Vodafone Rally de Portugal Impacto recorde na economia de 153,7 milhões de euros Orçamento do Estado Incentivos à renovação do parque automóvel ficam de fora no ano em que os elétricos começam a ser taxados Estacionar é mais barato no ACP Mais de 20 mil lugares em todo o País Crise energética Falta de gás e gasóleo colocam Europa em alerta Nº 792 | NOVEMBRO 2022 | Periodicidade Trimestral | Diretora Rosário Abreu Lima
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 | 3 PROPRIEDADE E EDIÇÃO Automóvel Club de Portugal, pessoa coletiva de utilidade pública nº 500700800 e matriculada na Conservatória do Registo Comercial sob o mesmo número, com sede na Rua Rosa Araújo, 24-26, 1250-195 Lisboa SEDE DA REDAÇÃO Rua Rosa Araújo 24-26, 1250-195 Lisboa 213 180 100 [email protected] DIRETORA Rosário Abreu Lima REDAÇÃO António Xavier Francisco Gonçalves Mário Vasconcellos Ricardo Paz Barroso EDIÇÃO GRÁFICA amarelo.design FOTOGRAFIA Interslide Arquivo ACP iStock DIRETOR COMERCIAL Tomaz Alpoim PUBLICIDADE Francisco Cortez Pinto Elizabette Caboz DIRETOR GERAL COMERCIAL Luís Figueiredo IMPRESSÃO Lidergraf | Sustainable Printing, com sede na Rua do Galhano, nº15, 4480-089 Vila do Conde TIRAGEM MÉDIA 181.000 exemplares PERIODICIDADE Trimestral O ACP é alheio ao conteúdo de publicidade externa. A sua exatidão e/ou veracidade é da responsabilidade exclusiva dos anunciantes e empresas publicitárias. ISSN 0870-273X Depósito Legal nº 2675/83 Nº de Registo ERC 100226 Estatuto editorial em acp.pt Nº 792 NOV 2022 SUMÁRIO AGENDA 23 16 52 32 06 Ciberdúvidas Apoios precisam-se Renting ACP O 1º carro de Souto Moura 27 NOV ACP HAPPY-HOUR Palácio de Queluz Happy-hour com visita guiada. 11 FEV ACP GOLFE Grande Prémio ACP Junte-se aos melhores no campo de Tróia. 29 NOV ACP CLÁSSICOS Taça ACP Clássicos Entrega dos prémios aos vencedores do ano na sede do clube. 25 JAN ACP GOLFE Circuito ACP/BPI Início da temporada nos Oitavos, Qta da Marinha. 26 NOV ACP GOLFE Entrega de prémios Cocktail que celebra mais uma época e premeia os golfistas na sede do clube. 21 JAN ACP MOTORSPORT Passeio dos Ingleses A fleuma britânica desfila a sua elegância. 24 A 27 NOV ACP MOTORSPORT 24H TT Vila de Fronteira A festa popular no terródromo de Fronteira fecha a época desportiva. João Ferreira Proteja-se dos perigos escondidos nas redes sociais. O campeão de Bajas da Europa, do nacional de TT e da Baja Portalegre 500 é o mais jovem de sempre. Portugueses querem ação do Governo para travar preços. Conheça as ofertas do mercado a preços únicos. A obra do arquiteto Eduardo Souto Moura dispensa apresentações em todo o Mundo, mas poucos sabem das suas memórias com o Morris Seven. Receba todas as semanas a newsletter da Revista ACP Basta fazer a sua subscrição em acp.pt ou seguir o link no QR Code. ATUALIZAÇÃO DE QUOTAS 2023 Em 2023 o valor da quota sócio Ouro vai ser atualizado em 6€ (0,50€ por mês), passando para 108€/ano, sendo o valor das restantes categorias de sócio atualizado de acordo com o artigo 10º dos Estatutos do ACP.
4 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 EDITORIAL Editorial Esta Revista ACP surge com um novo formato, mais páginas, uma nova periodicidade e um novo grafismo, indo de encontro às tendências do mercado e à procura dos nossos leitores. Uma sondagem levada a cabo junto dos nossos sócios, revela que 85% tem muito interesse na revista e a lê sempre que a recebe. Dados que nos enchem de satisfação e nos acrescentam a responsabilidade de tentar responder da melhor forma às necessidades de informação, cada vez mais prementes. A partir desta edição, a Revista ACP passa a ser trimestral, reforçando Números com atitude a componente online. Com a digitalização cada vez mais presente na nossa vida, a Revista ACP chega também todas as semanas, através de uma newsletter com toda a atualidade do clube, do País e do Mundo, com destaque para a nossa webTV. Em simultâneo, a revista fornece informação constante no site do clube e nas redes sociais. Nesta edição, e porque a literacia digital é uma necessidade, inauguramos um espaço dedicado às questões da internet, das redes sociais e das dúvidas e desafios que nos colocam. A sustentabilidade ambiental e a responsabilidade de cada um de nós nessa matéria é uma emergência mundial, mas mais do que isso deve ser uma prática diária. Tal como nas edições passadas, a Revista ACP é produzida com papel proveniente de florestas sustentáveis, segundo os critérios do PEFC Portugal (Sistema Português de Certificação da Gestão Florestal Sustentável). 85% dos sócios lê a Revista ACP sempre que a recebe
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 | 5 lá abater 1,9 milhões de viaturas. Para alcançarmos esse objetivo, teriam que ser vendidos 209 mil elétricos por ano até 2030. As vendas de viaturas ligeiras e pesadas eletrificadas (100% elétricos, híbridos e híbridos plug-in) não chegaram a 30 mil. E continuamos sem política de incentivo ao abate de viaturas em final de vida, a forma mais rápida e eficaz para renovar o parque automóvel, como Espanha, França ou Alemanha que têm investido milhões do PPR na transição energética. 2. O ano que agora termina foi verdadeiramente o regresso à normalidade em termos sanitários, mas foi também o regresso a tempos longínquos que julgávamos terem ficado nos livros de História. Uma guerra na Europa, cujo fim não se prevê para breve, com toda a tragédia humanitária associada e impactos até há pouco inimagináveis na economia. Com este cenário, a vida dos portugueses e das empresas estagnou novamente, mas a sua vida e necessidades não. E é nessa situação que o Automóvel Club de Portugal está presente – onde as pessoas mais precisam. Foi assim que lançamos uma missão humanitária sem precedentes no clube para transportar cidadãos ucranianos em emergência para Portugal. A resposta dos sócios foi massiva, emocionante e um exemplo de que juntos fazemos a diferença. 