Revista Autocaravanismo Dezembro
PNEUS DE INVERNO E CORRENTES DE NEVE Embora em alguns países da Europa não seja obrigatório o uso de pneus de inverno, estes reforçam a segurança em tempo de frio e neve, nomeadamente na travagem e em curvas. Países como Áustria, Itália, República Checa, Noruega, Finlândia ou Suécia, obrigam ao uso de pneus de inverno, já em França essa obrigatoriedade apenas se verifica em determinadas situações. Os especialistas recomendam quatro milímetros como a profundidade mínima do piso para o uso de pneus de inverno (na Áustria, essa profundidade de piso está mesmo prevista na lei). Também as correntes de neve são um importante auxiliar nas condições climatéricas mais adversas. GARANTIR O FORNECIMENTO DE GÁS Antes de partir verifique a questão do gás não só para garantir a confeção das suas refeições durante a viagem como usufruir de uma temperatura confortável no interior da sua autocaravana. Tenha ainda em atenção a quantidade deste combustível que vai precisar durante a sua estadia, Como exemplo, referimos que uma garrafa de 11 quilos é suficiente para dois a três dias. Se a viagem exceder esse período de tempo, saiba que alguns estabelecimentos alugam garrafas de 33 quilos, compatíveis com o seu equipamento a bordo. Verifique com frequência o nível de gás das garrafas que transporta. Se não tiver nenhum indicador de nível de gás integrado no sistema eletrónico da sua autocaravana, pode usar uma balança de gás ou verificador de gás para ir controlando o consumo. Certifique-se, ainda, de que o tubo da chaminé para aquecimento não está bloqueado. A melhor maneira de verificar isso é remover a neve diariamente. Se viajar com temperaturas muito baixas adicione anti-congelante no depósito de água da sua autocaravana ÁGUA CONGELADA No que toca ao abastecimento de água, só deve fazê-lo depois do aquecimento da sua autocaravana estar ligado há algum tempo. Se viajar com temperaturas próximas dos zero graus ou mais baixas, certifique-se de que os canos de água e o próprio depósito não correm o risco de vir a congelar. Para evitar essa situações, basta adicionar um pouco de anticongelante no depósito. Existem modelos de depósitos ou caldeiras que possuem um monitor de proteção contra o congelamento para que a água não congele quando o veículo estiver estacionado por um longo período. OPTE POR ENERGIA DE TERRA Se possível, optar pela energia de costa no inverno, já que a bateria interna produz menos energia quando está fria. Se a bateria estiver alojada num local menos aquecido no veículo, ela não vai durar o tempo desejável. Além disso, o consumo de energia é superior no inverno do que no verão. Os dias são mais curtos, levado-o a recolher-se mais cedo para a autocaravana e a ligar a luz, rádio, televisão ou os portáteis. 8 ACP AUTOCARAVANI SMO Os pneus de inverno são um importante elemento de segurança em condições adversas
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