58 A paixão pelos automóveis não foi por influência da família. Apesar do pai ter estado ligado ao todo terreno amador, Guilherme Oliveira descobriu por si o gosto pelo desporto motorizado. Foi com cerca de oito anos que o pai o levou ao kartódromo de Espinho pela primeira vez. A ideia era uma tarde bem passada, mas Guilherme achou “o primeiro contacto muito positivo”. Desde aí começou a seguir os campeonatos de Fórmula 1 e o gosto pelos automóveis de competição foi crescendo exponencialmente. As idas ao kartódromo deixaram de ser mero lazer e passaram a ser uma rotina semanal. “A vontade era tanta que estava sempre a pedir ao meu pai para ir para o kartódromo”, lembra o piloto. O interesse de Guilherme pelos karts era evidente e o seu pai decidiu dar o passo seguinte. Em 2014 andou com um kart de competição pela primeira vez e foi nesse mesmo ano que entrou em provas oficiais. Para se poder iniciar “Foi o ACP que me formou enquanto piloto” Guilherme Oliveira é uma promessa no desporto automóvel que não passa despercebida. Com apenas 17 anos, este campeão formado pelo ACP aposta agora no Asian Le Mans Series no mundo das corridas, Guilherme contou com a ajuda do ACP, através da Formação de Karting. “O meu pai fez questão que eu cumprisse os sete dias do curso e foi um tempo que me deixou muito boas memórias pois ajudou-me a ser o que sou hoje. Foi o ACP que me ajudou a situar dentro de pista e me formou enquanto piloto”. "A formação deixou-me muito boas memórias e ajudou-me a ser o que sou hoje" Começou a competir em Portugal conquistando vários títulos, mas vitória que destaca foi a primeira na taça de Portugal, na categoria juvenil, em 2016. Passou depois para Europa onde obteve também vitórias. No final de 2019 fez o salto para os carros: “passei do kart para a Fórmula 4 e agora para os LMP3; o salto dos kartings para os carros foi relativamente chocante porque é um mundo diferente, mais profissional”, descreve Guilherme. Neste momento o piloto português assinou pela Inter Europol, uma equipa polaca bastante prestigiada com modelos de competição LMP2 e LMP3 no WEC (World Endurance Championship) e LMS (LeMans Series). Com a nova equipa vai estar a disputar o Asian Le Man Series, ao volante de um LMP3. “Para além do prossionalismo do endurance ser mais exigente o carro conta com muita tecnologia e é um grande salto relativamente ao Fórmula 4”, armou. Guilherme Oliveira começou na competição com a Formação de Karting ACP
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