3. Desde que fizemos regressar em 2007 o Rally de Portugal ao Campeonato do Mundo, a prova é a que mais contribuí todos os anos para a economia das regiões onde se realiza. O Estudo do Impacto do WRC Vodafone Rally de Portugal 2022 na Economia revela mais um número impressionante: 153,7 milhões de euros de impacto, através de despesa direta e indireta. Com a prova do ACP no norte e centro do País, a receita fiscal do Estado sobre o consumo direto (IVA e ISP) foi de 18 milhões de euros. Números expressivos e que falam por si, mas que o Governo continua a ignorar no apoio às regiões e no combate à interioridade. O Governo quer descarbonizar mais rápido que a UE, mas continua sem políticas para renovar a frota nacional, uma das mais envelhecidas 1. A sustentabilidade ambiental é uma emergência mundial e todos temos a obrigação de contribuir com racionalidade, pragmatismo e bom senso. A COP27 é mais um exemplo de uma mão cheia de boas intenções que esbarra contra o muro da realidade. Se é verdade que os países mais desenvolvidos têm vindo a acelerar a descarbonização,muitos outros andam a passo de caracol e,mais preocupante, corremos o risco de o terceiro mundo ficar cada vez mais isolado na pobreza e atolado em emissões com efeito de estufa. A consequência dispensa comentários óbvios. E temos o singular caso português em que o Governo quer ser mais rápido a descarbonizar até 2045 (a meta europeia é 2050). A média do parque automóvel está nos 13,5 anos e temos cerca de 1,3 milhões com mais de 20 anos. Um estudo da ACAP revela que para cumprir a meta de reduzir 90% dos gases com efeitos de estufa no setor dos transportes precisamos de 1,8 milhões de veículos elétricos até 2030 e de até CARLOS BARBOSA PRESIDENTE DO AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL Temos por isso motivos para enfrentarmos o próximo ano com confiança, mas com otimismo moderado face às previsões económicas. O apoio aos nossos sócios e às suas necessidades é a razão de ser do clube e do nosso trabalho. Em tempo de festividades, desejo a todos as melhores passagens, muita segurança na estrada e um excelente 2023. • O impacto económico de 153,7 milhões do Vodafone Rally de Portugal continua a ser ignorado
6 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 Eduardo Souto Moura recorda o Morris Seven que comprou sem o ver primeiro e onde chegou a dormir numa viagem de trabalho que fez ao Algarve Qual foi o seu primeiro carro? Um Morris Seven de 1971. Depois de tirar a carta precisava do carro e foi o que apareceu, nem o vi. O meu irmão é que soube dele e disse-me. Era o que queria ou o que foi possível ter? Foi o que foi possível ter, o preço estava dentro do meu orçamento na altura. Que memórias guarda dele? Sobretudo as viagens que fiz, como uma ao Algarve. Ia em trabalho e cheguei lá à noite. Dormi no carro, depois tratei do que tinha a tratar e regressei ao Porto. No espaço de poucas horas fiz 1.200 quilómetros. EDUARDO SOUTO MOURA Natural do Porto, o arquiteto é casado e tem três filhas. Se pudesse recuperava-o? Não sou muito saudosista, mas se ele aparecesse comprava-o se não fosse muito caro. Agora aprecio mais os carros clássicos, sobretudo os seus processos de restauro. Tenho dois Porsche dos anos 60 em que acompanhei os respectivos restauros. Que tipo de condutor se considera? Devia ser mais atento, sou muito distraído, sempre a pensar no que tenho de fazer e por vezes apanho sustos. Mas tento ter sempre algum cuidado. O que pensa dos portugueses ao volante? Acho que são egoístas, têm pouca consideração pelos outros condutores e estacionam em qualquer lado, muitas vezes por situações que não o justificam. Que projeto mais gostou de assinar? O Estádio de Futebol de Braga. É diferente de todos os outros, sobretudo pelo seu design. Foi pensado ao pormenor, desde os parafusos à iluminação vertical, como nos teatros. Costuma ter percalços na estrada? É raro, mas já me aconteceu ter de carregar a bateria do carro e para isso chamei o ACP. Para si o ACP é sinónimo de… Eficácia, porque tudo o que precisei do clube tive-o. Bem e de forma breve. • O Meu Primeiro Carro “O ACP foi eficaz em tudo o que precisei” Entrevista
8 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 Atualidade Escassez, racionamento ou ruptura são termos que vão dominar a estação do ano que mais recursos energéticos consome. Em causa está a invasão da Ucrânia e o papel dos russos no xadrez da energia Crise energética: o inverno do nosso descontentamento Após dois anos dominado pela pandemia da SARS-CoV-2, o mundo está agora dominado pelas consequências da invasão da Ucrânia pela Rússia e tão cedo não se vai livrar delas. Além da ameaça nuclear que ensombra o tiroteio verbal entre russos e mundo ocidental, a energia corre o risco de ser eleita a palavra do ano de 2022, mas pelas piores razões. Falta gás, falta gasóleo, os custos de produção aumentaram e o custo de vida está a esmagar os orçamentos de muitas famílias e países. Tudo isto com o inverno à porta. Há já vários meses que a crise energética está a ser estudada. Mas a chegada do frio está a colocar ainda mais pressão. É que a Europa enfrenta duas crises interligadas entre si: uma crise do gás e uma crise da eletricidade. A Rússia, até há poucos meses o principal fornecedor de gás da Europa, cortou os fornecimentos em retaliação às sanções da UE por causa da invasão da Ucrânia e, com as importações de gás de outros fornecedores, como Noruega, Argélia e Nigéria, na máxima capacidade, não há muito espaço Pressão da falta de gás e eletricidade aumenta com a chegada do inverno
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 | 9 Portugal deve assegurar o abastecimento de energia ao mais baixo preço possível, para se garantir a competitividade das empresas e o conforto das famílias. As interligações energéticas entre os países da União Europeia são um instrumento para esse objetivo, e a recente Cimeira entre a França, a Espanha e Portugal veio dar grande visibilidade a este tema. Dado que a situação da eletricidade é diferente da do gás natural, vejamos que conclusões se tiram sobre as interligações energéticas prioritárias: 1 . GÁS NATURAL Como Portugal não produz gás natural, a prioridade é a segurança do abastecimento e a utilização otimizada das infraestruturas logísticas. Dispondo em Sines de um Terminal para gás liquefeito, e estando ligado por dois gasodutos a Espanha, que está por sua vez ligada à Argélia e a França, a situação de Portugal é confortável em termos de logística. 2. ELETRICIDADE Em relação à eletricidade, a situação de Portugal é mais complexa. Desde logo porque produz eletricidade a partir de várias fontes: gás natural e diversas fontes renováveis. Nos últimos 20 anos a aposta do governo português privilegiou duas potencias renováveis intermitentes, solar e eólica, o que muito afeta a estabilidade do sistema elétrico e está na origem da Dívida Tarifária que ascende ainda hoje a 2 mil milhões de euros, e que está às costas dos consumidores. Assim, para se assegurar a estabilidade do fornecimento de eletricidade e evitar apagões, é necessário dispor de backups de “potências firmes”, ou seja de potências baseadas em fontes armazenáveis que se podem utilizar sempre que seja necessário. Prioridade é o reforço das interligações elétricas entre a Península Ibérica e França O problema é que temos instalados 7.000 MW de potências intermitentes, protegidas pelo regime contratual das FIT-Feed In Tari s que permite expulsar do mercado a concorrência, quando o consumo em vazio é de apenas 4.000 MW. Pelo que as potências de apoio têm um funcionamento intermitente e muito caro. O encerramento prematuro das centrais a carvão em 2021 veio agravar a dependência de Portugal relativamente ao gás natural e às importações diretas de eletricidade de Espanha. Estas importações de Espanha, que no mês de outubro de 2022 atingiram 35% de todo o consumo, são indispensáveis para se evitarem apagões, pelo que o reforço das interligações elétricas entre a Península Ibérica e França se torna urgente por motivos económicos e de segurança de abastecimento. 