Revista Clássicos - novembro

Em 1979, surgiu o R5 na versão de cinco portas e alguns melhoramentos como a qualidade superior do painel de instrumentos. No ano seguinte, atingiu o auge da sua carreira com o lançamento do R5 Turbo. Com uma carroçaria mais musculada, este modelo nasceu para os ralis, triunfando, por exemplo, no Rally de Monte Carlo de 1981. Com a versão final do Maxi Turbo, a formação de estrelas da Renault também venceu o Tour de Corse de 1985. NOVO CAPÍTULO CHEIO DE ENERGIA A história deste modelo que marcou a década de 70 prolonga-se até 1996, ano em que deixou de ser produzido. Mas como o destino quer o R5 de volta, ele vai renascer só que totalmente elétrico. Depois de muitas expectativas à volta dessa possibilidade, está confirmada a sua entrada em produção com lançamento previsto para 2024. O novo R5 EV vai contar com um bloco de 136 cv de potência que transporta o modelo para futuro da mobilidade. • Michel Boué foi o designer que inventou o R5 A chegada da versão elétrica em 2024 abre um novo capítulo na história do Renault 5 16 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=