Revista ACP março

motores com 1.600 cc, turbo e 380 cavalos de potência, os novos modelos dispõem agora de um sistema híbrido plug-in com bateria de 3,9 kWh e um motor-gerador elétrico que fornece uma potência adicional, em aceleração, de 100 kW (135 cv), o que perfaz mais de 500 cavalos. Sistema recupera energia na travagem e carrega até 80% da bateria em 20 minutos O novo sistema recupera energia durante a travagem e pode ganhar até 80% da capacidade de carga em cerca de 20 minutos de carregamento durante as pausas no parque de assistência. Mas 2022 traz também um campeonato mundial baseado em combustíveis 100% sustentáveis, recorrendo a uma combinação de e-fuel e duas gerações de biofuel, para reduzir as emissões globais de CO2. A convicção geral é a de que o Mundial de Ralis é a plataforma certa para validar os novos combustíveis para a indústria automóvel". Em termos dinâmicos, os modelos continuam com a tração permanente às quatro rodas, mas perderam Hyunday Motorsport promete dar luta nesta temporada A Toyota Gazoo Racing vai tentar revalidar o título de Campeã do Mundo de Ralis o diferencial central ativo, exigindo maior perícia ao volante. Também a caixa de velocidades reduziu para cinco velocidades. Mas há mais: a aerodinâmica tornou-se menos complexa, existem menos acessórios nos carros e questões mecânicas como barras estabilizadoras, suspensões e travões foram simpli˜cadas, baixando custos de desenvolvimento e manutenção dos carros. O combustível recorre a hidrocarbonetos sem fósseis que misturam elementos sintéticos e biodegradáveis Os 3 modos de rali elétrico Segundo os novos regulamentos, a potência híbrida extra pode ser usada em 3 situações: Totalmente elétrico Até 20 km de autonomia em modo totalmente eléctrico nas ligações entre as etapas do rally, mas restrito a 50% para prolongar a duração da bateria. As deslocações no Service Park e assistências são também em modo elétrico. Arranque de etapa Os 1000 kilojoules de energia são disponibilizados para apoiar o motor a gasolina durante aproximadamente 10 segundos no início de cada etapa, ou até o piloto intervir, carregando no acelerador ou no travão. Etapa completa As equipas podem selecionar até três "mapas" de utilização do sistema híbrido para determinar como a energia elétrica deve ser usada nas especiais, adaptando-a à preferência do piloto ou às condições da estrada. A recuperação de energia por travagem está limitada a 30 kW, mas o sistema pode ser pré-programado para garantir energia em toda a etapa. 23

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