Revista ACP Março

Nº 793 l MARÇO 2023 l PVP 2,50€ l PeriodicidadeTrimestral l Diretora Rosário Abreu Lima ACP Electric A App de carregamentos que dá desconto aos sócios O que pensam os portugueses sobre os elétricos? Estudo ACP faz retrato da mobilidade elétrica Elétrico do Ano Participe e habilite-se a ganhar um automóvel elétrico

FIQUE EM CASA EM SEGURANÇA ESPECIALISTAS EM ELEVADORES DE ESCADAS 200€ DESCONTO EXCLUSIVO SÓCIOS ACP Acumulável com outras ofertas em vigor! RECUPERE A MOBILIDADE EM SUA CASA! Instalação em 1 dia! Chamada Grátis 800 181 438 Ligue hoje e fale connosco CATÁLOGO GRÁTIS Peça um catálogo grátis à LEVITA ou marque uma visita com o nosso especialista para um orçamento sem compromisso, É GRÁTIS! Avaliações em todo o continente, ilhas da Madeira e Açores DISTRIBUIDOR AUTORIZADO POR TKE ACCESS SOLUTIONS LTD. DO GRUPO TK ELEVATOR

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 | 3 PROPRIEDADE E EDIÇÃO Automóvel Club de Portugal, pessoa coletiva de utilidade pública nº 500700800 e matriculada na Conservatória do Registo Comercial sob o mesmo número, com sede na Rua Rosa Araújo, 24-26, 1250-195 Lisboa SEDE DA REDAÇÃO Rua Rosa Araújo 24-26, 1250-195 Lisboa 213 180 100 [email protected] DIRETORA Rosário Abreu Lima REDAÇÃO António Xavier Francisco Gonçalves Mário Vasconcellos Ricardo Paz Barroso EDIÇÃO GRÁFICA Inês Bento FOTOGRAFIA Interslide Arquivo ACP iStock DIRETOR COMERCIAL Tomaz Alpoim PUBLICIDADE Francisco Cortez Pinto Elizabette Caboz DIRETOR GERAL COMERCIAL Luís Figueiredo IMPRESSÃO Lidergraf | Sustainable Printing, com sede na Rua do Galhano, nº15, 4480-089 Vila do Conde TIRAGEM MÉDIA 181.000 exemplares PERIODICIDADE Trimestral O ACP é alheio ao conteúdo de publicidade externa. A sua exatidão e/ou veracidade é da responsabilidade exclusiva dos anunciantes e empresas publicitárias. ISSN 0870-273X Depósito Legal nº 2675/83 Nº de Registo ERC 100226 Estatuto editorial em acp.pt Nº 793 MAR 2023 AGENDA 25 MAR ACP CLÁSSICOS Passeio dos Alemães O melhor da indústria alemã vai desfilar por estradas do Norte e Sul 11 A 14 MAI ACP MOTORSPORT Vodafone Rally de Portugal A prova do ACP volta a ser confirmada no calendário do WRC 2023 13 MAI ACP Parque de Fátima Reservas para lugar de estacionamento exclusivo devem ser feitas através da linha de apoio ao sócio 3 E 16 JUN ACP GOLFE ACP Golfe Corporate Cup Empresas dos sócios vão à conquista das melhores classificações em Amarante e Aroeira 17 JUN ACP CLÁSSICOS Passeio dos Franceses “Bleu, blanc et rouge…” são as cores que marcam este encontro de modelos históricos 1 ABR E 20 MAI ACP GOLFE Grande Prémio ACP Mais dois torneios a disputarem-se no Golfe Campo Real e Golfe Aroeira 16 ABR ACP HAPPY HOUR Palácios: Sintra e Monteserrate Visitas guiadas a dois símbolos da arquitetura do século XIX em Portugal 21 ABR ACP CLÁSSICOS 500 Milhas ACP Máquinas de outros tempos aceleram as rotações ao longo de toda a N2 Receba todas as semanas a newsletter da Revista ACP Basta fazer a sua subscrição em acp.pt ou seguir o link no QR Code. SUMÁRIO 32 22 54 40 06 Trotinetes Homenagem aos sócios Renting ACP O 1º carro de Manuel Violas Rally sustentável Médicos alertam para capacete obrigatório WRC Vodafone Rally de Portugal volta a receber certificado ambiental Clube distingue fidelizações mais antigas Conheça as ofertas do mercado a preços únicos O empresário recorda o Golf GTI 1.6 que comprou quando estudava na Suíça

4 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Ligados à realidade Editorial O Automóvel Club de Portugal comemora dentro de dias 120 anos de existência. Somos o maior clube português e a história contemporânea de Portugal cruza-se de forma estreita com a nossa. Só por si, é um orgulho imenso, mas, acima de tudo, é uma responsabilidade enorme que nos leva a procurar sempre mais e melhor para os mais de 264.500 sócios. Cento e vinte anos depois daquilo que podemos chamar a história do automóvel em Portugal, em que o ACP foi o seu motor, encontramo- -nos numa nova fase, virada para as necessidades deste século e das novas gerações. Tal como em 1903, onde a passagem das carroças para os motores foi uma revolução, o mundo tem hoje metas ambientais prioritárias com as quais o ACP está comprometido. Em nome do futuro, dos recursos energéticos e da sustentabilidade. A nossa visão é clara: mais mobilidade para uma vida melhor. A mobilidade que defendemos começa à porta de casa de cada um, começa pela sua liberdade de escolha do meio de locomoção e pelo respeito pelos outros. A par destes princípios, acrescento também o respeito pela herança, pelo direito à propriedade e pelo conforto. Cada um de nós tem direito a escolher como se desloca sem prejuízo do seu conforto. Muitas vezes tenho aqui referido este ponto e nunca é demais olhar para o que outros países fazem nestas matérias. Muito anos de investimento massivo, fizeram com que em Madrid, Londres ou em Paris, os transportes públicos cubram todas as áreas metropolitanas, tornando os automóveis uma opção. Paris tem 225 km de metro e 300 estações; Madrid, 294 km e 302 estações; Londres, 400 km e 272 paragens... Já Lisboa, tem atualmente uma rede de metro com 56 estações e pouco mais de 40 km de linha. Tudo a ver, portanto.