3. PRIORIDADES PARA PORTUGAL Em termos de gás natural, o único investimento agora anunciado é um troço de gasoduto entre Celorico da Beira e Zamora. Como este novo troço não traz benefícios para Portugal, é essencial confirmar que o respetivo custo será suportado por fundos europeus, para não agravar ainda mais a tarifa. Para Portugal, a prioridade é o reforço das interligações elétricas entre a Península Ibérica e França. O ponto 3 do comunicado da recente Cimeira França/Espanha/Portugal prevê a aceleração da nova conexão da Biscaia, mas é urgente conhecer a data prevista para a respetiva conclusão. • CLEMENTE PEDRO NUNES Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico OPINIÃO Interligações energéticas europeias: as prioridades estratégicas de Portugal para imprevistos, dizem os especialistas. Recorde-se que as cheias na Nigéria em meados de outubro quase comprometeram o fornecimento de gás a Portugal, segundo revelou então a Galp. "A segurança do abastecimento de gás da Europa enfrenta um risco sem precedentes, à medida que a Rússia intensifica a utilização do gás natural como arma política", advertiu a Agência Internacional de Energia. Abastecimento de gás na Europa em risco sem precedentes
10 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 Atualidade importado), 18 dos Estados Unidos (30%), seis de Trinidad e Tobago (9%), três da Rússia (7%) e um da Guiné Equatorial (2%). Em setembro o stock de gás em Portugal era de “cerca de 108% da capacidade comercial firme”, mas o País tem uma capacidade média de armazenamento inferior à média europeia. O exemplo alemão Com os elevados preços de gás e petróleo a drenar milhares de milhões de euros dos orçamentos de empresas e famílias, as perdas reais de rendimento da economia alemã este ano podem ascender a cerca de 64 mil milhões de euros, de acordo com o Instituto de Investigação Económica IFO, de Munique. Este valor equivale a 1,8% da produção económica alemã. Já em 2021, a mais forte economia da UE perdeu 35 mil milhões de euros e espera-se que no próximo ano registe mais 9 mil milhões de euros em perdas. Ou seja, em três anos a Alemanha pode perder o equivalente a 110 mil milhões de euros do seu Produto Interno Bruto, só à conta da energia. A inflação anual da Alemanha atingiu um novo máximo histórico de 10,4% em outubro, devido ao aumento de 43% nos custos da energia. No início de novembro, o presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, revelou que o somatório das medidas orçamentais para combater a crise energética já ascende a 200 mil milhões de euros na zona euro. As medidas orçamentais para enfrentar a crise energética em Portugal têm um impacto superior a quatro mil milhões de euros. De acordo com o Eurostat, cerca de 19% dos portugueses estão em situação de pobreza energética. A falta de gasóleo A crise do gasóleo na Europa deverá agravar-se nos próximos meses à medida que mais refinarias europeias forem fechando para manutenção e as interrupções não planeadas reduzirem a oferta. A procura europeia de combustíveis vai ter de se virar para outros mercados que não o russo, pressionando O gás foi responsável por cerca de 20% da produção de eletricidade da UE em 2020. E metade do gás consumido na Europa é para aquecimento dos lares. O fornecimento de eletricidade na Europa foi afetado pela seca e pelas ondas de calor durante o verão, que causaram problemas na produção de energia hidroelétrica. Em Portugal, entre janeiro e setembro, o consumo de gás natural caiu 21% no segmento das famílias e empresas face ao mesmo período de 2021, segundo dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Se analisarmos o segmento industrial, a quebra de consumo de gás foi de 39%. Por outro lado, o consumo de gás para produzir eletricidade, através das centrais de ciclo combinado que substituíram as hidroelétricas nos meses de seca extrema, aumentou 38%. Desligar os aquecedores Os países da UE concordaram reduzir a procura de gás em 15% e estabelecer objetivos de poupança de eletricidade durante as horas de ponta, como parte das medidas de emergência. Também há uma tentativa de controlar os preços elevados, na esperança de aliviar a situação nos próximos anos. Os governos europeus tentam evitar a escassez de gás, mantendo reservas a mais de 90%, em média, e substituindo as importações de gás russo por gás natural liquefeito (GNL), que é comercializado em grandes navios. Mas um aumento da procura europeia de gás , mas também asiática, muito por causa das condições meteorológicas típicas de um inverno rigoroso, podem pressionar ainda mais as importações de GNL e fazer subir novamente os preços. E se o preço elevado não arrefecer a procura, então é fácil prever a imposição de um racionamento de gás, segundo os analistas. No relatório da ERSE é também revelado que, nesses nove meses, 97% do gás chegou a Portugal por via marítima. O porto de Sines recebeu 28 navios da Nigéria (52% do total 97% do gás chega por mar a Portugal 200.000 M Já gastos na UE para combater a crise energética 19% dos portugueses vivem em pobreza energética 15% redução de consumo de gás acordado pela UE
Autonomia elétrica até 65 km em ciclo WLTP. Consumo combinado WLTP: 1,2 a 1,5 l/100 km. Emissões de CO₂ WLTP: 29 a 35 g/km. As condições concretas de utilização e outros fatores poderão fazer variar os valores apresentados. Para mais informações consulte www.peugeot.pt. Até 65 km de autonomia em modo 100% elétrico PEUGEOT i-Cockpit® - Pack Drive Assist Plus 3008 ALLURE. FAZ TODA A DIFERENÇA. HÍBRIDO PLUG-IN
