Revista ACP Dezembro

03 Seis anos depois de Paris, o Mundo pôs os olhos na Cimeira do Clima em Glasgow, onde as expetativas eram bem altas. As alterações climáticas estão cada vez mais visíveis e as suas consequências são dramáticas. Neste ponto, todos concordamos e todos queremos um futuro risonho para os nossos descendentes. Como lá chegar, é outra conversa. A narrativa dos “bons” (elétricos) contra os “maus” (combustíveis fósseis) sofreu mais um revés – ou vários. E não é só uma questão de semântica. Em vez de “eliminação progressiva” optou-se pela intensiŒcação dos esforços para reduzir o carvão e eliminar os subsídios aos combustíveis fósseis; na última hora, a Índia conseguiu levar a sua avante: o Pacto Climático de Glasgow conseguiu manter na sua declaração uma referência aos combustíveis fósseis, mas deixou de prever o Œm do uso de algum carvão, como estava escrito na declaração levada para a sessão de encerramento, para se contentar apenas com uma “diminuição” do seu uso. Mas os desastres ambientais existem e são graves. Sim, e será a eletricidade o único futuro? Pelo que já se conhece, são mais as dúvidas que as certezas. Não há viabilidade para que os grandes poluidores – navios e aviões - sejam elétricos e mesmo nos automóveis começam a vir a público estudos que aŒrmam que a sua produção é mais poluente que a dos veículos a combustão... No Œm do dia, tudo se resume a contas. AŒnal, quem está realmente disposto a pagar a transição? Um dos pontos mais interessantes do Pacto é a fase da adaptação. O compromisso dos países mais ricos de 100 mil milhões de dólares até 2020 não só não foi cumprido como duvido que venha a ser nos próximos anos. ENTREVISTA PARALÍMPICOS EM FRONTEIRA ACP CLÁSSICOS RENTING ACP ATUALIZAÇÃO DE QUOTAS 2022 O 1º carro de Maria Guiomar Vieira Maior clube de clássicos celebra 20 anos Atletas competem com carro adaptado Conheça as últimas propostas com desconto Em 2022 o valor da quota sócio Ouro vai ser atualizado em 3,6€, passando para 102€/ano, sendo o valor das restantes categorias de sócio atualizado de acordo com o artigo 10º dos Estatutos do ACP. 04 24 20 38 E quem paga? EDITORIAL Carlos Barbosa Presidente do Automóvel Club de Portugal PROPRIEDADE E EDIÇÃO Automóvel Club de Portugal, pessoa coletiva de utilidade pública nº 500700800 e matriculada na Conservatória do Registo Comercial sob omesmo número, com sede na Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa SEDE DA REDAÇÃO Rua Rosa Araújo nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa DIRETORA Rosário Abreu Lima REDAÇÃO António Xavier, Francisco Gonçalves; Mário Vasconcellos, Ricardo Paz Barroso EDIÇÃO GRÁFICA CATO Atelier FOTOGRAFIA Interslide, Arquivo ACP, iStock DIRETOR COMERCIAL Tomaz Alpoim PUBLICIDADE Francisco Cortez Pinto, Elizabette Caboz | Rua Rosa Araújo, nrs. 24-26, 1250-195 Lisboa | Tel. 213 180 100 | [email protected] DIRETOR GERAL COMERCIAL Luís Figueiredo IMPRESSÃO Lidergraf | Sustainable Printing, com sede na Rua do Galhano, nº15, 4480-089 Vila do Conde TIRAGEM MÉDIA 181.000 exemplares PERIODICIDADE Bimestral. O ACP é alheio ao conteúdo de publicidade externa. A sua exatidão e/ou veracidade é da responsabilidade exclusiva dos anunciantes e empresas publicitárias. ISSN 0870-273X Dep. Legal nº 2675/83 | Nº de Registo na ERC 100226. Estatuto Editorial disponível em acp.pt Nº 788 DEZEMBRO 2021

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