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 | 5 Em Londres, Paris ou Madrid, a falta de estacionamento dentro da cidade, para quem lá vive, foi sendo resolvida, e bem, com a construção de parques em altura. Para quem vive fora, pode deixar o automóvel em parques dissuasores à entrada da cidade e seguir no transporte público até ao destino. Em Lisboa, até hoje, nem uma coisa nem outra. Ainda aguardamos resposta a um estudo entregue em setembro de 2018, no qual o Observatório ACP propunha nove parques dissuasores e mais de 16 mil lugares de estacionamento à entrada de Lisboa. A Alemanha e a Itália opõem-se ao fim dos carros a combustão em 2035, colocando em causa a decisão da Comissão Europeia e aprovada por uma coligação negativa contra o partido maioritário no Parlamento Europeu. Mais uma vez, o diabo está nos detalhes. E aqui, é mesmo um enorme detalhe – a Alemanha já está a racionar os carregamentos elétricos para não colapsar a infraestrutura, enquanto começou a vender combustíveis sintéticos e mantém o diesel. Mais do que decidir a direito sem ponderar os imponderáveis, impõe-se uma dose de realidade e pragmatismo. O destino final não pode ser dúbio: todos queremos cumprir metas ambientais e sustentáveis para garantir futuro às novas gerações. desconto para sócios e de utilização imediata, vai seguramente fazer a diferença na vida de quem tem elétricos e precisa de os carregar em espaços públicos. E porque há que estimular e aproximar estes novos veículos dos consumidores, lançámos o prémio “Elétrico do Ano” ACP, com as novidades e sucessos do mercado em votação, com direito a prémios avultados. Na mobilidade elétrica, arrancamos em força, cientes também da realidade. Como chegar ao mínimo de emissões poluentes, seja com combustíveis sintéticos, eletricidade, hidrogénio e outros, é essa a grande questão. E é esse o nosso entendimento: todos devem ter o seu lugar, garantindo liberdade de escolha aos consumidores, protegendo os seus bens e o ambiente. Em linha com as melhores práticas ESG (Environmental, Social, and corporate Governance), o ACP trabalha todos os dias para defender os seus sócios e todos os consumidores em prol de objetivos sociais que vão muito além dos propósitos empresariais do clube. • Cada um de nós tem direito a escolher como se desloca sem prejuízo do seu conforto Como chegar ao mínimo de emissões poluentes, seja com combustíveis sintéticos, eletricidade, hidrogénio ou outros é a grande questão CARLOS BARBOSA PRESIDENTE DO AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL Mas não pode haver um único caminho para as alcançarmos, há várias soluções boas e todas devem ser estudadas e cruzadas sem complexos de qualquer espécie. A discussão no Conselho Europeu promete novos episódios, enquanto isso os cidadãos prosseguem com as suas vidas. E aqui, o Automóvel Club de Portugal, ciente da responsabilidade dos seus 120 anos, também quer fazer a diferença. Para assinalar a data, lançamos novos serviços e produtos que fazem a diferença. Oferecemos todo o tipo de soluções para quem tem ou quer ter um automóvel elétrico, democratizamos o acesso à informação e à experiência destas viaturas e criámos incentivos para a sua promoção. Assim, organizámos o maior test- -drive de viaturas 100% elétricas no centro de Lisboa, levando os carros mais recentes junto do público, para serem conhecidos, desmistificados e experimentados. Foi o ponto de partida, a que juntámos um grande estudo sobre mobilidade elétrica para sabermos o que pensam os portugueses, se estão preparados para mudar para esta mobilidade, quem conduz automóveis elétricos e se a mobilidade elétrica será o futuro. Tal como fizemos com o perfil do condutor português, outro grande estudo do Observatório ACP, a informação acessível a todos é para nós essencial. Assim como oferecemos todas as soluções e serviços para os carros a combustão, acrescentamos novas ofertas para quem conduz elétricos. Uma App de carregamentos e pagamentos, com

6 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Qual foi o seu primeiro carro? Foi um Golf GTI 1600. Era o que queria ou o que foi possível ter? Foi aquele que queria. Na altura estava a estudar na Suíça e o carro lá era bastante mais barato que em Portugal. O que mais apreciou nele? Era um carro com alguma potência, na altura 115 cavalos, e diria que foi um carro que aguentou todas as asneiras de um iniciante. Que memórias guarda do carro? As muitas viagens que fiz da Suíça para Portugal e vice-versa. Teve-o quanto tempo? Cerca de quatro anos e só o vendi porque o meu pai deu-me um carro melhor quando acabei o curso. Se pudesse recuperava-o? Provavelmente, sim. Gosta de automóveis? Sim, gosto bastante. Prefere o charme de outros tempos ou a tecnologia de hoje? Quando se pode juntar os dois fatores é ótimo, embora reconheça que prefiro as tecnologias de hoje. Mas de vez em quando dou uma volta nos antigos e é muito bom. Que tipo de condutor se considera? Um condutor agressivo, mas seguro. O que pensa dos portugueses ao volante? Na grande maioria são bons condutores mas pouco respeitadores. Por exemplo, para a maioria deles as passadeiras não existem. Costuma ter percalços na estrada? Tirando um período em que tive bastantes furos, não costumo ter muitos percalços na estrada. Quando acontecem conta com a ajuda do ACP? Sim, já recorri e com bastante eficácia por parte do clube. Para si, o clube é sinónimo de... Confiança. • O Meu Primeiro Carro “O ACP é confiança” MANUEL VIOLAS O líder da Violas SGPS é natural de Espinho, casado e com dois filhos. Entrevista O primeiro carro de Manuel Violas foi comprado na Suíça onde estudava e custou menos do que o seu preço em Portugal Golf GTI 1600 desenhado por Manuel Violas

8 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Elétrico do Ano... O Grande Prémio ACP Elétrico do Ano 2023 está lançado e a escolha é sua! Nas quatro categorias a votação vai poder escolher o modelo elétrico da sua preferência. Vote no Elétrico do Ano e ganhe um MINI Cooper SE elétrico. Para participar, basta efetuar o seu registo em eletricodoano.acp.pt Vote no COMO CONCORRER Para poder votar no Elétrico do Ano deve efetuar o seu registo. Consulte o site eletricodoano.acp.pt ou clique no QR Code no topo da página. Indique os seus dados (nome, apelido e email, contacto de telemóvel). Se não é sócio ACP, ou é sócio mas não tem conta myACP, vai receber um código SMS que deve colocar no respetivo campo para validar o registo. Caso seja sócio ACP com conta myACP coloque a sua password myACP para concluir o registo (em vez da colocação do código SMS). 1. CATEGORIA: Para qualquer estrada (Crossover/SUV) de 15 a 30 de abril 2023 CATEGORIA: Para a cidade (Citadinos/utilitários) de 15 a 30 de julho 2023 CATEGORIA: Para a família (Familiares) de 15 a 30 de outubro 2023 CATEGORIA: Para brilhar (Premium) de 15 a 30 de dezembro 2023 2. DATAS DE VOTAÇÃO Inscreva-se aqui