12 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 Atualidade ainda mais os mercados globais de produtos refinados. A provável falta de gasóleo na Europa vai surgir em 2023 quando a UE aplicar a proibição de importação de produtos petrolíferos refinados russos por via marítima. A Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, atrás dos Estados Unidos e da Arábia Saudita. Dos cerca de cinco milhões de barris de petróleo bruto que a Rússia exporta diariamente, mais de metade é para a Europa. Olhando para a compra de gasóleo aos russos, de que também são dos maiores exportadores, a União Europeia tem consumido até agora 600 mil barris por dia. E desde março que o gasóleo tem vindo a registar um preço mais elevado do que o da gasolina em Portugal, algo que nunca tinha acontecido. Mais grave é a situação nos Estados Unidos. A escassez de gasóleo tem vindo a aumentar desde o início da pandemia, e os inventários de combustível têm descido muito abaixo dos níveis de emergência. A Energy Information Administration afirmou em meados de outubro que os EUA tinham reservas de gasóleo para poucas semanas. Há sete estados em risco de rutura total. O risco ambiental Com toda esta pressão será expectável que muitos países acabem por sacrificar algumas das metas ambientais em prol do conforto térmico das populações e da produção industrial. Face à perspetiva de “blackouts” e de racionamentos de energia generalizados, vários países fizeram da segurança dos abastecimentos a sua principal prioridade, mesmo que esta venha com um preço económico e ambiental elevado. Como o gás russo barato desapareceu, alguns estados-membro da UE foram forçados a recorrer ao carvão para produzir eletricidade, o combustível fóssil mais poluente. Alemanha, Itália, Holanda, Grécia, Espanha e Hungria vão prolongar a vida útil das centrais de carvão e reabrir as que foram encerradas. A Agência Internacional de Energia estima que o consumo de carvão da UE aumentou 10% nos primeiros seis meses de 2022. O gasoduto da polémica O acordo entre Portugal, Espanha e França para as interligações energéticas criou grande debate. A ideia é finalmente avançar com o gasoduto que ligue Portugal a França. O projeto prevê a sua construção no mar Mediterrâneo, entre Barcelona e Marselha, e servirá para transportar principalmente hidrogénio verde, embora numa primeira fase vá permitir a passagem de gás natural, uma ideia muito contestada. BarMar é como se chama a solução agora aprovada, sendo abandonado o projeto inicial MidCat, em que a ligação seria via Pirenéus. • 2,5 M Barris de petróleo russo por dia para a Europa 10% Aumento do consumo de carvão Governo afirma que transição energética é para manter e acelerar O primeiro-ministro António Costa diz que Portugal está a reunir condições para antecipar de 2050 para 2045 a meta da neutralidade carbónica, garantindo que não vai reativar centrais a carvão e que mantém a aposta no hidrogénio. Afirmações durante a COP27, conferência climática das Nações Unidas que decorreu no Egipto. O mesmo otimismo é partilhado pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro: “No atual contexto de guerra e crise de energia, países recuaram em políticas por questões de segurança energética. O nosso País manteve e entende que tem condições para acelerar as suas políticas energéticas”, procurando “acelerar a produção de energia renovável".
14 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 CONVOCATÓRIA Assembleia Geral Ordinária Nos termos do artigo 33.º, das alíneas a) e b) do n.º 2 do artigo 27.º e do n.º 1 do artigo 29.º, todos dos Estatutos do Automóvel Club de Portugal (doravante ACP), convoco a Assembleia Geral Ordinária do ACP para reunir na sua Sede, na Rua Rosa Araújo, 24, em Lisboa, pelas 09:00 horas do dia 28 de abril de 2023, com a seguinte Ordem de Trabalhos: 1. Apreciar e votar o relatório de gestão, as contas do exercício e o relatório e parecer do Conselho Fiscal referentes ao ano de 2022, nos termos da alínea a) do n.º 2 do artigo 27.º dos Estatutos. Apreciar e votar ainda o relatório consolidado de gestão, as contas consolidadas e os demais documentos de prestação de contas consolidadas do ACP e o relatório e parecer do Conselho Fiscal referentes ao ano de 2022; 2. Eleger, nos termos dos artigos 29.º, 30.º e 31.º dos Estatutos, os membros da Mesa da Assembleia Geral, da Direção e do Conselho Fiscal, para o quadriénio 2023/2027. Nos termos do n.º 3 do artigo 33.º dos Estatutos, caso, na data e hora previstas nesta Convocatória, não esteja presente metade dos Sócios, fica desde já convocada a Assembleia Geral para reunir, em segunda convocação, com vista a deliberar sobre os Pontos 1 e 2 da identificada Ordem de Trabalhos, às 09:30 horas, podendo deliberar com qualquer número de Sócios. Nos termos do n.º 4 do artigo 33.º dos Estatutos, os documentos referidos no Ponto 1 da Ordem de Trabalhos, podem ser consultados pelos Sócios no site do ACP (www.acp.pt), na sede O Clube e os Sócios do ACP ou nas suas delegações, dez dias antes da Assembleia Geral. O ato eleitoral previsto no Ponto 2 da Ordem de Trabalhos terá início às 10:30 horas e terminará às 19:00 horas do dia 28 de abril de 2023, hora a que se procederá ao encerramento das urnas e à suspensão dos trabalhos para apuramento dos resultados eleitorais. Imediatamente após o apuramento dos resultados, prevendo-se que a Assembleia Geral retome os trabalhos às 21:00 horas, o Presidente da Mesa ainda em funções proclamará, nos termos do artigo 35.º dos Estatutos, os resultados do ato eleitoral, envolvendo tal proclamação a investidura dos novos órgãos sociais. Lisboa, 8 de novembro de 2022 O PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL, MIGUEL DE GOUVEIA REBOCHO ESPERANÇA PINA
16 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 Barómetro ACP Maioria dos portugueses quer os apoios concentrados na gasolina e gasóleo A maioria dos portugueses (90%) entende que o Governo deve concentrar os apoios no gasóleo e na gasolina para fazer face à escalada dos preços. No último Barómetro ACP, a maioria dos inquiridos vê pouco ou mesmo nenhum empenho do Governo no controlo do aumento do preço dos combustíveis (55%). E 93% não tem dúvidas sobre os aumentos de preços da quase totalidade dos produtos. O apoio às sanções da União Europeia à Rússia mantém-se elevado (81%). Na mobilidade elétrica, 55% dos inquiridos considera pouco provável comprar um carro elétrico, sobretudo por causa do preço elevado. E para 63% Portugal não tem capacidade de carregamento regular se as vendas de elétricos dispararem. Acha que Portugal fez bem em acompanhar a União Europeia nas sanções à Rússia A grande maioria dos inquiridos deu conta do aumento dos preços 81% 5% 26% 67% Praticamente todos os produtos aumentaram Deu conta de muitos produtos terem aumentado Deu conta de poucos produtos terem aumentado 1% Não tem dado conta da subida de preços 1% NS/NR Fez muito bem Fez bem Fez mal Fez muito mal NS/NR 30% 51% 7% 4% 8%
