AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 | 5 Em Londres, Paris ou Madrid, a falta de estacionamento dentro da cidade, para quem lá vive, foi sendo resolvida, e bem, com a construção de parques em altura. Para quem vive fora, pode deixar o automóvel em parques dissuasores à entrada da cidade e seguir no transporte público até ao destino. Em Lisboa, até hoje, nem uma coisa nem outra. Ainda aguardamos resposta a um estudo entregue em setembro de 2018, no qual o Observatório ACP propunha nove parques dissuasores e mais de 16 mil lugares de estacionamento à entrada de Lisboa. A Alemanha e a Itália opõem-se ao fim dos carros a combustão em 2035, colocando em causa a decisão da Comissão Europeia e aprovada por uma coligação negativa contra o partido maioritário no Parlamento Europeu. Mais uma vez, o diabo está nos detalhes. E aqui, é mesmo um enorme detalhe – a Alemanha já está a racionar os carregamentos elétricos para não colapsar a infraestrutura, enquanto começou a vender combustíveis sintéticos e mantém o diesel. Mais do que decidir a direito sem ponderar os imponderáveis, impõe-se uma dose de realidade e pragmatismo. O destino final não pode ser dúbio: todos queremos cumprir metas ambientais e sustentáveis para garantir futuro às novas gerações. desconto para sócios e de utilização imediata, vai seguramente fazer a diferença na vida de quem tem elétricos e precisa de os carregar em espaços públicos. E porque há que estimular e aproximar estes novos veículos dos consumidores, lançámos o prémio “Elétrico do Ano” ACP, com as novidades e sucessos do mercado em votação, com direito a prémios avultados. Na mobilidade elétrica, arrancamos em força, cientes também da realidade. Como chegar ao mínimo de emissões poluentes, seja com combustíveis sintéticos, eletricidade, hidrogénio e outros, é essa a grande questão. E é esse o nosso entendimento: todos devem ter o seu lugar, garantindo liberdade de escolha aos consumidores, protegendo os seus bens e o ambiente. Em linha com as melhores práticas ESG (Environmental, Social, and corporate Governance), o ACP trabalha todos os dias para defender os seus sócios e todos os consumidores em prol de objetivos sociais que vão muito além dos propósitos empresariais do clube. • Cada um de nós tem direito a escolher como se desloca sem prejuízo do seu conforto Como chegar ao mínimo de emissões poluentes, seja com combustíveis sintéticos, eletricidade, hidrogénio ou outros é a grande questão CARLOS BARBOSA PRESIDENTE DO AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL Mas não pode haver um único caminho para as alcançarmos, há várias soluções boas e todas devem ser estudadas e cruzadas sem complexos de qualquer espécie. A discussão no Conselho Europeu promete novos episódios, enquanto isso os cidadãos prosseguem com as suas vidas. E aqui, o Automóvel Club de Portugal, ciente da responsabilidade dos seus 120 anos, também quer fazer a diferença. Para assinalar a data, lançamos novos serviços e produtos que fazem a diferença. Oferecemos todo o tipo de soluções para quem tem ou quer ter um automóvel elétrico, democratizamos o acesso à informação e à experiência destas viaturas e criámos incentivos para a sua promoção. Assim, organizámos o maior test- -drive de viaturas 100% elétricas no centro de Lisboa, levando os carros mais recentes junto do público, para serem conhecidos, desmistificados e experimentados. Foi o ponto de partida, a que juntámos um grande estudo sobre mobilidade elétrica para sabermos o que pensam os portugueses, se estão preparados para mudar para esta mobilidade, quem conduz automóveis elétricos e se a mobilidade elétrica será o futuro. Tal como fizemos com o perfil do condutor português, outro grande estudo do Observatório ACP, a informação acessível a todos é para nós essencial. Assim como oferecemos todas as soluções e serviços para os carros a combustão, acrescentamos novas ofertas para quem conduz elétricos. Uma App de carregamentos e pagamentos, com
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