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 | 9 PRÉMIOS No início do período de votação de cada categoria recebe um email para registar o voto. Só pode votar uma única vez. O Elétrico do Ano atribui 5 prémios: • O vencedor de cada categoria recebe 250€ em carregamentos na App ACP Electric. • O vencedor do Elétrico do Ano ganha um MINI Cooper SE. 4. MINI Cooper SE • O vencedor de cada categoria é sorteado entre os que votaram no modelo mais votado. • O vencedor do grande prémio é sorteado entre entre os concorrentes que acertaram no carro mais votado. SORTEIOS 3. Patrocinador principal: ... e ganhe um

10 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Kia Ev6 Jeep Avenger Preço • a partir de 38.000€ Potência • 231 cv Autonomia • 548 km Bateria • 58 kWh Pot. Carregamento • 111 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • (AC 11 kW) 8h15 até 100% (DC 100 kW) 35min de 0% até 80% Preço • a partir de 51.750€ Potência • de 170 e 228 cv Autonomia • 394 km e 528 km Bateria • 58 e 77,4 kWh Pot. Carregamento • 200 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • (AC 11 kW) 7h13 10% aos 100% (DC 240 kW) 18min dos 10% aos 80% Preço • a partir de 37.800€ Potência • 156 cv Autonomia (WLTP) • 404 km Bateria • 100 kWh Pot. Carregamento • 200 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • (AC 11 kW) 5,3h até 100% e (DC 100 kW) 24min de 20% a 80% O toque desportivo e uma dinâmica inegável em qualquer uma das três potências disponíveis, tornam o Cupra Born num automóvel muito agradável de conduzir. No interior o estilo Cupra ressalta em todos os pormenores. Este modelo representa a transformação total em termos estéticos e tecnológicos da KIA, sustentada por uma nova plataforma, altamente modular e rentável, que irá dar origem a futuros projetos da marca, com forte aposta na eletrificação. Este B-SUV é a primeira aposta totalmente elétrica da marca, tendo sido desenvolvido a pensar nas necessidades dos clientes europeus, com um design inovador, mas em versão compacta. No interior o novo Avenger tem detalhes únicos para a sua classe. Cupra Born CATEGORIA (CROSSOVER/SUV) Para qualquer estrada clique aqui para saber mais clique aqui para saber mais clique aqui para saber mais

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 | 11 Volkswagen ID.5 Peugeot e-2008 MG ZS EV Preço • a partir de 51.546€ Potência • 174 a 299 cv Autonomia • 456 a 521 km Bateria • 77 kWh Pot. Carregamento • 135 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • (AC 11 kW) 7h30 até 100% (DC 135 kW) 29min de 0% até 80% Preço • a partir de 32.470€ Potência • 136 cv Autonomia • 320 km Bateria • 50 kWh Pot. Carregamento • 100 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • AC 11 kW) 4h de 0% até aos 80% (DC 100 kW) 30min de 20% a 80% Preço • a partir de 35.990€ Potência • de 174 cv Autonomia (WLTP combinado) • 440 km WLTP Bateria • 68,3 kWh Pot. Carregamento (AC/DC) • 76 kW Tempo Carregamento (AC/DC) • (AC 7 kW) 6,5h até 100% (DC 76 kW) 40min de 0% até 80% 18min dos 10% aos 80% O MG ZS EV foi o primeiro SUV elétrico do segmento B a receber uma classificação Euro NCAP de 5 estrelas. Isto significa que o automóvel teve um bom desempenho em todos os aspetos de segurança, com uma vasta gama de sistemas de assistência ao condutor. Com um interior espaçoso e acolhedor, destacam-se materiais que transmitem a sensação de qualidade. A nível da condução, como o Park Assist Plus, que permite memorizar e aprender certas manobras. Este SUV protagoniza a visão da marca para os novos tempos da mobilidade. Com um conforto acentuado, a versão elétrica do 2008 revela-se um estradista convincente o que, aliado à boa gestão da carga das baterias, permite enfrentar viagens mais longas. * Esta categoria encontra-se a votação entre 15 e 30 de abril. Inscreva-se e vote no seu favorito! Inscreva-se aqui clique aqui para saber mais clique aqui para saber mais clique aqui para saber mais

12 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 * continua na página 16. ACP aproxima elétricos das pessoas Dar a oportunidade de experimentar um automóvel elétrico em pleno centro de Lisboa foi o objetivo desta iniciativa. Neste mega test-drive estiveram presentes 29 modelos elétricos e foram realizados mais de 400 ensaios

14 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Portugueses querem carros elétricos, mas preço e autonomia travam intenção O Automóvel Club de Portugal levou a cabo um estudo aprofundado sobre o estado atual da mobilidade elétrica. As conclusões não deixam dúvidas: o preço e a autonomia dos carros elétricos ainda são os principais entraves, mas ainda assim, mais de metade dos automobilistas considera provável que, nos próximos cinco anos, o próximo automóvel que adquiram seja um elétrico. Olhando para o atual panorama, apenas 2% dos automobilistas Mobilidade portugueses tem um automóvel elétrico, sendo sobretudo homens, mais velhos, da região Centro e de classe alta. E dos que têm, quase metade (43%) assume dificuldades em encontrar lugares para carregar o carro e dois em cinco destes condutores afirma que é difícil carregá-los em casa. Para 55% dos inquiridos o teto máximo para assumir a compra de um elétrico é de 30.000€. Consulte o estudo na íntegra em acp.pt. Próximo carro População Diesel/ Gasóleo Híbrido Plug-in Elétrico Gasolina Híbrido Gás / GPL Preocupação ambiental/ menos poluente Por questões de economia Veículos baratos É o futuro inovação Outros Combustível mais barato Hábito Veículos baratos Gasta menos combustível Automóveis mais baratos Outros Por questões de economia Preocupação ambiental/ menos poluente Utiliza dois tipos de combustíveis Gosta/acha melhor Autonomia Outros Veículos baratos Combustível mais barato Hábito Manutenção barata/ menos problemas Prático Outros Preocupação ambiental/ menos poluente Por questões de economia Falta de postos de abastecimento Dois tipos de combustível Autonomia Outros Por questões de economia Veículos baratos Preocupação ambiental/ menos poluente Autonomia Outros 42 27 6 5 20 35 13 11 6 5 30 23 14 11 8 7 37 23 14 11 8 7 37 16 15 12 11 10 36 35 28 12 7 19 66% 20% 15% 15% 8% 3% Não possuem carro elétrico Com carta de condução Sem carta de condução Possuem carro elétrico 97,8% 89,2% 10,8% 2,2% A penetração dos veículos elétricos entre a população é de 2,2% (margem de erro de ± 3,1%)

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 | 15 Compra/Troca de automóvel O que é mais barato? A maioria faz viagens curtas com o veículo elétrico 55%Admitem comprar/trocar de carro 58% Frequência de carregamento do veículo elétrico Zonas do País onde se sente mais dificuldade em encontrar postos de carregamento Maioria assume que atualmente é mais barato circular com um veículo elétrico do que um movido a combustão FICHA TÉCNICA Foram realizadas 1.550 entrevistas, com uma amostra telefónica recolhida representativa da população portuguesa por género, idade e por região. Erro amostral: ±2,54%.

