Prova tem um percurso de 1.535 km, dos quais 343 são em contra-relógio A Super-Especial do Porto fecha o primeiro dia de prova a Norte o comportamento dos novos WRC em pisos de terra, quando cumprirem o Shakedown do Vodafone Rally de Portugal que, mais uma vez, volta a realizar-se em Baltar/Paredes. É o derradeiro teste que pilotos e equipas têm para de nir ou corrigir as últimas a nações. Será um dia também marcado pelo início da luta contra-relógio, com a Super Especial de Coimbra, uma estreia absoluta na prova do ACP. Vai ter três quilómetros de extensão e está desenhada no perímetro urbano da cidade do Mondego, prometendo fortes emoções e muito espetáculo aos a cionados. É a primeira vez que o Vodafone Rally de Portugal integra três super-especiais, duas delas urbanas. Também o Porto vai ter uma super-especial, reforçando a estrutura de uma prova que percorre o Norte e o Centro de Portugal. Prova portuguesa marca a estreia dos novos carros híbridos em piso de terra Tal como nas anteriores edições, o primeiro dia de prova, a 20 de maio, é marcado por quatro das mais emblemáticas classi cativas do Centro do País: Lousã, Góis, Arganil e Mortágua. Especiais que serão percorridas por duas vezes (com exceção de Mortágua), antes da viagem ao Norte, onde, ao nal da tarde, tem lugar a Super-Especial de Lousada. No total, são 122,88 quilómetros de troços que vão ajudar a perceber a hierarquia dos candidatos ao título. A 21 de maio as equipas têm pela frente as duplas passagens pelas classi cativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, esta última com partida de Mondim de Basto. No nal do dia, a Super-Especial do Porto fecha o 1º dia nortenho. Um total de 159,14 quilómetros cronometrados são o desa o deste dia de sábado. A ronda pelas sempre espetaculares classi cativas de Fafe está marcada para o último dia do Rally de Portugal. No domingo, os concorrentes têm pela frente uma dupla passagem por três troços, num total de 58,22 quilómetros: Felgueiras, Montim e Fafe. A segunda passagem pela Especial de Fafe volta a ter o estatuto de Power Stage, a classi cativa que premeia os cinco pilotos mais rápidos com pontos adicionais, independentemente de terminarem nos lugares pontuáveis para o Mundial. No total, a edição 2022 do Vodafone Rally de Portugal assenta num percurso de 1.535,35 quilómetros, dos quais 343,30 são disputados ao cronómetro, num total de 22 classi cativas. O Vodafone Rally de Portugal é a quarta prova do calendário do Mundial de Ralis e, em competição, estarão, também, as categorias WRC2, WRC2 Junior, WRC3, WRC3 Junior, bem como o Campeonato de Portugal de Ralis, a Peugeot Rally Cup Ibérica e a Toyota GAZOO Racing Iberian Cup. Para além da vertente desportiva, o Vodafone Rally de Portugal assinala as celebrações dos 50 anos do WRC, com programa a anunciar brevemente. O Vodafone Rally de Portugal vai assinalar as celebrações dos 50 anos do WRC 21
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