Revista ACP julho

Seja a combustão ou elétrico, há sempre um conjunto de questões que deve veri car Como ler a pressão dos pneus As indicações sobre a pressão recomendada para os pneus do seu veículo podem ser encontradas na tampa do depósito de combustível, no manual do veículo ou na porta do condutor. Há duas indicações diferentes: a primeira diz respeito a um veículo em carga normal, a segunda a um veículo carregado. Os valores indicados podem estar em PSI (pound force per square inch – libra-força por polegada quadrada) ou em Bar (1 bar = 14,5 PSI) É importante verificar os pneus a frio, ou seja, com menos de 5 km percorridos nas 2 a 3 últimas horas. Se não tiver opção e os pneus já estiverem quentes, deverá acrescentar 0.3 bar à pressão indicada. Nesses casos recomenda-se reverificar a pressão dos pneus frios. Cabos de carregamento Nos postos públicos há sempre um cabo para fazer a ligação ao automóvel, mas convém ter sempre à mão os cabos que acompanham o veículo de forma a poder contornar um imprevisto ou aproveitar uma wallbox. Autonomias Ao contrário dos carros a combustão, andar em autoestrada aumenta tendencialmente os consumos dos carros elétricos, devido às velocidades serem mais elevadas, ao passo que andar na cidade reduz o consumo, pela razão inversa. Mas também há outros fatores a ter em conta, como o uso intenso do ar condicionado, as elevadas temperaturas exteriores e mesmo a carga transportada. Cartões de carregamento Pode acontecer os cartões deixarem de funcionar, o que é muito mau quando deles se depende exclusivamente para carregar nos postos públicos. Deve sempre fazer um teste antes da partida ou usar uma aplicação. Faróis e lâmpadas Conƒra o funcionamento de todas as luzes do veículo antes de viajar. Uma atitude simples que previne uma “dor de cabeça” na estrada. Pressão dos pneus Seja qual for o tipo de motorização do automóvel, é condição essencial de segurança ter os valores da pressão de pneus devidamente ajustados Check-list 21

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