16 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Mobilidade elétrica marca 120 anos do ACP Um estudo aprofundado sobre a realidade dos elétricos em Portugal, uma aplicação para carregamentos de elétricos e ainda a escolha do Elétrico do Ano reforçam a presença do clube em todas formas de mobilidade

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18 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Ligue-se à corrente com o ACP Electric App ACP Electric A app ACP Electric by EVIO é o novo elemento imprescindível na vida dos condutores de veículos elétricos. Sem contratos prévios, custos de adesão ou fidelização, esta aplicação gratuita permite pagar carregamentos elétricos e encontrar postos de carregamentos tanto em Portugal como noutros países da Europa. E, para os sócios ACP, tem mais uma importante vantagem: desconto de 15% na tarifa de energia. Escolha e Gestão de Preços COMPARADOR DE POSTOS VANTAGEM EXCLUSIVA Para encontrar o posto mais barato de forma rigorosa, tem estes 3 indicadores no mesmo ecrã: a) preço total de carregamento b) quantidade de energia carregada c) preço por kWh Sem a combinação imediata destes parâmetros, a informação pode ser enganadora: uma aplicação de smartphone que, por exemplo, só compara valores absolutos por tempo de carregamento pode induzir em erro sobre a opção mais económica. SIMULADOR DE POSTOS Ao simular o carregamento num determinado posto, volta a ter a vantagem do comparador de postos, com a três variáveis que perfazem o carregamento a estarem devidamente descritas. PREÇO MAIS BARATO À NOITE Carregar o seu elétrico pode ser mais vantajoso à noite. Os carregamentos podem ser feitos no horário de Vazio e Fora de Vazio*. PREÇO FINAL DE CARREGAMENTO O preço indicado inclui todas as tarifas, taxas, impostos*, cartão virtual e app móvel. É uma simplificação que facilita a vida: não tem de somar várias tarifas. Atendimento telefónico a utilizadores de veículos elétricos 24h/dia e assistência em viagem exclusiva a sócios.Contacte: 215 915 915

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 | 19 (o que permite poupar tempo e dinheiro: é um desperdício aceder a postos com potência de carga superior à permitida pelo veículo). GESTÃO DE POSTOS FAVORITOS Possibilidade de adicionar postos à lista de favoritos e de o fazer em função do veículo específico. ATIVAÇÃO DE FUNÇÕES DE PERCURSO DO PRÓPRIO TELEMÓVEL Ligação à sua aplicação de navegação que indica o percurso para os postos. GESTÃO FINANCEIRA Acesso a estatísticas de carregamentos, custos, gestão e arquivo de faturas de carregamento. • Tarifa e Pagamento TARIFÁRIO ACP ELECTRIC BY EVIO* 0,1307€/kWh é a tarifa Fora de Vazio e 0,0868€/kWh é a tarifa em Vazio para carregamentos com a app ou o cartão. Sobre esta tarifa, os sócios ACP têm um desconto de 15%, o que equivale a 0,1111€/kWh em horário Fora de Vazio e 0,0738€/kWh em Vazio, com o apoio da BP enquanto entidade parceira e da EVIO na qualidade de fornecedor e parceiro. FACILIDADE E VERSATILIDADE DE PAGAMENTO Basta adicionar o meio de pagamento e utilizar as diversas opções para pagar com a app: associação de cartão de crédito, multibanco ou MB Way, bem com a opção de cartão físico para eventuais problemas de rede. Pesquisa e Visualização VISUALIZAÇÃO DE TODAS AS REDES PÚBLICAS DE POSTOS Por exemplo: Mobie, EVIO, Tesla, outros países. INFORMAÇÃO SOBRE OS POSTOS DE CARREGAMENTO Coordenadas, morada, número de tomadas, tipo de tomada, potência, rede, operador, contactos do operador, identificação do posto, distância, limitações, tarifário aplicável, rating – toda a informação com o filtro que lhe interessa: pode ver apenas os postos compatíveis com o seu veículo. ESTADO DAS TOMADAS EM TEMPO REAL Se estão livres, ocupadas e o respetivo tempo de ocupação ou fora de serviço/ com anomalias – funcionalidades que evitam deslocações inúteis. PESQUISA DUPLA Por postos de carregamento e por localizações no mapa FILTROS PARA VISUALIZAÇÃO DOS POSTOS Filtragem por potência, tipo de tomada, disponibilidade e tempos de utilização. PONTOS DE INTERESSE O que fazer e refeições perto dos postos de carregamento. Personalização INSERÇÃO DE MY EV MEU VEÍCULO ELÉTRICO Escolha de marca, modelo, variante através do acesso a uma base de dados internacional com todos os veículos elétricos, onde são disponibilizadas automaticamente as características do veículo. POSSIBILIDADE DE INSERIR MAIS VEÍCULOS DE FORMA PERSONALIZADA Pode adicionar até 6 veículos elétricos. Cada veículo adicionado permite filtrar a pesquisa de postos adequados às suas características Faça já o download da app * Os preços apresentados já incluem: tarifas de acesso à rede de mobilidade elétrica em vigor (de -0,0772€/kWh em MT Fora de Vazio, -0,1125€/ kWh em BT vazio), apoio público de 0,1902€/ carregamento (Despacho 14724-A/2022) e imposto especial de consumo de 0,001€/kWh. Períodos horários de Vazio e Fora de Vazio, do ciclo diário, opção bi-horária em Portugal Continental. Horários das ilhas disponíveis na ERSE.

