Revista ACP Outubro
os carros tiveram de receber várias alterações e para isso a segurança teve de ser mais uma vez estudada. Em praticamente todas as categorias atuais, incluindo o WRC, os modelos recorrem a aço prensado para a sua estrutura, fruto da proximidade com os modelos de produção que lhe denem a estrutura. No caso dos novos Rally1 a carroçaria passa a ser desenhada com uma estrutura tubular segundo as regras da FIA. Para isso são utilizados tubos metálicos de alta qualidade e se necessário o carro pode alterar a escala do modelo de produção que utiliza. Esta categoria passa a ter modelos protótipo exclusivamente de competição. Segundo testes efetuados, a segurança aumentou visivelmente quando comparada com a dos modelos atuais. Foram pensados e ensaiados vários cenários comuns como o caso de colisão com uma árvore, aqui o habitáculo onde se encontra o piloto e o copiloto recebe menos 51% de danos. Mas existem casos onde os novos modelos conseguem ser duas vezes mais seguros graças a uma rigidez e deformação de carroçaria mais evoluída. A era dos ralis eletricados já chegou e a despedida dos modelos exclusivamente a gasolina começa a ser feita. A segurança aumentou visivelmente quando comparada com a dos modelos atuais Tal como os modelos híbridos de estrada, estes novos carros de rali conseguem regenerar a bateria sempre que se trava, limitado a 30 kW, ou quando se levanta o pé do acelerador. Possuem ainda um modo 100% elétrico com uma autonomia de 20 quilómetros para se deslocarem dentro das áreas de serviço da prova. Já para 2022, um dos objetivos é que a energia que carrega as baterias dos carros venha de recursos sustentáveis, nas provas realizadas na Europa. A nova era nos ralis vai utilizar modelos híbridos plug-in com combustível totalmente sintético, sem recurso a combustíveis fósseis. Energias limpas e chassis mais seguros são agora as prioridades do WRC. Energias limpas e chassis mais seguros são as prioridades do WRC Mais seguros e exclusivos Com os novos modelos surgem novas modicações, a FIA aprovou também um novo chassis “spaceframe” que aumenta signicativamente a segurança das equipas. Com esta novidade híbrida, 23
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