustar uma inesquecível posta barrosã, já que estamos nas Terras do Barroso. Segue-se a Barragem da Venda Nova, alimentada pelo Rabagão, e que é excelente para desportos náuticos. Ali perto, será imperdível visitar a Ponte da Misarela, também conhecida por Ponte do Diabo, onde os portugueses deram brava luta para conter as 2ªs Invasões Francesas. Portugal está recheado de paisagens encantadoras e pontos de interesse e, claro, o Alentejo contribui em larga escala. Ponte de Sor foi o ponto de partida . Descendo a Estrada Nacional 2, chegamos a Montargil, um pequeno paraíso graças à barragem que pinta a paisagem de azul, sendo possível explorar as margens de carro se tiver um pouco mais de altura ao solo, o que era o caso do Citroën C5 x em que nos fizemos transportar. A paragem seguinte foi Mora, vila portuguesa do Alentejo central conhecida pela sua gastronomia. Em Ciborro assinala-se o quilómetro 500 da N2 e começam as mudanças nas paisagens, com os arrozais a dominar as vistas até Montemor-o-Novo, que merece uma visita ao castelo e ao convento e está rodeada de paisagens naturais como o vale do rio Sado. Abandonámos a N2 e seguimos pela N253 rumo a Alcácer do Sal, uma das cidades mais antigas da europa que carrega longos anos de história. Um sítio que merece ser visitado, seja pela foz do Sado, pela vista no alto do castelo ou pelos vários restaurantes localizados nas margens do rio.
34 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 De Odeceixe a Sagres ESTRADA S N120; N268 Odeceixe (Praia e Moinho) (fronteira entre Beja e Faro Aljezur (Castelo) Carrapateira (Praia do Amado) Vila do Bispo (Cabo de S. Vicente) Sagres (Fortaleza de Sagres) PERCURSO COM CERCA DE 80 KM Encostado ao Oceano Atlântico entre a fronteira do distrito de Beja e Faro surge Odeceixe, ponto de partida da nossa viagem até Sagres uma das rotas mais belas do país, a Costa Vicentina. Nesta vila costeira do Algarve podemos observar casas baixas caiadas de branco, vários moinhos e claro uma excelente praia com um vasto areal que transmite uma sensação de liberdade. Antes de seguir caminho foi possível colocar o Citroën C5 X híbrido a carregar num posto de abastecimento graças ao serviço CITIZEN da marca francesa onde o condutor recebe sugestões de como poupar combustível. Descendo a N120 chegamos a Aljezur, município que está integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Para além das praias, Aljezur tem bastante história que pode ser conhecida no antigo Castelo. Continuando a descer Roteiros abandonamos a N120 e entramos na N268 em direção a Carrapateira onde a praia do Amado e da Bordeira se destacam de todas as outras. A cerca de 20 minutos fica Vila do Bispo com vários pontos de interesse como o Cabo de S. Vicente e a vista sobre o profundo azul do Atlântico e mais ao centro a Fortaleza de Sagres e o Farol onde a nossa viagem ficou concluída.
36 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 A foz do rio Guadiana divide o extremo sudeste português do extremo sudoeste espanhol e é neste canto que surge Vila Real de Santo António, o início desta viagem que terminou em Serpa, nas longas retas do interior alentejano seguem as margens do Rio Guadiana. Em Vila Real de Santo António somos surpreendidos pela arquitetura dos edifícios de estilo pombalino uma vez que foi o próprio Marques de Pombal quem criou esta cidade do extremo Algarvio. Podemos também visitar o Revelim de Santo António em Castro Marim seguindo a N122. Até chegarmos a Odeleite somos presenteados pelas longas e belas retas alentejanas onde o Citroën C5 X entrega todo o conforto típico da marca francesa. Depois de observar a barragem de Odeleite no miradouro da aldeia seguiram-se vários quilómetros até Mértola. É aqui que o Parque Natural do Vale do Guadiana nos presenteia com mais de 35 espécies de mamíferos como o lince ibérico, que estava extinto, ou as lontras. As minas de São Domingos são de paragem obrigatória: o legado da revolução industrial do século XIX por parte dos ingleses na freguesia de Corte do Pinto. É possível ainda seguir o traçado do antigo caminho de ferro de 15 km até ao Pomarão onde encontramos o porto flúvio-marítimo no rio Guadiana e várias estruturas de ferro abandonadas, verdadeiros dinossauros de metal esquecidos no tempo. A viagem terminou em Serpa dentro das muralhas, um município com várias atrações turísticas como a Igreja Matriz de Serpa, o caricato Museu do Relógio ou o Mosteiro Hospital de São Paulo. De V. R. St.o António a Serpa Os jornalistas viajaram em automóveis cedidos pela Citroën. PERCURSO COM CERCA 145 KM Roteiros ESTRADA S N122, N265 V. R. St. António (Castro Marim Igreja, Marina, Edifícios Pombalinos); Odeleite (Miradouro da Aldeia); Ribeira do Vascão (fronteira entre distrito de Beja e Faro, Mértola (Minas S. Domingos, Parque Natural do vale do Guadiana, Pomarão); Serpa (Muralha, Igreja Sta Maria, Igreja Hospital S. Paulo).