20 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 O que é a rede Mobi.E? A Rede Mobi.E, ou Rede de Mobilidade Elétrica, é uma rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal, interoperável e centrada no utilizador, que abrange a totalidade dos municípios portugueses, incluindo Açores e Madeira. Atualmente, a rede conta com mais de 3.300 postos de carregamento de acesso público em todo o país, sendo mais de 1.150 de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, a sua potência é superior a 22 kW. Além dos postos de acesso público, a rede integra também os postos de acesso privado ligados por opção do DPC (Detentor de Posto de Carregamento), que pode ser uma empresa, um hotel, restaurante, condomínio ou outro. Como carregar? Para carregar em qualquer posto da rede Mobi.E, basta ter um contrato com um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica). Existem atualmente mais de 20 empresas no mercado. Selecionada a empresa e contratado o serviço, tal como fazemos com a eletricidade para a nossa casa, é fornecido ao utilizador um cartão que permitirá efetuar Este tipo de tomadas pode estar também em zonas habitacionais, de maior rotatividade, já que o carregamento dura até 4 horas. Pode também ser utilizado, por exemplo, numa ida às compras, onde se demora pelo menos uma hora. – Rápidos: a potência é superior a 22 kW e pode chegar aos 150 kW; Este carregamento é adequado a zonas comerciais, onde os utilizadores demorem cerca de uma hora, mas também a vias rápidas, que permite ao utilizador parar para uma pausa e carregar parte da bateria. – Ultrarrápidos: iguais ou superiores a 150 kW; Este carregamento utilizado em autoestradas e vias rápidas. É importante referir que a potência destes postos só pode ser aproveitada na sua plenitude por alguns modelos 100% elétricos (de gama mais elevada). • Com o apoio: os carregamentos. Alguns CEME já disponibilizam apps, que dispensam a formalidade de um contrato prévio, permitindo que o mesmo seja feito no momento do carregamento, o que facilita, por exemplo, que os estrangeiros possam carregar facilmente em Portugal. Com o cartão ou app, o utilizador só tem de se dirigir a um posto de carregamento disponível e seguir as instruções no visor: – Passar o cartão ou usar a app para ativar o serviço; – Escolher a tomada; – Carregar o carro; – Passar novamente o cartão ou usar a app para terminar o carregamento. A fatura é enviada mensalmente pelo CEME e deve discriminar os montantes devidos por: carregamento do veículo, utilização do ponto de carregamento e taxas e impostos. Tipos de postos Os postos da rede Mobi.E são classificados da seguinte forma, consoante a potência: – Normais: a potência é inferior a 7,4 kW; O carregamento é adequado a zonas habitacionais onde não existam garagens ou parqueamentos. Útil para carregar, por exemplo, durante a noite, já que pode demorar mais de 8 horas. – Semirrápidos: de 7,4 kW a 22 kW, inclusive; A Dra. E responde TEM DÚVIDAS SOBRE MOBILIDADE ELÉTRICA? Envie as suas questões para [email protected]

22 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Foram 1.358 os sócios que a nível nacional receberam das mãos do Presidente do ACP os seus diplomas pelos 50, 55, 60, 65, 70 e 75 anos de ligação ao clube. Verdadeiros exemplos de fidelização ao ACP, em que as histórias de vida se cruzam Sócios com mais anos de ligação ao clube foram distinguidos Encontros assinalaram aniversário, remodelações e inaugurações das delegações e homenagens aos sócios mais antigos Delegações com a história do clube. Nestes encontros, Carlos Barbosa afirmou que o reconhecimento do clube aos sócios pela sua fidelização, é uma tradição que este ano tem um duplo significado.“Um clube com 120 anos de história, ter sócios com Faro Lisboa – sede Setúbal 50 e mais anos de ligação revela a dedicação que demonstram ao ACP. Mas, sobretudo, que o clube também correspondeu às expetativas desses sócios. A festa que aconteceu pelas várias delegações foi muito importante para nós”. •

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 | 23 Santarém Évora Vila Real Coimbra Estoril Parque das Nações

24 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Delegações Viseu Braga Porto Novas delegações em Coimbra, Estoril e Parque das Nações; remodeladas as delegações de Faro, Santarém e Évora. Setúbal, Vila Real e Viseu fizeram 35 anos e Braga, 30 anos. Sócios com 50 e mais anos de ligação ao ACP foram distinguidos pela sua dedicação ao clube

26 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Delegações Novos serviços em Braga e Évora As delegações ACP em Braga e Évora acrescentaram aos serviços que prestam, a renovação da carta de condução numa só visita porque dispõem de consultório médico preparado para realização da avaliação de aptidão para condução e de exames médicos desportivos para a prática de golfe e outros desportos. • Centenas de sócios marcaram presença na inauguração oficial da delegação ACP no Estoril Foi inaugurada oficialmente a delegação ACP no Estoril, numa cerimónia que coincidiu com a evocação dos 120 anos do clube. E foram tantos os sócios presentes no evento – cerca de 420 – que a festa se fez no Hotel Palácio, no Estoril. Situada nas Arcadas do Parque, junto aos jardins do Casino Estoril, do lado nascente, o novo local oferece um espaço mais amplo para acolher os sócios e todos os que visitam o clube. Nesta delegação estão disponíveis todos os serviços, como marcação de viagens, subscrição de produtos de seguros e saúde, documentação e renovação da carta de condução numa só visita, já que é um espaço dotado de consultório médico preparado para realização da avaliação de aptidão para condução e de exames médicos desportivos para a prática de golfe e outros desportos. Esperamos a sua visita. • Inauguração da delegação do Estoril Braga Évora NOVA MORADA Arcadas do Parque, Avenida Clotilde, Loja 52 C 2765-211 Estoril Tel.: 214 665 304 | Email: [email protected] Horário: das 9h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira

Autonomia WLTP até 63 km emmodo 100% elétrico. Consumo combinado WLTP: 1,1 l/100 km; Emissões de CO₂ WLTP: 26 g/km. As condições concretas de utilização e outros fatores poderão fazer variar os valores apresentados. Para mais informações consulte peugeot.pt Até 63 km de autonomia emmodo elétrico PEUGEOT i-Cockpit® 3D • Condução semiautónoma A LINGUAGEM DA ATRAÇÃO PLUG-IN HYBRID NOVO 408

28 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 A superação foi espelho da atividade do ACP No Automóvel Club de Portugal viveram-se momentos intensos, de partilha e solidariedade, proximidade e ação. Agora, que mais um mandato da atual direção está a chegar ao fim, é tempo de fazer um balanço da atividade do maior clube português. Analisando os números, o ACP conta atualmente com mais de 264.500 sócios, um crescimento contínuo e sustentado nestes quatro anos. O clube conta atualmente com mais de 264.500 sócios, mantendo um crescimento contínuo e sustentado Mandato A pandemia de Covid-19 e a Guerra na Europa são os grandes marcos deste século, em Portugal e no Mundo, e também os maiores contribuintes para a instabilidade global que vivemos INVESTIR EM TEMPOS DE CRISE O investimento, em contracorrente, no imóvel do Estoril é um exemplo: enquanto a economia retraía, participávamos na sua recuperação reforçando o património do Clube, em contracorrente,mas com tenacidade e solidez, adquirindo um excelente marco para a qualidade de vida e orgulho dos nossos sócios. Neste mandato, passamos a contar com

