Revista Autocaravanismo Dezembro

1 7 ACP AUTOCARAVANI SMO A produção de autocaravanas não acompanha o ritmo de crescimento do turismo itinerante. A culpa é da crise de componentes que afeta a indústria A produção e venda de autocaravanas também ficou afetada pela crise dos microchips. Isto porque são veículos que tomam por base versões comerciais de diversas marcas automéveis, posteriormente transformadas em casas de férias rolantes. Em Espanha, o primeiro construtor a alertar para a falta desses componentes foi a SEAT que em junho de 2020 se viu obrigada a encerrar a fábrica de Martorell. Seguiram-se as fábricas da Stellantis em Vigo e Figueruelas, a da Ford em Almussafes e a da Mercedes-Benz em Vitória. Os fabricantes sentem dificuldades na produção e entrega dos seus modelos Outros casos houve em que os fabricantes decidiram avançar com a produção, caso da Mercedes-Benz nos EUA, que chegou a entregar alguns dos seus modelos com limitações no sistema tecnológico, sob a promessa de normalizar a situação assim que os componentes em falta estivessem disponíveis. Naturalmente, que esta alteração nas linhas de montagem também afeta o setor das autocaravanas com implicações nas entregas. Mas pela Europa, a crise dos microchips foi-se alastrando um pouco por todo o lado atingindo os maiores gigantes como a Stellantis que na fábrica de Abruzzo, Itália, produz o Fiat Ducato, um dos modelos que mais serve de base na montagem de autocaravanas. Por outro lado, embora os fabricantes de autocaravanas estejam a ter dificuldade em lidar com a situação, a procura por estes veículos está a aumentar. Com a pandemia a procura de autocaravanas aumentou significativamente Exemplo disso, é o Grupo Erwin Hymer que anunciou um recorde no ano fiscal 2020/2021, aumentando os seus resultados em 23%, relativamente ao ano passado. A verdade é que o turismo itinerante vem crescendo há anos e a pandemia acelerou esse desenvolvimento, ainda mais, com a necessidade de liberdade, flexibilidade e independência, que muitos viajantes têm procurado nesta situação. A este propósito, um estudo realizado na Alemanha, um dos países onde o autocaravanismo tem maior peso na Europa, o número de pessoas que planearam fazer férias rolantes ou apenas curtas estadias a bordo de uma autocaravana, aumentou 44% em 2020, não se descartando a hipótese de só naquele país circularem já – e pela primeira vez – cerca de milhão e meio de autocaravanas. CRISE DE MICROCHIPS CHEGOU ÀS AUTOCARAVANAS

RkJQdWJsaXNoZXIy ODAwNzE=