Revista ACP julho

Carros novos muito mais seguros Do limitador de velocidade à travagem autónoma de emergência, são 11 os sistemas de segurança que passaram a ser obrigatórios em todos os carros à venda na União Europeia Um carro que limita a velocidade conforme os sinais de trânsito, uns travões que atuam sozinhos em caso de emergência e a pré-instalação de um alcoolímetro que pode bloquear a ignição do automóvel são alguns dos sistemas que se tornaram obrigatórios desde 6 de julho, por decisão da Comissão Europeia, estimando que estas medidas ajudem a salvar mais de 25 mil vidas e a evitar pelo menos 140 mil feridos graves até 2038. A medida abrange os automóveis novos, mas os modelos que se encontrem em comercialização têm um período de dois anos para estar em conformidade com novo regulamento. Originalmente este novo regulamento deveria ter-se tornado obrigatório em 2021, mas foi adiado por um ano. Quanto aos sistemas que passam a ser obrigatórios, alguns já são conhecidos, mas outros são novidades. Modelos em comercialização têm mais dois anos para estar em conformidade A pré-instalação de alcoolímetro é dos mais surpreendentes, mas há outros, como o limitador de velocidade ou o sistema de registo de dados, conhecido como «caixa negra», que levantam mais dúvidas, tanto de e’cácia como de privacidade. E, na verdade, um deles, o crash-test frontal, não é propriamente um sistema, mas sim a atualização dos critérios de certi’cação europeus. Assistente inteligente de velocidade Assistente de manutenção na faixa de rodagem Atualização do Crash-test frontal (toda a largura do veículo) e cintos de segurança melhorados Câmera traseira ou sistema de deteção Detetor de Sonolência e Distração Pré-instalação Alcoolímetro bloqueador de ignição Proteção dos ocupantes (impactos contra poste) Registo de dados em caso de acidentes (caixa negra) Sistema de Paragem de Emergência Travagem autónoma de emergência Zona de impacto da cabeça alargada para peões e ciclistas, e vidro de segurança 25

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=