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 | 29 30 lojas em todo o País, alargando os serviços de documentação e consultas médicas para a renovação da carta de condução. Os serviços de proximidade ganharam especial relevo, desde logo o fornecimento aos sócios de equipamentos de proteção individual, tão escassos no início da pandemia e a preços especulativos. A Covid-19 implicou evolução, porque não pomos a hipótese de parar: prosseguimos a migração para teletrabalho nas funções que fossem compatíveis com esse modelo. Para garantir desempenho seguro a quem esteve presencialmente e aos seus visitantes, trouxemos um organismo externo especializado na área de saúde e segurança no trabalho, para avaliar cada posto. Foram disponibilizados equipamentos de proteção individual, desinfeção e segurança no trabalho, e promovemos a realização de testes Covid-19 de forma alargada e transversal a todos, internos e externos. Apesar disso, muitas das ações não se puderam realizar, mas as equipas mantiveram-se motivadas e migraram as atividades para online, na medida do possível. As provas e os eventos sofreram revezes e contingentes, mas, assim que foi levantada a sua proibição, regressaram em força. Realce para o Vodafone Rally de Portugal, interrompido em 2020, cujo retorno em 2021 foi já superior a 96 milhões de euros, um forte impacto na economia das regiões que atravessa e vital na crise económica em que foram submersas. Mantivemos a aposta na área de formação, através de cursos empresariais, de condução defensiva, TVDE, de motos até 125cc e trotinetas. E como o conhecimento é a base de toda a pirâmide, produzimos estudos de mobilidade sobre as mudanças durante e após a pandemia, de circulação nas principais cidades do País, estudos de opinião sobre temas de atualidade que afetam a vida dos consumidores, com o Observatório ACP a manter a sua atividade. EM AÇÃO PELA SUSTENTABILIDADE O esforço coletivo e individual agrega-se na missão que o Automóvel Club de Portugal afirma a cada novo ano: somos parte ativa no caminho de sustentabilidade que o planeta exige, e que nos orgulhamos de consolidar a cada passo. Seguimos as recomendações internacionais de afirmar em três pilares a nossa atuação, com análise ambiental, social e de governo. 30 Lojas em todo o País e alargamento de serviços de documentação e renovação da carta 96 M€ foi o valor do impacto do Vodafone Rally de Portugal na economia em 2021 PROTEÇÃO SANITÁRIA O ACP reagiu com prontidão às múltiplas condicionantes originadas para pandemia da Covid-19

30 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Mandato Na primeira, somos exemplo para muitos outros países da Federação Internacional do Automóvel, já que estamos classificados com a pontuação máxima no “Environmental Accreditation Program”, que certifica nas nossas provas o máximo cuidado com o ambiente que nos circunda e nos permite vivê-las. Estas mesmas regras estão a ser vertidas para uma estratégia de sustentabilidade que o clube está a construir e implementar, alinhada com as melhores práticas internacionais. A nível social, exigimos que os nossos parceiros tenham níveis de ética, integridade e rigoroso cumprimento dos Direitos Humanos, a cada negociação. Propomo-nos, assim, não só a ser um exemplo, mas contagiar quem connosco trabalha, exigindo um comportamento cívico e responsável para além das necessidades básicas. Prosseguimos o esforço educacional de apoio ao conhecimento da segurança rodoviária nas escolas, apoiando ainda campanhas de segurança rodoviária a nível nacional e internacional. Implementamos as mudanças que queremos ver no mundo dentro de casa, avaliando regularmente o bem-estar dos nossos colaboradores. TRANSPORTE DE REFUGIADOS UCRANIANOS A força de dentro para fora, viu-se também de forma exemplar no modo como os portugueses se mobilizaram na ajuda aos ucranianos. O Automóvel Club de Portugal e os seus mais de 264.500 sócios quiseram ser uma parte ativa deste movimento. SOLIDARIEDADE 715 refugiados da Ucrânia foram transportados para Portugal com verbas angariadas pelos sócios Segurança rodoviária e ambiente foram dois eixos fundamentais na ação do clube. Sensibilização para o uso do capacete nas trotinetes foi liderada pelo ACP e contou com a colaboração da PSP Apesar de competir no Mundial de Motociclismo, Miguel Oliveira ainda não tinha a carta de moto. Foi na Escola de Condução do ACP que tirou a carta A

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 | 31 Enquanto clube de mobilidade, convidámos todos os sócios a participar na campanha de ajuda ao transporte de quem foge à guerra em condições dramáticas. Em parceria com a TAP, assegurámos logo à partida a vinda de 200 ucranianos de Varsóvia para Lisboa. Foi o primeiro passo de um movimento que cresceu com o apoio dos sócios, através da oferta de lugares de avião a cidadãos ucranianos. Muitos foram os sócios que aderiram a este apelo do clube, tendo sido angariadas verbas para garantir o transporte seguro de 715 refugiados para Portugal. Além da TAP, foi estabelecida uma parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Embaixada de Portugal em Varsóvia, que fizeram a triagem das pessoas mais urgentes para trazer e trataram da respetiva documentação. À chegada a Lisboa, o Alto Comissariado para as Migrações e a Câmara Municipal de Lisboa tinham uma rede de apoio que recebeu cada um destes refugiados e os encaminhou para o local indicado, nas condições necessárias à sua boa integração em Portugal. Uma missão humanitária com balanço muito positivo, à qual os sócios não hesitaram em juntar-se, permitindo o salvamento de largas centenas de vidas humanas. SEGURANÇA E ESTABILIDADE O ACP pauta-se por uma transparência que quer manter intacta, com todas as contas publicadas nos relatórios anuais, acessíveis a qualquer cidadão, e discutidas abertamente em Assembleia Geral. Desta transparência fazem ainda parte a forte motivação por procurar paridade em todas as equipas, promovendo a diversidade e inclusão, e a permanente disponibilidade para atender a reclamações, com linha aberta aos sócios, deles aprendendo sempre como melhorar e melhor servir. Em tempos de enorme insegurança e imprevisibilidade, o nosso clube pauta-se pela estabilidade. Gerimos risco e analisamos possíveis conflitos de interesse de quem connosco trabalha, em permanência. ACP CLÁSSICOS A celebração dos 20 anos foi um dos pontos altos da atividade do ACP Clássicos, que cresceu em sócios e no número de provas e passeios organizados ACP GOLFE Com o maior crescimento de sempre, o ACP Golfe é agora o maior clube de golfistas de Portugal, segundo a Federação Portuguesa de Golfe DESPORTO AUTOMÓVEL A par do Vodafone Rally de Portugal, o ACP faz parte da tradição do todo terreno internacional, com a Baja Portalegre 500 a fechar o calendário da Taça do Mundo FIA Para garantir a segurança dos dados de todos os sócios e da operação do próprio ACP, foi criado um departamento de segurança IT, com a função de Chief Information Security O›cer. Este passo reforça a nossa solidez de ação e a nossa garantia para o tempo que aí vem. •