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 | 17 FICHA TÉCNICA Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI e CNN Portugal, com o objetivo de avaliar a opinião dos Portugueses sobre temas relacionados com a atualidade nacional e internacional O trabalho de campo decorreu entre os dias 11 a 17 de outubro de 2022 foram recolhidas 828 entrevistas telefónicas a que corresponde uma margem de erro máxima de +/- de 3,4% 8 para um nível de confiança de 95,5%. O Estado deve concentrar os esforços para tentar controlar o aumento do preço do gasóleo ou deve distribuir apoios entre gasóleo e gasolina? Qual a probabilidade do próximo automóvel que comprar ser: Indica o preço como o motivo pelo qual não considera provável que o seu próximo carro seja elétrico Acredita que Portugal não estará preparado para o carregamento regular de tantos carros elétricos …elétrico? …a gasolina/diesel? Considera que há muito pouco ou nenhum empenho do Goveno no controlo do aumento do preço dos combustíveis Inquiridos acha que o Governo tem espaço de manobra para baixar os impostos sobre os combustíveis. 90% 84% 55% 48% 63% 55% 2 5 Deve distruibuir apoios entre gasóleo e gasolina Pouco provável/ De certeza que não vai comprar Pouco provável/ De certeza que não vai comprar 15%Não se tem empenhado nada 40%Tem-se empenhado muito pouco 37%Tem-se empenhado razoavelmente 3%Tem-se empenhado muito 2%Tem-se empenhado totalmente 3%NS/NR 5% Concentrar apoios no gasóleo 1% Concentrar apoios na gasolina 4% NS/NR 4% Muito provável/ Certamente 11% Talvez 1% NS/NR 21% Muito provável/ Certamente 18% Talvez 6% NS/NR Pouca autonomia Dificuldade carregamento Aumento preço energia 15% 11% 6% Vai estar preparado É muito provável que venha a estar É provável que venha a estar 8% 5% 21%
18 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 OE 2023 adia renovação do parque automóvel Numa altura em que os automóveis em Portugal registam uma idade média superior a 13 anos, as linhas gerais das receitas e gastos do Estado introduzem uma novidade que penaliza a transição elétrica: o início da tributação sobre os veículos elétricos A proposta de Orçamento de Estado apresentada pelo Governo para a mobilidade dos portugueses sabe a pouco. Desde logo porque adia novamente a renovação do parque automóvel nacional, um dos mais envelhecidos da União Europeia, com uma idade média superior a 13 anos. Países como Espanha, França ou Alemanha estão a canalizar grandes verbas do Plano de Recuperação e Resiliência para acelerar a transição energética. Ao invés, o Governo permite que 1,5 milhões de viaturas com mais de 20 anos continuem a circular, passando por vários donos, perpetuando a sua utilização com impacto direto na sustentabilidade e na segurança rodoviária. Regista-se, por outro lado, o início da tributação sobre os veículos elétricos. Tal como o ACP sempre alertou, o Governo nunca vai abdicar da receita fiscal obtida com as viaturas a combustão. Um processo que se adivinha que venha a ser gradual sobre os elétricos, mas sempre com a finalidade de angariar receita. À atualização do Imposto sobre Veículos (4%) tem de se somar o respetivo IVA (23%), o que representa um aumento efetivo da carga fiscal superior à inflação prevista pelo Governo. Os descontos no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos, nomeadamente a sua continuidade ao longo do ano ficam sujeitos a avaliação. Mais uma oportunidade perdida para baixar efetivamente o IVA sobre os combustíveis, suavizando o impacto do custo de vida junto das empresas e dos consumidores em geral. Orçamento de Estado 4% de atualização no Imposto Sobre Veículos 13,5 anos Idade média do parque automóvel em Portugal, um dos mais envelhecidos da Europa
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 | 19 Como acontece habitualmente, os veículos automóveis são, mais uma vez, na Proposta de OE para 2023, objeto de uma especial atenção, por parte do Governo. A Proposta de Orçamento de Estado para 2023 apresenta três más notícias e uma eventual promessa de boa notícia. A primeira má notícia está incluída nas alterações ao IRC, mais concretamente em matéria de tributação autónoma, cujas taxas são alteradas para os veículos movidos exclusivamente a energia elétrica, que passam a estar sujeitos a tributação autónoma, à taxa de 10%, sempre que o custo de aquisição exceda os 62.500€. Quanto aos veículos híbridos plug-in e veículos de passageiros movidos a GNV, passam a ser tributados com a taxa de tributação autónoma de 2,5%, no caso de viaturas com um custo de aquisição inferior a 27.500€, com uma taxa de 7,5%, no caso de viaturas com um custo de aquisição igual ou superior a 27.500€ e inferior a 35.000€ e 15% no caso de viaturas com um custo de aquisição igual ou superior a 35.000€. No entanto, a tributação autónoma não é agravada nos períodos de 2022 e de 2023, caso os sujeitos passivos apurem prejuízo fiscal ou, tendo obtido lucro tributável em um dos três períodos de tributação anteriores, tenham procedido à entrega atempada da Declaração de Rendimentos Modelo 22 do IRC e da Informação Empresarial Simplificada (“IES”), relativas aos dois períodos de tributação anteriores, ou os referidos períodos de 2022 e de 2023 correspondam ao período de tributação de início de atividade ou a um dos dois períodos seguintes. A 1ª má notícia é que há veículos elétricos que passam a estar sujeitos a uma taxa de 10% de tributação A segunda má notícia diz respeito ao Imposto sobre Veículos (“ISV”). Mais uma vez as taxas deste imposto são aumentadas, prevendo-se um aumento generalizado de 4% nas taxas de ISV, quer na componente cilindrada, quer na componente ambiental, consoante os veículos sejam a gasolina ou a gasóleo. Em matéria de Imposto Único de Circulação (“IUC”), as taxas aumentam também 4%. Além disso, mantém-se em vigor o adicional de IUC aplicável aos veículos a gasóleo enquadráveis nas categorias A e B do código do IUC. Finalmente, o artigo 189.º da Proposta de Orçamento promete, eventualmente, trazer uma boa notícia no primeiro semestre de 2023, ao estabelecer que as áreas governativas das finanças, do ambiente e ação climática, infraestruturas e da coesão territorial, avaliem e determinem a criação de um mecanismo que promova a mobilidade sustentável e a coesão territorial, financiado por reafectação das reduções fiscais da receita proveniente do ISP, incluindo o adicionamento sobre as emissões de CO2 e determinem soluções relativas à renovação do parque automóvel e da infraestrutura subjacente, atendendo a critérios de sustentabilidade ambiental e eficiência energética… Para terminar, parece evidente que, afinal, há uma má notícia adicional para a desejada e indispensável simplificação do sistema fiscal. • SÉRGIO BRIGAS AFONSO Advogado, CMS Rui Pena e Arnault OPINIÃO Tributação Automóvel: o que muda Nos incentivos para a compra de viaturas zero emissões, lamenta-se que, à data da apresentação das contas do Estado para 2023, não se conheçam as verbas do Fundo Ambiental para esse efeito e que até ao fecho desta edição ainda não foi divulgado. Indo ao encontro do que o ACP há muito defende, o Governo dá passos acertados ao reduzir a tributação autónoma das empresas para a compra de veículos híbridos plug-in e GNV (Gás Natural Veicular), por esta ser a solução imediata mais sustentável e abrangente para a renovação das frotas. Sendo o setor automóvel um dos que mais contribui para a receita fiscal e registandose receitas fiscais recorde, o Governo devia abdicar de parte dessa verba para efetivamente ajudar as famílias e as empresas. • Ainda não são conhecidas as verbas para o incentivo à compra de veículos zero emissões
