44 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 A Nissan já apresentou a quarta geração do X-Trail, um SUV compacto familiar que promete oferecer tanto espaço como tecnologia. Relativamente ao design o voltou a ser um SUV como o modelo original de 2001 com uma boa proposta para algumas aventuras fora de estrada. Apesar de ter alguns elementos que relembram o irmão mais novo Qashquai estes estão bastante afastados relativamente ao segmente em que se inserem. O moderno sistema e inovador sistema de tração integral e-4ORCE permite ao X-Trail obter ajustes rápidos de tração aos quatro cantos da carroçaria, facilitando o trabalho do condutor em situações mais exigentes como subidas escorregadias ou pisos acidentados onde a tração é comprometida. Relativamente ao motor este é um elétrico que recorre a um bloco a gasolina para carregar as baterias, que serve única e exclusivamente como um gerador visto que o modelo se desloca a 100% de forma elétrica. O e-4ORCE assume-se como o topo de gama com 213 cavalos e tração integral graças a um motor por cada eixo que lhe confere uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7 segundos. Mede 4,68 metros e tem 1,72 metros de altura, apesar das novas linhas o X-Trail continua a ser um SUV compacto, mas a bagageira sem a terceira fila de bancos conta com algo entre os 500 e 700 litros de capacidade. O interior está completamente atualizado, mas mantém alguns botões físicos. O painel de instrumentos é digital e o head up display funciona muito bem. O ecrã de infoentretenimento emparelha com o smartphone. O espaço é um ponto fundamental O X-Trail é o maior SUV da Nissan O moderno e inovoador sistema de tração integral e-4ORCE permite ao X-Trail obter ajustes rápidos de tração Testámos o novo Nissan X-Trail, um crossover de sete lugares que utiliza um motor a gasolina para carregar a bateria, um “elétrico” sem fios e complicações. Ao Volante
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