32 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Com mais de seis mil feridos em acidentes registados em 2022, a classe médica segue agora o apelo do ACP: são precisas regras como o capacete obrigatório e limite de velocidade Acidentes com trotinetes levam médicos a lançar alerta Se em 2019, ano em que o ACP lançou uma campanha de sensibilização a apelar ao uso de capacete, foram registados 2.265 feridos em acidentes envolvendo trotinetes, bicicletas e skates, já em 2022 o total de feridos chegou aos 6.280, segundo dados do INEM. Desse número, 4.254 eram ciclistas, 1.691 utilizadores de trotinetes e 335 de skates. E um em cada três feridos foi considerado grave. Esta é uma realidade que está a preocupar a classe médica. Com quase 1.700 vítimas registadas nas urgências hospitalares em 2022 só por causa das trotinetes, João Varandas Fernandes, cirurgião ortopédico e diretor do Centro Integrado de Traumatologia Ortopédica (CRITO) no Hospital de São José, considera que está chegado o momento para começar a atuar. E um dos maiores contributos é a caraterização das vítimas de acidentes com meios de locomoção suaves. Segurança JOÃO VARANDAS FERNANDES

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 | 33 Num protocolo firmado com a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR), o CRITO, fundado há dois anos para fazer uma intervenção multidisciplinar sobre os doentes politraumatizados, vai recolher toda a informação dos acidentes com meios suaves de locomoção que dêem entrada nos hospitais de São José, Santo António dos Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia e Curry Cabral. A ideia é “fazer uma análise sobre a morbilidade e mortalidade, estudar o impacto que estes acidentes podem ter e tentar ajudar dando alguma previsibilidade no curto e médio prazo, através de dados regulares, sempre com tratamento anónimo das vítimas”, descreveu este cirurgião ortopédico. Os dados vão cobrir aspetos como “tipo de acidentes, as zonas onde aconteceram, as consequências e os tipos de lesões mais frequentes”. Varandas Fernandes arrisca dizer que, com esta recolha de informação,“os números podem ser cinco vezes superiores”. O objetivo é simples, mas pelos vistos difícil de alcançar: “permitir que possam ser estabelecidas regras e orientações para que a prevenção seja cada vez mais prática, mais eficaz, e poder diminuir este acréscimo de doentes que temos registado”. • 6.280 Pessoas feridas em 2022 em acidentes com bicicletas, trotinetes e skates 293% Aumento do número de feridos com trotinetes em 2022 face a 2019 Números sempre a crescer Em relação a 2021, os feridos de acidentes transportados pelo INEM aumentaram 93% em 2022. Dos 6.280 feridos registados no ano passado, 4.254 eram ciclistas, 1.691 utilizadores de trotinetes e 335 de skates. Os dados de 2022 relativos a utilizadores de trotinetes representam um aumento de 78% em relação a 2021. Em 2020 ficaram feridos 367 utilizadores de trotinetes, enquanto que em 2019 o INEM registou 577 feridos. Em relação aos ciclistas, o Instituto Nacional de Emergência Médica registou 4.254 acidentes em 2022, baixando para 3.004 em 2021, para 1.970 em 2020 e 1.510 em 2019. A maioria dos acidentes envolvendo a mobilidade suave aconteceu nos meses de verão, nomeadamente em julho e agosto, e os concelhos de Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Cascais e Coimbra são aqueles com maior número de desastres. • Associação Novamente quer capacete obrigatório A Associação Novamente, de apoio às vítimas de traumatismos crânio-encefálicos (TCE) e às suas famílias, foi fundada em 2010 e é uma entidade de referência nacional que dá apoio a cerca de 500 famílias por ano (incluindo outras lesões cerebrais adquiridas), através de diversos serviços. Preocupada com os efeitos da sinistralidade com trotinetes e bicicletas, a associação pede mais regras que protejam os seus utilizadores, como o uso obrigatório do capacete. “NÃO SEJAS ALBERTO, USA CAPACETE!” Em 2019, o Automóvel Club de Portugal lançou uma campanha que alerta para a necessidade de os utilizadores de trotinetes e bicicletas eléctricas usarem capacete como medida primária para a sua segurança.

34 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 A maioria dos portugueses entende que o Governo deve aumentar as penalizações aplicadas nos casos de condução com excesso de álcool (70%), telemóvel (59%) e manobras perigosas (61%). No mais recente Barómetro ACP, a maioria dos inquiridos considera que tanto as multas como as penas acessórias, como inibição de condução ou prisão, devem ser aumentadas. Já sobre o excesso de velocidade a maioria considerou que se devem manter as atuais penalizações, tanto nas localidades (55%) como fora das localidades (60%) ou nas autoestradas (58%). No mesmo inquérito mais de 40% admitiu não saber quantos pontos tem na sua carta de condução. Barómetro ACP Maioria dos portugueses quer multas mais pesadas no álcool, telemóvel e manobras perigosas ao volante Excesso de velocidade fora de localidade Manobras perigosas Base: 644 inquiridos. Avaliação de Penalizações Estacionamento Excesso de velocidade dentro da AE Excesso de velocidade dentro da localidade Falar ao telemóvel Excesso de alcóol Diminuir Manter Aumentar Ns/Nr 14% 58% 23% 5% 11% 55% 29% 5% 3% 34% 59% 4% 2% 25% 70% 3% 2% 33% 61% 4% Consideram pelo menos uma penalização aumentada. Destacando-se o aumento tanto das coimas como de penas acessórias. 24% 56% 14% 6% 14% 60% 22% 4% O que deverá ser aumentado Quantas vezes já foi multado? Porque já foi multado? Aumentar tanto as coimas como as penas acessórias Aumentar apenas as penas acessórias Aumentar apenas as coimas Ms/Nr 78% 50% 25% 23% 2% Apenas uma vez Entre 1 e 3 vezes Entre 4 e 6 vezes Entre 7 e 10 vezes Entre 10 e 20 vezes Mais de 20 vezes Ns/Nr Estacionamento Excesso de velocidade dentro de uma localidade Excesso de velocidade fora de uma localidade Excesso de velocidade dentro da AE Por falar ao telemóvel Outros 41% 26% 17% 10% 5% 17% 30% 44% 17% 4% 2 -- 3 FICHA TÉCNICA Sondagem Pitagórica realizada entre 11 e 17/01/23. Foram feitas 828 entrevistas telefónicas, com uma margem de erro de +/-3,48% e um nível de confiança de 95,5%.

