10 ACP CLÁSS I COS Esta prova de regularidade realizada no Funchal teve a sua primeira edição há 87 anos e contou com a colaboração do ACP RAMPA DOS BARREIROS A DESAFIAR OS MOTORES DESDE 1935 R E G U L A R I D A D E H I S T Ó R I C A A edição deste ano da Rampa dos Barreiros reuniu mais de 70 participantes que ao longo de pouco mais de dois quilómetros animaram o Funchal desde o centro da cidade até à zona dos hotéis. Um percurso que desafiou máquinas de outros tempos sobretudo dos anos 50, 60 e 70, atraindo centenas de espectadores. Antes desta prova de regularidade, tempo para as verificações técnicas de modo a todos estarem em perfeitas condições, como um raro Sovam. Um desportivo francês fabricado em meados dos anos 60, mas que é pouco conhecido. Entre os concorrentes também se destacou um Vauxhall Viva GT 2000, modelo topo de gama com uma linha mais desportiva e de maior cilindrada em relação à versão normal. A boa disposição de um polícia sinaleiro desafiava os concorrentes O percurso são pouco mais de 2 km Na prova não podiam faltar os desportivos ingleses que cativam sempre os entusiastas de clássicos. Foi o caso de um MG A Coupé de 1959, que de acordo com o seu proprietário apenas foram produzidas 6.000 unidades, o que faz também deste clássico um exemplar raro. Já em ação, os clássicos mostraram a sua garra e até houve momentos de boa disposição protagonizados por um polícia sinaleiro que vestido à época desafiava os concorrentes. O ACP colaborou na primeira prova realizada em 1935 Mantendo o seu formato original, a Rampa dos Barreiros realizou-se pela primeira vez em dezembro de 1935 com o objetivo celebrar a Passagem de Ano e alargar a prova a concorrentes fora da Ilha. Organizada pelo então Club Sports Madeira contou com a colaboração do ACP “para que através desse apoio viessem participar pilotos oriundos do Continente”, como explicou António Martins, presidente do Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, a entidade que organiza o evento considerado uma das mais antigas provas de regularidade realizada em Portugal. O grande vencedor da 18ª edição da Rampa dos Barreiros foi um Austin-Healey Sprite de 1958.
RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=