20 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 Vodafone Rally de Portugal Vodafone Rally de Portugal com impacto económico recorde de 153,7 milhões Estudo científico da Universidade do Algarve – CiTUR aponta receita fiscal direta para o Estado superior a 18 milhões de euros, detalhando o impacto de um “evento inigualável”no território nacional Além de ser um dos mais emblemáticos ralis do mundo, o Vodafone Rally de Portugal continua a potenciar a economia nacional como nenhum outro evento. A prova do Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC), que em maio atravessou 15 concelhos do Norte e Centro do País, gerou um impacto económico 153,7 milhões de euros, um acréscimo de 12,5 milhões (8,9 %) relativamente à edição de 2019, que antecedeu a pandemia Covid-19. São conclusões do estudo elaborado pelo Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) – Universidade do Algarve, que avalia anualmente o impacto económico do evento do ACP. A despesa direta gerada no rali, formada pelos gastos conjuntos de adeptos (residentes e visitantes), equipas e organização, ascendeu a 76 milhões de euros, mais 3,6% do que em 2019. Deste valor, mais de 78% (59,9 milhões de euros) foi gerado por adeptos não residentes, o que ilustra os fluxos turísticos de espectadores portugueses e estrangeiros originados pelo evento. Com efeitos na Balança Turística, mais de metade (54,4%) da despesa direta teve origem em adeptos ou equipas não residentes em Portugal, cujos gastos em território nacional promovem receitas por incoming que, segundo o estudo, asseguram“a realização de exportações superior a 39,5 milhões de euros. Cerca de 1 milhão de espectadores assistiu ao vivo à prova do ACP, e entre estes mais de 273 mil oriundos de países como Espanha, França, Reino Unido, Finlândia, Itália, Suécia, Irlanda, Alemanha, Polónia ou Estónia, entre outros. MILHÕES EM IVA E ISP A receita fiscal sobre o consumo gerado no Vodafone Rally de Portugal superou os 18,2 milhões de euros, só entre IVA e ISP, permitindo ao Estado resgatar 24% do impacto económico direto da prova. Para o impacto total também contribuem os valores económicos da projeção do evento e de Portugal através dos media, a qual estima o valor monetário das notícias (AVE) difundidas pelos media nacionais e internacionais, a qual totalizou 77.714.339 euros (quase 78 milhões de euros), entre canais de televisão, meios digitais, imprensa e rádio. O tempo total de transmissões televisivas da prova cresceu 18,7% face ao ano passado, colocando o Vodafone Rally de Portugal como um dos três eventos com maior cobertura televisiva do Campeonato do Mundo FIA (WRC). No mercado nacional, o valor mediático da prova em 2022 foi avaliado em 30.920.574 euros, um crescimento muito significativo de 26,1% face ao ano passado (mais 6,4 milhões de euros). A este indicador não será alheia a existência, pela primeira vez, de três Super-especiais: Coimbra, Porto e Lousada. • 15 Concelhos do Norte e Centro do País 1 Milhão Espectadores assistiram ao vivo à prova 18,2 M€ Receita fiscal em IVA e ISP para o Estado 76 M€ Despesa direta dos adeptos 153,7 M€ Impacto económico gerado pelo Rally
22 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 CONSULTÓRIO JURÍDICO Os portadores de deficiência motora ou intelectual igual ou superior a 60% têm direito a estacionamento junto de casa. O pedido passa por duas instituições, mas o uso daquele lugar é universal para todos os portadores de deficiência O cartão de estacionamento de modelo comunitário para pessoas com deficiência destina-se: • A quem possua deficiência motora, física ou orgânica com uma limitação funcional de caráter permanente, de grau igual ou superior a 60%, desde que tal deficiência lhe dificulte a locomoção na via pública ou no acesso e utilização dos transportes públicos coletivos convencionais sem auxílio de outrem ou sem recurso a meios de compensação, incluindo próteses Como pedir lugar de estacionamento para pessoas com deficiência? aos serviços competentes da sua Câmara Municipal (ou Junta de Freguesia) e solicitar a atribuição de um lugar de estacionamento com a respetiva sinalização. Porém, deve ter em atenção que o lugar se destina a todos os portadores de um cartão de estacionamento comunitário. Ainda que, por algum motivo, a matrícula da viatura seja associada ao lugar de estacionamento isso não constitui um elemento vinculativo e reconhecido pelo Código da Estrada e da demais legislação aplicável. Significa, portanto, que estes lugares estão também disponíveis para outros portadores de cartão de estacionamento para pessoas com deficiência . Em termos legais, é o Decreto-Lei nº 307/2003, de 10 de dezembro, que aprova o cartão de estacionamento de modelo comunitário para pessoas com deficiência condicionadas na sua mobilidade, alterado pelo Decreto-Lei nº 17/2011, de 27 de janeiro e pela Lei nº 48/2017, de 7 de julho, e que estabelece as regras de atribuição do Cartão de Estacionamento de Modelo Comunitário para pessoas com mobilidade reduzida. • Legislação e ortóteses, cadeiras de rodas, muletas e bengalas; • A quem possua deficiência intelectual e a pessoa com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% (a utilizar pelos acompanhantes); • A quem possua deficiência visual, com uma alteração permanente no domínio da visão igual ou superior a 95%. O cartão de estacionamento deve ser requerido pelo interessado ou por quem o represente, online ou presencialmente, em qualquer posto de atendimento do IMT, ou nas Lojas do Cidadão. Após lhe ter sido atribuído o Cartão de Estacionamento de Modelo Comunitário deve dirigir-se ESTACIONAMENTO SEM EXCLUSIVIDADE Estes lugares estão disponíveis para todos os portadores do cartão de estacionamento para pessoas com deficiência.