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36 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Estudo do ACP revela que uma das mais estruturantes vias da cidade de Lisboa apresenta graves problemas de iluminação, falta de capacidade para escoar trânsito e falta de conservação e limpeza Inaugurado em 1992 com o objetivo de ligar as autoestradas do Norte e do Sul atravessando a cidade de Lisboa, o Eixo Norte-Sul é atualmente decisivo no padrão de deslocações na área de Lisboa, após anos de múltiplas intervenções no interior da cidade, que conduziram a profundas alterações nos hábitos diários dos condutores. Num estudo levado a cabo pelo ACP, constata- -se que o Eixo Norte-Sul, por onde circulam cerca de 100 mil viaturas por dia, apresenta graves problemas de iluminação. Numa rede luminosa composta por 622 focos de luz, apenas 173 estão em pleno funcionamento, ou seja, 73% da iluminação do Eixo Norte-Sul não está em funcionamento. Entre o Nó da Radial de Benfica e o Nó de Sete Rios não há qualquer tipo de iluminação em funcionamento. Entre o início da concessão na zona da Avenida da Ponte e o acesso à Radial de Benfica, apenas estão em funcionamento 13 lâmpadas. Para o ACP, as condições de visibilidade numa infraestrutura decorrentes de uma iluminação pública com carências, impõe aos condutores um risco acrescido na sua segurança. Por último, do total dos acidentes ocorridos naquele eixo, 45% aconteceram entre as 19h e as 8h00, período que abarca também 85% das vítimas mortais ali registadas. Mas há mais: a falta de limpeza das vias, de um modo geral, e da vegetação nas bermas, em especial, acabam por perturbar a leitura da sinalização rodoviária. • Eixo Norte-Sul tem graves deficiências 622 número de focos de luz instalados no Eixo Norte-Sul 73% da iluminação do Eixo NorteSul não está em funcionamento 45% dos acidentes ocorreram entre as 19h00 e as 8h00

AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 | 37 Cartas de condução vão mudar em toda a Europa Apreensão da carta passa a ser reconhecida em toda a UE e exame de condução pode ser realizado em todos os estados-membros A ideia da Comissão Europeia passa por atualizar a legislação para conduzir, tornando-a uniforme em todos os países. Medidas como os limites para o consumo de álcool e drogas, exames teóricos e práticos de condução em qualquer Estado-membro, cartas de condução iguais em todos os países e sanções aplicadas aos condutores passam a ser reconhecidas em toda a Europa. Uma dessas regras passa por validar e reconhecer em toda a União Europeia uma carta de condução que tenha sido apreendida, criando um sistema de informação que ajuda as autoridades dos vários Legislação ser utilizada no cenário de controlo policial. A Comissão Europeia pondera ainda a adoção de um QR Code de forma a mitigar os obstáculos provocados pela emissão de cartões de plástico. Por último, a diretiva inclui ainda a alteração na categoria B das cartas de condução: para responder às baterias mais pesadas que aumentaram a tara nos veículos, um condutor de veículo de passageiros poderá conduzir um carro elétrico ou uma autocaravana com mais de 3.500 quilos de peso bruto. No ano passado, perderam-se mais de 20.000 vidas nas estradas da UE e a maioria dessas vítimas eram peões, ciclistas e utilizadores de trotinetes e motociclos. Com estas alterações, a Comissão Europeia pretende alcançar a sua Visão Zero – zero mortes nas estradas até 2050. • países a aplicarem uma pena caso o condutor cometa uma infração. Além disso, a Comissão Europeia vai, ainda, uniformizar os valores de limites para o consumo de álcool e drogas – atualmente, os números variam de país para país. A diretiva inclui, também, a possibilidade de novos condutores poderem realizar exames teóricos e práticos em diferentes países da União Europeia — ou seja, poderá realizar um exame de Código em Portugal e o de condução em França, por exemplo. Ainda neste ponto, a Comissão Europeia quer implementar um exame de atualização para condutores com um ano de carta. Do conjunto de alterações faz parte também a criação de uma carta de condução digital, através de uma aplicação, comum a todos os países – e que poderá, por exemplo,

28 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL MARÇO 2023 Phishing: quando o “peixe” é você Já ouviu termos como phishing, smishing ou vishing? São algumas das maneiras mais usadas para tentar “pescar” informação sua, desde passwords de contas bancárias, passando por dados de identificação, entre outros. É um dos cibercrimes mais comuns em Portugal e em 2021 representou 40% dos incidentes reportados. Saiba como se proteger Internet CIBERDÚVIDAS ACP PHISHING: O QUE É? O phishing é um tipo de cibercrime em que se tenta capturar informação sensível de uma vítima através de email. A ideia é enviar um e-mail com o ar mais credível que for possível levando o destinatário a clicar em anexos e/ou URL maliciosos ou da partilha de dados em páginas fraudulentas. Para o efeito, o atacante simula uma marca credível ou personifica alguém de confiança. Um dos casos mais recentes envolveu o Supremo Tribunal de Justiça, mas o logo dos CTT num email a pedir para clicar num link devido à entrega da sua encomenda é dos mais recorrentes. TIPOS DE PHISHING: O mais frequente é por e-mail (phishing), mas também há casos em que é usado o SMS (smishing) e o telefone (vishing). Marcas mais utilizadas no phising, a nível mundial: COMO EVITAR? 3 Não clicar em anexos oulinks de emails, de mensagens instantâneas ou de SMS suspeitos; Não partilhar dados pessoais ou seguir instruções sem verificar noutras fontes a veracidade do pedido – por exemplo, junto do gestor de conta do Banco ou de um superior hierárquico; Quando se é contactado, confirmar a veracidade do endereço de email, do perfil ou do número de telefone de origem; Desconfiar de mensagens com erros formais de linguagem, mas também não confiar em todas as mensagens apenas porque não apresentam erros formais de linguagem. 1. 2. 3. 4. (52%*) * relacionado a 52% de todos os ataques de phishing globalmente. (14%) (7%) (6%) (6%) (4%) (2%) (1%) (0,8%) (0,8%)

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