03 Desprezo, prepotência e uma imensa arrogância caracterizam a proposta de fechar a Avenida da Liberdade aos domingos e feriados e a redução do limite da velocidade em toda a cidade. A bondade da ideia é justicada: “As pessoas têm que perceber o que é melhor para a vida delas”. Sim, porque as pessoas não pensam e deve ser por isso que votaram na representante do Livre na Câmara de Lisboa. Com tantos preconceitos e ódios percebe-se o objetivo – as pessoas são um mero adereço para erguer a ditadura das minorias. Mesmo que isso comprometa seriamente a retoma da economia, do turismo e da vida de quem tem que circular em Lisboa. Cidades como Paris, Londres ou Madrid reduziram os limites de velocidade, é verdade. Fizeram-no As pessoas não somos nós EDITORIAL Carlos Barbosa Presidente do Automóvel Club de Portugal PROPRIEDADE E EDIÇÃO Automóvel Club de Portugal, pessoa coletiva de utilidade pública nº 500700800 e matriculada na Conservatória do Registo Comercial sob o mesmo número, com sede na Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa SEDE DA REDAÇÃO Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa DIRETORA Rosário Abreu Lima REDAÇÃO António Xavier, Francisco Gonçalves, Mário Vasconcellos, Ricardo Paz Barroso EDIÇÃO GRÁFICA amarelo.design FOTOGRAFIA Interslide, Arquivo ACP, iStock DIRETOR COMERCIAL Tomaz Alpoim PUBLICIDADE Francisco Cortez Pinto, Elizabette Caboz • Rua Rosa Araújo, nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa • Tel. 213 180 100 • [email protected] DIRETOR GERAL COMERCIAL Luís Figueiredo IMPRESSÃO Lidergraf • Sustainable Printing, com sede na Rua do Galhano, nº15, 4480-089 Vila do Conde TIRAGEM MÉDIA 181.000 exemplares PERIODICIDADE Bimestral. OACPéalheioaoconteúdodepublicidadeexterna.Asuaexatidãoe/ouveracidadeédaresponsabilidadeexclusivadosanuncianteseempresaspublicitárias. ISSN 0870-273X Dep. Legal nº 2675/83 • Nº de Registo na ERC 100226. Estatuto Editorial disponível em acp.pt. Nº 790 JUNHO 2022 a consequência grave destas medidas na sustentabilidade. Mais ainda quando se passaram já vários anos de uma série de erros de tráfego na Avenida da Liberdade e de todas as medições de CO2 continuarem no vermelho. A situação é ainda mais perniciosa quando o Livre “percebe” o que é melhor para as pessoas: “Lisboa continua a ser uma cidade de esquerda, mas agora governada pela direita”. É triste assistir ao entorpecimento de uma cidade que tem tudo para ser um exemplo na Europa. Segurança, clima e conforto são atributos que a maior parte das capitais não tem e que por cá se teima em contrariar. O crescimento económico, a sustentabilidade e o bem-estar comum são meros adereços na retórica de quem sabe o que é melhor para nós, as pessoas. depois de muitos anos com redes de transporte com uma cobertura massiva. Paris tem 225 km de metro e 300 estações; Madrid, 294 km e 302 estações; Londres, 400 km e 272 paragens... Já Lisboa, conta com uma rede de metro com 56 estações e pouco mais de 40 km de linha. Tudo a ver, portanto. Em 2018, o ACP entregou um estudo à Câmara de Lisboa identicando bolsas de parques dissuasores nas entradas da cidade e as possibilidades de interface com transportes públicos. O executivo da altura, desprezou-o; já na pandemia, entregou outro estudo sobre o impacto das ciclovias, que teve o mesmo destino. À falta de estudos que suportem decisões estruturais, ignora-se quem os tem. Além do impacto na economia e na mobilidade, importa também referir O MEU 1º CARRO MAIS RADARES EM AÇÃO RENTING ACP Joaquim Ponte recorda o Volvo 544 41 novos em Lisboa e mais 50 no País Conheça as propostas do mês 04 12 36
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