Revista Autocaravanismo Dezembro

6 ACP AUTOCARAVANI SMO Existem diferenças entre os termos estacionamento e aparcamento quando falamos de autocaravanas? Como já referi, o “aparcamento” pressupõe o estacionamento duma autocaravana, mas ocupando um espaço superior ao delimitado, “invadindo” outros espaços de estacionamento, por exemplo com a abertura de toldos, avançados, colocação de meses e/ou cadeiras. “Acampar” uma autocaravana num espaço ou zona de estacionamento não é legal. Quem infringir as regras de estacionamento será sancionado com coimas entre 30 e 300 euros, aplicado nas situações de abuso em zonas ambientalmente sensíveis Quem infringir as novas regras está sujeito a que tipo de coimas? Quem infringir as regras de estacionamento será sancionado com coimas entre o mínimo de 30 euros e o máximo de 300 euros, aplicado nas situações de abuso em zonas ambientalmente sensíveis. No caso da pernoita e aparcamento abusivos, será sancionado com coimas entre o mínimo de 60 euros e o máximo de 600 euros, aplicado nas situações de abuso em Áreas da Rede Natura 2000 e áreas protegidas. É praticante da modalidade? Se não, como vê o autocaravanismo em Portugal? Não sou praticante da modalidade. Mas tenho aquele sonho, como a maioria dos portugueses, de alugar uma autocaravana e percorrer o País e a Europa, usufruindo da liberdade que o autocaravanismo permite. Tipo sonho americano. É uma modalidade em crescimento, que se incrementou sempre ou outros, em especial os turistas itinerantes que vêm da Europa e acampam, literalmente, em todo o sítio e não respeitam os moradores nem o ambiente. No limite as forças policiais devem ser implacáveis. No caso da pernoita e aparcamento abusivos, será sancionado com coimas entre o mínimo de 60 euros e o máximo de 600 euros Que conselhos daria para a prática de autocaravanismo de forma responsável? Be happy, desfrutem da vida, respeitando os territórios, em especial as suas gentes, com os seus usos e costumes, na maioria das vezes a razão de ser da nossa visita. com a Covid 19, com enormes benefícios para o País, em especial no interior. As novas regras aprovadas pela Lei 66/2021 e o incremento das ASAS, darão novas dinâmicas ao setor. Mas os mais céticos ainda acham que esta modalidade carece de algum civismo e é poluidora… Em todo este processo de alteração legislativa, que durou cerca de 6 meses, com avanços e recuos, muitas audiências e audições a entidades e peticionários, constatei que, apesar das diferentes conceções sobre o autocaravanismo, que iam desde os românticos, um pouco libertinos, “duma autocaravana na praia” aos fundamentalistas do ambiente, em que “uma autocaravana fica bem longe da vista”, as questões do civismo e polição estavam sempre nas preocupações, pelo menos no discurso. O problema é que são

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