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 | 23 Não faça no digital aquilo que não faz na vida real Internet Mais de 8,5 milhões de portugueses têm conta nas redes sociais, mas a maioria ainda desconhece os perigos da exposição e as ferramentas para se proteger. Recorde- -se sempre que tudo o que publica numa rede social pode ser usado por terceiros sem qualquer controlo da sua parte. E que ao publicar uma imagem, seja ela qual for, está a abdicar dos direitos sobre a mesma, que ficará para sempre na web. Há ainda que ter em conta que as redes sociais são CIBERDÚVIDAS ACP Não estabeleça interações com pessoas que não conhece ou das quais não tem a mínima referência fora do mundo digital. NUNCA divulgue o número de telemóvel, morada ou outros dados pessoais. NÃO partilhe informação que revele os seus locais habituais nem imagens dos filhos/ netos ou outro tipo de dados sensíveis. Confirme SEMPRE se está a partilhar informação verdadeira, verifique sempre a fonte daquilo que lê ou vê. Utilize palavras-passe FORTES e com algum grau de complexidade, devendo ser exclusivas para cada rede social e alteradas com REGULARIDADE. Tente optar por definições de privacidade mais RESTRITAS. Use SEMPRE o bloqueio automático no seu smartphone e o pin para respetivo desbloqueio. EVITE fazer login a outros serviços e sites usando as contas das redes sociais. empresas que visam o lucro e o produto são precisamente os seus utilizadores, além de que os casos de utilização abusiva de dados de redes sociais têm aumentado muito. E não se esqueça que uma vez na internet, para sempre na internet… Segue uma lista das melhores práticas a ter no Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter, Youtube, Tik-Tok, LinkedIn, Twitch e Telegram, sendo obviamente válidas para todas as outras. FACEBOOK Rede social de partilha de texto e imagens com quase dois mil milhões de utilizadores diários. WHATSAPP Aplicação de mensagens instantâneas que permite a troca de texto, imagens, sons e vídeos. INSTAGRAM Rede social de partilha de imagens e vídeos com possibilidade de aplicar filtros. TWITTER Rede social de micro-textos (tweets), limitados a 280 caracteres, permite também a partilha de imagens e vídeos. YOUTUBE Plataforma de partilha de vídeos com mais de 2,6 mil milhões de utilizadores. TIK TOK Aplicação de edição e partilha de vídeos curtos. LINKEDIN Destinado a negócios e promoção de recursos humanos. ENVIE-NOS AS SUAS DÚVIDAS E BOA NAVEGAÇÃO! [email protected]
24 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL SETEMBRO 2022 ACESSO COM MATRÍCULA APENAS PARA AVENÇAS ACESSO FÁCIL CARREGAMENTOS DISPONÍVEIS NA MAIORIA DOS PARQUES MOBILIDADE LAVAMOS O SEU CARRO SERVIÇO DISPONÍVEL EM MUITOS DOS PARQUES DA SABA SERVIÇOS INTEGRADOS Desconto de 15% na aquisição de avenças mensais (24 horas e diurna) para um determinado parque de estacionamento. Desconto de 15% na aquisição de uma avença mensal (24 horas e diurna) que pode ser utilizada em vários parques de estacionamento da rede. Desconto de 10% na tarifa de rotação dos outros parques de estacionamento da rede SABA apenas para avenças de 24h. TRÊS PLANOS DE AVENÇA COM DESCONTO ACP ESCOLHA O PLANO QUE MELHOR ENCAIXA NO SEU PERFIL DE UTILIZAÇÃO DOS PARQUES SABA Estacionar é mais barato para os sócios do ACP Desconto nos mais de 20 mil lugares nos Parques SABA aderentes espalhados pelo País AVENÇA MENSAL COM TARIFA DE ROTAÇÃO* AVENÇA MENSAL MULTIPARQUE* AVENÇA MENSAL * Pela necessidade de desenvolvimento de integrações tecnológicas, só entrarão em vigor no segundo semestre de 2023. Os descontos indicados não são acumuláveis com outras campanhas e/ou promoções em vigor. NOVE BR 20 2 ELÉTRICA
AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL SETEMBRO 2022 | 25 PARQUE DO HOSPITAL FUNCHAL PARQUES CAMINHOS-DE-FERRO GARE DO ORIENTE (LISBOA) HOSPITAIS CAMINHOS-DE-FERRO Para ter acesso ao desconto, dirija-se a um dos parques SABA com o cartão de sócio e preenche o formulário de adesão. Em alternativa, entre em contato com a linha de apoio ao cliente SABA – 223 395 150 ou envie um e-mail para [email protected]. Consulte o site saba.pt para conhecer o parque mais próximo de si LISBOA Estacionamento Lugares Gare do Oriente 1.672 Estádio Univ. Lisboa 373 Praça do Município 490 Arena Expo 397 Alto do Parque 474 NOS Campo Grande 450 Picoas Plaza 513 Torres de Lisboa 135 TOTAL 4.504 * divididos por 18 parques de estacionamento PORTO Estacionamento Lugares Casa da Música 638 Castelo do Queijo 294 Palácio da Justiça 329 Praça Lisboa 893 Ribeira 318 G. Perpétuo Socorro 71 Campo Alegre 294 Cardosas 324 G. Sá da Bandeira 112 G. Comércio do Porto 135 TOTAL 3.408 A SABA ESTÁ NAS PRINCIPAIS ÁREAS METROPOLITANAS T EL CL DE P T L NOV
26 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 ACP no centro da Assistência em Viagem O ACP acolheu o encontro mundial da maior rede de assistência em viagem do mundo para trocar experiências e testar soluções para os novos desafios tecnológicos. A eletrificação dos automóveis foi o tema principal O ARC Europe é a maior rede de assistência em viagem do mundo. Na Europa conta com 42 parceiros, entre os quais o ACP. Reunidas em Portugal, estiveram 16 equipas no concurso para a melhor equipa de assistência em viagem, no Road Patrol Training For Excellence. Por ser anfitrião, o ACP não foi classificado. Este evento visa aumentar o padrão geral dos serviços de assistência rodoviária oferecidos pelas equipas de patrulha rodoviária participantes e alcançar um nível universalmente elevado para a qualidade dos serviços oferecidos pelos automóvel-clubes membros da FIA e pelos membros do Grupo ARC Europe em toda a Europa. Para o presidente do Automóvel Club de Portugal, Carlos Barbosa,“estes encontros são fundamentais pois a primeira pessoa que os sócios vêem quando estão com dificuldades são efetivamente os nossos