Revista ACP Outubro

Quando se deve trocar o capacete? O capacete é o elemento de segurança mais importante quando se conduz um motociclo. Mas também têm uma data de validade recomendada e todos os maus tratos podem comprometer a sua eficácia Os estudos são categóricos quanto à e“cácia do capacete: o seu uso diminui o risco e a gravidade de lesão até 72%, mas, mais importante, diminui a probabilidade de morte até 40%. Mas como garantir a sua maior e“cácia? Em primeiro lugar, fazer uma boa manutenção ao capacete é fundamental. Contudo, por muito que se esforce nos cuidados e manuseamento, a certa altura vai ter mesmo de o trocar. A maioria dos fabricantes apenas faz recomendações pois não há prazo de validade A maioria dos fabricantes recomenda a substituição após cinco anos a partir da compra, uma vez que elementos como os plásticos de policarbonato e as espumas perdem a sua e“cácia devido à exposição aos elementos. No caso de capacetes com misturas de “bra ou “bra de carbono, a sua utilização pode ser eventualmente prolongada entre 8 e 10 anos, desde que estejam em perfeitas condições e não tenham sofrido golpes ou quedas. Deve ter-se em conta que os regulamentos europeus não obrigam os fabricantes a marcar a data de validade no capacete. O estado dos elementos do capacete é normalmente um “el indicador da necessidade de troca. Se as espumas se desfazem, se os fechos não cumprem a sua função, se a superfície está arranhada ou se a estrutura foi deformada por um golpe ou uma queda, então a e“cácia do capacete será praticamente nula, mesmo que não apresente danos visíveis, como fendas, buracos ou deformações. Altas temperaturas, elementos abrasivos, humidade, más práticas de armazenamento que podem causar deformações ou simplesmente desgaste prolongado são outros elementos que podem reduzir a capacidade de protecção. Morte de Lawrence da Arábia impulsionou o uso do capacete Tal como em outros dispositivos de segurança, o desenvolvimento e obrigatoriedade do uso de capacete nasceu de uma tragédia: chovia no dia 19 de maio de 1935 e Lawrence da Arábia seguia na sua Brough Superior SS100 pelas estradas de Dorset quando, após uma curva com baixa visibilidade, se deparou com dois rapazes que seguiam de bicicleta. Para evitar o choque, Lawrence despistou-se e acabou por morrer devido a traumatismo craniano. Na autópsia, o médico Hugh Cairns, pioneiro da neurocirurgia na Grã-Bretanha, ficou impressionado com a tragédia do famoso escritor e também com a morte de mais de 1.800 motociclistas registadas nesse período. Iniciou então um aprofundado estudo sobre sistemas de proteção, que viria a dar frutos seis anos depois, com o Exército britânico a impor o uso de capacete aos seus soldados durante a II Guerra Mundial. 28

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