Saiba mais em servilusa.pt, ou funeralvida.servilusa.pt sempre do seu lado
38 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 T-Roc Cabrio, uma experiência única Analisando a história automóvel podemos concluir que praticamente todos os SUV’s ou crossovers descapotáveis não obtiveram o sucesso desejado. O T-Roc foge à regra e consegue provar que a exclusividade de viajar com os cabelos ao vento não é única dos desportivos. Tem mais de quatro metros e vinte de comprimento, duas portas e um chassis reforçado para compensar a ausência de tejadilho, já que este modelo é baseado no T-Roc normal, produzido na fábrica da Volkswagen em Portugal. Mas qual é o motivo do sucesso deste SUV descapotável? Um design bem conseguido. O T-Roc Cabrio assume tão bem as linhas do original que nem achamos estranho o facto do tejadilho ser em lona quando está fechado, passando mesmo despercebido em determinadas situações. Um elaborado sistema totalmente elétrico retira a capota em apenas dez segundos e coloca os passageiros diretamente em contacto com o ar livre, uma característica a que só estamos habituados em modelos de luxo ou desportivos. Outra das vantagens do modelo é o facto de estarmos a conduzir um SUV pequeno e despreocupado Ao volante do Volkswagen T-Roc Cabrio Este é atualmente o único modelo descapotável produzido pela Volkswagen Ensaio
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 | 39 que a qualquer momento se transforma e torna as viagens muito mais animadas. Sendo o R-Line os argumentos estéticos ainda são mais fortes, a atenção ao detalhe foi pensada com cuidado e o resultado são para-choques mais elaborados, saídas de ar maiores, jantes de 19 polegadas e pequenos apontamentos que o tornam mais atraente e Premium. O motor ensaiado foi bloco 1.5L turbo a gasolina de 150 cavalos e 250 Nm de binário. Em ligação com a caixa automática DSG de sete velocidades o T-Roc torna-se muito fácil de conduzir e graças ao motor tem a força necessária para boas acelerações e recuperações. No entanto, e menos positivo, foram os consumos de combustível, ligeiramente mais elevados que o esperado, a rondar os 7,5l/100km. Em Portugal o preço deste exclusivo Volkswagen T-Roc Cabrio começa nos 40 mil euros, um valor elevado, mas que se justifica por toda a sua presença. Um carro capaz de transformar uma viagem normal num momento especial. • Volkswagen T-Roc Cabrio 1.5 TSI R-Line – Gasolina Motor 1498 cc Potência 150 cv Consumo médio 7,5 L Autonomia 781 km Veja o vídeo
40 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL JUNHO 2023 Um ícone que definiu o segmento dos monovolumes recebeu uma nova geração, mas não perdeu os sete lugares Tudo começou nos anos 80 com a primeira geração, um veículo capaz de transportar mais de cinco passageiros e com uma condução simples e leve como a de um vulgar ligeiro de passageiros apesar das suas dimensões de furgão. A atual geração afasta-se do monovolume convencional e transforma-se num SUV que utiliza um sistema propulsor híbrido que lhe confere 200 cv e economia de consumos. Um sistema “full hybrid” que faz com que o carregamento da bateria seja gerido pelo carro, não podendo ser carregado por cabos. O novo Espace continua a ser uma opção para famílias que procuram um sete lugares. Chega a Portugal em setembro e os preços começam nos 45 mil euros. • Renault Espace De monovolume a SUV Lançamentos Eletrificado pela primeira vez O BMW Série 5 é dos reis do segmento E, um modelo que representa na totalidade o que um familiar executivo grande deve ser. Conhecido por motores de alta eficiência, ou extremamente potentes nas versões M, acolhe agora na nova geração pela primeira vez versões 100% elétricas. A sua autonomia máxima deverá rondar os 580 km em ciclo WLTP. Relativamente ao preço ainda não se conhecem os valores para a nova geração do BMW Série 5 mas a marca já confirmou que se vai estrear na Europa em outubro de 2023 e o modelo vai contar ainda com opções a combustão. BMW Série 5 Quanto aos motores elétricos o topo de gama será o i5 M60 xDrive que personifica uma versão M elétrica
www.acp.ptRkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=