mecânicos que estão na estrada. São a face mais visível dos clubes e esta troca de experiências entre os clubes de toda a Europa é muito importante pelas aprendizagens que proporciona”. Segundo Ilaria Caputo, CEO do ARC Europe, “estes encontros são imprescindíveis pois é a partir deles que medimos o nível médio da qualidade da prestação da assistência em viagem que fornecemos aos nossos clientes e de que forma podemos melhorar”. Para esta gestora, que lidera uma rede de assistência a mais de 46 milhões de veículos,“vivemos tempos muito desafiantes, não só instabilidade causada pela guerra, mas também a transição para a mobilidade elétrica e toda a nova tecnologia de conectividade que está a ser desenvolvida. O importante é termos a maior capacidade de resposta a estes desafios”. • Estes encontros são fundamentais pois a primeira pessoa que os sócios vêem são os nossos mecânicos que estão na estrada ARC EUROPE Rede assiste mais de 46 milhões de veículos. Segurança Rodoviária CARLOS BARBOSA Presidente do ACP
Vantagens dos serviços da Realize Plus Das melhores soluções adequadas aos seus clientes Transparência, informação completa, atual, clara e objetiva Inovação na abordagem aos Clientes Equipa qualificada e experiente Sem custo para os clientes Disponibilidade de vários serviços com um único Gestor de Crédito Realize Plus, franchise Maxfinance, integra a Organização Líder de mercado na Intermediação de Crédito Nº 1 da Banca em Portugal A REALIZEPLUS – FINANCE & INVESTMENTS, LDA., com o NIPC 516 503 693, Intermediação de Crédito Vinculado não Exclusivo, atividade regulada pelo Decreto-Lei nº 81-C/2017 de 7 de Julho, reg. Banco de Portugal nº 6529, presta serviços de consultoria, intermediação de crédito, apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores, assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados, celebração de contratos de crédito com consumidores em nome dos mutuantes, não podendo receber quaisquer valores dos consumidores, designadamente a título de retribuição, comissão ou despesa. Mutuantes com quem tem Contratos de Vinculação: A ABANCA Corporación Bancaria, SA; Banco BIC Português, S.A.; Banco CTT, S.A.; Banco BPI, S.A; BANKINTER, S.A. – Sucursal em Portugal; Banco Santander Totta, S.A.; Caixa Geral de Depósitos, S.A; NOVO BANCO, S.A.; UCI Unión de Créditos Inmobiliarios, S.A. – Sucursal em Portugal. Apólices Responsabilidade Civil: Crédito Hipotecário - 252541, válida de 06-09-2022 a 05-09-2023. Crédito ao Consumo - 2525698 válida de 27-09-2022 a 26-09-2023, ambas da Hiscox S.A. Sucursal em Portugal. Centros de Resolução de Conflitos: CACCL - centroarbitragemlisboa.pt; CAUAL - arbitragem.autonoma.pt Reclamações: livroreclamacoes.pt ou diretamente ao Banco de Portugal O registo no Banco de Portugal em: https://bportugal.pt/intermediariocreditofar/realizeplus-finance-investments-lda www.realizeplus.pt [email protected] * Campanha válida para contratos de Crédito Habitação/Pessoal/Automóvel celebrados até final do 1º Trimestre 2023, com o apoio da Realize Plus. Benefício atribuído pela Realize Plus exclusivamente em quotizações de Sócio. Para mais informações consulte www.realizeplus.pt/ACP. Benefícios aos Sócios ACP em quotas até 300€ * Mais informações www.realizeplus.pt/ACP O seu Intermediário de Crédito de Confiança Apoio no acesso a Soluções de Crédito Realize os seus sonhos, sem qualquer custo para si!
28 | AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL NOVEMBRO 2022 Sabe mesmo quando tem de renovar a sua carta de condução? Só no ano passado, chegaram ao ACP mais de mil pedidos de condutores que fizeram 50 anos e falharam a primeira renovação obrigatória do documento Todos os anos são milhares os portugueses que conduzem com a carta de condução caducada sem o saber Os prazos de revalidação da carta de condução sofreram alterações nos últimos anos e isso tem gerado confusão por parte dos condutores, que depois não tratam da renovação da carta na altura certa. Só no ano passado, chegaram ao ACP mais de mil pedidos de condutores que fizeram 50 anos e falharam a primeira renovação obrigatória do documento. Para não ter supresas nem multas escusadas, passamos em revista as obrigações e as consequências se deixar caducar a sua carta de condução: Com a carta caducada há mais anos, o condutor tem de voltar à escola de condução e repetir todo o processo para ter a carta válida. Para evitar este tipo de situações, o ACP alerta os sócios sempre que se aproxima o momento de revalidar a carta. Através do clube podem ainda tratar de todo o processo de uma só vez. Se preferirem podem fazê-lo com toda a comodidade em casa ou no local de trabalho. Basta fazerem o pedido online, no site do clube (uma opção só disponível em Lisboa e Porto). A partir dos 60 anos, um dos documentos necessários para a renovação da carta é o atestado médico. O clube trata também da marcação da consulta médica para a obtenção do atestado. Se morar na Grande Lisboa ou Grande Porto, o médico pode deslocar-se ao domicílio e o ACP trata de tudo o resto. • Documentação • Condutores habilitados antes de 2 de janeiro de 2013 devem fazer a primeira revalidação da carta aos 50 anos de idade. Depois aos 60 anos, aos 65 anos e aos 70 anos. A partir daí, de dois em dois anos; • Carta não válida arrisca ao pagamento de multa que pode chegar aos 600 euros; • Carta caducada até dois anos, pode ser revalidada apenas administrativamente. Fora de prazo entre dois e cinco anos obriga o titular a fazer novo exame de condução especial composto por prova prática. Carta caducada entre cinco e dez anos implica fazer uma ação de formação no IMT e exame de condução especial. ACP LEMBRA-O QUANDO FAZER A RENOVAÇÃO Os sócios recebem um alerta do clube sobre os prazos dos seus documentos. Basta ter os seus dados atualizados.
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